Volante desalinhado.

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Volante desalinhado.

Mensagem por simplyhawk em Seg Jun 08 2009, 15:41

Salve galera,

Reparei que o meu Kapretão veio de fábrica com o volante desalinhado, em linha reta o volante fica um pouco virado para a direita. Reclamei disso no dia seguinte e fizeram o alinhamento sem custo. Porém, aos 7.000km por aí, o volante voltou a desalinhar, com o mesmo grau de variação e deixei para fazer o alinhamento na revisão de 10.000km. Novamente o problema foi resolvido.

Porém agora aos 14.000km o volante está novamente desalinhado e o mecânico da concessionária me sugeriu trocar os pneus que podem estar desalinhando a direção. Bem, em 4 anos de carteira e pra todos que perguntei, nunca vi pneu desalinhar a direção.

Gostaria também de dizer que dirijo o Ka em torno de 50km por dia, sendo que evito ao máximo cair em buracos e sequer caí em algum buraco que justificasse um desalinhamento. Ainda calibro os pneus semanalmente e efetuei o rodízio aos 10.000km junto com o alinhamento e balanceamento, esse é outro fato que eu não acredito relacionado a pneu, pois agora os pneus traseiros rodam na frente.

Outro detalhe é que o desalinhamento nunca ultrapassou o grau atual.

Na próxima revisão vou pedir para olharem as balanças e as ponteiras para ver se encontram algo.

Quanto a vocês pessoal, alguém teve esse problema quando tirou o carro? Alguém tem uma sugestão?

Obrigado. Very Happy

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por Tar em Seg Jun 08 2009, 18:23

Cara, o meu estava com um estralo na direção, levei para arrumarem o volante voltou como vc descreveu, só que para a esquerda. O cara me disse que com um alinhamento resolve... mas vou fazer isso somente na segunda revisão...

Tar
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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por vinny em Seg Jun 08 2009, 18:27

Velho concordo com vc isso nao justifica, tds essas vezes o mesmo problema =o.
Eu caiu em buraco, rampo lombada etc.... Nunca q o meu ficou desalinhado, hj pego mais leve com kazinho, mesmo assim sem esse tipo de problema.

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por Alessandro em Seg Jun 08 2009, 19:11

Ohh meu também está com essa merda também, e olha q já fizeram 3X o alinhamento e balanceamento e nem pg nada, e olha q fiquei olhando o serviço, e na ultima o pessoal não me deixava sair, pq tinhaq arrumar eu falava proxima semana eu levo, e até agora nada mas pelo jeito deve ter normalizado, mas tem horas q volta ai tem q ficar corrigindo isso na estrada é uma merda, e me encomoda e muito, então mas se for pneus até a concessionaria me daria um jogo novo, pq eles msm falaram q era merda da Ford colocarem no manual 35 num carro q tem aro 13".

Eu fiz tudo como está no manual também puderá 1º carro Zero.

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por Adolfo Luiz em Seg Jun 08 2009, 22:21

Alesandro Vc tem toda razão incomoda bastante, O meu ta OK! ainda bem, já basta os outros Prob.!! Shocked


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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por Eulalio em Ter Jun 09 2009, 11:26

O meu aconteceu de desalinhar depois que fiz o rodízio de pneus, ou seja, parece que há um pouco de fundamento aí nessa questão dos pneus desalinharem o volante. Mas na realidade eu acho que são os pneus desalinhados que forçam o volante ficar para a direita ou para a esquerda.

No meu caso eu tenho que trocar os terminais de direção, mas ainda não fui na concessionária. Os terminais de direção de meu ka estão com folga e não puderam fazer o alinhamento dos pneus dianteiros após o rodízio.

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por Adolfo Luiz em Ter Jun 09 2009, 14:32

Eulalio o seu Kazim tá na Garantia ainda? Question

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por simplyhawk em Ter Jun 09 2009, 17:19

@ Eulalio

Qual a KM do seu Ka?

@ Alessandro

Verifiquei com duas pessoas que compraram Ka na mesma situação de rodas/pneus que eu (175/65 R14) sendo que um deles está apresentando o mesmo problema que eu e o outro não.

Desses dois, o que está apresentando problemas é o que tem pneus Goodyear GPS3 igual ao meu e o outro Ka, com pneus Pirelli P4 Cinturato não está apresentando este problema.

Qual o pneu que o seu Ka está calçado Alessandro?

Seria esse um problema congênito dos GPS3?

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por Alessandro em Ter Jun 09 2009, 17:23

ihh o meu é o GPS3 mas é 165/70/13 que meleka depois dessa a goodwear ainda não melhorou esse modelo de pneu, eu acho que já vou começar a procurar pneus a venda...

valeu simplyhawk...

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por Tar em Ter Jun 09 2009, 17:32

o meu tbm é o da goodyear Laughing


Crying or Very sad

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por Alessandro em Ter Jun 09 2009, 21:33

Ihh Tar estamos com o nosso Ka com o mesmo problemas, será que é mal da Goodwear.....

Ser for que mlk...

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por Tar em Ter Jun 09 2009, 21:46

Que nada cara, só pode ser coicidencia isso, tipo, os primeiros saiam com o goodyear e os mais recentes com pirelli, ou vai conforme a região do brasil....
Meio sem noção 2 pneus novinhos causar todo esse problema...

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por Eulalio em Qua Jun 10 2009, 09:59

O meu fez 1 ano em fevereiro... acho que sou um dos poucos que ainda está ativo aqui no fórum e que tem um novo ka há mais tempo.

Já passei dos 36.000km rodados

O pneu é Pirelli Cinturato P4 165/70 R13

O desalinhamento do volante é pouco, mas dá para ver que pra seguir numa reta ele fica um pouco virado para a direita.

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por Alessandro em Qua Jun 10 2009, 10:55

Eu estava lembrando de uma coisa que o Escort que a minha Mãe tinha as Rll deles estava empenadas mas o volante mantinha reto e alinhado bunitinho e tinha os pneus da Firestone F77 175/70/13..


Eu acho q vou trocar os meus por os da firestone, mas isso será q fica legal o nosso Ka com rodas 15" de ferro e com os pneus da Firestone.

Eu quero trocar os meus 13" por os de 15" será que fica legal..

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por Angelo Roncally em Seg Jun 15 2009, 09:17

O meu fez um ano em 29 de abril, e não apresentou nenhum Desalinhamento até agora. Estou com 18.700 km e não realizei o rodizio ainda. iria fazer na 2º revisão, mas como eu tinha esquecido uma carta da Ford que me dava uma lavagem completa e um alinhamento gratis, resolvi para deixar fazer o rodizio quando estivesse com carta na mão. Mas ainda não fui fazer.

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por rpedra em Seg Jun 15 2009, 13:59

Bom ... o meu já sofreu uns 3 alinhamentos ... com 2 trocas de caixa de direção, 3 colunas de direção e só resolveu depois que trocaram uma parte da bandeja do lado do passageiro. Durou um pouquinho e agora está puxando um pouco de novo para a direita. Meu carro está com 4500Km ....

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por simplyhawk em Ter Jun 16 2009, 17:00

To começando a achar que isso é algo que vem de nascença em alguns Ford Ka, independente do pneu.

Acabei de voltar de uma viagem de 1000km e o volante continua desalinhado pra direita, sem aumentar nem diminuir o grau.

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por mgabahia em Sex Jun 19 2009, 11:24

O meu é Pirelli e está com o mesmo problema depois que alinhou. Será que a direção torta é reflexo da pequena diferença entre os pneus, que devem ter se desgastado de forma diferente?

simplyhawk escreveu:@ Eulalio

Qual a KM do seu Ka?

@ Alessandro

Verifiquei com duas pessoas que compraram Ka na mesma situação de rodas/pneus que eu (175/65 R14) sendo que um deles está apresentando o mesmo problema que eu e o outro não.

Desses dois, o que está apresentando problemas é o que tem pneus Goodyear GPS3 igual ao meu e o outro Ka, com pneus Pirelli P4 Cinturato não está apresentando este problema.

Qual o pneu que o seu Ka está calçado Alessandro?

Seria esse um problema congênito dos GPS3?

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por Diegobh em Sab Jul 04 2009, 15:14

Twisted Evil Bom o alinhamento e recomendado d 5 em 5 mil kms intao e bom as vzs tirar a mao do bolso um pouco e manter o alinhamento do veiculo ok e os pneus

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por Eulalio em Seg Jul 06 2009, 14:21

Essa questão de alinhar ou não alinhar pode ser discutida de diversas formas, porém o manual e alguns fabricantes recomendam o alinhamento a cada 10.000km e não 5.000km.

Hoje deixei meu carro para trocarem o terminal de direção e comentei sobre o desalinhamento do volante. Pela tarde irei pegar e ver se corrigiram ou se continua a mesma coisa.

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por Adolfo Luiz em Ter Jul 07 2009, 23:04


Espero Ajudar com estas Dicas/ FONTE/WebMotors.

Abraços a todos deste Fórum. Laughing Exclamation



Alinhamento e balanceamento: além do volante reto e livre de trepidação

Apesar
de ser possível encontrar o serviço com facilidade, a técnica requer
atenção a detalhes para a perfeita afinação do veículo




(07-07-09)
- A necessidade de alinhar
a direção e balancear as rodas de um veículo pode ter diversas causas,
como, por exemplo, a reclamação de um condutor sobre trepidações e
mudanças da trajetória ao trafegar, ao se efetuar reparos ou
substituição de componentes da suspensão e direção, após o impacto em
um buraco ou colisão com outro veículo, entre outras causas.

Após
a orientação do instrutor técnico Robson Brosler, da escola Senai Conde
José Vicente de Azevedo, localizada no bairro do Ipiranga, em São
Paulo, fica evidente que a tarefa é muito mais complexa e delicada do
que parece. Transmitiremos algumas dicas de inspeção e manutenção para
o perfeito alinhamento e balanceamento em veículo automotor.

Evolução

Os
automóveis mais antigos, das décadas de 1970 e 1980, permitiam em sua
maioria o ajuste fino de cambagem, cáster e convergência, a exemplo dos
modelos Corcel, Belina, Del Rey, Opala, Caravan, entre outros. Com o
passar dos anos, os únicos ajustes manuais possíveis (que dispensam o
auxílio de “ciborgs”, repuxadores e macacos hidráulicos) são
convergência e divergência (ou convergência negativa).

As
caminhonetes médias e caminhões permitem no eixo dianteiro os três
ajustes (cambagem, convergência e cáster) por causa da utilização
severa em comparação aos automóveis, e que requer constante manutenção
para poupar o restante do conjunto (roda, rolamentos de roda, pivôs,
entre outros).

Pode ocorrer também de um veículo possuir maior
quantidade de recursos no eixo traseiro, a exemplo do Ford Fusion, que
disponibiliza convergência e cambagem, ao contrário do eixo dianteiro,
que disponibiliza apenas convergência.

Pré-inspeção

Antes
de colocar o veículo na rampa alinhadora, o reparador deverá utilizar o
elevador como um aliado, para a devida inspeção da suspensão, direção,
pneus e rodas.

A suspensão e direção deverão receber atenção
redobrada quanto a componentes danificados ou empenados (terminais,
braço articulado, pivôs, molas, amortecedores etc.), que poderão
comprometer a precisão de ajuste dos valores impostos pelo manual do
veículo.

Os pneus deverão ser calibrados com intuito de
favorecer altura idêntica nos quatro pontos de sustentação e,
consequentemente, maior precisão na aferição. Além da calibragem, o TWI
deverá ser verificado. A sigla significa Tire Wear Index, ou índice de
desgaste do pneu. Para facilitar a localização dos indicadores (lombada
entre os sulcos do pneu), existe uma seta em sua lateral. Geralmente
existem quatro pontos de conferência da altura mínima.

Mesmo
com o auxílio do TWI, o reparador poderá conferir com a parte de trás
do paquímetro se o sulco possui altura mínima de 1,6 mm, exigida pela
legislação de trânsito brasileira. Dica: A medição da profundidade
deverá ser efetuada em três pontos, sempre aonde há menor concentração
de borracha (maior desgaste).

Caso os pneus estejam em mau estado de conservação, o alinhamento e, principalmente, o balanceamento estarão prejudicados.

As
rodas também deverão ser verificadas quanto a trincas, empenamentos,
amassados, ferrugem, falta de parafusos, porcas ou prisioneiros, estado
da válvula de enchimento (poderá estar ressecada e prestes a rasgar),
entre outros detalhes.

Em muitas oficinas, auto centers e
concessionárias de veículos é comum existir um profissional
especializado em alinhamento e balanceamento. Ele faz a mesma tarefa o
dia todo e sabe como ninguém os macetes de cada veículo. Porém devido à
correria do dia-a-dia e dificuldade de locomoção abaixo do veículo na
rampa alinhadora, fica difícil para ele inspecionar os itens da
suspensão conforme citado no parágrafo “pré-inspeção”. Portanto, cabe
ao reparador, no momento em que o veículo estiver no elevador (de
garras), avaliar os itens vitais ao perfeito posterior alinhamento, ou
seja, entregar o veículo na rampa de alinhamento pronto para o
alinhador.

Ordem de verificação

Logo após o
veículo ser colocado na rampa alinhadora, o reparador costuma verificar
a geometria da suspensão através da seguinte ordem: camber, cáster e
convergência. Posteriormente, caso os três pontos devam receber
ajustes, o reparador deverá proceder na seguinte ordem: cáster, camber
e convergência.

Se esta ordem for ignorada, o reparador estará
sujeito a retrabalho, pois se o camber for ajustado antes do cáster,
por exemplo, o já citado camber será “perdido”, ou seja, ficará fora de
especificação.

As montadoras costumam omitir os valores de KPI
(inclinação do pino mestre em relação à lateral do veículo) e
convergência em curvas (ângulo superior de esterçamento da roda do lado
interno de uma curva em comparação a roda do lado externo, ou seja, a
roda de dentro sempre esterça mais que a de fora), devido ao seguinte
fator: somando os ajustes corretos do camber, cáster e convergência,
automaticamente o KPI e a convergência em curvas estarão corretos.

Dica:
O ajuste de camber e cáster através de repuxadeira ou macaco hidráulico
é absolutamente condenado pelas montadoras devido à possibilidade de
fadiga dos materiais forçados, tais como rolamentos de roda (o mais
sensível dos componentes), manga de eixo, amortecedor, bandejas, etc.

O
procedimento mais seguro é a verificação dos itens como um todo, para
saber qual deles permitiu o deslocamento do conjunto e, após
identificar, substituir.

Balanceamento

As dicas
do alinhamento também valem para o balanceamento, somada as condições
gerais da roda, quanto a amassados, trincas, ferrugem, empenamentos,
entre outros.

Dica: Ao utilizar a máquina de balanceamento,
evite martelar o peso na lateral da roda. Apenas encaixe-o na borda com
as mãos, rode a manivela e após confirmar o local correto, retire a
roda do equipamento e, aí sim, aplique o impacto (martelada)
necessário. Esta ação preserva os sensores do eixo, localizados na
parte interna do equipamento.

Os pesos de chumbo com garras
podem ser aplicados em rodas de ferro, porém as rodas de liga leve
exigem pesos com cola dupla face, a fim de preservar a região das
bordas e melhorar a estética.

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por Thiagotnn em Sex Jul 17 2009, 20:09

Rapaiz, eu quando comprei o meu, veio desalinhado o volante para a esquerda, mas o carro não puxa para a mesma direção, permanece alinhado. Vou fazer a 1° revisão agora e espero que seja somente problema de alinhamento de volante.

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por Uirraoni em Qua Nov 04 2009, 10:00

Pessoal, vamos ao meu caso rs

Comprei o carro em janeiro (finalzinho) e também percebi este problema no volante...

Depois d uns 3 meses de uso mandei na concessionária e me disseram q estava um pouco desalinhado e q alinharam e N COBRARAM NDA rs Até ai perfeito, mas me disseram q o desalinhamente iria puxar UM POUCO para a esquerda e n direita rs Wink

enfim, o problema do volante ir para a direita e o carro (pouco, mas em estrada de pouco em pouco vcs já sabem) também continuava...

Na revisão dos 6 meses (julho - 3000km) me disseram q estava alinhado e n identificaram nenhum problema...

04/11 - hoje ele esta na concessionária para verificar um outro problema, mas me conversando com o mecanico ele disse q eu deveria ter brigado mais com a concessionária onde comprei sobre isso hehe - vou ligar novamente na mecanica da concessionária onde comprei, pedir um laudo informando que meu carro está ok... para garantir que após a garantia n terei problemas.... 3 vez q vejo este item... =(

eh muito ruim, pois basta sair com carro (lento ou rápido) q o volante já intorta um pouquinhu pra direita...

vou ligar lá e conversar sobre este problema... quando fizer, informo vcs sobre o resultado... o meu problema é que já passo muito o tempo

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por Pedrão em Qua Nov 04 2009, 21:50

q isso galera....vcs tao c mto azar......

o meu tá diboa.....

mas normalmente qnd eu vou alinhar o carro o volante sempre fica um pok torto......dai eu volto la e eles consertam......mas alinhamento eu faço sempre c um mecanico que eu conheço já......

o ka ainda n alinhei nem nda.....mas veio diboa.....ta reto o volante....

mas já sei que qnd for alinhar os kras sempre deixam um poquinho torto...

uma coisa que faço é alinhar sempre a cada 5000km, e tenho direito a uma revisao nos primeiros 1500......entao nao passa de 3500 sem dar uma olhada......

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por Rhodnius em Qua Set 15 2010, 12:09

Boa tarde!

Quando meu Ka saiu da fábrica (2009), o volante estava centralizado impecavelmente.

Mas a partir da segunda vez em que foi feito alinhamento, ele ficou levemente torto pra direita (o carro não puxa pro lado nem nada, apenas o volante está torto). Reclamei na concessionária, o cara "arrumou" e, de levemente torto pra direta, ele ficou excessivamente torto pra esquerda.
Levei de novo várias vezes, o cara nunca conseguia deixar centralizado: sempre ficava um pouco pra esquerda ou pra direita.

Levei em outros 2 bons lugares diferentes pra alinhar, e parece que ninguém consegue deixar o volante centralizado! Sempre fica um pouquinho pra um dos lados.

Alinhamento é um ajuste auxiliado por equipamentos, mas me parece que a centralização do volante é um ajuste mais "manual", vai do olho do alinhador e pelo método de "tentativa e erro". É isso mesmo?

Será que existe alguém que consiga deixar o volante perfeitamente centralizado? Ou ele sempre vai ficar um pouco pro lado?

Na cidade a gente nem nota, mas na estrada incomoda bastante o volante tortinho pro lado.

Abraço!

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por Tar em Qua Set 15 2010, 12:12

Sim cara, é feito no olhômetro a centralização do volante, os caras travam o volante com alguma peça e realizam o alinhamento... se o volante ficar meio torto qndo o cara prender, ele vai ficar desalinhado sim...
Ja tive esse problema qndo realizei o alinhamento na concessionária... qndo fiz em outro lugar o problema foi resolvido
Wink

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por Pedrão em Qua Set 15 2010, 18:54

Ah,

oq eu recomendo é n alinhar em concecionário pq serviço de concecionária geralmente é uma porcaria, ainda mais qnd exige um pouco mais de atenção....

eu demorei a achar um cara bom, mas encontrei um que faz o alinhamento muito bem feito, mas infelizmente até ele de vez em quando deixa o volante um pouco torto. O que eu tenho feito é sair do alinhamento e volto na msm hr pra arrumar....Ele da uma corrigida e sai dar uma volta cmg, se continuar ele corrige de novo, mas geralmente na primeira ele acerta.....

outra coisa, na concecionária eles sempre incluem alinhamento, balanceamento e esse monte de coisa.....pede pra tirar tudo pq n é obrigado a fazer n....

minha revisão era 144 reais, dai o cara veio me falar que ia dar um pouco mais, qnd eu vi o orçamento tinha uns 210 reais de alinhamento e balanceamento!!!!!
concelei, fiz só a revisão básica e como eu sabia que n precisava balencear fiz só o alinhamento no mecanico que eu conheço por 25 reais.....

Meu carro saiu da garantia hj e pode ter certeza que só volta em concesssionária em último caso.....

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por JP em Qua Abr 18 2012, 08:11

Desculpem resgatar esse tópico antigo, porém, está acontecendo com meu carro isso.

Meu Ka está com 50.000 e impecavelmente estava alinhado. Ao mandar fazer a revisão pedi (como de praxe) que fosse alinhado e balanceado. Como esse meu pneu é basicamente novo (coloquei em janeiro um Continental) pedi o rodízio.

A direção ficou horrível. Vibrando muito e se eu colocar a direção em linha reta o carro vai pra direita.

Mandei desfazer o rodízio e alinhar novamente, e continuou desalinhado e com um pouco menos de vibração.

Estou preocupado que meu carro fique para sempre com esse problema agora. Será que um novo alinhamento resolveria?

É horrível pegar pista com o carro assim pois tenho que colocar o volante levemente para a esquerda para o carro ir em linha reta. Está me irritando isso!

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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por alex63 em Qua Abr 18 2012, 09:36

Simplyhawk,

O pior é que isso é possível ! O pneu se estiver com desgaste maior ou menor que do outro pneu no mesmo eixo pode causar isso sim! Agora, podem ser duas coisas ou variação na qualidade da borracha entre um pneu e outro, que acaba causando desgaste diferente ou veículo mau alinhado e acabou causando o desgaste prematuro. O extranho no seu caso é que isso se repetiu como vc comentou.
Sugiro que vc leve seu Ka em uma boa loja de alinhamento( na verdade em mais de uma ) para poder ter uma opinião correta. Peça para ver principalmente cáster pois ele pode ser o vilão de sua história... e como ajustar cáster é mais trabalhoso que alinhar , eles acabam empurrando com a barriga. De preferencia a lojas que tenham máquina de alinhamento a laser e que disponham do programa com o ano do seu carro, ou então peça para deixar dentro dos valores especificados no manual do proprietário.


Abcs

Reparei que o meu Kapretão veio de fábrica com o volante desalinhado, em linha reta o volante fica um pouco virado para a direita. Reclamei disso no dia seguinte e fizeram o alinhamento sem custo. Porém, aos 7.000km por aí, o volante voltou a desalinhar, com o mesmo grau de variação e deixei para fazer o alinhamento na revisão de 10.000km. Novamente o problema foi resolvido.

Porém agora aos 14.000km o volante está novamente desalinhado e o mecânico da concessionária me sugeriu trocar os pneus que podem estar desalinhando a direção. Bem, em 4 anos de carteira e pra todos que perguntei, nunca vi pneu desalinhar a direção.

Gostaria também de dizer que dirijo o Ka em torno de 50km por dia, sendo que evito ao máximo cair em buracos e sequer caí em algum buraco que justificasse um desalinhamento. Ainda calibro os pneus semanalmente e efetuei o rodízio aos 10.000km junto com o alinhamento e balanceamento, esse é outro fato que eu não acredito relacionado a pneu, pois agora os pneus traseiros rodam na frente.

Outro detalhe é que o desalinhamento nunca ultrapassou o grau atual.

Na próxima revisão vou pedir para olharem as balanças e as ponteiras para ver se encontram algo.

Quanto a vocês pessoal, alguém teve esse problema quando tirou o carro? Alguém tem uma sugestão?

Obrigado. Very Happy[/quote]

alex63
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Re: Volante desalinhado.

Mensagem por carlos_fbr em Ter Out 23 2012, 09:13

Galera, mesmo os alinhamentos computadorizado, não alinha corretamente o volante?? Outra coisa meio besta, para eu saber se o carro esta desalinhado e só eu deixar o carro em uma reta e solta o volante. Se continuar reto e pq ta alinhado e isso???

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Re: Volante desalinhado.

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