Selo de Consumo Você Vai Confiar?
Página 1 de 2 • Compartilhe •
Página 1 de 2 • 1, 2 
Selo de Consumo Você Vai Confiar?
Selo de consumo de combustível está valendo. Você vai confiar?
Publicado em 22/04/2009
Cinco montadoras já aderiram ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular) que iniciou neste mês: Fiat, Chevrolet, Honda, Kia e Volkswagen. Este programa vai informar ao consumidor o consumo de combustível e a eficiência do veículo rodando na estrada e na cidade.
O carro mais econômico testado dentro e fora do PBE Veicular
O Kia Picanto 1.0 litro recebeu a classificação "A" da categoria "sub-compacto"; portanto, está na primeira faixa de classificação em sua categoria. O Inmetro indicou por meio de testes que a versão mecânica e a automática do modelo da Kia são as mais econômicas de sua categoria no consumo de gasolina. Um teste realizado pela revista Auto Esporte edição de dezembro de 2008 comprovou o mesmo.
Novo Gol é realmente econômico?
Os primeiros modelos da Volkswagen a participar do programa são o Novo Gol e Polo BlueMotion. Os dois foram classificados pelo Inmetro na classificação A, na categoria de modelos compactos. No teste já citado da Revista Auto Esporte o Novo Gol ficou atrás do Kia Picanto. No entanto, como se explica a reclamação de tanta gente que comprou o Novo Gol 1.0 em fóruns que dizem fazer entre 6 a 8 quilômetros por litro de gasolina ou álcool? Será defeito de fabricação ou alguma peça desregulada em algumas unidades do veículo?
Número de modelos e categorias participantes
Os primeiros veículos que circularão com a etiqueta (semelhante às utilizadas em eletrodomésticos) foram apresentados no dia 17 de abril, em São Paulo, pela Petrobrás e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que coordena o PBE Veicular.
Ainda neste ano, 31 modelos de cinco categorias (sub-compacto, compacto, médio, grande e carga) terão as informações de consumo e eficiência energética testadas pelo Programa e 24 destes modelos de duas categorias, compacto e sub-compacto, poderão sair das fábricas etiquetados.
A fixação das etiquetas não será obrigatória
A adesão dos fabricantes e importadores ao PBE Veicular deve ser renovada a cada ano. As montadoras serão obrigadas a informar os dados do consumo de combustível e da eficiência energética dos modelos no manual do proprietário do veículo e nos pontos de venda. As etiquetas serão fixadas opcionalmente nos vidros dos carros.
As informações de consumo e eficiência dos modelos participantes também estarão disponíveis nos sites do Inmetro www.inmetro.gov.br e do Conpet www.conpet.gov.br.
As informações são totalmente confiáveis?
As informações do programa são úteis porque mostram a média geral de consumo e eficiência dos carros testados em métodos e ambientes pré-determinados. Mas consultar amigos e conhecidos que já utilizam a um bom tempo o modelo pretendido por você e pesquisar em fóruns na internet é importante...
Fonte: Inmetro e Petrobrás
Texto: Equipe MotorClube
O carro mais econômico testado dentro e fora do PBE Veicular
O Kia Picanto 1.0 litro recebeu a classificação "A" da categoria "sub-compacto"; portanto, está na primeira faixa de classificação em sua categoria. O Inmetro indicou por meio de testes que a versão mecânica e a automática do modelo da Kia são as mais econômicas de sua categoria no consumo de gasolina. Um teste realizado pela revista Auto Esporte edição de dezembro de 2008 comprovou o mesmo.
Novo Gol é realmente econômico?
Os primeiros modelos da Volkswagen a participar do programa são o Novo Gol e Polo BlueMotion. Os dois foram classificados pelo Inmetro na classificação A, na categoria de modelos compactos. No teste já citado da Revista Auto Esporte o Novo Gol ficou atrás do Kia Picanto. No entanto, como se explica a reclamação de tanta gente que comprou o Novo Gol 1.0 em fóruns que dizem fazer entre 6 a 8 quilômetros por litro de gasolina ou álcool? Será defeito de fabricação ou alguma peça desregulada em algumas unidades do veículo?
Número de modelos e categorias participantes
Os primeiros veículos que circularão com a etiqueta (semelhante às utilizadas em eletrodomésticos) foram apresentados no dia 17 de abril, em São Paulo, pela Petrobrás e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que coordena o PBE Veicular.
Ainda neste ano, 31 modelos de cinco categorias (sub-compacto, compacto, médio, grande e carga) terão as informações de consumo e eficiência energética testadas pelo Programa e 24 destes modelos de duas categorias, compacto e sub-compacto, poderão sair das fábricas etiquetados.
A fixação das etiquetas não será obrigatória
A adesão dos fabricantes e importadores ao PBE Veicular deve ser renovada a cada ano. As montadoras serão obrigadas a informar os dados do consumo de combustível e da eficiência energética dos modelos no manual do proprietário do veículo e nos pontos de venda. As etiquetas serão fixadas opcionalmente nos vidros dos carros.
As informações de consumo e eficiência dos modelos participantes também estarão disponíveis nos sites do Inmetro www.inmetro.gov.br e do Conpet www.conpet.gov.br.
As informações são totalmente confiáveis?
As informações do programa são úteis porque mostram a média geral de consumo e eficiência dos carros testados em métodos e ambientes pré-determinados. Mas consultar amigos e conhecidos que já utilizam a um bom tempo o modelo pretendido por você e pesquisar em fóruns na internet é importante...
Fonte: Inmetro e Petrobrás
Texto: Equipe MotorClube
Última edição por Brvita em Sex Jun 26 2009, 13:04, editado 1 vez(es) (Razão : Ajuste na formatação)

Adolfo Luiz- Motorista Veterano

- Número de Mensagens: 1676
Cidade/Estado: João Pessoa / Paraiba
Motorização/Cor: 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais: Basico - Frisos, Retrovisores e Regua do Porta Malas na Cor do Veiculo, Colanas Laterais na Cor Preta e Luz de Freio Elevada.

Re: Selo de Consumo Você Vai Confiar?
será q isso vai dar certo?
eles sempre fazem esses testes, mas quase sempre nunca chegamos das medidas divulgadas ...
eles sempre fazem esses testes, mas quase sempre nunca chegamos das medidas divulgadas ...

Hitokiri Adriel- Motorista Veterano

- Número de Mensagens: 1072
Cidade/Estado: São Caetano do Sul / SP
Motorização/Cor: 1.0/Prata
Código de Opcionais: KPN9
Mas esses testes foram feitos em condições de uso normais como se fosse os proprietarios dos carros.
Mas sei lá isso é só mais 1 informação na hora de comprar igual os eletrodomesticos.
Mas sei lá isso é só mais 1 informação na hora de comprar igual os eletrodomesticos.
Muito boa a idéia, mas nao sei nao se isso vai pegar. Tomara q sim.
na verdade eles so vao escrever o que e falado pelos vendedores... duvido que mude algo... se bem que poderia estimular a mudar mesmo

igordmb- Motorista Veterano

- Número de Mensagens: 1145
Cidade/Estado: Vila Velha ES
Motorização/Cor: 1.0 preto
Código de Opcionais: kba09
hahahah nosso ka fai ficar na categoria, entre a "D" e a "E"......

ThiagoCaparica- Tô tirando a carteira

- Número de Mensagens: 406
Cidade/Estado: Brasília - DF
Motorização/Cor: 1.0 Vermelho
Código de Opcionais: basico
eh interessante a ideia... mais eh como o pessoal ta dizendo... será q vai ser issu mesmo?? se eu por exemplo pego la o carro q diz fazer 10km alcool e fizer 7 vou la reclamar.. ae vao comecar falar q eh o meu jeito de dirigir q está errado....
polgames escreveu:eh interessante a ideia... mais eh como o pessoal ta dizendo... será q vai ser issu mesmo?? se eu por exemplo pego la o carro q diz fazer 10km alcool e fizer 7 vou la reclamar.. ae vao comecar falar q eh o meu jeito de dirigir q está errado....
Ai agente coloca o filho da egua dentro do carro e manda ele fazer 10km/l se ele provar que o carro faz 10km/l blz abaixamos a cabeça e falamos é eu não sei dirigir assim não
,,,,,se não, metemos um processo neles
ate eles arrumarem um carro que faça o consumo que foi certificado.Acho que não vai colar não, eles teriam que dar uma garantia disso, sendo que é muito complicado, tem muitas variações, tempo, cidade, peso, transito, periquito papagaio etc......

ThiagoCaparica escreveu:polgames escreveu:eh interessante a ideia... mais eh como o pessoal ta dizendo... será q vai ser issu mesmo?? se eu por exemplo pego la o carro q diz fazer 10km alcool e fizer 7 vou la reclamar.. ae vao comecar falar q eh o meu jeito de dirigir q está errado....
Ai agente coloca o filho da egua dentro do carro e manda ele fazer 10km/l se ele provar que o carro faz 10km/l blz abaixamos a cabeça e falamos é eu não sei dirigir assim não,,,,,se não, metemos um processo neles
ate eles arrumarem um carro que faça o consumo que foi certificado.
Acho que não vai colar não, eles teriam que dar uma garantia disso, sendo que é muito complicado, tem muitas variações, tempo, cidade, peso, transito, periquito papagaio etc......
esqueceu do principal... combustivel adulterado... esse sim poderia ser a desculpa deles...
ThiagoCaparica escreveu:polgames escreveu:eh interessante a ideia... mais eh como o pessoal ta dizendo... será q vai ser issu mesmo?? se eu por exemplo pego la o carro q diz fazer 10km alcool e fizer 7 vou la reclamar.. ae vao comecar falar q eh o meu jeito de dirigir q está errado....
Ai agente coloca o filho da egua dentro do carro e manda ele fazer 10km/l se ele provar que o carro faz 10km/l blz abaixamos a cabeça e falamos é eu não sei dirigir assim não,,,,,se não, metemos um processo neles
ate eles arrumarem um carro que faça o consumo que foi certificado.
Acho que não vai colar não, eles teriam que dar uma garantia disso, sendo que é muito complicado, tem muitas variações, tempo, cidade, peso, transito, periquito papagaio etc......
o que eles podem fazer e o seguinte: eles falam, "dentro de tal e tal condiçao de uso ele fara 10 km/l" ai ja viu... vai ser a mesma ladainha de sempre, porem com um selo no parabrisa... com certeza esse selo vai ter umas letrinhas miudinhas ilegiveis especificando as condiçoes de uso

Minha tia trabalhava em um lugar q vendia combustivel p/ postos etc.
Ela disse q nao conhece um q nao sejá adulterado!!!! AUihua ela falava q era o menos adulterado do mais adulterado... lol nao tem um 100%
Ela disse q nao conhece um q nao sejá adulterado!!!! AUihua ela falava q era o menos adulterado do mais adulterado... lol nao tem um 100%
Proximos up's: Arrumar a caixa selada / Modulo mono / Pintura NELE

vinny- Moderador

- Número de Mensagens: 2760
Cidade/Estado: Campinas/Sp
Motorização/Cor: 1.0/Preto
Código de Opcionais: Conjunto eletrico + som + milha + xenon 4300k farol + xenon 8k milha + strobo + escape 2 + coletor + led seta + led farol + led cortesia + carpete aluminio + mola esportiva (preparada) + Dvd Retratil Kenwood + Manopla MOMO + Volante MOMO + Conta Giros Smock + Medidor de Temp. Agua Smock + HallMeter Smock + Lanterna FUME + Sem nenhum miolo.
Nossa essa eu nem sabia que as relações de combustiveis que os "melhores" são mais aduterados que os próprios, vixe é que nem disse o Rodrigão e agente vendo os nossos motores indo pro espaço gradativamente.
Que merda isso
Que merda isso
se for assim vou começar a dar 51 pro kaki, é mais puro e barato q essas merdas de combustíveis q tem por ai 

Ohh já anda com uma caixa no Kaki Rodrigão pq se tiver num encontro já faz umas caipirinhas, batidinhas e sai muito mais barato totalmente. hehehe
:/ froids, eu desanimei com posto depois q minha tia foi me contando.

vinny- Moderador

Código de Opcionais: Conjunto eletrico + som + milha + xenon 4300k farol + xenon 8k milha + strobo + escape 2 + coletor + led seta + led farol + led cortesia + carpete aluminio + mola esportiva (preparada) + Dvd Retratil Kenwood + Manopla MOMO + Volante MOMO + Conta Giros Smock + Medidor de Temp. Agua Smock + HallMeter Smock + Lanterna FUME + Sem nenhum miolo.
e rapa... desde de 1900 e quando sera que isso vem acontecendo??

Rodrigo Sartori escreveu:se for assim vou começar a dar 51 pro kaki, é mais puro e barato q essas merdas de combustíveis q tem por ai
Ai vc mistura um pouco de água e ta blz... vai andar melhor que com esse combustíveis que vendem por ai..... hahahahha

Realmente não tem Posto de Confiaça, sempre coloquei conbustivel na Rede Garrefour da Bandeira Shell, minha otima media foi 7.32 Alcool, antes era 9.67, fora os falhamentos que já tive ao ligar o Carro! 

Código de Opcionais: Basico - Frisos, Retrovisores e Regua do Porta Malas na Cor do Veiculo, Colanas Laterais na Cor Preta e Luz de Freio Elevada.

Ixi coloquei no carrefour e nao curti muito nao :/

vinny- Moderador

No rendimento nao consegui notar se deu diferença Vinny, mas no consumo sim.
Eu vou mudar de Posto, acho que BR!!

Faz um teste. Mas por aqui eu corro dos BR pq sao raros os q nao batizam. Já cheguei ao ponto de uma vez com um pálio de ter q voltar pra retirarem a gasolina pq o carro nao andava e parecia q tava fundindo.
Qdo cheguei pra reclamar a mulher chamou o dono e disse:
-Mais um voltou, pode tirar a gasolina e devolver o dinheiro?
Na hora ele concordou e nao falou mais nada.
Caras de pau mesmo, safados.
Rodrigo Sartori escreveu:Faz um teste. Mas por aqui eu corro dos BR pq sao raros os q nao batizam. Já cheguei ao ponto de uma vez com um pálio de ter q voltar pra retirarem a gasolina pq o carro nao andava e parecia q tava fundindo.
Que "M" Amigo Rodrigo, a gente não sabe pra onde vai!! da uma dica por favor!
Abfaços!

Ah cara, mas isso é aqui. Ai nao posso dizer né? O jeito é ficar de olho.
Rodrigo Sartori escreveu:Ah cara, mas isso é aqui. Ai nao posso dizer né? O jeito é ficar de olho.
É Vc, tem razão, Olho Vivo Neles!!
Abraços!!

iahiahuaiuhaiuh o dia que eu fizer 7km/l com o meu na cidade eu dou pulos de alegria.....
to quase mandando reforçar o pedal do acelerador, prq ele só anda afundado no assoalho..... iahuiahuiahaiuhaiuh de uns dias pra cá até to tentando dirigir de boas.... mas pra quem sai de um uno 1.0 e vai pra um Ka 1.6 a tentação é grande.....
faço em media 6 cravado no alcool....
o combustível que eu abasteço julgo mto bom.... nunca tive problema, e dentre todos os postos que ja abasteci são os que rendem melhor!
acho q essa parada de adesivo não rola não!
to quase mandando reforçar o pedal do acelerador, prq ele só anda afundado no assoalho..... iahuiahuiahaiuhaiuh de uns dias pra cá até to tentando dirigir de boas.... mas pra quem sai de um uno 1.0 e vai pra um Ka 1.6 a tentação é grande.....
o combustível que eu abasteço julgo mto bom.... nunca tive problema, e dentre todos os postos que ja abasteci são os que rendem melhor!

vinighost- Tô tirando a carteira

- Número de Mensagens: 308
Cidade/Estado: São Bernardo do Campo / SP
Motorização/Cor: Preto Ebony 1.6
Código de Opcionais: KPP9 + DVD
vinighost escreveu:iahiahuaiuhaiuh o dia que eu fizer 7km/l com o meu na cidade eu dou pulos de alegria.....
Sim Amigo mas qual e a Bandeira do Posto??
Obs: Seu Carro é 1.6 o meu é 1.0, minha media sempre foi 9.36 Alcool na Cidade!

Posto ipiranga!
mas adolfo.... vc deve dirigir de buenas..... eu não consigo fazer isso!
comprei meu carro prq queria que ele andasse.... não prq quqeria economizar combustível!
mas adolfo.... vc deve dirigir de buenas..... eu não consigo fazer isso!
comprei meu carro prq queria que ele andasse.... não prq quqeria economizar combustível!

vinighost- Tô tirando a carteira

- Número de Mensagens: 308
Cidade/Estado: São Bernardo do Campo / SP
Motorização/Cor: Preto Ebony 1.6
Código de Opcionais: KPP9 + DVD
Página 1 de 2 • 1, 2 
Tópicos similares» Algumas perguntas e repostas pra você ficar com a gente
» Consumo JAC J3
» Consumo J6
» Consumo Medio
» Consumo do Fiat 500
» Consumo JAC J3