preparação aspro Ka 1.6

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

preparação aspro Ka 1.6

Mensagem por marcelofuh em Dom Ago 02 2009, 02:24

E aí pessoal, beleza?
Sou novo no forum, então vou me apresentar. Meu nome é marcelo, tenho 22 anos e adquiri um Ka 1.6 zero. E que acerto esse carro tem! Achei melhor q o do fiesta da minha namorada (que eu achava um dos melhores acertos) e do punto t-jet.

Quais seriam as opções de preparação aspro pro Ka? Qual seria o ganho esperado? Se alguem teve alguma experiencia com CAI, escape (polegadas please!), coletor, comando, chip/remap, polia regulável, etc, por favor se manifeste!

Eu sei, alguém vai mandar um "coloca um turbo aí!" ou "se é pra mexer faz coisa direito!", mas por enquanto prefiro não ter problemas com documentação e seguro.. e tb, mais potencia por enquanto só ia me deixar mais proximo do muro.. Ah, e quanto a garantia do carro, relaxem.. vou mexer daqui a uns meses só..

obrigado!

marcelofuh
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : Sao paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 preto
Código de Opcionais : 1243123

Re: preparação aspro Ka 1.6

Mensagem por ca_tecno em Dom Ago 02 2009, 19:29

Bom a receita de bolo que temos para o nossos Flex (Que são bem complexos de mexer) é o seguinte:

Coletor do old Ka 1.6 + tubulações de 2" até o fim e abafador do XR ou old Ka 1.6 - Perderá um pouco de torque em baixa, porém vai melhorar a alta.

Comando SWR + Unichip, isso melhora a potência do carro e também não tem nem o que falar do acerto!

Agora uma dica se o seu carro é modelo 09/09 aconcelho apenas a colocar Unichip e ver o resultado! Depois faça o Escapamento e só, pois parece que o 09/09 está com outro tipo de comando comparando com os 08/09!

Ligue para o Cris da HPower e converse com ele! Ele tem um 09/09 e pode te dar mais algumas dicas!

Só para constar meu carro inicialmente estava com 105cv e agora com escape + comando + UNI = 133cv

Espero ter ajudado!

Abraços

ca_tecno
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 112
Cidade/Estado : Santo André / SP
Motorização/Cor : 1.6 / Prata
Código de Opcionais : Ka Tecno

Mensagem por Crozatti em Qui Fev 18 2010, 23:59

ca_tecno. Sei que de 105cv para 133cv, parece pouco, mas na prática da uma diferença absurda, ainda mais aliado com o acerto do Unichip, que pelo li, faz milagres. Mas enfim, você acha que para um gasto de, digamos, 4 mil reais (3mil do Uni+1mil do resto), deve ter ido mais, com mão de obra, e etc, mas enfim, você acha que vale a pena ainda?
Acredito que com 5mil reais de para montar um kit turbo bem mais confiável e com direito a bem mais cavalos.
Não leve como crítica, somente uma dúvida...

Crozatti
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 229
Cidade/Estado : Pedreira
Motorização/Cor : Zetec Rocam 1.0 Flex/Prata
Código de Opcionais : KPM0

http://cafedasanta.blogspot.com/

Mensagem por Chokitao em Sex Fev 19 2010, 10:12

Crozatti, pelo o que andei conversando com o Ca_tecno (me corrija se estiver errado), a preocupação dele foi de fazer um acerto discreto e evitando problemas com Seguradoras.

Analisando os custos e desempenho obtido até parece pouco mas não é não. Pra mim, o KA mesmo original já anda muito. Meu sonho seria colocar um Blower não para ficar ralando o carro o tempo todo. Apenas eventualmente, para colar no banco fazendo ultrapassagens e para tirar um sarro com aqueles manés que às vezes colam na traseira (algo meio raro, mas tudo bem).

Infelizmente não temos estradas que nos dê segurança para andar muito além dos 150km/h aqui em SP, acho que só a Bandeirantes e Carvalho Pinto. E ainda sim, tem de ficar esperto com os radares...

Chokitao
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 375
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : 1.6/Azul Iporanga - 195/55 R15 Dragon-Pirelli - Impacto
Código de Opcionais : KPG9

Mensagem por Crozatti em Sex Fev 19 2010, 10:29

Realmente Chokito, eu já ouvi relatos dele no clube do FordHP e já tinha idéia.
Eu particularmente nunca dirigi um 1.6, não imagino o torque e força que tenha.
Já dirigi AP 1.8, Tempra 2.0 e etc...
Mas ZR 1.6 que a galera fala horrores eu nunca dirigi.
Se eu optasse hoje por preparação seria supercharger ou aspirado, pra ter uma aceleração linear e torque abundante.
Abraços

Crozatti
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 229
Cidade/Estado : Pedreira
Motorização/Cor : Zetec Rocam 1.0 Flex/Prata
Código de Opcionais : KPM0

http://cafedasanta.blogspot.com/

Mensagem por peuboneti em Sex Fev 19 2010, 11:23

Entra tb no FordHP:

http://www.fordhp.com.br/forum/

Tem muita coisa de 1.6 aspirado. Acho que o mais forte seja um fiesta com 146 cv.

Entra la que a galera te ajuda.

peuboneti
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 115
Cidade/Estado : São Paulo / Campinas
Motorização/Cor : Fiesta 1.0 / Preto
Código de Opcionais : k

Mensagem por marcelofuh em Ter Fev 23 2010, 19:46

Obrigado pelas respostas!

Bom, já faz alguns meses que postei este topico, mas acabei adiando a preparação porque meu colega teve problemas com a inspeção veicular.
Ele tem um celta remapeado, escape com JK, coletor de montana e SRI.. Como ele foi reprovado, teve que voltar pro original..
Alguem ja teve problemas com a inspeção veicular por causa da preparação?

marcelofuh
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : Sao paulo SP
Código de Opcionais : 1243123

Mensagem por peuboneti em Qua Fev 24 2010, 09:33

Pelo q eu to vendo seu amigo fez 2 coisas erradas.

A primeira e acho q pior foi ter remapeado a injeçao. Pelo pouco q sei, uma das coisas q eles mudam é a injeçao, enriquecendo mto ela. Isso pra inspeçao é fatal. Nao passa mesmo. O segundo foi tirar o catalizador.

Se vc fizer uma preparaçao como ca_tecno falo, com comando (DTM, SWR ou Carlini), + o coletor de escape SWR, + escape de 2" acho q passa. Vou explicar pq.

Pelo q sei Unichip nao vai dar esse problema do remapeamento (deixar mto rica a mistura). O unichip é acertado com o carro no dinamometro, nao é um chutometro, onde o carro mexe no seu chip (mtas vezes so enriquecendo a mistura) sem saber. no unichip vc acerta tudo com vc quer. Tem casos do carro com unichip ficar mais economico.

Escape de 2" qdo vc for fazer é so pedir para o cara deixar um espaço para o catalizador (pedaço de cano reto). Qdo for fazer a inspeçao vc vai em alguma casa de escape e pede para colocar o catalizador nesse lugar. Depois da inspeçao vc arranca fora denovo, e colocar o cano no lugar.

Vc tambem pode colocar um comando que nao precise de acerto no unichip, ai fica mais barato e nao tem problema de mexer na injeçao.

peuboneti
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 115
Cidade/Estado : São Paulo / Campinas
Motorização/Cor : Fiesta 1.0 / Preto
Código de Opcionais : k

Mensagem por bauher em Seg Mar 22 2010, 11:42

mais alguma receita? galera

bauher
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 100
Cidade/Estado : go
Código de Opcionais : kpi9

Mensagem por Alessandro em Seg Mar 22 2010, 13:19

Mas galera eu vi o Ka do Ca_tecnno e anda de mais, o ronco é loko tipo um mini V8, e arranca ainda mais.

Mas galera com a troca do comando de valvulas e o unichip ta valendo, colocando um filtro de ar esportivo e escapamento de 3" isso é de praxe.rsrs

Mas galera isso eu curti com o unichip deixar o ka com um motor bom e ainda economico isso eu gostei pra caramba.

E como o Chokitão disse eu também quero por o supercharger só pra deixar mais seguro em ultrapassagens e com o A/c deixar mais confortável em viagens, por causa q o meu sofre nas estradas com o a/c ligado.

Pneus do Karango são Yokohama C.drive2 185/60R14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles....  Twisted Evil  Razz

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4655
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Mensagem por Chokitao em Ter Mar 23 2010, 13:05

Alessandro, escapamento de 3'' vai deixá-lo "xoxo" em baixas rotações. Só se for colocar uma turbina nervosa... mas o tópico é preparação aspirada, certo?

Andei pesquisando dois lugares que fazem escape dimensionado e me sugeriram para preparação aspirada 2'' para o 1.6.

Chokitao
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 375
Motorização/Cor : 1.6/Azul Iporanga - 195/55 R15 Dragon-Pirelli - Impacto

Mensagem por Cauê em Ter Mar 23 2010, 13:13

Unichip + Escape 2" + CAI + Comando CARLINI FOR1

Quero colocar o UNICHIP que oferece uma melhora signicativa no desempenho e consumo, junto com ele trocar o coletor, colocar o escapamento de 2" até o silenciador, tirar o catalizador mas fazer uma junta para colocá-lo quando fizer vistoria, trocar o filtro de ar (HPF), cabos de vela e militec-1 quando trocar o óleo. Acho que ganho uns 20 cv ou mais? Pra mim já estaria ótimo!

Cauê
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1513
Cidade/Estado : Rio de Janeiro e Macaé / RJ
Motorização/Cor : 1.6 / Preto
Código de Opcionais : KPG9 [x] - C.A.I. (Cold Air Intake) [x] - Filtro inbox HPF INflow [x] - Militec [x] - Comando SWR2 [ ] - Unichip [ ] - Coletor SWR 4x2x1 [ ] - Escape 2" [ ] - Rodas do Focus GLX [x] – Pneus Yokohama A.Drive 195/55/R15 [x] – Farol de Neblina [x] – Faróis Night Breaker [x] - Piscas Diadem [x] - Palhetas Flat Blade [x] - Inserto da manopla [x] - Insulfilm [x] - Volante KA XR [x] - Ponteira 3" [x] - Pedaleiras [ ] - Couro [ ] - Sony X-Plod CDX M8807 (mosca branca! raridade!) [x]

http://www.clubedonovoka.com

Mensagem por Cauê em Qua Mar 31 2010, 18:17

Encomendei o filtro HPF.

Comprei uma mangueira flexível de 3 polegadas de diâmetro, coloquei uma borracha interna para reduzir o diâmetro dela para até 2 polegadas...

Alguém sabe o diâmetro que fica a orelhinha se eu fizer um corte logo no início dela para encaixar a tubulação?

Cauê
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Código de Opcionais : KPG9 [x] - C.A.I. (Cold Air Intake) [x] - Filtro inbox HPF INflow [x] - Militec [x] - Comando SWR2 [ ] - Unichip [ ] - Coletor SWR 4x2x1 [ ] - Escape 2" [ ] - Rodas do Focus GLX [x] – Pneus Yokohama A.Drive 195/55/R15 [x] – Farol de Neblina [x] – Faróis Night Breaker [x] - Piscas Diadem [x] - Palhetas Flat Blade [x] - Inserto da manopla [x] - Insulfilm [x] - Volante KA XR [x] - Ponteira 3" [x] - Pedaleiras [ ] - Couro [ ] - Sony X-Plod CDX M8807 (mosca branca! raridade!) [x]

Mensagem por Cauê em Qua Mar 31 2010, 23:06

Meu projeto para o CAI (Cold air Intake)...

Fiz uma ilustração de como vai ficar... Comprei o material mas só
vou
instalar na sexta-feira...

A parte cinza é o tubo, a parte bege é a borracha interna para
fixação...

O
tubo que comprei tem 3", ou seja +- 7,6 cm de diâmetro interno, mas
vou
colocar uma boracha por dentro de 1,25 cm, ficarei com 5 cm de
diâmetro.
Se ficar um pouco largo, eu aperto o restante com a abraçadeira de
metal.

É +- o tamanho do começo da orelhinha.

Pq eu não comprei um tubo com menor diâmetro? Iria
caber certinho né?

Mas é porque o ar vai vir com mais pressão,
pois a entrada do tubo eu vou
colocar atrás da grade, e de acordo
com a velocidade do carro, dá mais pressão, pois entra mais ar, como vai

ficar estreito no final do tubo deve dar uma pressão maior no final...

Concordam?
Ou é viagem minha?

Cauê
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Marcos Alpha em Qui Abr 01 2010, 21:28

Não saiu a foto do seu projeto.

Aguardo para comentar.

Marcos Alpha
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 265
Cidade/Estado : Curitiba-PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto

Mensagem por Alessandro em Qui Abr 01 2010, 22:46

Cauê pra ficar legal esse seu projeto ai colocar uma Bobina da MSD pra Zetec Rocam, eu vi no Ford HP a diferença q é absurda, só que não tem pra 8V só tem pra 16V, mas nada q as presilhas não resolva. Vê isso pq a difença é coisas de segundos e com um comando de valvulas da SWR q eu vi num Ka 1.6 lá. Eu Curti.

Ahh NÃO ESQUEÇE DOS FREIOS, POR FAVOR. rsrs

Abração

Pneus do Karango são Yokohama C.drive2 185/60R14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles....  Twisted Evil  Razz

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4655
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Mensagem por Cauê em Sex Abr 02 2010, 08:32

Marcos, não faz mal, eu vou tirar algumas fotos hoje, e vou postar, eu comprei um tubo revestido de alumínio para refletir o calor do motor tbm. Aí vou criar um tópico com o passo a passo e material utilizado, vlw!

Alessandro, obrigado pelas dicas, estou pensando em trocar o comando SWR, TBI, coletor de admissão, escape 2" do início ao fim, freios da ECO manual, mas ainda estou pensando se tiro o catalizador... Fico com peso na conciência...

Espero ganhar uns 35 cv, ja está ótimo! Pra compensar a perda do ar condicionado pelo menos hehehhe!

Cauê
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 01:54

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: