Novo Problema com o Ford Ka!
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Novo Problema com o Ford Ka!

Março 2009
Apagão no motor do Ka
Motor do compacto para de funcionar sem aviso e deixa os donos no meio da rua
Motor do compacto para de funcionar sem aviso e deixa os donos no meio da rua
Por Waldez Carmo Amorim
Você está dirigindo tranquilamente seu carro quando, de repente, o motor se apaga e o deixa na mão. Depois você gira a chave uma, duas, várias vezes e nada. Não se ouve nenhum ruído. O veículo está parado no meio da rua e o único jeito de sair de lá é chamando o guincho. Para piorar a situação, imagine que se trata de um carro zero-quilômetro. Quem tem vivido esse drama são alguns proprietários do novo Ford Ka, tanto com motor 1.0 como 1.6.
Conversamos com quatro proprietários que passaram por essa situação, mas é só telefonar para algumas concessionárias Ford para descobrir que o defeito é mais comum do que se imagina. “A Ford já conhece o problema, mas não nos passou nenhuma solução. Portanto pare o veículo assim que o motor apagar e ligue para o nosso guincho”, disse um funcionário de uma autorizada do interior de São Paulo, quando nos identificamos como donos de um Ka que apresentou o problema.
O apagamento do motor se manifesta principalmente no momento em que se troca a marcha, como foi o caso da relações-públicas Raquel Almeida Barraca, de São Paulo (SP), dona de um Ford Ka 1.0 2008 com 5 000 quilômetros. “Comigo aconteceu quatro vezes. Em todas, a autorizada teve de codificar novamente a chave”, afirma Raquel. Mesmo assim, o defeito sempre voltou. “Depois resolveram trocar o módulo eletrônico e deu certo. Só que quatro meses depois o motor voltou a apagar. Em janeiro substituíram a antena do sistema antifurto e até agora não tive mais o problema”, diz.
O médico Paulo Roberto dos Santos, do Rio de Janeiro (RJ), dono de um Ka 1.6 2008, já conhecia o problema antes de comprar o carro, por meio de fóruns de discussão na internet. “Desde o dia em que retirei o Ka da concessionária, eu estava receoso de que isso poderia acontecer. E aconteceu umas 15 vezes comigo, ou quando eu mudo de marcha ou em percursos longos, quando rodo com o carro por mais de uma hora. Em uma das vezes, o motor parou de funcionar quando eu estava entrando num cruzamento”, afirma o médico.
Segundo o chefe de oficina de uma concessionária em Belo Horizonte (MG), a Ford já enviou um comunicado orientando para que a calibração do módulo da injeção eletrônica seja modificada nesses casos. “Para resolver o problema, eu preciso que você traga o carro, deixe-o aqui na concessionária e, na manhã seguinte, farei os testes e a reprogramação”, disse o mecânico.
O POVO FALA
“Um mês após a compra, o motor começou a dar o problema quando eu reduzia a marcha. Na primeira revisão me avisaram que isso continuaria, pois não sabiam qual a solução. Na segunda revisão, reprogramaram o módulo.”
Renata Portella Tarcitano, relações-públicas, São José dos Campos (SP)
“Após um mês da compra do carro, eu estava entrando em um trevo e, ao aliviar o acelerador, o carro simplesmente apagou.”
Luiz Henrique Mangolim Teixeira, estudante, Nhandeara (SP)
RESPOSTA
A Ford informa que atendeu todos os casos relatados, ressaltando que eram ocorrências distintas. Em dois, foram trocados componentes do sistema elétrico. Nos demais, houve substituição de itens do sistema de alimentação ou do módulo eletrônico.
Conversamos com quatro proprietários que passaram por essa situação, mas é só telefonar para algumas concessionárias Ford para descobrir que o defeito é mais comum do que se imagina. “A Ford já conhece o problema, mas não nos passou nenhuma solução. Portanto pare o veículo assim que o motor apagar e ligue para o nosso guincho”, disse um funcionário de uma autorizada do interior de São Paulo, quando nos identificamos como donos de um Ka que apresentou o problema.
O apagamento do motor se manifesta principalmente no momento em que se troca a marcha, como foi o caso da relações-públicas Raquel Almeida Barraca, de São Paulo (SP), dona de um Ford Ka 1.0 2008 com 5 000 quilômetros. “Comigo aconteceu quatro vezes. Em todas, a autorizada teve de codificar novamente a chave”, afirma Raquel. Mesmo assim, o defeito sempre voltou. “Depois resolveram trocar o módulo eletrônico e deu certo. Só que quatro meses depois o motor voltou a apagar. Em janeiro substituíram a antena do sistema antifurto e até agora não tive mais o problema”, diz.
O médico Paulo Roberto dos Santos, do Rio de Janeiro (RJ), dono de um Ka 1.6 2008, já conhecia o problema antes de comprar o carro, por meio de fóruns de discussão na internet. “Desde o dia em que retirei o Ka da concessionária, eu estava receoso de que isso poderia acontecer. E aconteceu umas 15 vezes comigo, ou quando eu mudo de marcha ou em percursos longos, quando rodo com o carro por mais de uma hora. Em uma das vezes, o motor parou de funcionar quando eu estava entrando num cruzamento”, afirma o médico.
Segundo o chefe de oficina de uma concessionária em Belo Horizonte (MG), a Ford já enviou um comunicado orientando para que a calibração do módulo da injeção eletrônica seja modificada nesses casos. “Para resolver o problema, eu preciso que você traga o carro, deixe-o aqui na concessionária e, na manhã seguinte, farei os testes e a reprogramação”, disse o mecânico.
O POVO FALA
“Um mês após a compra, o motor começou a dar o problema quando eu reduzia a marcha. Na primeira revisão me avisaram que isso continuaria, pois não sabiam qual a solução. Na segunda revisão, reprogramaram o módulo.”
Renata Portella Tarcitano, relações-públicas, São José dos Campos (SP)
“Após um mês da compra do carro, eu estava entrando em um trevo e, ao aliviar o acelerador, o carro simplesmente apagou.”
Luiz Henrique Mangolim Teixeira, estudante, Nhandeara (SP)
RESPOSTA
A Ford informa que atendeu todos os casos relatados, ressaltando que eram ocorrências distintas. Em dois, foram trocados componentes do sistema elétrico. Nos demais, houve substituição de itens do sistema de alimentação ou do módulo eletrônico.
Fonte: Quatro Rodas. 13/05/2009.
Última edição por Brvita em Sex Jun 26 2009, 13:24, editado 3 vez(es) (Razão : formatação de texto)

Adolfo Luiz- Motorista Veterano

- Número de Mensagens: 1676
Cidade/Estado: João Pessoa / Paraiba
Motorização/Cor: 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais: Basico - Frisos, Retrovisores e Regua do Porta Malas na Cor do Veiculo, Colanas Laterais na Cor Preta e Luz de Freio Elevada.

Re: Novo Problema com o Ford Ka!
Já tinha lido isso aqui no forum a um tempo, mas pelo q percebi foram alguns casos isolados nao foi?
Pelo que pude perceber na reportagem isso só ocorreu nos carros 2008.
lantisbr- Piloto de Kart

- Número de Mensagens: 65
Cidade/Estado: Bhte/MG
Motorização/Cor: 1.0/Prata
Código de Opcionais: Pulse
Nossa o meu nunca aconteceu isso, nem rodando mais de 1 hora apagou mais isso é casos e casos, pois nunca aconteceu caraca totalmente estranho e o causador de tudo isso é uma antena do alarme caraca.
O médico estava ciente do problema pois ele viu nos Foruns será que deve ser o nosso ?
O médico estava ciente do problema pois ele viu nos Foruns será que deve ser o nosso ?
só dava problema na maioria dos motores 1.6 e foi logo no início. Também tenho a impressão de que já vi essa reportagem.

Eulalio- Administrador

- Número de Mensagens: 2403
Cidade/Estado: Salvador, Bahia, Brasil
Código de Opcionais: Básico
Nunca vi essa historia oO ainda bem q n vi isso dai senão poderia ter pensado 2x antes de comprar..

Hitokiri Adriel- Motorista Veterano

- Número de Mensagens: 1072
Cidade/Estado: São Caetano do Sul / SP
Código de Opcionais: KPN9
Eulalio escreveu:só dava problema na maioria dos motores 1.6 e foi logo no início. Também tenho a impressão de que já vi essa reportagem.
Na Materia fala de Motores 1.0 tambem!
Abraços!!

Adolfo Luiz- Motorista Veterano

- Número de Mensagens: 1676
Cidade/Estado: João Pessoa / Paraiba
Motorização/Cor: 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais: Basico - Frisos, Retrovisores e Regua do Porta Malas na Cor do Veiculo, Colanas Laterais na Cor Preta e Luz de Freio Elevada.

bom, ja tinha ouvido falar, mas ate agora sem reclamações grandes de grande impacto, so detalhes reclamações pequenas, o meu ja ta com 19930 km indo pra segunda revisao e nada, ate viajem longas, de 1300 km so de ida... 

Dorian- Piloto de Controle Remoto

- Número de Mensagens: 41
Cidade/Estado: Vila Velha - ES
Motorização/Cor: 1.0 prata
Código de Opcionais: KPD9, BI-XENON 6.000K, DVD Booster 7680
Eulalio o meu foi os primeiro da minha Cidade e nunca teve isso, deve ser "sorte" de alguns proprietarios.
Tópicos similares» Novo Fiesta Sedan (Ford Verve) - Ford
» Problema com cambio automatico Ecosport 2009
» Problema com compra de tecidos TEAR PLANO ARPOADOR
» Ford focus do Alvim
» Ford Focus RealToy com rodas HW
» Problema com cambio automatico Ecosport 2009
» Problema com compra de tecidos TEAR PLANO ARPOADOR
» Ford focus do Alvim
» Ford Focus RealToy com rodas HW
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: