Tipos de Motor/Dúvidas!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tipos de Motor/Dúvidas!

Mensagem por Adolfo Luiz em Sab Ago 08 2009, 23:38

Tire dúvidas sobre os tipos de motor de carro


Veículos são oferecidos com motores 1.0, 1.4, 1.8, entre outros.
Quanto maior o motor, mais caro fica o valor do automóvel.





Ricardo Lopes da Fonseca

Especial para o G1
























Motor do Fiat Palio (Foto: Divulgação)







Cada dia que passa os fabricantes de automóveis nos oferecem mais
e mais opções para que a escolha de um carro seja adequada às
nossas necessidades.

São inúmeras possibilidades para se configurar um carro. Temos um
número sem fim de acessórios, versões de acabamento e também a
opção de motorização. Sobre esse tema, escolhemos os principais
tipos de motores para esclarecer os detalhes de cada um.

Afinal, um modelo de carro pode ser oferecido com motor 1.0, 1.4,
1.6 e até 1.8 litro. Quanto mais litros, mais caro fica o valor
do automóvel. Na hora de escolher, é preciso levar em
consideração o uso que se vai fazer do veículo.

Você pode participar enviando suas perguntas e
dúvidas sobre carros. Clique aqui












Novo Gol é oferecido com motor 1.0, 1.6 e Power 1.6
(Foto: Divulgação)







Primeiramente vamos exemplificar a concepção dos motores, que
podem ser dividas em quatro:

Motor Vertical

São conhecidos como motores em linha. Podem ter de
dois a oito cilindros, mas os modelos mais empregados em
automóveis são de quatro, cinco ou seis cilindros. Sua
característica principal são os cilindros alinhados em único
plano longitudinal. Devido a posição dos pistões (em pé), são
chamados de verticais. A maioria dos carros utiliza essa
configuração com quatro cilindros.





saiba mais











Motor em V

A característica principal desse motor é formar um
V – visto de frente – em que os cilindros estão inclinados e
colocados ao longo de dois planos concorrentes, formando um
ângulo variável entre si. Pode ser V6, V8, V10, ou V12, sendo
seis, oito, dez ou 12 cilindros. Os carros mais potentes
utilizam essa concepção. O mais famoso deles é o V8, que equipou
os Dodge e os Ford Maverick na década de 70. Dos carros atuais,
o mais comum é o V6, que equipe desde modelos esportivos,
picapes, utilitários esportivos até vans.

Motor em W
Essa versão segue o mesmo principio do motor em V,
porém, com um plano a mais. Um exemplo de motor com essa
concepção no mercado é o W 12, do Volkswagen Phaeton. Também
temos o Bugatti Veyron com um W16.

Motor Boxer

O motor do tipo Boxer é conhecido também como
motor deitado. Os cilindros ficam na horizontal. O modelo mais
conhecido é o do Fusca, mas também equipa carros esportivos como
Porsche e Subaru.

Entenda os tipos de válvula

Depois, dentro da estrutura do motor, temos a
posição do comando de válvulas - peça responsável tanto por
abrir e fechar as válvulas da entrada da mistura ar/combustível,
como as válvulas de saída para os gases:

SOHC

Um motor do tipo SOHC (Single OverHead Cam) conta
com apenas um comando de válvulas. O mais comum é a versão de
quatro cilindros em linha com oito válvulas no cabeçote do motor
– onde também está localizado o comando -, sendo quatro para a
entrada da mistura ar/combustível e quatro para a saída dos
gases, ou seja, uma de entrada e uma saída em cada cilindro.
Também existe a versão com 16 válvulas, que passa a ser quatro
válvulas por cilindro no caso de um motor de quatro cilindros.

DOHC

O motor com essa denominação DOHC (Double OverHead
Cam) segue o mesmo princípio do SOHC, porém com dois comandos de
válvulas no cabeçote. Normalmente é um motor com mais válvulas
por cilindro, sendo o modelo mais comum o quatro cilindros em
linha com 16 válvulas.

OHV

Esse motor, o OHV (OverHead Valve) funciona com o
comando de válvulas dentro do motor e com as válvulas no
cabeçote. O gerenciamento de abertura e fechamento se dá por
meio de algumas varetas que ligam os sobressaltos do comando as válvulas.









Motor 3,6 litros V6 do utilitário esportivo
Chevrolet Captiva (Foto: Divulgação)









1.0, 1.4, 1.8... Qual é a medida certa para cada carro?

Por último temos o tamanho do motor, medido através do seu volume
cúbico, que é a capacidade total do motor somando-se o volume de
todos os cilindros:

Abaixo de 1 litro

São motores extremamente pequenos e equipam apenas
carros urbanos. Podem ter três ou quatro cilindros em linha. São
mais comuns nos minicarros comercializados na Europa.
1,0 litro

De concepção em linha com quatro cilindros, esse é
o motor que equipa os carros populares, geralmente as versões de
entrada na linha de cada marca. São os modelos mais econômicos,
porém com desempenho menor.

1,4 litro

Também com a mesma concepção: quatro cilindros em
linha. Trata-se um motor que alia a economia de carro popular ao
desempenho de um motor mais potente. É uma boa opção para
agregar ar-condicionado e direção hidráulica sem comprometer
demais o rendimento, como ocorre nos modelos de 1 litro.

1,6 litro

Versão de quatro cilindros em linha. Foi por
muitos anos o modelo mais comercializado, porém devido as
exigências de mercado, como consumo e emissões de poluentes, fez
com que as fábricas investissem mais nos modelos de 1,4 litro.
Alguns veículos médios, como Ford Focus, por exemplo, deixou o
1,8 litros de lado e passou a utilizar o 1,6 litro visando a
economia de combustível.

1,8 litros

Atualmente é o tipo de motor que equipa os carros
médios. Por muito tempo foi a versão esportiva dos carros
pequenos, como por exemplo o Volkswagen Gol e Volkswagen Passat.
Ideal para quem precisa fazer viagens de média e longa distância.

2.0 litros ou mais

A partir de 2 litros os motores podem sofrer as
variações em concepção, passando a ser em v. Até 2,5 litros
ainda são em linha, com quatro cilindros, a partir dessa
capacidade cúbica passam a ser em v, com ao menos seis
cilindros. É ideal para quem prefere mais potência e
esportividade. Mas o consumo fica mais comprometido.

Adolfo Luiz
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1661
Idade : 54
Cidade/Estado : João Pessoa / Paraiba
Motorização/Cor : 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais : Basico - Frisos, Retrovisores e Regua do Porta Malas na Cor do Veiculo, Colanas Laterais na Cor Preta e Luz de Freio Elevada.
Data de inscrição : 16/03/2009

http://www.quatrorodas.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum