Grave de ataque

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Grave de ataque

Mensagem por Tiago B. em Sab Jul 18 2009, 22:41

Boa noite a todos,

pessoal tava querendo colocar uma caixa selada ou dutada no meu carro pra fazer um som legal, estava essa semana pesquisando nas lojas da cidade, e em uma delas ouvi a expressão "grave de ataque" não entendi muito bem o significado, como não entendo muito de som gostaria de saber a opinião de vcs, o que é grave de ataque, que equipamentos preciso para isso, devo colocar a caixa selada ou a dutada, cornetas: sim ou não?...lembrando que quero fazer um som realmente potente...desde já agradeço, procurei pela expressão grava de ataque e não achei em nenhum topico, conto com a ajuda de vcs, obrigado.

Tiago B.
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 198
Cidade/Estado : Itatiba / São Paulo
Motorização/Cor : New ka 1.6 / 1.0
Código de Opcionais : 17" + xenon em tudo, inclusive milhas

Re: Grave de ataque

Mensagem por vinny em Dom Jul 19 2009, 01:58

Lol, grave é a batida do sub, no caso creio q a brincadeira era dizer q é uma batida q ataca com força algo do genero.
Tem uma loja em campinas q chama grave e agudo Smile gostei do nome.

Sobre dutada ou selada vai de vc, eu prefiro dutada.
Selada a batida é mais seca.

vinny
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2476
Cidade/Estado : Campinas/Sp
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Original :)

Mensagem por renatoweber em Dom Jul 19 2009, 02:53

Estranha essa expressão, mas só consigo relacionar a uma caixa selada.
Esse "de ataque" parece que tá se referindo à velocidade das seladas em relação as dutadas.

As seladas são mais rápidas, por isso a impressão de batida seca, ela é mais rápida, não prolonga nada no som. Uma dutada mal dimensionada tem um atraso muito alto oq faz embolar o som todo dependendo da batida.

renatoweber
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 27
Cidade/Estado : São Caetano do Sul/SP
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Quase tudo, menos rodas...

Mensagem por Tiago B. em Dom Jul 19 2009, 13:36

entendi mais ou menos acho, então a expressão "grave de ataque" se refere ao movimento do sub quando ele "vai" e também a sua velocidade? Então não sei se procede mas em uma das lojas me falaram que a caixa selada "toca" somente quando o sub "vai", enquanto que a dutada toca qdo ele "vai" e "volta"....é verdade??

estava em duvida entre bicho papão e pioneer cara preta, qual toca mais se for essa a expressão correta?

Tiago B.
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por vinny em Seg Jul 20 2009, 00:32

Eu prefiro pionner q bicho papão Smile

vinny
Moderador
Moderador

Mensagem por Chuugi em Seg Jul 20 2009, 08:56

1000 vezes pionner vs 0 vezes Bicho papão. Por questão de qualidade do produto. Se o grave de ataque que o cara quiz dizer, normalmente grave de ataque é relacionado com falantes secos para com porta-mala aberto. Você está a procura de um som para o carro para tocar com o porta-mala aberto ou curtir com o carro chegado. Isso vai fazer toda a diferença, como por exemplo usar ou nao corneta e o modelo de sub que vai escolher e o tipo de caixa. Normalmente falantes com cone seco é usado em caixa selada para ter melhor aproveitamento do grave com o porta-mala aberto, normalmente esse é o tipo de som que colocam na caçamba de pickup e camionetes em conjunto com cornetas (som externo). Onde que como carro fechado não vai fazer tanto grave quanto se usar um sub com cone emborrachado e caixa dutada que faz o grave ter aquela pressão dentro do carro. Claramente tem que ter a caixa com a litragem correta para o falante a usar e o duto como o fabricando do falante recomenda usar para ter melhor aproveitamento do mesmo.

Chuugi
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 80
Cidade/Estado : Coroados / SP
Motorização/Cor : 1.6 / Black
Código de Opcionais : KPQ9

Mensagem por renatoweber em Seg Jul 20 2009, 12:41

Concordo com os dois acima quanto a preferir o Pioneer.
Mas quanto a esse mito de em selada tocar quando vai e dutada quando vai e volta é mito totalmente, pq a selada é mais rápida que a dutada e essa teoria já é furada aí.

A diferença das duas são as seguintes.
A selada tem o som mais seco por ser mais rápida, é mais rápida pq não tem por onde o ar sair e atrasar o movimento, as caixas geralmente são menores que as dutadas (tudo depende do alto falante) mas tudo isso as custas da extensão dos graves, pra ter uma caixa selada que tenha aqueles subgraves que todo mundo gosta ela tem que ser graaaande.
A dutada geralmente é grande (tudo isso é subjetivo, depende do alto falante) e é mais lenta que as seladas (oque faz o som embolar caso a caixa estiver mal projetada para o alto falante) mas a grande vantagem é a extensão em subgraves e geralmente ela toca pouco mais alto que seladas.

Pra escolher depende tudo do seu gosto em música e do que pretende com o carro.
Outra dica, essas caixas prontas que os caras vendem são com tamanhos genéricos, caso você for comprar o subwoofer com elas, procure saber qual a litragem dela e ache um subwoofer que se encaixe ao tamanho dela.

Qulquer coisa grita aí!

renatoweber

Mensagem por Chuugi em Seg Jul 20 2009, 13:02

Foi praticamente o que eu disse, fazer a caixa a partir das recomendações do fabricando do falante. Só disse que caixas dutadas são melhores para grave interno com falante de cone emborrachado e seladas( hoje em dia não mais) para falantes com cone seco. Porem os ultimo campeonatos de som galera tem mostrado q caixas dutadas para cone seco, dependendo do modelo do falante , tem mostrado melhor desempenho para grave externo. Tudo vai depende de fazer testes de ressonância na caixa para montar a caixa que seja o par perfeito para o falante selecionado. Sendo a caixa que de retorno de freqüência igual ao do falante, independente se for dutada ou selada, voce vai ter o melhor desempenho do falante.

Chuugi
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por renatoweber em Seg Jul 20 2009, 13:14

Essa do cone emborrachado e seco eu não sabia =P
Mas acho relativo um ser melhor pra interno e outro pra externo ou o tipo de cone, acho que tudo vai de gosto.

Eu mesmo prefiro subs de 10" ou menos, mas em maior quantidade. E com a resposta mais plana possível e rápida (só som interno). Acho que quando voltar fazer som no carro vou voltar de selada mesmo, talvez uma das variações de selada, pull-pull, push-pull, não sei ainda.

Só pra deixar de dica aqui pra todos, acho que a maioria já conhece.
http://autosom.net/artigos/box_design.htm

Dá pra calcular bem as caixas, só fica devendo gráficos de velocidade do falante e do ar, pra isso tem que usar software. Mas já é um bom começo.

renatoweber

Mensagem por Chuugi em Seg Jul 20 2009, 14:48

O tipo de cone tem tudo haver, o designe desses dois cone foi feito exatamente para essas duas modalidades, onde cone seco foi feito para trio e emborrachado para SPL. O cone seco tem pouco recuo então gerando pouca pressão dentro da caixa por isso é melhor usado em caixa selada, ao contrario de cone emborrachado que se mexe mais e gera mais pressão precisando de um escape para alivio. Por isso normalmente em em nível profissional falante emborrachado para SPL usa uma caixa com duto e já na modalidade grave de trio as caixa sao seladas. Mas entra onde você disse sobre gosto em curtir o som cada um curte do seu jeito. Uns gostam de grave sem pressão por isso colocam falantes em caixa selada para cortar a pressão do falante e só ficar com o grave, enquanto outros gostam de sentir a pressão dentro do carro. Smile

Chuugi
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Tiago B. em Ter Jul 21 2009, 15:34

valeu pelas dicas e explicações...agora tenho mais argumentos para questionar o instalador para saber se vai ficar do jeito que eu quero, mas o som seria para tocar com a mala aberta...

existe alguma especificação a mais que o sub tem que ter para ele não decepcionar com mala aberta ??

Tiago B.
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Chuugi em Ter Jul 21 2009, 16:00

Não, só precisa ser cone seco. Entre eles posso citar os mais conhecidos Eros ou Ultravox Pancadão para trio e o ultimo que ouvi dizer que parece ser bom é a marca Snake. Colocando um falante desse com uma(s) corneta(s) e um(s) supertweeter(s) já da para tocar o som de uma festa Wink. Só um detalhe, evite que o cara te venda uma caixa que o falante fique junto com a corneta e supertweeter. De preferencia que a caixa só fique o falante.

Chuugi
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por vinny em Ter Jul 21 2009, 19:08

P/ mala aberta vc deve omprar um woofer
e não subwoofer

Última edição por vinny em Qua Jul 22 2009, 00:06, editado 1 vez(es)

vinny
Moderador
Moderador

Mensagem por Chuugi em Ter Jul 21 2009, 19:23

subwoofer(sub grave) = falante com cone emborrachado com frequencias de resposta de 0 a 60hz. Sendo que o deslocamento quase livre do cone que gera a pressão do grave.

Woofer(medio grave) = falante com cone seco com frequencias de resposta de 60 a 200hz

Sendo subgrave melhor para ouvir com o carro fechado e grave medio com o porta-mala aberto. Comum subgrave ser relacionado como grave SPL e grave medio como grave de trio-elétrico.

Chuugi
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Japa em Ter Jul 21 2009, 21:27

tiago já que vc gosta de grave poe dois
Alto-Falante Sub-Woofer Bomber Upgrade 12" SW12B-4 350w RMS - 4 Ohms

esse alto falante no kazinho vai porrar muito!

flw

Japa
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 17
Cidade/Estado : rio das ostras RJ
Motorização/Cor : Ford ka preto
Código de Opcionais : Som Tuning + motor fuçado e outros acessórios

Mensagem por renatoweber em Ter Jul 21 2009, 22:09

Concordo com o Chuugi e o vinny.
Som pra fora é melhor vc pegar woofer.

Essa Snake é muito boa, mas é bastante cara.
Vai na dica do Chuugi e procura por uns Eros legais e uma corneta e um tweeter.

O Chuugi, vc que entende mais de som pra fora, não dá pra tocar tudo com um woofer e uma corneta de titâneo ou alguma que chegue a 20k? Assim vc economiza no supertweeter e em crossover. Não sei se o som fica tão bom quanto.

renatoweber

Mensagem por rpedra em Ter Jul 21 2009, 22:30

Tem uns woofers para quem curte mala aberta, de 15" 1500W RMS ... dê uma procurada ... o porta-malas vai ser sua caixa com o woofer !!

rpedra
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 419
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 1.6 / Preto
Código de Opcionais : KPG9 + Milha c/ Xenon 6000K + Pedaleira + Rodas 15 do Focus + Lâmpadas Silver na Traseira e Diamond na frente + Crystal 4300K + Aerofólio + Som (Pionner 4080, AudioBank KA4100, Hurricane 4.120, 2x Bomber Upgrade, Kit 2Way Bravox Kevlar 5", Kit 2Way AudioBank 5x7 e MegaCapacitor. Lanternas traseiras modificadas e mascara negra !!

Mensagem por vinny em Qua Jul 22 2009, 00:08

Smile eu gosto das pancadas menos seca, como estou sem grana, estou com um sub de 12 no porta malas "Audio Banh", assim q arrumar dinhero irei modificala p/ caber junto o do pionner.

vinny
Moderador
Moderador

Mensagem por Chuugi em Qua Jul 22 2009, 07:36

renatoweber escreveu:
O Chuugi, vc que entende mais de som pra fora, não dá pra tocar tudo com um woofer e uma corneta de titâneo ou alguma que chegue a 20k? Assim vc economiza no supertweeter e em crossover. Não sei se o som fica tão bom quanto.

Vejo muitas pessoas somente usando woofer e corneta, claro que daria certo. Por exemplo, lembrando que se a questão fosse qualidade do som iria faltar a frequencia de médios que o supertweeter faz. Mas poucos notam a falta dessa frequencia com o som muito alto e aberto.

Dá sim para fazer só o woofer e a corneta sem precisar do crossover tbm, pelo simples fato de vc poder cortar a frequencia que iria para a corneta usando um capacitor com frequencia de agudo e e o resto deixa no woofer. Só que dependendo da potência do woofer talvez precise duas cornetas para não faltar voz.

Chuugi
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por renatoweber em Qua Jul 22 2009, 23:01

Chuugi escreveu:
renatoweber escreveu:

Vejo muitas pessoas somente usando woofer e corneta, claro que daria certo. Por exemplo, lembrando que se a questão fosse qualidade do som iria faltar a frequencia de médios que o supertweeter faz. Mas poucos notam a falta dessa frequencia com o som muito alto e aberto.

Dá sim para fazer só o woofer e a corneta sem precisar do crossover tbm, pelo simples fato de vc poder cortar a frequencia que iria para a corneta usando um capacitor com frequencia de agudo e e o resto deixa no woofer. Só que dependendo da potência do woofer talvez precise duas cornetas para não faltar voz.

Mas se usar uma corneta que vai de 2khz a 20khz e um woofer de 50hz a 2khz não tá perdendo nenhuma frequencia... só não sei se o desempenho dos agudos é tão bom quanto do supertweeter.
Bem mas já terminou o tópico mesmo haha, pelo jeito o cara já conseguiu as dicas que queria =P

renatoweber

Mensagem por Tiago B. em Qua Jul 22 2009, 23:35

pessoal desculpa tava meio enrolado com umas planilhas do trampo...

ai vai o que eu estou pensando

woofer 1000wrms esse é bom?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-98321853-woofer-tomahawk-live-15-1000wrms-gravao-subao-promocao-_JM

se puderem indicar as cornetas no mercado livre eu agradeceria e também o modulo indicado para esse woofer...lah esta dizendo que esse woofer treme tudo hahaha...

se esse woofer não for bom por favor fiquem a vontade para dizer...

valeuu.

Tiago B.
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Tiago B. em Qua Jul 22 2009, 23:40

o preço cabe no meu orçamento e poderia até mandar 2, ou seria muito?? se é que cabe na mala, no anuncio tem a litragem especificada...eu irei perder muito em qualidade de som com a mala fechada?? existe alguma regulagem nesse sentido, lembrando que meu aparelho é um dvd da buster hbd9500, mas o meu foco é mala aberta...

Tiago B.
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por renatoweber em Qui Jul 23 2009, 00:19

Tiago B. escreveu:pessoal desculpa tava meio enrolado com umas planilhas do trampo...

ai vai o que eu estou pensando

woofer 1000wrms esse é bom?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-98321853-woofer-tomahawk-live-15-1000wrms-gravao-subao-promocao-_JM

se puderem indicar as cornetas no mercado livre eu agradeceria e também o modulo indicado para esse woofer...lah esta dizendo que esse woofer treme tudo hahaha...

se esse woofer não for bom por favor fiquem a vontade para dizer...

valeuu.

Faz tempo que eu ouvi falar, mas sempre ouvi falar mal desses Tomahawk, os únicos que ouvi falar bem eram leigos. Mas sei lá tb, nunca ouvi ao vivo.

Se eu fosse arriscar em montar um trio eu faria com 2 15PW5 da Selenium e uma corneta de titâneo D220TI.
Os 2 woofers juntos tem sensibilidade de 101dB (cada um tem 98dB) e a corneta tem 109dB, pra chegar aos 109dB os woofers precisam de 6,64 vezes mais potência que a corneta, ou seja, tocando na mesma altura, os woofers com 350w pra corneta tocar igual precisa só de 52w.

Por isso acho que 2 woofers e 1 corneta já tão de ótimo tamanho, mais uma corneta acho que só por estética mesmo...
Fora que com isso, vc pode comprar um amp só pros woofers (700~1000w) e um barato pra corneta (100w). Se bem alimentado e tudo mais, com isso vc chega nos 125dB e acredite, isso é MUITO alto.

Nossa, escrevi demais, bem mas isso tudo no campo da teoria, sou bom de teoria, mas ruim de prática, dinheiro me falta haha.

EDIT
Esqueci de colocar os links pra vc dar uma olhada, deve ter no mercado livre tb, mas não me dei ao trabalho de procurar.

Woofer 15PW5 - http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=121_4&products_id=187
Driver D220TI - http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=120_5&products_id=2495
Corneta Selenium pro driver - http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=120_51&products_id=168

Não sei te recomendar amp. Tem um Taramps legal mas achei caro, sei lá...

Última edição por renatoweber em Qui Jul 23 2009, 00:32, editado 1 vez(es) (Razão : Links)

renatoweber

Mensagem por Chuugi em Qui Jul 23 2009, 07:41

Eu recomendaria esse woofer, um pouco mais caro que o tomahawk mas a qualidade totalmente superior.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97459635-alto-falante-eros-e-2015-gds-1000wrms-15-e-o-bicho-cnf-_JM

e 2 drive Selenium D305, essas corneta Ti com esse falante ficaria perfect.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-100514391-driver-selenium-fenolico-d305-promoco-imperdivel-loja-cnf-_JM

Indico esse módulo para tocar o falante
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-100564322-modulo-taramps-t-20kw-2000w-rms-4-ohms-frete-gratis-_JM

e esse para as cornetas
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-100480485-banda-48-modulo-potencia-amplificador-12x-cartao-480rms-_JM

Chuugi
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por renatoweber em Qui Jul 23 2009, 09:54

Chuugi escreveu:Eu recomendaria esse woofer, um pouco mais caro que o tomahawk mas a qualidade totalmente superior.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97459635-alto-falante-eros-e-2015-gds-1000wrms-15-e-o-bicho-cnf-_JM

e 2 drive Selenium D305, essas corneta Ti com esse falante ficaria perfect.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-100514391-driver-selenium-fenolico-d305-promoco-imperdivel-loja-cnf-_JM

Indico esse módulo para tocar o falante
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-100564322-modulo-taramps-t-20kw-2000w-rms-4-ohms-frete-gratis-_JM

e esse para as cornetas
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-100480485-banda-48-modulo-potencia-amplificador-12x-cartao-480rms-_JM

Chuugi, esse D305 é fenólico, não titâneo. Ve a resposta dele lá, 400hz a 9khz.

Sei lá, se é pra pegar fenólico pega esse que é famoso e tá com boa promoção.
http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=120_5&products_id=623

Mas aí falta super tweeters mesmo.

Última edição por renatoweber em Qui Jul 23 2009, 09:55, editado 1 vez(es) (Razão : Corrigir frequencia)

renatoweber

Mensagem por Chuugi em Qui Jul 23 2009, 10:20

Sim, mas os D405 e D305 fenólico são bem melhores que o 250-x e 220ti que voce falou. Esses dois modelos são diretamente comparados com a linha Ti. Sim é fenolico, depende muito de gosto eu costumo deixar meus agudos entre 5khz a 15khz no maximo nao preciso muito alem disso.

Chuugi
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:40

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares