Rotação de pico de potencia ERRADA !

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por leoneck em Dom Ago 09 2009, 03:25

Fala pessoal beleza ?

Tenho um Ka zero KMP9, no meu manual diz que rotaçao pico de potencia da-se à 6700 rpm, mesma rotação de corte da injeção.

Sei que a rotação de potencia máxima da-se à 6000 rpm, e para quem acreditava no manual errado esse é mesmo a rotação certa.

Site da Ford, encartes do Ka e revistas confirmao isso !

Fiquem espertos !
avatar
leoneck
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 82
Idade : 28
Cidade/Estado : Sao Paulo SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : KPM9, completaço menos rodas e couro
Data de inscrição : 26/06/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por PoLGaMeS em Ter Ago 11 2009, 23:21

nao cheguei a ver issu no manual ehehe e se vi passou batido...

o meu quando estico sempre uso a base do ouvido mesmo pra trocar marcha e tentar chegar no ponto de maxima potencia antes da troca de marcha ehehe
basicao eh froids sem conta giros no painel
avatar
PoLGaMeS
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2120
Idade : 32
Cidade/Estado : Caraguatatuba/SP
Motorização/Cor : 1.0/ preto KBC9
Código de Opcionais : Black Turtle
Data de inscrição : 26/11/2008

http://www.clubedonovoka.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por RaphaRuggiero em Ter Ago 11 2009, 23:50

polgames escreveu:nao cheguei a ver issu no manual ehehe e se vi passou batido...

o meu quando estico sempre uso a base do ouvido mesmo pra trocar marcha e tentar chegar no ponto de maxima potencia antes da troca de marcha ehehe
basicao eh froids sem conta giros no painel

Isso é uma coisa que me deixou puto com o carro...vou perguntar na ford se rola instalar o painel sem perder garantia!

Abraços!
avatar
RaphaRuggiero
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 279
Idade : 29
Cidade/Estado : São Paulo - SP
Motorização/Cor : 1.0 L - Vermelho Bari
Código de Opcionais : Sei lá!
Data de inscrição : 02/08/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por leoneck em Qua Ago 12 2009, 12:09

RaphaRuggiero e polgames,


Tem umas contas que vocês podem fazer para saber qual o giro do motor sabendo a velocidade indicada no painel e a marcha engrenada.

Se estiverem intereçados posso ensinar para voces.
avatar
leoneck
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 82
Idade : 28
Cidade/Estado : Sao Paulo SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : KPM9, completaço menos rodas e couro
Data de inscrição : 26/06/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por PoLGaMeS em Qua Ago 12 2009, 12:12

opa eu gostaria de saber sim leo...
se vc puder dar a dica fica agradecido

abraçoss
avatar
PoLGaMeS
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2120
Idade : 32
Cidade/Estado : Caraguatatuba/SP
Motorização/Cor : 1.0/ preto KBC9
Código de Opcionais : Black Turtle
Data de inscrição : 26/11/2008

http://www.clubedonovoka.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por RaphaRuggiero em Qua Ago 12 2009, 23:37

Tb me interesso!!!

Abraços
avatar
RaphaRuggiero
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 279
Idade : 29
Cidade/Estado : São Paulo - SP
Motorização/Cor : 1.0 L - Vermelho Bari
Código de Opcionais : Sei lá!
Data de inscrição : 02/08/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por Alessandro em Qua Ago 12 2009, 23:47

Ihh também quero instalar o painel original com RPM pq é foda não ter isso, mas nessa lista pode ter + 1.
Pq gostaria de aprender também...

_________________
Meu Karango


Pneus do Karango são Yokohama C.drive2 185/60R14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles....  Twisted Evil  Razz
avatar
Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4660
Idade : 27
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo
Data de inscrição : 08/08/2008

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sabendo rotação em função da velocidade e marcha

Mensagem por leoneck em Qui Ago 13 2009, 00:55

Bom vamos lá. Estou com um pouco de sono, mas já que tanta gente se intereçou vou fazer uma forcinha . . .

Primeira coisa, calculadora em mãos, do windows ou qualquer outra basiquinha, não precisa de nenhuma HP fodidona. E manual do proprietário para saber as relaçoes de marcha e diferencial.

Relaxagem que não precisa saber Cálculo Diferencial Integral 1, 2 nem 3. Quem estou até oitava série saberá fazer.

Variáveis:

-Velocidade em km/h, para passar para m/s dividir por 3,6, varia
-Relaçoes de Marchas, queles numeros tipo 4,532:1, 1,54:1, varia
-Relação diferencial, fixo
-Raio do conjunto pneu/roda, em metros, m, fixo
-Rotação do motor em rpm, f, passar para rps/Hz dividindo por 60
-Pi, aquela letra grega, π , que vale 3,1415926. . . , usem 3,1416
-ω, letra grega omega, é a velocidade angular, rotação, varia, rad/s

Fórmulas:

V=ω.R
ω=2.π.f

Para quem perdeu o manual está aqui abaixo as relações do 1.0

primeira 4,083:1
segunda 2,292:1
terceira 1,517:1
quarta 1,108:1
quinta 0,878:1

Diferencial 4,25:1

Primeiro é bom saber como funciona o sistema de transmiçao do seu Karrinho. O motor gira de 0 à 6700 rpm, qualquer que seja essa rotação, se a embragem estiver 100% aclopada será transmitida ao cambio, que dentro dele reduz o giro/aumenta a força dependendo da marcha, que depois da marcha passa para diferencial que reduz o giro vindo da marcha numa relação fixa, que no 1.0 vale 4,25:1, depois do diferencial passa para as rodas, que dependendo do raio do pneu dá uma relação final, o que não intereça, sabendo seu raio.

Então o caminho é: Motor, Cambio(Marcha e Diferencia), Rodas e asfalto. O contrario é o inverso.

Se eu quero saber a qual velocidade meu carro estará a 6000 rpm em primeira marcha, a conta é:

6000 rpm/60 = 100 Hz (passar de rpm para rps/Hz)
100 Hz/4,083 = 24,4912 Hz (diminuir o giro em primeira marcha)
24,4912/4,25 = 5,7628 Hz = f (diminuir o giro no diferencial)

ω=2.π.f

ω=2 . π . 24,4912
ω=2 . 3,1416 . 5,7628 = 36,2086 rad/s

V= ω.R (velocidade angular vezes raio do 1.0, 0.281 m)

V= 36,2086 . 0.281 = 10,175 m/s

10,175 . 3,6 = 36.63 km/h


Entenderam ?

O inverso, para saber qual a rotaçao do motor, em determinada marcha, e determinada velocidade, é só fazer o caminho inverso, trocando multiplicaçao represetada pelo ponto (.) pela divisão representada pela barra (/), e vice versa. Lembrando de converter as unidades para SI Sistema Internacional, e depois de todas as contas voltar para as unidades usuais para poder interpretar os dados.


Lição de Casa:

1) Qual a velocidade do 1.0 à 6700 rpm em quinta marcha ?

2) Qual a velocidade do 1.6 à 4750 em terceira marcha ?

3) Em que rotaçao está o motor à 50 km/h em segunda marcha, 1.0 e 1.6 !


Abração, espero ter ajudado !


PS:

-Isso vale qualquer carro com relações de marchas fixas, exclui-se cambio CVT, do Honda Fit, scooters e Nissan Sentra por exemplo.

-Vivia e vivo fazendo nisso nos carros aqui de casa sem contagiros, Fusca 1300L 78 e Vectra 98 GL 2.2.


Última edição por leoneck em Qui Ago 13 2009, 01:05, editado 1 vez(es) (Razão : Errinhos)
avatar
leoneck
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 82
Idade : 28
Cidade/Estado : Sao Paulo SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : KPM9, completaço menos rodas e couro
Data de inscrição : 26/06/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por Hitokiri Adriel em Qui Ago 13 2009, 15:57

nooosa senhora o_o o cara é professor de eng. automobilistica x3
avatar
Hitokiri Adriel
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1082
Idade : 29
Cidade/Estado : São Caetano do Sul / SP
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPN9
Data de inscrição : 26/12/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por RaphaRuggiero em Qui Ago 13 2009, 17:55

HSUIhauishAUSIHUAhusiAS

valeu cara!

vou estudar essa apostila!!

Abraços!
avatar
RaphaRuggiero
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 279
Idade : 29
Cidade/Estado : São Paulo - SP
Motorização/Cor : 1.0 L - Vermelho Bari
Código de Opcionais : Sei lá!
Data de inscrição : 02/08/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por PoLGaMeS em Qui Ago 13 2009, 22:05

heehhhe show de bola sua explicação ahuahuauh mais tenhoq pega pra estudar ela ahuauhuha
vlwsss heheheh
avatar
PoLGaMeS
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2120
Idade : 32
Cidade/Estado : Caraguatatuba/SP
Motorização/Cor : 1.0/ preto KBC9
Código de Opcionais : Black Turtle
Data de inscrição : 26/11/2008

http://www.clubedonovoka.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por Tar em Qui Ago 13 2009, 23:18

Eu até hoje não sei da onde que o pessoal tirou que o 1.0 corta em 6700... Pelo menos o manual do meu marca que é a 6900
avatar
Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Idade : 27
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse
Data de inscrição : 11/12/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por gleydelj em Seg Ago 17 2009, 23:32

Hoje eu estava dirigindo e me peguei pensando no conta giros...bem, "eu sei que tenho no meu painel esse tal de conta giros, sei que ele tem a ver com a rotação do motor, a passagem de marchas e tal...mas e daí??!! não sei usar" (kkkkk)
Aí chego aqui vejo vocês reclamando horrores pq o carro de vocês não tem o talzinho (tô aqui rindo da minha total ignorância sobre o assunto, afinal tenho e não uso).
avatar
gleydelj
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 20
Idade : 38
Cidade/Estado : salvador/bahia
Motorização/Cor : 1.0/preta
Código de Opcionais : kpm9
Data de inscrição : 24/06/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por Pedrão em Sex Set 25 2009, 17:11

uahuhauahuah......
nós morrendo de vontade de ter conta giros e vc deixando um item desse passar em branco....
avatar
Pedrão
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 102
Idade : 31
Cidade/Estado : Viçosa/MG
Motorização/Cor : 1.0 Prata
Código de Opcionais : KFM9
Data de inscrição : 12/09/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por gleydelj em Sab Set 26 2009, 10:57

(kkkk) Acho que estou aprendendo a usar na prática (rssrs) já notei que quando a a rotação tá alta e mudo de marcha ela dimunui, etc. Mas alguma alma boa (rsss) daqui poderia explicar para essa pobre mortal como utilizá-lo melhor??? (rs)
avatar
gleydelj
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 20
Idade : 38
Cidade/Estado : salvador/bahia
Motorização/Cor : 1.0/preta
Código de Opcionais : kpm9
Data de inscrição : 24/06/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por Pedrão em Sab Set 26 2009, 18:41

o conta giros pode ser utilizado para diversos fins....

-pode ser usado para melhor aproveitamento da potencia do motor, ou seja, fazer as trocas de marcha em determinada rotação, que é a que o motor entrega o máximo (varia de motor pra motor)...

-pode ser usado para economia de combustível. Vc pode ir acompanahndo as rotações e trocar sempre em baixas p proporcionar a economia

-em uma ultrapassagem, vc pode saber se está perto da rotação em que há corte do motor, oque é extremamente perigoso se vier um carro do outro lado, entao vc pode trocar de marcha antes de atingir o limite de corte (que tb varia de carro pra carro).

-em reduções de marcha, vc pode usar o conta giros pra fazer o punta taco (acelerar e frear ao mesmo tempo durante a redução de marcha), e sincronizar a rotacao evitando trancos;

as principais utilizacoes sao essas.....pelo menos na minha opiniao, mas vale ressaltar que todas essas tarefas podem ser feitas sem um contagiros, o problema é que vc terá um menor aproveitamento, uma vez que não fará nas melhores condicoes, pq nao se conhece a rotacao em que se está.....
espero ter ajudado!
avatar
Pedrão
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 102
Idade : 31
Cidade/Estado : Viçosa/MG
Motorização/Cor : 1.0 Prata
Código de Opcionais : KFM9
Data de inscrição : 12/09/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por igordmb em Sab Out 03 2009, 19:02

no meu manual ta falando 6000 rpm no alcool, e na gasolina 4750... pagina 2-76... 6700 e o corte de giro que e antes da max de 6900 pra dar mais margem de segurança pro motor
avatar
igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09
Data de inscrição : 08/11/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por Tar em Seg Out 05 2009, 19:43

Até hoje não achei no meu manual onde fala que ele corta a 6700 rpm... só pode ser pq ele foi umas das primeiras edições...
avatar
Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Idade : 27
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse
Data de inscrição : 11/12/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por Supertsunami em Seg Out 05 2009, 22:38

Meio complicada a formula, mas é melhor do que ficar sem saber quanto está o giro do motor.
avatar
Supertsunami
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 641
Idade : 35
Cidade/Estado : Niterói / RJ
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KPM9
Data de inscrição : 29/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por Tar em Seg Out 05 2009, 23:15

é só usar essa planilha aqui... http://www.mibnet.net/calculovelocidade.xls .... ainad bem que existe o nosso bom e velho amigo excel =D
avatar
Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Idade : 27
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse
Data de inscrição : 11/12/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por Pedrão em Qui Out 15 2009, 20:41

galera......
vo descobrir onde o giro corta testando no carro......
assim que fizer posto aki o giro e a velocidade.....mas essa planilha ta show.....
mas oque interessa é o pico.....pra trocar marcha com melhor aproveitamento
avatar
Pedrão
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 102
Idade : 31
Cidade/Estado : Viçosa/MG
Motorização/Cor : 1.0 Prata
Código de Opcionais : KFM9
Data de inscrição : 12/09/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por Hitokiri Adriel em Sex Out 16 2009, 02:37

ñão d pra sabe exatmente... s sei ele corta antes dos 7k rpm
avatar
Hitokiri Adriel
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1082
Idade : 29
Cidade/Estado : São Caetano do Sul / SP
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPN9
Data de inscrição : 26/12/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum