Ford Ka - Flex, mas só no tranco "Jornal Estado de Minas"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ford Ka - Flex, mas só no tranco "Jornal Estado de Minas"

Mensagem por Faria3 em Qui Set 24 2009, 10:08

Ford Ka - Flex, mas só no tranco

Daniel Camargos - Estado de Minas

Concessionários recebem novo parâmetro de ajuste do módulo da injeção eletrônica, que trava e não reconhece o combustível, dificultando a partida e gerando apagão
Euler Junior/EM/D.A Press - 2/7/08
Ford Ka acostuma com um tipo de combustível e apresenta falhas quando motorista troca o abastecimento

Na teoria, os veículos com a tecnologia flex podem ser abastecidos com álcool e gasolina, em qualquer proporção, e, dessa forma, funcionam sem problemas. Já na prática, os proprietários da última geração do Ford Ka, quando mudam o tipo de combustível com que abastecem usualmente, têm uma surpresa. Elizangela Carvalho conta que os problemas começaram quando trocou o combustível, do álcool para a gasolina. No início, ficava difícil dar a partida até o momento em que o carro não ligou mais e teve que ser rebocado para a concessionária. "Ainda estava na garantia. Não tive gasto nenhum, mas o rapaz da oficina disse que tinha travado em gasolina e que não reconhecia mais o álcool. Ele contou que era um problema que estava ficando comum, pois havia atendido vários casos", afirma Elizângela.

A reportagem do caderno de Veículos do Estado de Minas entrou em contato, se passando por um proprietário do modelo, com duas concessionárias Ford de Belo Horizonte e, em ambas, constatou que o problema do módulo da injeção do Ka é rotineiro. Na Forlan, a informação é de que o eletricista resolve o problema rapidamente, mas o agendamento só seria possível para a próxima semana. Ao explicar que o carro não estava ligando, o consultor da oficina recomendou forçar um pouquinho que funciona. Disse também que casos semelhantes são comuns. Na Pisa, problemas no módulo do Ka também são frequentes e a reprogramação pode ser feita na hora, sem agendamento e em apenas alguns minutos, conforme explicou o consultor. O serviço é feito em garantia, sem custo.

Consultada, a Ford informou que não tem na central de atendimento ao cliente "quantidade expressiva de casos que possa levantar essa questão como um problema e para uma resposta mais exata teria que avaliar caso a caso". Informou também que, embora sem ter essa avaliação completa, em determinados casos, pode haver a possibilidade de oscilação da marcha-lenta, quando há o uso alternado de combustíveis entre gasolina e álcool, de diferentes qualidades e procedências. Isso pode ocorrer nos primeiros quilômetros rodados, numa fase chamada de "reconhecimento" do combustível. Apesar de dizer que não há uma quantidade expressiva, a Ford determinou para a rede de distribuidores um novo parâmetro de ajuste no módulo de controle do sistema de alimentação

Faria3
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 313
Cidade/Estado : Coronel Fabriciano - MG
Motorização/Cor : 1.0, Vermelho Bari
Código de Opcionais : COMPLETO + roda 14 - KPN9

Re: Ford Ka - Flex, mas só no tranco "Jornal Estado de Minas"

Mensagem por JOC_KÁ em Qui Set 24 2009, 10:28

nunca aconteceu isso comigo........ja abasteci com os dois, só com gasolina, só com o alcool.........fui fazer a primeira revisão......pensei em pedir para mexer no modulo da IE.......porem pensei melhor e em time que esta ganhando naum se mexe.....rsrs....

JOC_KÁ
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 661
Cidade/Estado : São Paulo, SP
Motorização/Cor : 1.8 maxx/ prata
Código de Opcionais : menos ar

Mensagem por Supertsunami em Qui Set 24 2009, 10:35

Eu coloquei gasolina uma vez, o resto só alcool. Não tive problema.

Supertsunami
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 641
Cidade/Estado : Niterói / RJ
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KPM9

Mensagem por renato_tecno em Qui Set 24 2009, 10:55

Esse problema é antigo...aconteceu com os primeiros a serem fabricados.

renato_tecno
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 80
Cidade/Estado : Fortaleza/CE
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho Bari
Código de Opcionais : KTA9 - Ka Tecno

Mensagem por Thiago BH em Qui Set 24 2009, 11:06

O meu é 09/09 e deu isso aí.
Não é só nos antigos não.
Já trocaram até os bicos de injeção e no total ficou um mes na oficina.

Thiago BH
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 500
Cidade/Estado : MG
Motorização/Cor : Prata
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por Brvita em Qui Set 24 2009, 11:18

Thiago BH escreveu:O meu é 09/09 e deu isso aí.
Não é só nos antigos não.
Já trocaram até os bicos de injeção e no total ficou um mes na oficina.

Já pode pedir troca do veículo

Isso é falha de fabricação, no seu caso não acho que seja o mesmo defeito, apesar de ser o mesmo sintoma. Esses foi uma leva em julho de 2008. Acredito que fabricados em junho de 2008.

Sou eu no South Park!

"Se um dia disserem que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: a Arca de Noé foi construída por
amadores; profissionais construíram o Titanic..."

Novo KA 1.0 - Preto Ebony

Brvita
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 496
Cidade/Estado : João Pessoa/PB
Motorização/Cor : 1.0/Black - Preto Ebony
Código de Opcionais : SOMMA - KBB9

Mensagem por bilharinho em Sex Nov 27 2009, 17:12

O meu comprei em Junho deste ano (2009). Tem sintomas bem parecidos. Rodava só com álcool. Troquei para gasolina e depois quando fui voltar ao álcool o carro não foi mais o mesmo, principalmente nos primeiros minutos pela manhã.

bilharinho
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 9
Cidade/Estado : Uberaba / MG
Código de Opcionais : AC

Mensagem por Man On The Edge em Seg Nov 30 2009, 08:19

bilharinho escreveu:O meu comprei em Junho deste ano (2009). Tem sintomas bem parecidos. Rodava só com álcool. Troquei para gasolina e depois quando fui voltar ao álcool o carro não foi mais o mesmo, principalmente nos primeiros minutos pela manhã.

Xiii, o meu comprei no mesmo mês que o seu...

Eu só usei álcool no tanque até agora (tá com 11.000 km hoje)... Vejo que se eu mudar pra gasosa (o que é MUITO pouco provável), terei problemas também?

Que saudades do bom e velho bura...

Abraços

Man On The Edge
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 481
Cidade/Estado : Rondonópolis - MT
Motorização/Cor : 1.0 - Preto Ebony
Código de Opcionais : KBC9

Mensagem por bilharinho em Seg Nov 30 2009, 08:26

Man On The Edge escreveu:
bilharinho escreveu:O meu comprei em Junho deste ano (2009). Tem sintomas bem parecidos. Rodava só com álcool. Troquei para gasolina e depois quando fui voltar ao álcool o carro não foi mais o mesmo, principalmente nos primeiros minutos pela manhã.

Xiii, o meu comprei no mesmo mês que o seu...

Eu só usei álcool no tanque até agora (tá com 11.000 km hoje)... Vejo que se eu mudar pra gasosa (o que é MUITO pouco provável), terei problemas também?

Que saudades do bom e velho bura...

Abraços

Não necessariamente, mas se um dia acontecer com você, saberá que não é por causa de combustível ruim e que é algo recorrente com outros proprietários também.

Abraço.

bilharinho
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Thiago BH em Qua Dez 02 2009, 11:31

Hoje o meu foi para a oficina mais uma vez. Já foi umas 7 vezes fora a revisão...
Já abri pedido de acompanhamento para a Ford - sempre peço.
Comprei o carro em fevereiro. Sempre deu problema.
E eles não resolvem.

E tbm não trocam o carro.
Podem ficar na ilusão. Mas eles te mandam abrir processo se vc quiser.
Ford nunca mais.

Thiago BH
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por bilharinho em Qua Dez 02 2009, 11:36

Nos países desenvolvidos existe um tipo de combustível chamado E85, ele é alcool a 85% e gasolina a 15%. Isto faz com que os carros que são alternativos lá não precisem do tanquinho de partida a frio. Vou passar a colocar 15 reais de gasolina e encher o resto com alcool para resolver este problema.

bilharinho
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Blobh em Dom Dez 06 2009, 21:57

Thiago BH escreveu:Hoje o meu foi para a oficina mais uma vez. Já foi umas 7 vezes fora a revisão...
E eles não resolvem.

Ford nunca mais.
É Thiago, te disse que não tinha acontecido comigo mas também já fui sorteado com esse defeito.
Já levei o meu 3x na concessionária (BH Lourdes, BH For Cidade Nova e por último na Forlan) com apenas 5 meses de uso e 5.800 km rodados. Em todas as vezes que levei foi feita a tal da reprogramação da injeção eletrônica, somente.
Levei na Forlan tem aproximadamente 2 semanas, e ainda não voltou a dar o defeito. Estou em fase de testes, essa semana voltei para o álcool (tava com gasolina), quero ver quando eu fizer o segundo abastecimento com álcool (que é quando se dá o defeito).
O Consultor da Forlan disse que se o problema voltar, é para ligar para o 0800 da Ford e reclamar.

Blobh
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 43
Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
Motorização/Cor : 1.0L - Preto Ebony

Mensagem por DerikWarick em Ter Jan 12 2010, 23:35

Putz, 7000km aproximadamente, sempre andando com alcool...e agora, José?!

DerikWarick
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : ALTO TAQUARI - MT
Motorização/Cor : 1.0 Prata
Código de Opcionais : Intermediário

Mensagem por bilharinho em Qua Jan 13 2010, 08:18

DerikWarick escreveu:Putz, 7000km aproximadamente, sempre andando com alcool...e agora, José?!

E agora? Simples. Já percebi qual é o problema. Após trocar de combustível algumas vezes notei que sempre que é feita a troca o Ka vai se adaptando aos poucos. Não é como o Gol ou Pálio.

O que tenho feito para minimizar o problema e fazer a transição de forma menos traumática é ao trocar de combustível ir trocando aos poucos, sempre colocando 15 a 20 litros com o tanque ainda em 1/4. Se um dia você for trocar para gasolina considere esta opção, ao menos para mim deu certo.

Abraço.

bilharinho
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Gradativamente

Mensagem por DerikWarick em Qui Jan 14 2010, 14:24

Hmmm...no manual diz que temos que abastecer com gasolina aditivada quando se chega alguns kms(ñ me lembro qto de km exatamente). Vou tb bem gradativo, proporção ainda menor, a cada 1/4 de alcool, coloco 5 litros de gas, ou seja, serão umas 3 partes de alcool e uma de gas, aproximadamente, p começar. Medão de ficar no "prego" agora! rs....Valeu colega

DerikWarick
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : ALTO TAQUARI - MT
Motorização/Cor : 1.0 Prata
Código de Opcionais : Intermediário

Mensagem por Maristela em Qui Jan 14 2010, 16:15

O meu também deu problema. Usava só álcool, aí, meu namorado disse que a gasolina estava valendo mais à pena e encheu o tanque com ela. Perdeu a potência e começou a falhar. Depois de uns dias normalizou. Voltei para o álcool e foi tudo bem. É muito problema para um carro 0km, válvula termostática, reservatório de arrefecimento, tanque barulhento, água no pé do passageiro quando chove, câmbio: parece que o carro vai desmontar quando as marchas são engatadas... a ré arranha, o meu ainda teve um troço no tanque quando colocaram a manta para reduzir o barulho... eu ia abastecer e o combustível caía todo no chão, voltou para a concessionária. Agora, já faz uma semana que não dá problema nenhum rs rs

Maristela
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 11
Cidade/Estado : Curitiba
Motorização/Cor : 1.0 Vermelho
Código de Opcionais : 5P/73

Mensagem por Blobh em Sab Jan 16 2010, 18:06

Eu nunca tive problema mudando de álcool puro para gasolina, e sim de gasolina pura para álcool.

Blobh

Número de Mensagens : 43
Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
Motorização/Cor : 1.0L - Preto Ebony

Mensagem por Egon em Sab Jan 16 2010, 23:39

Maristela escreveu:O meu também deu problema. Usava só álcool, aí, meu namorado disse que a gasolina estava valendo mais à pena e encheu o tanque com ela. Perdeu a potência e começou a falhar. Depois de uns dias normalizou. Voltei para o álcool e foi tudo bem. É muito problema para um carro 0km, válvula termostática, reservatório de arrefecimento, tanque barulhento, água no pé do passageiro quando chove, câmbio: parece que o carro vai desmontar quando as marchas são engatadas... a ré arranha, o meu ainda teve um troço no tanque quando colocaram a manta para reduzir o barulho... eu ia abastecer e o combustível caía todo no chão, voltou para a concessionária. Agora, já faz uma semana que não dá problema nenhum rs rs

Maristela.. já tive os mesmos problemas que você... fiquei a pé por trocar o tipo de combustível... (rídiculo essa coisa de o carro ter que se acostumar com o combustível).....reservatório de arrefecimento trincado e vazando... o carro vira uma canoa furada em dias de chuva forte.. tanque barulhento... sem falar no desconforto dessa suspensão e densidade da espuma dos bancos (numa viajenzinha de 6 horas te faz ficar todo quebrado).....tem como ficar satisfeito com um carro que eu tirei zero e em 2 anos apresentou mais problemas do que com os 7 anos que meu pai ficou com o palio que ele também tirou 0 km?? ... Esse mês estarei colocando ele a venda.... preciso me livrar dessa bomba.... rs... Apenas um desabafo....

Egon
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : São José dos Pinhais
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Fly

Mensagem por Hitokiri Adriel em Dom Jan 17 2010, 01:15

AS vezes coloco gasolina e n tenho problema algum.... isso dai as vezes é muito especifico de cada carro....

Hitokiri Adriel
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1082
Cidade/Estado : São Caetano do Sul / SP
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPN9

Mensagem por lucsigon em Dom Fev 28 2010, 21:27

Isto tb aconteceu comigo,e acabei pagando mesmo em garantia para a concessionária SUPERFOR da lapa em São Paulo um limpeza dos bicos injetores no valor de 140 reais," NA GARANTIA".BOm na semana passada fiz a media na gasolina na cidade 6.9 km litro....!!!!
BOm mas agora to sem grana para trocar de carro...

lucsigon
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 6
Cidade/Estado : São paulo
Motorização/Cor : 1.o vermelho
Código de Opcionais : completo

Mensagem por Thiago BH em Sex Mar 05 2010, 22:44

Blobh escreveu:
Thiago BH escreveu:Hoje o meu foi para a oficina mais uma vez. Já foi umas 7 vezes fora a revisão...
E eles não resolvem.

Ford nunca mais.
É Thiago, te disse que não tinha acontecido comigo mas também já fui sorteado com esse defeito.
Já levei o meu 3x na concessionária (BH Lourdes, BH For Cidade Nova e por último na Forlan) com apenas 5 meses de uso e 5.800 km rodados. Em todas as vezes que levei foi feita a tal da reprogramação da injeção eletrônica, somente.
Levei na Forlan tem aproximadamente 2 semanas, e ainda não voltou a dar o defeito. Estou em fase de testes, essa semana voltei para o álcool (tava com gasolina), quero ver quando eu fizer o segundo abastecimento com álcool (que é quando se dá o defeito).
O Consultor da Forlan disse que se o problema voltar, é para ligar para o 0800 da Ford e reclamar.

Boa sorte cara,
o meu até hoje não resolveu,
ainda sinto o carro faco, mas ainda não pus alcool depois de terem trocado bicos, velas, correias etc...
O preço do alcool aqui em BH está proibitivo.
Uma dica, leve sempre seu carro na mesma oficina - ESPELUNCAs - porque eles acompanhando o seu caso podem ficar com dó depois da garantia e te dar uma ajuda....
Eu levo sempre na BHFOR aqui da cristinano machado. Eles não resolvem o problema e o atendimento é péssimo, mas a cada troca de peça ganho mais um ano de garantia da peça pelo menos.. hehehe E o pessoal lá já tá quase ne chamando pelo nome.. Hahaha
Mas o atendimente é péssimo, como de costume nas FORDS aqui de BH.
Abraço e boa sorte..

Thiago BH
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por igordmb em Sab Maio 01 2010, 21:03

o meu demora pra ligar na gasolina 2º ou 3º vez... mas nunca fiquei na mao

igordmb