Revestimento de Couro - Imitação quase perfeita
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Revestimento de Couro - Imitação quase perfeita
Revestimento - Imitação quase perfeita
Pedro Cerqueira - Estado de Minas
Uso de material sintético, muito semelhante ao couro natural, tem encontrado boa aceitação pelos proprietários de automóveis. Aprenda o macete para diferenciá-los
| Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press |
| Por ser mais maleável, couro sintético tem acabamento melhor do que o natural |
De uns tempos para cá as empresas especializadas em revestimento de bancos automotivos têm usado couro sintético com aspecto e acabamento muito parecido com o natural. É claro que o principal chamariz desse produto é o menor preço, cerca de 30% mais barato do que o couro natural. Por ser mais maleável, o acabamento do serviço com o material sintético é até melhor que o natural. Contribui para isso o fato de o couríssimo resistir, mas menos que um couro natural, ao emprego do aquecimento para deixar o acabamento final mais liso.
Mas não é qualquer couríssimo que agrega todas essas características. É necessário analisar a qualidade do produto usado por cada empresa porque existe diferença gritante entre os fornecedores. É a espessura do poliuretano, material do produto sintético, que vai determinar sua resistência. Por isso, em alguns casos, o couríssimo pode ser mais durável do que o couro natural. Uma das qualidades do couro natural é esquentar menos do que o sintético, já que seus poros absorvem a umidade. Com isso, o couro natural se adapta melhor à temperatura ambiente.
Apesar de todas as qualidades do couríssimo, Ivandro Merlo, sócio-diretor da Courotec, conta que nada substitui o couro natural. Mas esse material demanda alguns cuidados que o sintético não precisa. Como a sujeira fecha os poros e resseca o couro, Merlo recomenda a limpeza (com água e sabão neutro) e a hidratação (a base de óleo vegetal) de seis em seis meses (serviço que custa R$ 150). Segundo ele, esse tipo de cuidado aumenta bastante a durabilidade dos bancos. Ele recomenda não usar silicone na manutenção dos bancos em couro porque o produto fecha os poros e estraga o revestimento.
Atenção
Por serem muito parecidos, o couríssimo tem sido vendido como natural, geralmente numa peça com o uso misto dos dois. "Estou parando de trabalhar com várias concessionárias. Tenho notado que elas estão vendendo aos seus clientes bancos 100% em couro natural, mas na verdade me encomendam uma capa mista com couro 50% natural e 50% sintético", conta Paulo Marino Muratori, da Belcap, empresa que está há mais de 30 anos no ramo.
Tanto Muratori quanto Merlo usam o tato para saber qual couro é sintético (quando é de boa qualidade) e qual é natural. Eles contam que é difícil um leigo diferenciar os dois produtos, mas se o leitor ficar na dúvida pode analisar a textura do material. "O couro natural é mais áspero, pode até ter alguma imperfeição natural, então o seu toque será mais aderente. O toque do couríssimo é mais liso e uniforme", explica o sócio-diretor da Courotec.
Outros
Não são apenas nos bancos que se usa o couro. Revestir o volante com couro também é um serviço comum nessas empresas. O preço desse serviço é cerca de R$ 100. Com esse preço, o couro é natural. De acordo com Merlo, a Courotec só realiza serviço com esse material porque o couríssimo é muito liso e o volante necessita de um mínimo de aderência. A manopla do câmbio e a coifa protetora da alavanca são outros lugares comuns de se revestir com couro. O preço da instalação nesses locais é de R$ 50 cada.
Mas não é qualquer couríssimo que agrega todas essas características. É necessário analisar a qualidade do produto usado por cada empresa porque existe diferença gritante entre os fornecedores. É a espessura do poliuretano, material do produto sintético, que vai determinar sua resistência. Por isso, em alguns casos, o couríssimo pode ser mais durável do que o couro natural. Uma das qualidades do couro natural é esquentar menos do que o sintético, já que seus poros absorvem a umidade. Com isso, o couro natural se adapta melhor à temperatura ambiente.
Apesar de todas as qualidades do couríssimo, Ivandro Merlo, sócio-diretor da Courotec, conta que nada substitui o couro natural. Mas esse material demanda alguns cuidados que o sintético não precisa. Como a sujeira fecha os poros e resseca o couro, Merlo recomenda a limpeza (com água e sabão neutro) e a hidratação (a base de óleo vegetal) de seis em seis meses (serviço que custa R$ 150). Segundo ele, esse tipo de cuidado aumenta bastante a durabilidade dos bancos. Ele recomenda não usar silicone na manutenção dos bancos em couro porque o produto fecha os poros e estraga o revestimento.
Atenção
Por serem muito parecidos, o couríssimo tem sido vendido como natural, geralmente numa peça com o uso misto dos dois. "Estou parando de trabalhar com várias concessionárias. Tenho notado que elas estão vendendo aos seus clientes bancos 100% em couro natural, mas na verdade me encomendam uma capa mista com couro 50% natural e 50% sintético", conta Paulo Marino Muratori, da Belcap, empresa que está há mais de 30 anos no ramo.
Tanto Muratori quanto Merlo usam o tato para saber qual couro é sintético (quando é de boa qualidade) e qual é natural. Eles contam que é difícil um leigo diferenciar os dois produtos, mas se o leitor ficar na dúvida pode analisar a textura do material. "O couro natural é mais áspero, pode até ter alguma imperfeição natural, então o seu toque será mais aderente. O toque do couríssimo é mais liso e uniforme", explica o sócio-diretor da Courotec.
Outros
Não são apenas nos bancos que se usa o couro. Revestir o volante com couro também é um serviço comum nessas empresas. O preço desse serviço é cerca de R$ 100. Com esse preço, o couro é natural. De acordo com Merlo, a Courotec só realiza serviço com esse material porque o couríssimo é muito liso e o volante necessita de um mínimo de aderência. A manopla do câmbio e a coifa protetora da alavanca são outros lugares comuns de se revestir com couro. O preço da instalação nesses locais é de R$ 50 cada.
Retirado do Vrum: http://noticias.vrum.com.br/veiculos_nacional/template_interna_noticias,id_noticias=30563&id_sessoes=4/template_interna_noticias.shtml
Em 17 de junho de 2009

Sou eu no South Park!
"Se um dia disserem que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: a Arca de Noé foi construída por
amadores; profissionais construíram o Titanic..."
Novo KA 1.0 - Preto Ebony

Brvita- Administrador

- Número de Mensagens: 503
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Motorização/Cor: 1.0/Black - Preto Ebony
Código de Opcionais: SOMMA - KBB9
Re: Revestimento de Couro - Imitação quase perfeita
HA.. bando de safados lol
se eu fosse colocar eu colocaria neo-prene ou couro sintético..
se eu fosse colocar eu colocaria neo-prene ou couro sintético..

Hitokiri Adriel- Motorista Veterano

- Número de Mensagens: 1072
Cidade/Estado: São Caetano do Sul / SP
Motorização/Cor: 1.0/Prata
Código de Opcionais: KPN9
Olha galera outra dica pra diferenciar do COURO MESMO e do couro sintético é assim, se vc for virar do aveso e ver q está branco aonde vai ficar a espuma é o couro sintético, mas se for da cor q vai forrar os bancos
por exemplo os bancos serão pretos e aonde q vai ficar a espura é da mesma cor preta ai esse sim é COURO MESMO...
Tá ai a dica, eu vi essa dica numa 4 rodas q eu tenho ?
por exemplo os bancos serão pretos e aonde q vai ficar a espura é da mesma cor preta ai esse sim é COURO MESMO...
Tá ai a dica, eu vi essa dica numa 4 rodas q eu tenho ?
Alessandro, oq vc quis dizer é que couro é da mesma cor dos dois lados, e que o "falsificado" tem um lado preto e outro branco?
Por que na verdade o couro verdadeiro tar ele veio da pele do Boi e se vc for ver o couro original ele é homogenio na coloração em ambos os lados os que vão ficar para sentar e os que vão ficar na espuma, e aonde vai ficar a espuma vc percebe uns buracos dos pelos do boi e isso é o original, e já o falso ele veio fábricado por química total e como não teve o doador " caso do Boi " por isso q no seu fundo é branco por causa de uma malha eu acho..
É só tacar fogo.
Couro de verdade não pega fogo.
Vai na loja que você quer colocar, pega um pedaço de rebarba e taca o esqueiro nele.
Se for couro, ele vai encolher, mas não pega fogo, se for falso... Corre negada!
Vai na loja que você quer colocar, pega um pedaço de rebarba e taca o esqueiro nele.
Se for couro, ele vai encolher, mas não pega fogo, se for falso... Corre negada!

Diego Rosan- Piloto de Controle Remoto

- Número de Mensagens: 46
Cidade/Estado: Aracaju/SE
Motorização/Cor: 1.0/Preto
Código de Opcionais: Completo
Diego Rosan escreveu:É só tacar fogo.
huauhahuahuahua
Cooooorreeeeeeee negads
http://www.clubedonovoka.com/t6670-minha-garagemkazinho-10-e-16#141411
1º ENCONTRO NACIONAL!!! EU FUI ! ! !
2º ENCONTRO NACIONAL EU VOU E VOCE?
http://www.clubedonovoka.com/t6058-2-encontro-nacional-clube-do-ka-e-amigos-sao-lourenco-mg-27-04-2012-a-01-05-2012
heheheh e alguém aqui ainda acha que todo o banco do Ka ST que vem de fabrica é de couro! sintolhes informar mas não é!

Vogel Design- Moderador

- Número de Mensagens: 9398
Cidade/Estado: São Paulo / SP
Motorização/Cor: 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais: Tudo que for possivel
Mas o ST não vem de fábrica, mesmo que você peça na hora que tá comprando o carro zero. O carro vai chegar e eles vão instalar o kit antes de entregar. Em relação ao banco de couro o que eu sei é que todo carro que sai da fábrica com banco de couro este é feito de material sintético, por um acordo das fábricas com grupos ambientais e com o governo. Agora, se você encomendar na concessionária, depois de faturado o carro, é provável que o banco seja de couro mesmo, pois eles terceirizam o serviço, só que cobram uma fábula, ganhando em cima do cliente.

Diego Rosan- Piloto de Controle Remoto

- Número de Mensagens: 46
Cidade/Estado: Aracaju/SE
Motorização/Cor: 1.0/Preto
Código de Opcionais: Completo
Fazer o q é fato, mas pode ser até q depois quando vc for adiquirir o Kit ST e com os bancos, e se encontrarem alguma empresa q faça o msm desendo dele q é o msm do Mustang, ai eu curti e mando fazer no meu. Rsrs
Mas isso quando sobrar mto tempo $$, porêm vai demorar. rsrs
Mas isso quando sobrar mto tempo $$, porêm vai demorar. rsrs
apesar que hoje tem couro sintetico tão bom quanto couro mesmo!

Vogel Design- Moderador

- Número de Mensagens: 9398
Cidade/Estado: São Paulo / SP
Motorização/Cor: 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais: Tudo que for possivel
Tópicos similares» Ragnarok (Build Perfeita) Rag Pirata Ou Private
» Capa para os Bancos ou colocar Banco de couro?
» Quase tudo de Urban Terror
» Quase somos somos bi
» Revestimento de Couro - Imitação quase perfeita
» Capa para os Bancos ou colocar Banco de couro?
» Quase tudo de Urban Terror
» Quase somos somos bi
» Revestimento de Couro - Imitação quase perfeita
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: