KA Afogando!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

KA Afogando!

Mensagem por edujed em Sex Ago 28 2009, 20:35

Boa noite à todos, esta é a minha primeria participação no Fórum.

Comprei meu Novo KA em Janeiro de 2008 (a consessionária me entregou lá pelo dia 17 de fevereiro - o nº do chassi está na casa de 700). Um modelo 1.0 completo, exceto pelas rodas de liga devido à quantidade de buracos na região onde moro. Sendo que acabei de fazer a minha 3ª revisão semestral (todas na concessionária), o que casou com os 20 mil KM rodados.

E reparei que desde os 12 mil KM (isto foi antes da segunda revisão), às vezes o carro dá uma segurada, quando se passa num quebra-molas e reduz de 3ª para 2ª mesmo em baixas velocidades - exemplificando: andando entre 40 e 50 km/h em 3ª ou 4ª marcha, reduzo para 20km/h ou menos para passar num quebra-molas, após passar o mesmo, engado a segunda marcha e piso no acelerador... o que acontece... parece que eu estou andando com um carro carburado que afoga! Se eu tirar o pé do acelerador, e acelerar novamente o carro anda normalmente.

Como sempre abasteci com alcool, experimentei mudar de posto e cheguei a abastecer até em outra cidade, mas o problema continua.

Algumas pessoas comentaram que o KA não tem "acelerador eletrônico" e que há alguns ajustes no software da injeção para "melhorar" o torque quando se pisa na embreagem. Outros comentaram que pode ser um atrazo no sensor MAF que indica uma mistura muito pobre.

Só sei que o software foi atualizado duas vezes, foi checada toda a parte elétrica e mecânica, e para tentar resolver o problema, acabei gastando mais de R$ 850,00 nesta 3ª revisão (até descarbonização, e limpeza de vela foi feito) e o problema ainda persiste. Pior, às vezes isto ocorre na estrada quando se reduz de 5ª para 4ª - o que causa muito receio de ultrapassar um veículo.

Não tenho muito o que reclamar do consumo (um celta básico 2 portas faz 7,5 km/l no álcool, e o ka completo está entre 6,5 e 7 km/l - com ar ligado aprox. 10% do tempo) - Detalhe importante: o Carro só vê gasolina no tanquinho de partida à frio. No tanque de gasolina só entra alcool.

O que me intriga, é que um amigo comprou um KA 1.6 praticamente na mesma época que eu (menos de 30 dias de diferença na entrega) e também tinha o mesmo problema! Só que ele levou na concessionária, fez a atualização do software e o problema realmente desapareceu. Será que eu sou azarado ?

edujed
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : Apucarana/Paraná
Motorização/Cor : Ford KA 1.0 08/09/Prata
Código de Opcionais : completo

Re: KA Afogando!

Mensagem por Eulalio em Sex Ago 28 2009, 21:01

edujed,

O meu também é um dos modelos iniciais, na casa dos 1.300... ele acontece isso quando a rotação baixa demais. Já me acostumei um pouco com isso, mas de 2ª é um problema, pois reduzir pra 1ª dá um tranco danado.

No quebra-mola eu reduzo antes de passar por ele, se reduzir depois acontece isso, por que ao segura o pé na embreagem a rotação cai demais.

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por spagnol em Qua Dez 09 2009, 22:32

Eulalio escreveu:edujed,

O meu também é um dos modelos iniciais, na casa dos 1.300... ele acontece isso quando a rotação baixa demais. Já me acostumei um pouco com isso, mas de 2ª é um problema, pois reduzir pra 1ª dá um tranco danado.

No quebra-mola eu reduzo antes de passar por ele, se reduzir depois acontece isso, por que ao segura o pé na embreagem a rotação cai demais.
.

Ah véi, fala sério, sinceramente? Isso é ridiculo. O meu também faz isso e não estou conformado. Amanhã estão trocando os bicos na tentativa de arrumar isso. Tenho certeza que não vai arrumar, mas pelo menos deixa tentando enquanto ainda pega garantia...

A sua solução é paleativa.

spagnol
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : caratinga/mg
Motorização/Cor : 1.6 flex / Prata
Código de Opcionais : Kit Performer

Mensagem por dougpasq em Qua Mar 24 2010, 23:31

Olá pessoas!!!

Comprei o meu essa semana (08/09, chassi na casa dos 19.500), e está c/ esse mesmo problema, parece afogado, chega a dar uns pipocos, ele veio c/3/4 de tanque de álcool, completei c/ gasosa esse 1/4 que faltava (conforme relatado em outros tópicos o tanque transbordou p/ minha infelicidade), porém sentí certa melhora. Vou tentar levar ele numa oficina especializada em injeção eletrônica p/ ver se tem alguma solução, já que ele ñ tá mais na garantia de fábrica e confio mais nessa oficina do que na concessionária.....

Assim que souber de algo postarei aqui!!!

Abraços

dougpasq
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 54
Cidade/Estado : São Caetano do Sul - SP
Motorização/Cor : 1.0 / Prata
Código de Opcionais : V.E. / T.E. / L.T. / D.T. / A.Q

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 03:51

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo