Alcool + Frio = Aborrecimento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alcool + Frio = Aborrecimento

Mensagem por katxuco em Qui Jul 02 2009, 07:51

Bom Dia Pessoal!

Depois de escutar varias opinioes ( frentistas, concessionaria, "entendidos do assunto!, pessoas que tinham carro a alcool), gostaria de solucionar esta duvida.

Geralmente ( nos dias FRIOS , entre 10 - 18 graus), o que acontece:

Ao ligar o carro, ocorre de duas maneiras:
1º Liga, morre em seguida. 2 Vez Liga morre em seguida novamente. Depois liga novamente normal, porem ainda com bastante estalos.
2º Liga, liga normal, porem depois de uns 5 segundos, o motor começa a se embabacar, meio que morrendo e acelerando (algo como se o alcool estivesse chegando), e assim vai, até esquentar (sinto o pedal trepidar, da embregam, toda parte da frente).Sem falar que parece que ele rende menos, o motor parece estar mais lento.

Na concessionaria dizem que é normal. Acontece somente em dia frio ( Em dias normais no alcool funciona perfeitamente!!)
Pessoal Gostaria muito de receber opinioes!

katxuco
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 113
Cidade/Estado : Nenhum
Motorização/Cor : Nenhum
Código de Opcionais : Nenhum

Re: Alcool + Frio = Aborrecimento

Mensagem por Chokitao em Qui Jul 02 2009, 10:39

Manfred, você está em Santa Catarina e deve estar agora mais frio que em São Paulo. Antes de contar minha experiência, gostaria de fazer uma pergunta: seu reservatório de gasolina (partida a frio) está cheio?

Meu carro com 100% de etanol no tanque exigia um pouco de paciência também principalmente quando a temperatura estava abaixo dos 12 graus... Na última abastecida, coloquei 10 litros de gasolina comum mais um aditivo Flex da STP e o restante completei com álcool. Ficou show de bola e recomendo fazer esta mistura nesta época do ano. O aditivo, acredito que possa ser dispensado (em todas as abastecidas) mas um pouco de gasolina nesta época no tanque fez uma grande diferença. Não fiz a média, mas pela luz de reserva, rodei na cidade o tempo todo e em trechos curtos, demorou 305km para acendê-la (faria entre 7,5 e 8km/l seguramente).

Eu giro a chave para injetar o combustível e espero uns 3 segundos pra dar a partida. Pega todas de primeira e o motor fica bem suave... Se você puder deixar o carro "esquentando" uns 30 segundos antes de sair, melhor ainda...

Espero ter ajudado! Abração

Chokitao
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 375
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : 1.6/Azul Iporanga - 195/55 R15 Dragon-Pirelli - Impacto
Código de Opcionais : KPG9

Mensagem por katxuco em Qui Jul 02 2009, 10:57

Chokitao escreveu:Manfred, você está em Santa Catarina e deve estar agora mais frio que em São Paulo. Antes de contar minha experiência, gostaria de fazer uma pergunta: seu reservatório de gasolina (partida a frio) está cheio?

Meu carro com 100% de etanol no tanque exigia um pouco de paciência também principalmente quando a temperatura estava abaixo dos 12 graus... Na última abastecida, coloquei 10 litros de gasolina comum mais um aditivo Flex da STP e o restante completei com álcool. Ficou show de bola e recomendo fazer esta mistura nesta época do ano. O aditivo, acredito que possa ser dispensado (em todas as abastecidas) mas um pouco de gasolina nesta época no tanque fez uma grande diferença. Não fiz a média, mas pela luz de reserva, rodei na cidade o tempo todo e em trechos curtos, demorou 305km para acendê-la (faria entre 7,5 e 8km/l seguramente).

Eu giro a chave para injetar o combustível e espero uns 3 segundos pra dar a partida. Pega todas de primeira e o motor fica bem suave... Se você puder deixar o carro "esquentando" uns 30 segundos antes de sair, melhor ainda...

Opa
Então, sim esta completo o da reserva!!!

No caso, certa vez eu coloquei apenas 2 litros de aditivada no tanque ( o resto era alcool)
Ele ligava bonito! Acho que vou fazer isso de novo
Porem queria ver se realmente iria ligar. Poisé, só no alcool nem adianta.
Tambem faço como voce, espero um pouco , se nao, ele liga e torrrr torrr toc.e morre eheh

Este processo de nao ligar no alcool, tremer etc pode danificar o motor?
Se sim, nao vou colocar mais alcool no inverno.
Ps:Tem um celta perto de casa somente na gasosa que se engasga pela manha.Ainda estou feliz q na gasolina nunca deu nada ehhe

katxuco
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por INSOC em Qui Jul 02 2009, 12:56

manfred2k3 escreveu:
Chokitao escreveu:Manfred, você está em Santa Catarina e deve estar agora mais frio que em São Paulo. Antes de contar minha experiência, gostaria de fazer uma pergunta: seu reservatório de gasolina (partida a frio) está cheio?

Opa
Então, sim esta completo o da reserva!!!

No caso, certa vez eu coloquei apenas 2 litros de aditivada no tanque ( o resto era alcool)
Ele ligava bonito! Acho que vou fazer isso de novo
Porem queria ver se realmente iria ligar. Poisé, só no alcool nem adianta.
Tambem faço como voce, espero um pouco , se nao, ele liga e torrrr torrr toc.e morre eheh

Este processo de nao ligar no alcool, tremer etc pode danificar o motor?
Se sim, nao vou colocar mais alcool no inverno.
Ps:Tem um celta perto de casa somente na gasosa que se engasga pela manha.Ainda estou feliz q na gasolina nunca deu nada ehhe

Manfred,

Mesmo morando no Rio, já aconteceu do carro não pegar comigo no inverno. Tanque 100% alcool, mas, sem gasosa no reservatório de partida a frio. Coloquei a gasolina e ele pegou, mas fica pulando e sem força até esquentar. Se deixar ele ligado e parado uns 5 min ele esquenta e aí tudo é festa. Mas percebi que com alguma gasolina no tanque não tenho mais esse problema. Então tenho procurado manter parte do tanque com gasolina. Nunca 100% álcool senão o problema volta. Parece ser uma característica (ruim) do motor do Novo Ka.

Mas é contornável...

De qualquer maneira, embora não ache que ferre o motor, deixe ele esquentar um pouco antes de sair caso tenha só alcool. Até pq dá muita dó de acelerar o bichinho com ele quicando do jeito que faz quando está frio.

Abração.

INSOC
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 31
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : New Ka 1.6 / Azul Iporanga

Mensagem por Andreza em Qui Jul 02 2009, 13:42

Pois é... comigo, que tb moro no Rio, isso acontece em dias mais frios e pela manhã. Vou experimentar misturar gasolina pra ver se melhora Very Happy
Beijos.

Andreza
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 12
Cidade/Estado : Rio de Janeiro/ RJ
Motorização/Cor : 1.0/ Vermelho Bari
Código de Opcionais : KBA 9

Mensagem por Chokitao em Qui Jul 02 2009, 17:31

Pessoal, acredito que não seja uma falha no projeto do carro e sim uma característica do álcool como combustível.

A Honda, poderia ter chamado a nova Titan de Flex se ela funcionasse sempre com o tanque inteiro de etanol ou gasolina. Penso que chamou de Mix porque não possui o reservatório de gasolina pois em caso de acidente poderia ser perigoso e coloca uma restrição: quando a temperatura baixar dos 15°C ter no tanque pelo menos 20% de gasolina.

Chokitao
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 375
Motorização/Cor : 1.6/Azul Iporanga - 195/55 R15 Dragon-Pirelli - Impacto

Mensagem por Hitokiri Adriel em Qui Jul 02 2009, 18:01

é isso mesmo... toda vez q eu volto pra casa, principalmente nesses dias q tme feio bastante frio, demora pra pegar... mas foi so 1 vez.. vc precisa verificar se o seu carro tem o gasolina no reservatório de partida a friopara ligar...

Hitokiri Adriel
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1082
Cidade/Estado : São Caetano do Sul / SP
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPN9

Mensagem por Eulalio em Qui Jul 02 2009, 19:03

Comigo aconteceu isso, tratei logo de encher o tanque com gasolina aditivada assim que possível e então parou, mesmo depois de ter enchido com dois tanques com álcool, mas aqui em Salvador as condições climáticas são diferentes da que no sudeste e sul

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por Augusto em Qui Jul 02 2009, 20:48

Sabe que o meu funciona assim tembám, em dias muito frios, ele precisa de um tempinho para esquentar (moro no RS), mas coisa rápida, já sei que na primeira esquina de casa preciso de paciência. Essa semana acabou a gasolina do tanquinho, daí realmente não é facil ligá-lo, demorou...

Augusto
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 7
Cidade/Estado : Novo Hamburgo/RS
Motorização/Cor : 1.6/preto
Código de Opcionais : kpq9

Mensagem por Adriano Maggo em Qui Jul 02 2009, 21:03

por isso que toda vez que abasteço coloco sempre em média 10 litros de gasolina, aqui em Poços de Caldas, meu Ka já acordou as 5 da manhã com temperatura de 3º Celsius e nunca deu problema, nunca!!!

Poços é a cidade das quatro estações em um dia...

Abraços,
Maggo...

Adriano Maggo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 544
Cidade/Estado : Poços de Caldas MG
Motorização/Cor : 1.0 Azul Iporanga
Código de Opcionais : KFC9

http://www.dmepc.com.br

Mensagem por Renata_SP em Qui Jul 02 2009, 21:33

ixi, pior que aqui em SP já tivemos dias mais frios mês passado... mas de manhã cedinho semana passada e hoje, na hora de ligar ele ficou meio fraquinho. Não morreu não, mas ficou no quase sabe?

Deixa acabar esse tanque que vou colocar um pouquinho de gasolina junto com o álcool e faço o teste tb..

Renata_SP
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 73
Cidade/Estado : São Paulo-SP
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : KPM9

Mensagem por vinny em Qui Jul 02 2009, 21:55

Da vontade de empurrar o ka no dia frio, enquanto nao esquenta o motor HAHA.

vinny
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2476
Cidade/Estado : Campinas/Sp
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Original :)

Mensagem por joaomedina em Qui Jul 02 2009, 23:24

Estranho isso...

Aqui em Porto Alegre mesmo nos dias que fez 5 graus pela manhã, o ka pegou de primeira, claro, a rotação foi pra quase 2000 mas nada q uns 2 minutos esperando não resolvesse...

joaomedina
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 276
Cidade/Estado : Porto Alegre
Motorização/Cor : Kapetão 1.nada
Código de Opcionais : KPM9

Mensagem por JOC_KÁ em Sex Jul 03 2009, 00:17

cara o meu até agora naum deu esses pitis ai não.....apesar de não ter chegado esse frio todo aqui em são paulo.....rsrsrs....sempre pega de prima......no maximo sobe a rotação.......e fica acelerando como se existisse um afogador automático......se é que vocês me entendem.....

JOC_KÁ
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 661
Cidade/Estado : São Paulo, SP
Motorização/Cor : 1.8 maxx/ prata
Código de Opcionais : menos ar

Mensagem por Alessandro em Sex Jul 03 2009, 00:30

Nossa o meu quando esta no alcool pega legalzão de manha ta certo q ele fica acelerado mas é normal msm, mas depois volta ao normal e ainda eu abasteço o tanque da partida a frio sempre com gasolina aditivada e é legal.

Pneus do Karango são Yokohama C.drive2 185/60R14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles....  Twisted Evil  Razz

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4655
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Mensagem por katxuco em Sex Jul 03 2009, 08:00

Bom Dia Pessoal!

Hoje segui o manual para troca de marcha com o motor frio (realmente frio)
Da primeira para segunda a 25km/h, 2 pra 3 a 40 etc.
Parece que entao ele para de trepidar bem mais rapido, porem parece uma turbina... mais é legal colocar a terceira até uns 65 demanha com ele ainda pipocando.. faz um barulho legal do motor Very Happy
Seria certo isso?Nao estaria forçando o motor mto? Esta no manual...

katxuco
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por INSOC em Sex Jul 03 2009, 09:50

manfred2k3 escreveu:Bom Dia Pessoal!

Hoje segui o manual para troca de marcha com o motor frio (realmente frio)
Da primeira para segunda a 25km/h, 2 pra 3 a 40 etc.
Parece que entao ele para de trepidar bem mais rapido, porem parece uma turbina... mais é legal colocar a terceira até uns 65 demanha com ele ainda pipocando.. faz um barulho legal do motor Very Happy
Seria certo isso?Nao estaria forçando o motor mto? Esta no manual...

"Legal" ver que mais gente está tendo esse problema. Não acredito que seja só a característica do álcool, até pq meu pai tem carros flex e só anda de álcool o tempo todo, sendo que nunca teve esse tipo de problema. Acho que é alguma questão de regulagem do motor mesmo.

Manfred, não aconselho a sair andando sem dar uma esquentada antes. Deixa ele pelo menos estabilizar o giro do motor (o meu fica oscilando próximo a 800 giros até esquentar). E não se esqueça de manter o reservatório de partida a frio com gasosa e de preferência mantenhas uns 5 litros de gasolina no tanque para dar uma ajudada. É tiro e queda. Wink Wink Wink

INSOC

Número de Mensagens : 31
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : New Ka 1.6 / Azul Iporanga

Mensagem por Sgt Said em Sex Jul 03 2009, 10:37

O meu Kazão Acontece o Seguinte: Quando ligo pela manha (100% Etanol) espero injetar a gasolina. Pega Normal. Saio da garagem imediatamete, sempre de ré. Daí ele dá umas tres injetadas (curtas e automáticas) de gasolina e depois se estabiliza. Mas não fica tremendo não!!!

Sgt Said
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 82
Cidade/Estado : Natércia/MG
Motorização/Cor : 1.0 - Preto Ebony
Código de Opcionais : KFM9 (Kit Neo + Fly)

Mensagem por PoLGaMeS em Sex Jul 03 2009, 11:01

comigo eu viro a chave espero injetar ae depois dou a partida e pega de prima....
exceto uma vez q nao esperei injetar ae nao pegou e tive q fazer na 2° vez..

o meu chega parecer q vai morrer mais ae dou umas aceleradinhas e ja era perfeito...

PoLGaMeS
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2120
Cidade/Estado : Caraguatatuba/SP
Motorização/Cor : 1.0/ preto KBC9
Código de Opcionais : Black Turtle

http://www.clubedonovoka.com

Mensagem por vSantana em Qua Jul 07 2010, 13:47

Nossa, hoje aqui em goiania 16 graus, tive que tentar liga-lo 4 vezes, 100% alcool e reservatorio vazio Sad

vSantana
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 11
Cidade/Estado : Goiania
Motorização/Cor : 1.0 / Prata
Código de Opcionais : Vidro/Limp.Desemb/Som

Mensagem por Alessandro em Qua Jul 07 2010, 15:19

Oi VSantana por isso q demorou mto tem q deixar abastecido por completo o reservatório de gasoline e de preferencia com a Aditivada, pq no meu só abasteci com ela, prefiro e recomendo. rsrs

E Bem-Vindo ao clube. E felicidades com o seu Ka.

Pneus do Karango são Yokohama C.drive2 185/60R14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles....  Twisted Evil  Razz

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4655
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Mensagem por ruas vazias em Dom Ago 22 2010, 05:22

COLOQUEI 40 REAIS DE ALCOOL NO POSTO BR AGORA....DEXEI O CARRO ESTACIONADO POR UMAS 5 HORAS NO POSTO E FUI PRA UM CHURRASCO COM AMIGOS....QUANDO VOLTEI PRA PEGAR O CARRO E BATI A PARTIDA ELE N PEGOU...FIQUEI DANDO NO ARRANQUE E PARECIA Q IA QUEIMAR O ARRANQUE...DEVO TER DADO A PARTIDA UMAS 15 VESES.....NO FINAL TIVE Q SOLTAR O FREIO DE MAO E BOTAR UMA SEGUNDA PRA DESCER A LOMBINHA ....IGUAL QUANDO EU TINHA UM FUSCA....ELE N PEGO AINDA NA DESCIDA MAS DEU SINAL DE VIDA...PASSEI MAIS 3 MINUTOS ACELERANDO E ELE N PARECIA DA SINAL DE VIDA, DAQUI A POCO ELE FES UMA BOLA BRANCA DE FUMACA E FELIZMENTE PEGOU...DEI A VOLTA E BOTEI UM 5 DE VPOWER PRA N TER MAIS PROBLEMAS...NUMA BOA ACHEI Q IA FICAR NA MAO...N PODIA ACONTECER ISSO NUN CARRO COM 12MIL KM ALGUEM SABE ME DIZER O Q TA ACONTECENDO??? O RESERVATORIO TA CHEIO DE GASOLINA SUPRA ....N TEM NADA A VER COM O MALDITO RESERVATORIO.....POR FAVOR ALGUEM DA UM SINAL DE VIDA ESTOU PREOCUPADISSIMO ...ALGUEM JA TEVE ESSA EXPERIENCIA COM O KA?

ruas vazias
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 395
Cidade/Estado : porto alegre/rs
Motorização/Cor : 1.0 flex preto
Código de Opcionais : ..

Mensagem por Cauê em Dom Ago 22 2010, 09:06

ruas vazias escreveu:COLOQUEI 40 REAIS DE ALCOOL NO POSTO BR AGORA....DEXEI O CARRO ESTACIONADO POR UMAS 5 HORAS NO POSTO E FUI PRA UM CHURRASCO COM AMIGOS....QUANDO VOLTEI PRA PEGAR O CARRO E BATI A PARTIDA ELE N PEGOU...FIQUEI DANDO NO ARRANQUE E PARECIA Q IA QUEIMAR O ARRANQUE...DEVO TER DADO A PARTIDA UMAS 15 VESES.....NO FINAL TIVE Q SOLTAR O FREIO DE MAO E BOTAR UMA SEGUNDA PRA DESCER A LOMBINHA ....IGUAL QUANDO EU TINHA UM FUSCA....ELE N PEGO AINDA NA DESCIDA MAS DEU SINAL DE VIDA...PASSEI MAIS 3 MINUTOS ACELERANDO E ELE N PARECIA DA SINAL DE VIDA, DAQUI A POCO ELE FES UMA BOLA BRANCA DE FUMACA E FELIZMENTE PEGOU...DEI A VOLTA E BOTEI UM 5 DE VPOWER PRA N TER MAIS PROBLEMAS...NUMA BOA ACHEI Q IA FICAR NA MAO...N PODIA ACONTECER ISSO NUN CARRO COM 12MIL KM ALGUEM SABE ME DIZER O Q TA ACONTECENDO??? O RESERVATORIO TA CHEIO DE GASOLINA SUPRA ....N TEM NADA A VER COM O MALDITO RESERVATORIO.....POR FAVOR ALGUEM DA UM SINAL DE VIDA ESTOU PREOCUPADISSIMO ...ALGUEM JA TEVE ESSA EXPERIENCIA COM O KA?

Eu!! O meu está com álcool no tanque, e o tanquinho está com Podium, não tem jeito, quando está frio ele não pega de primeira.

Mas eu faço uma coisa que às vezes dá certo, viro a chave até a injeção jogar o combustível, depois desligo e ligo novamente e aguardo a injeção, quando eu dou a partida ele pega com mais facilidade.

Uma dica seria colocar um pouco de gasolina no tanque mesmo...

Cauê
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1513
Cidade/Estado : Rio de Janeiro e Macaé / RJ
Motorização/Cor : 1.6 / Preto
Código de Opcionais : KPG9 [x] - C.A.I. (Cold Air Intake) [x] - Filtro inbox HPF INflow [x] - Militec [x] - Comando SWR2 [ ] - Unichip [ ] - Coletor SWR 4x2x1 [ ] - Escape 2" [ ] - Rodas do Focus GLX [x] – Pneus Yokohama A.Drive 195/55/R15 [x] – Farol de Neblina [x] – Faróis Night Breaker [x] - Piscas Diadem [x] - Palhetas Flat Blade [x] - Inserto da manopla [x] - Insulfilm [x] - Volante KA XR [x] - Ponteira 3" [x] - Pedaleiras [ ] - Couro [ ] - Sony X-Plod CDX M8807 (mosca branca! raridade!) [x]

http://www.clubedonovoka.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 04:05

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: