Troca de marcha "no tempo"
Página 1 de 2 • Compartilhe •
Página 1 de 2 • 1, 2 
Troca de marcha "no tempo"
ATENÇÃO!!!!!
Se você chegou a esse tópico procurando informações sobre troca de marcha no tempo, por favor procure em:
www.google.com
http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/tempo-1.htm
http://knol.google.com/k/francisco-peres-sanches/troca-de-marchas-no-tempo-do-motor/9fwxb9tzfshq/11#
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pessoal!!
Alguém já conseguiu fazer a troca de marchas no tempo?? Estou aqui, me sentindo um inútil!!! Não consigo acertar
[]'s
Medina
Se você chegou a esse tópico procurando informações sobre troca de marcha no tempo, por favor procure em:
www.google.com
http://knol.google.com/k/francisco-peres-sanches/troca-de-marchas-no-tempo-do-motor/9fwxb9tzfshq/11#
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pessoal!!
Alguém já conseguiu fazer a troca de marchas no tempo?? Estou aqui, me sentindo um inútil!!! Não consigo acertar
[]'s
Medina
Última edição por joaomedina em Seg 26 Out - 13:44, editado 2 vez(es)

joaomedina- Tô tirando a carteira

- Número de Mensagens: 282
Cidade/Estado: Porto Alegre
Motorização/Cor: Kapetão 1.nada
Código de Opcionais: KPM9
Re: Troca de marcha "no tempo"
Seria aquele lance de passar a marcha sem pisar na embreagem?

Supertsunami- Carteira Provisória

- Número de Mensagens: 644
Cidade/Estado: Niterói / RJ
Motorização/Cor: 1.0 / Preto
tem que trocar a marcha na rotação certa, assim não precisa pisar na embreagem ou arranhar as engrenagens.
Já um mecânico fazer isso, mas não arrisco.
Já um mecânico fazer isso, mas não arrisco.

Eulalio- Administrador

- Número de Mensagens: 2403
Cidade/Estado: Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor: 1.0/Prata
Código de Opcionais: Básico
E qual seria a rotação certa? Pq em baixa rotação acredito que de para fazer isso sem grandes problemas... visto que é possivel ir para a neutra sem pisar na embreagem
eu soh arrisco fazer issu na moto... (na moto eu consigo)
no carro ainda nao tentei... mais tem um amigo meu q consegue fazer no gol bola dele...
no carro ainda nao tentei... mais tem um amigo meu q consegue fazer no gol bola dele...
Com carro mais antigo ate já consegui não e sempre.
Mais com carros novos prefiro nem arriscar
XD
Mais com carros novos prefiro nem arriscar
XD

Danilovl69- Piloto de Kart

- Número de Mensagens: 87
Cidade/Estado: Sergipe
Motorização/Cor: 1.0 Azul Noronha
Código de Opcionais: ka
eu n tenho coragem de trocar no carro n.....
vai que eu erro feio....auhuhauha.....ficar brincando de trocar assim pode estragar os dentes da embreagem......e por causa de uma brincadeira.....ir tdo pro saco.....
so mais usar a embreagem....que foi feita pra isso....
até pq o pto de pico n é o mesmo que as engrenagens estão sincronizadas.....
entao nem da pra dizer que trocar marcha assim é pra aproveitar melhor a potencia.....é só pra fazer uma graça msm.....hehhe....
vai que eu erro feio....auhuhauha.....ficar brincando de trocar assim pode estragar os dentes da embreagem......e por causa de uma brincadeira.....ir tdo pro saco.....
so mais usar a embreagem....que foi feita pra isso....
até pq o pto de pico n é o mesmo que as engrenagens estão sincronizadas.....
entao nem da pra dizer que trocar marcha assim é pra aproveitar melhor a potencia.....é só pra fazer uma graça msm.....hehhe....

Pedrão- Tô tirando a carteira

- Número de Mensagens: 103
Cidade/Estado: Viçosa/MG
Motorização/Cor: 1.0 Prata
Código de Opcionais: KFM9
Na Parati q tivemos em casa, era barbada: em 3000 era só trocar q tava tudo certo
Depois de um tempo, só usava a embreagem pra arrancar e parar, virou praticamente um Classe A com embreagem automática! Muito bom dirigir assim
Depois de um tempo, só usava a embreagem pra arrancar e parar, virou praticamente um Classe A com embreagem automática! Muito bom dirigir assim

Eu não me arrisco a fazer isso com o carro.

Supertsunami- Carteira Provisória

- Número de Mensagens: 644
Cidade/Estado: Niterói / RJ
Motorização/Cor: 1.0 / Preto
Nem sabia disso.
mas tb nao queru arriscar nao xD
mas tb nao queru arriscar nao xD

Faelz- Tô tirando a carteira

- Número de Mensagens: 253
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Motorização/Cor: 1.0 Preto
Código de Opcionais: Completo
sou outro q naum me arrisco.......a embreagem tah lah e prefiro usa-la.......

JOC_KÁ- Carteira Provisória

- Número de Mensagens: 665
Cidade/Estado: São Paulo, SP
Motorização/Cor: 1.8 maxx/ prata
Código de Opcionais: menos ar
O giro para troca de marcha no tempo é bem alto.
Mas depende de cada carro.
Eu fazia em um Fusca, hoje não faço.
Mas depende de cada carro.
Eu fazia em um Fusca, hoje não faço.
Thiago BH- Carteira Provisória

- Número de Mensagens: 524
Cidade/Estado: MG
Motorização/Cor: Prata
nenhuma montadora/mecanico recomenda fazer isso... embreagem esta la para ser usada... se n tivesse seria carro automatico....

Hitokiri Adriel- Motorista Veterano

- Número de Mensagens: 1072
Cidade/Estado: São Caetano do Sul / SP
Código de Opcionais: KPN9
Hitokiri Adriel escreveu:nenhuma montadora/mecanico recomenda fazer isso... embreagem esta la para ser usada... se n tivesse seria carro automatico....
Hitokiri,
eu fazia no Fusca quando era moleque porque ele não tinha embreagem.
Quando tinha uns 18, 19 anos.
Hahaha
E eu e uns colegas tinhamos que levar ele pra outra cidade.
Abraço

galera, a partir de agora quem não souber em qual giro se troca a marcha sem a embreagem não precisa responder aqui,ok?
Existe a possibilidade de trocar a marcha sem pisar a embreagem. Não é uma prática recomendada, mas existe a possibilidade de ser feita.
Então, se tiver algum interessado em testar qual a rotação, basta colocar o resultado aqui.
Existe a possibilidade de trocar a marcha sem pisar a embreagem. Não é uma prática recomendada, mas existe a possibilidade de ser feita.
Então, se tiver algum interessado em testar qual a rotação, basta colocar o resultado aqui.

Eulalio- Administrador

- Número de Mensagens: 2403
Cidade/Estado: Salvador, Bahia, Brasil
Código de Opcionais: Básico
Eu ainda não consegui tempo
mas se tudo der certo neste findi eu pego o manual pra fazer uns cálculos e tentar alguma coisa...

HEHE consigo mudar as marchas sem usar embreagem.
Exemplo: 1 , 2 , 3 , 4 , 5 ( essa é mais dificil )
Agora reduzir nunca consegui no ka
Proximos up's: Arrumar a caixa selada / Modulo mono / Pintura NELE

vinny- Moderador

- Número de Mensagens: 2760
Cidade/Estado: Campinas/Sp
Motorização/Cor: 1.0/Preto
Código de Opcionais: Conjunto eletrico + som + milha + xenon 4300k farol + xenon 8k milha + strobo + escape 2 + coletor + led seta + led farol + led cortesia + carpete aluminio + mola esportiva (preparada) + Dvd Retratil Kenwood + Manopla MOMO + Volante MOMO + Conta Giros Smock + Medidor de Temp. Agua Smock + HallMeter Smock + Lanterna FUME + Sem nenhum miolo.
Eulalio escreveu:Então, se tiver algum interessado em testar qual a rotação, basta colocar o resultado aqui.
vinny escreveu:HEHE consigo mudar as marchas sem usar embreagem.
Rotação?
Só p/ deixar claro não existe o tempo CERTO em relação a rotação.
ex: segunda marcha vai se 20km/h a 60km/h entre essa velocidade vc pode passar p/ terceira numa boa sem embreagem, segredo se encontra na hora q tire o pé do acelerador e coloca a marcha no tempo correto.
---
Quando disse reduzir era o fato de fazer sem embreagem.
---
Espero ter conseguido explicar...Não é legal tbm fazer isso como o Eulalio disse, não recomendo.
Abraços,
ex: segunda marcha vai se 20km/h a 60km/h entre essa velocidade vc pode passar p/ terceira numa boa sem embreagem, segredo se encontra na hora q tire o pé do acelerador e coloca a marcha no tempo correto.
---
Quando disse reduzir era o fato de fazer sem embreagem.
---
Espero ter conseguido explicar...Não é legal tbm fazer isso como o Eulalio disse, não recomendo.
Abraços,
Proximos up's: Arrumar a caixa selada / Modulo mono / Pintura NELE

vinny- Moderador

- Número de Mensagens: 2760
Cidade/Estado: Campinas/Sp
Motorização/Cor: 1.0/Preto
Código de Opcionais: Conjunto eletrico + som + milha + xenon 4300k farol + xenon 8k milha + strobo + escape 2 + coletor + led seta + led farol + led cortesia + carpete aluminio + mola esportiva (preparada) + Dvd Retratil Kenwood + Manopla MOMO + Volante MOMO + Conta Giros Smock + Medidor de Temp. Agua Smock + HallMeter Smock + Lanterna FUME + Sem nenhum miolo.
Putz...
Senhores, existe um calculo que se faz usando a relação de cada marcha para se saber a rotação correta de sincronismo das engrenagens.
Tendo em vista o rumo que tomou esse tópico:
Solicito gentilmente que, algum moderador, tranque-o afim de eviar que informações errôneas sejam dadas aos nossos membros do fórum.
Att.
Medina
Senhores, existe um calculo que se faz usando a relação de cada marcha para se saber a rotação correta de sincronismo das engrenagens.
Tendo em vista o rumo que tomou esse tópico:
Solicito gentilmente que, algum moderador, tranque-o afim de eviar que informações errôneas sejam dadas aos nossos membros do fórum.
Att.
Medina

no carro antigo eu fazia direto, no ka ainda nao tentei!

Eagle- Carteira Provisória

- Número de Mensagens: 676
Cidade/Estado: Juiz de Fora / Timóteo
Motorização/Cor: 1.0 Prata / 1.6 prata
Código de Opcionais: KPD9 / KPP9
Eu fiz uma vez, mas foi mtu sem querer, nunca mais acho...tava descendo o morro e fui desengatar o carro (sem pisar na embreagem) que é indiscutivelmente ridiculo e qq um faz mas não recomendo tb (nem desengatar sem pisar na embreagem e nem descer o morro desengatado), tava descendo em terceira, mas no que eu coloquei no ponto morto eu senti meio que o cambio "puchando" a quarta marcha que acabou entrando...totalmente sem querer
no dia seguinte fui tentar fazer de novo e deu a maior raspada que doeu na alma, depois dessa nunca mais tentei...
Tem uns amigo meu que faz tb e fala de ouvir o motor e tal, mas claro que só isso não basta...
no dia seguinte fui tentar fazer de novo e deu a maior raspada que doeu na alma, depois dessa nunca mais tentei...
Tem uns amigo meu que faz tb e fala de ouvir o motor e tal, mas claro que só isso não basta...

Tiago B.- Tô tirando a carteira

- Número de Mensagens: 223
Cidade/Estado: Itatiba / São Paulo
Motorização/Cor: New ka 1.6 / 1.0
Código de Opcionais: 17" + xenon em tudo, inclusive milhas
Tiago B. escreveu:Eu fiz uma vez, mas foi mtu sem querer, nunca mais acho...tava descendo o morro e fui desengatar o carro (sem pisar na embreagem) que é indiscutivelmente ridiculo e qq um faz mas não recomendo tb (nem desengatar sem pisar na embreagem e nem descer o morro desengatado), tava descendo em terceira, mas no que eu coloquei no ponto morto eu senti meio que o cambio "puchando" a quarta marcha que acabou entrando...totalmente sem querer
Tbm já fiz sem querer..
Hahaha
Fiquei um tempo com um carro semi-automático, aí quando voltei pro manual meti a marcha sem pisar na embreagem.
Direto eu quase fazia isso de novo sem querer... Hehehe
Tbm tirava a marcha sem pisar.
Tudo no engano porque tinha acostumado com o carro sem embreagem e com marcha manual.

pra encavalar as engrenagens e arrebentar a caixa de cambio eh um pulo
shimono- Piloto de Arcade

- Número de Mensagens: 4
Cidade/Estado: são paulo / SP
Motorização/Cor: ---
Código de Opcionais: ---
Não arrisco!! Jamais..
Uma vez entrou a segunda qnd fui reduzir da 5 para a 4 nossa.. ainda bem que fui rapido e afundei o pé na embreagem.. Gelei completamente..
Uma vez entrou a segunda qnd fui reduzir da 5 para a 4 nossa.. ainda bem que fui rapido e afundei o pé na embreagem.. Gelei completamente..

andre.bera- Tô tirando a carteira

- Número de Mensagens: 112
Cidade/Estado: São Paulo / SP
Motorização/Cor: 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais: KBEO
Eu tb não arrisco este tipo de acão, prefiro a velha e boa embreagem!hehehehe.

Adolfo Luiz- Motorista Veterano

- Número de Mensagens: 1676
Cidade/Estado: João Pessoa / Paraiba
Motorização/Cor: 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais: Basico - Frisos, Retrovisores e Regua do Porta Malas na Cor do Veiculo, Colanas Laterais na Cor Preta e Luz de Freio Elevada.

UAHUahUA FIZ SE QUERER, da primeira pra segunda, achei que tinha quebrado alguma coisa UAHuahUAHa, bem marinheira de primeira viagem...uHAUah

paula_reche- Piloto de Kart

- Número de Mensagens: 68
Cidade/Estado: Mauá-SP
Motorização/Cor: 1.0/preto
Código de Opcionais: KFM9
Não é nada difícil de executar essa acão. Bem facinho, mas bem facinho tambem de acabar em poucos milhares de km os aneis sincronizadores.
Seguinte, as marchas, 2 pares de engrenagens para cada, para as marcha engatar, as duas engrenagens tem que estar na mesma rotaçao. Quem igual essa rotaçao são os aneis sincronizadores.
Se voce ficar trocando toda hora a marcha "no tempo" sem usar a embreagem eles vão indo para o espaço, se desgastando. Eles funcionam, mas demora-se mais para engatar a marcha, e se forçar, mesmo pisando na embreagem, ela arranha a marcha.
Sabe quando voce tenta engatar a ré com o carro andando bem devagarzinho para frente e ela arranha para cacete. Ou quando o carro esta em ponto morto e rapidamente pisamos na embreagem e ententamos engatar a ré ? Arranha né ? Pois é, a ré não possui aneis sincronizadores.
Agora qualquer outra marcha com o carro em qualquer sentido entra.
É mais facil trocar a marcha no tempo na 3, 4 e 5 marchas pois a diferença entre as relaçoes não sao tao grandes assim.
Mas precisa-se conhecer MUITO bem seu carro para trocar no tempo sem forçar os aneis, e precisa de muita arranhada para conhecer bem seu carro. O conta giros ajuda.
Os dentes da embreagem não vão soder assim tão rápido assim, precisa de muito para perder uma engrenagem. O motor funde bem antes de se perder um cambio.
é facil de se trocar as marcha no tempo com motos pois a relaçoes de marcha sao curtinhas, entao a diferença de rotaçao é baixa, e nao precisa-se forçar muito o pedal para a marcha engrenar.
Querem ver os aneis sincronizadores funcionando ? Com o carro em um lugar seguro e plano, com o motor ligado, cambio em ponto morto, freio de mão abaixado, tente engatar a primeira, e vá aumentando a força na alavanca, voce vai perceber que o carro vai se mover devagarzinho para frente, relaxa não vai engatar, a diferença de rotaçao é brutal, com o carro parado ela não engata. Mesma coisa acontece com as outras marchas, mas com menos força.
Fiz isso por muito tempo num Vectra B 98 2.2 que temos aqui em casa, acabei com os aneis dele, em uso normal beleza, funciona bem, mas se eu dou um ralo nele, dou umas puxadas de terceira para quarta, trocando bunitinho a marcha, mas rápido ele arranha, mesma coisa de quarta para quinta, arranha mais ainda.
Para reduzir de quaquer marcha para segunda é um saco, ele não arranha, mas não engata, tenho que subir a rotaçao a arvore primaria para se aproximar da arvore secundaria.
Duvidas ?
Seguinte, as marchas, 2 pares de engrenagens para cada, para as marcha engatar, as duas engrenagens tem que estar na mesma rotaçao. Quem igual essa rotaçao são os aneis sincronizadores.
Se voce ficar trocando toda hora a marcha "no tempo" sem usar a embreagem eles vão indo para o espaço, se desgastando. Eles funcionam, mas demora-se mais para engatar a marcha, e se forçar, mesmo pisando na embreagem, ela arranha a marcha.
Sabe quando voce tenta engatar a ré com o carro andando bem devagarzinho para frente e ela arranha para cacete. Ou quando o carro esta em ponto morto e rapidamente pisamos na embreagem e ententamos engatar a ré ? Arranha né ? Pois é, a ré não possui aneis sincronizadores.
Agora qualquer outra marcha com o carro em qualquer sentido entra.
É mais facil trocar a marcha no tempo na 3, 4 e 5 marchas pois a diferença entre as relaçoes não sao tao grandes assim.
Mas precisa-se conhecer MUITO bem seu carro para trocar no tempo sem forçar os aneis, e precisa de muita arranhada para conhecer bem seu carro. O conta giros ajuda.
Os dentes da embreagem não vão soder assim tão rápido assim, precisa de muito para perder uma engrenagem. O motor funde bem antes de se perder um cambio.
é facil de se trocar as marcha no tempo com motos pois a relaçoes de marcha sao curtinhas, entao a diferença de rotaçao é baixa, e nao precisa-se forçar muito o pedal para a marcha engrenar.
Querem ver os aneis sincronizadores funcionando ? Com o carro em um lugar seguro e plano, com o motor ligado, cambio em ponto morto, freio de mão abaixado, tente engatar a primeira, e vá aumentando a força na alavanca, voce vai perceber que o carro vai se mover devagarzinho para frente, relaxa não vai engatar, a diferença de rotaçao é brutal, com o carro parado ela não engata. Mesma coisa acontece com as outras marchas, mas com menos força.
Fiz isso por muito tempo num Vectra B 98 2.2 que temos aqui em casa, acabei com os aneis dele, em uso normal beleza, funciona bem, mas se eu dou um ralo nele, dou umas puxadas de terceira para quarta, trocando bunitinho a marcha, mas rápido ele arranha, mesma coisa de quarta para quinta, arranha mais ainda.
Para reduzir de quaquer marcha para segunda é um saco, ele não arranha, mas não engata, tenho que subir a rotaçao a arvore primaria para se aproximar da arvore secundaria.
Duvidas ?

leoneck- Piloto de Kart

- Número de Mensagens: 82
Cidade/Estado: Sao Paulo SP
Motorização/Cor: 1.0 Preto
Código de Opcionais: KPM9, completaço menos rodas e couro
Página 1 de 2 • 1, 2 
Tópicos similares» "Causo" de pescador
» Sem jogar por tempo indeterminado :(
» Trocar o Atuador da Marcha Lenta
» Polindo farois que ficaram fosco dps de um tempo
» 2012/04/28 - Marcha dos 3 Castelos - Sesimbra - Palmela - Setubal