Duvidas Frequentes Relacionadas ao Óleo!

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Duvidas Frequentes Relacionadas ao Óleo!

Mensagem por Adolfo Luiz em Seg 15 Jun 2009 - 23:24

Me deparando com frequentes duvidas relacionadas ao óleo, resolvi
acrescentar ao ja amplo leque de topicos discutindo amplamente este
assunto.
Vale lembrar q o topico está em carater informativo apenas.


> Quantos tipos de óleo de motor existem? Como são eles?
Os óleos são caracterizados por suas especificações. Para melhor defini-los, precisamos observar três aspectos:

1)
Especificação de desempenho - a mais tradicional é a API (Instituto
Americano de Petróleo), mas existem especificações européias, como Acea
e as respectivas de cada montadora. Para API a especificação mais
moderna é a SM, que está sendo introduzida no Brasil, principalmente
para produtos de alta performance, uma vez que requer óleos básicos
especiais.

2) Especificação de viscosidade - regulada pela SAE
(Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), há basicamente dois grupos, o
de monoviscosos (como 30, 40 e 50) e multiviscosos (como 20w50, 10w40,
5w40); os multiviscosos têm maior capacidade de resistir à variação
térmica dos motores, apresentando menor redução de valor quando do
aumento da temperatura.

3) Base do óleo - pode ser mineral,
sintética ou semi-sintética. As marcas tradicionais no mercado
(Petrobras, Shell, Texaco, Mobil, Castrol, Ipiranga e Repsol) costumam
ter produtos que atendem a essas especificações.

> Como decido que tipo de óleo usar?
A
definição do lubrificante envolve uma série de quesitos, mas a forma de
simplificá-la é seguir a recomendação do manual do proprietário, que
traz a recomendação do fabricante que é quem melhor conhece seu veículo
e pode definir, por meio de testes, as condições operacionais e a
especificação mais adequada do lubrificante.

Seguindo essa
recomendação, trabalhando com marcas tradicionais e confiáveis e
consultando seu mecânico de confiança, você chegará a uma escolha
adequada. Tendo dúvida, o cliente ainda pode consultar o serviço de
atendimento ao cliente. Também no rótulo das embalagens em geral se
encontra um número de atendimento, quase sempre um 0800 que pode ser
acionado pelo cliente.

> Quando devo completar o nível de óleo?
Com
o uso do carro, o nível do óleo baixa um pouco devido às folgas do
motor e à queima parcial na câmara de combustão. Assim, enquanto não
chega a hora de trocar o óleo, devemos ir completando o nível.

> Qual o nível correto do óleo no carro?
Ao
contrário do que a maioria das pessoas pensa, o nível correto se
encontra entre os dois traços e não só no traço superior. Se o óleo
fica abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta
de lubrificação. No entanto, se o óleo fica acima do máximo da vareta,
haverá aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e até
ruptura de bielas, além do óleo em excesso ser queimado na câmara de
combustão sujando as velas e as válvulas, danificando também o
catalisador no sistema de descarga do veículo.

> Quando devo trocar o óleo do carro?
Quando
atingir o período de troca recomendado pelo fabricante do veículo e que
consta do manual do proprietário. Os atuais fabricantes dos motores vêm
recomendando períodos de troca cada vez maiores, dependendo do tipo de
serviço e da manutenção do carro.

> É verdade que o motor deve estar quente na hora de troca de óleo?
Sim,
porque quando o óleo está quente, ele fica mais fino e tem mais
facilidade de escorrer, além do que as partículas de impurezas ainda
estão em suspensão.

> Quanto tempo devo esperar para medir o nível de óleo?
É
importante que se espere pelo menos 15 minutos após o motor ter sido
desligado para medir o nível. Isso ocorre porque, neste tempo, o óleo
vem descendo das partes mais altas do motor para o cárter e assim
podemos ter a medida real do volume.

> Posso aumentar o período de troca quando uso óleos sintéticos?
Embora
os lubrificantes sintéticos ofereçam qualidade superior, a maioria dos
fabricantes de veículos ainda não diferencia os períodos de troca entre
sintéticos e minerais. Recomendamos então seguir a indicação do manual
do proprietário.

> Qual a diferença entre “serviço severo” e
“serviço leve”, que são termos usados pelos fabricantes de veículos
quando falam em intervalos de troca?
Serviço severo é típico para os
carros que andam nos centros urbanos, com o anda-e-pára do tráfego e
por pequenas distâncias, de até seis quilômetros, ou em estradas em que
haja muita poeira. Serviço leve é aquele em que os carros trafegam por
percursos longos e velocidades quase constantes em rodovias com boa
pavimentação, como no caso de viagens.

> O filtro de óleo também deve ser trocado? Quando?
Sim.
O óleo, com seus aditivos detergentes e dispersantes, carrega as
sujeiras que iriam se depositar no motor. Ao passar pelo filtro, as
impurezas maiores ficam retidas, e as menores continuam em suspensão no
óleo. Chega um momento em que o filtro, carregado de sujeira, dificulta
a passagem do óleo, podendo causar falhas na lubrificação. A situação
se agrava quando ocorre o bloqueio total do filtro de óleo, o que pode
causar sérios danos ao motor.

O período de troca do filtro de
óleo também é recomendado pelo fabricante do veículo e consta do manual
do proprietário. Normalmente ela é feita a cada duas trocas de óleo.
Porém já existem fabricantes que recomendam a troca do filtro a cada
troca do óleo, para que não haja mistura do óleo novo com o residual
que se encontra no filtro.

> Devo adicionar algum aditivo ao óleo para melhorar o desempenho?
Não
há necessidade de adicionar aditivos complementares ao óleo. Os
lubrificantes recomendados já trazem todos os aditivos necessários para
atender perfeitamente ao nível de qualidade exigido.

> Quais
são os efeitos de usar cada óleo em cada tipo de motor? Se eu comprar
um óleo para alta performance e colocá-lo em meu carro 1.0, estarei
correndo algum risco?
Quando o óleo atende ou supera a especificação
requerida pelo fabricante, os efeitos são só positivos, pois o
lubrificante vai exercer sua função de forma adequada, garantindo que o
motor estará sempre bem lubrificado. O grande problema é utilizar
lubrificantes com especificações inferiores ao exigido pelo fabricante,
pois essa prática poderá fazer com que o motor funcione sem atender ao
mérito de limpeza adequadamente, causando desgastes prematuros, redução
da vida útil do lubrificante, entre outros problemas.

> Há casos em que posso desperdiçar dinheiro? Ou seja, comprar um óleo mais caro sem precisar?
O
que precisamos avaliar aqui é o custo do lubrificante quando comparado
ao custo total de manutenção e o próprio valor de veículo,
principalmente quando analisamos a taxa de freqüência de troca que gira
em torno de uma a duas trocas por ano. Correto seria utilizar
lubrificantes que atendam a especificação do veículo. Utilizar
lubrificantes superiores, ainda que possa ser mais caro, vai garantir
que seu motor esteja bem protegido.

Caso o consumidor se sinta
confortável em utilizar especificações superiores, não estará
desperdiçando dinheiro, pois seu carro apresentará uma melhor
lubrificação, o que pode aumentar sua vida útil e reduzir os custos de
manutenção. Um ponto importante a observar é que os óleos sintéticos
têm viscosidades mais baixas, o que em carros muito antigos pode
implicar em um maior nível de consumo de óleo, que precisa ser
acompanhado. O litro de óleo mineral custa a partir de R$ 6, e o de
sintético chega a R$ 60.

> Qual é a relação entre usar combustível de um posto não muito confiável e a questão da lubrificação?
Combustíveis
adulterados são danosos ao motor e implicam queima inadequada e excesso
de sujeira no motor. Lubrificantes de maior performance, como
semi-sintéticos e sintéticos poderiam resistir um pouco mais que os
minerais, mas não seriam suficientes para evitar a borra em motores que
rodam com combustíveis fora das suas especificações, principalmente
aqueles adulterados com solventes.

> É verdade que o óleo de motor deve ser claro, e o de engrenagem, escuro?
Não.
Os óleos lubrificantes são formulados misturando-se básicos e aditivos
e a sua cor final dependerá da cor do básico e do aditivo que forem
empregados na sua formulação. Além disso, a cor não tem nenhuma
influência no desempenho do óleo.

> O óleo mais escuro é também mais grosso?
Eis outro conceito errado. O óleo mais claro pode ser mais viscoso (grosso) do que um óleo escuro e vice-versa.

> Por que o óleo de motor fica escuro com o uso?
Para
realizar a função de manter o motor limpo, o óleo deve manter as
impurezas que não ficam retidas no filtro de óleo em suspensão, para
que elas não se depositem no motor. Desta forma, o óleo se torna mais
escuro, e o motor fica limpo.

> Ouço dizer que óleo bom é aquele que não baixa o nível e não precisa de reposição. É verdade?
Não.
A boa lubrificação é aquela em que o óleo lubrifica até o anel do
pistão mais próximo da câmara de combustão onde esse óleo é
parcialmente queimado, sendo consumido. É normal um consumo de meio
litro de óleo a cada 1.000 quilômetros, levando-se em conta carros de
passeio. Mas cada fabricante de motor especifica um consumo normal para
seu motor, de acordo com o projeto. É bom ressaltar que carro novo
consome óleo, sim senhor!

Creditos:Amigo do Gt.com
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Adolfo Luiz
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