Conhecendo Melhor o Motor do Ford Ka!

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Conhecendo Melhor o Motor do Ford Ka!

Mensagem por Adolfo Luiz em Seg Out 19 2009, 23:08

Zetec RoCam reforça Ka para briga entre os populares
Ford
reforça o Ka com o novo motor Zetec RoCam, com uma tecnologia muito
mais sofisticada que os antigo Endura e muito mais competitivo. Confira.







O
Ford Ka foi o primeiro marco de uma nova era da Ford no Brasil, com o
lançamento de um novo conceito denominado New Edge, revolucionário até
para os padrões do ano de 1997, não tão distante assim.
Lançado
inicialmente em duas versões de motorização, o Endura 1.0 e 1.3, a Ford
em setembro de 1999, substituiu o motor Endura pelo novíssimo Zetec
RoCam, descontinuando a produção do Ka 1.3 litros e focando no motor
1.0, responsável por mais de 60% do total de veículos produzidos no
Brasil.

O motor Ford Zetec RoCam é fabricado na unidade de Taubaté (SP), e
reúne uma série de características de avançada tecnologia, próprias de
veículos de alta classe que, segundo a montadora, fazem dele o mais
moderno em produção no Brasil.

Em relação ao seu antecessor, o novo Ford Ka Zetec RoCam trabalha com
uma taxa de compressão mais elevada (9,1:1 do Endura-E 1.0 para os
9,8:1 do atual Zetec RoCam 1.0); e teve um ganho de quase 12 cv.

Esse motor tem bloco de ferro cinzento, leve e compacto, atendendo aos
padrões de rigidez, redução de peso e dimensões, alta qualidade e
relação custo-benefício; o cabeçote de alumínio, incorpora o comando de
válvulas do tipo tubular e vazado, com cames sinterizados, mais leve
que os convencionais e com maiores eficiência e resistência a flexões,
torções e fadiga; a tampa de válvulas é estampada em plástico com
separador de óleo integrado; “trem” de válvulas com balancins
roletados; acionamento das válvulas por roletes (Rolling Cam Shaft), e
braço compensador, sistema que contribui para a transferência direta da
energia para as válvulas.

O acionamento do comando de válvulas, por corrente interna, proporciona
maior rigidez, neutraliza o atrito interno provocado pelo funcionamento
do conjunto de válvulas e contribui para a obtenção de maior torque e
potência.

Da mesma forma, contribuem para a grande durabilidade do motor o
sistema de fluxo dinâmico de óleo, que garante melhor lubrificação das
partes móveis; os tuchos hidráulicos, que possuem recurso de permanente
regulagem ao longo de toda a vida útil por compensação automática, e
componentes instalados dentro do bloco, entre os quais a corrente de
acionamento do comando e da bomba d’água, o que evita vazamentos e
reduz o nível de ruídos e serviços de manutenção, por não possuir
correias que exigem regulagem de tensão ou trocas periódicas.

Também em alumínio, o cárter tem nervuras externas, para reforçar o
conjunto e reduzir o nível de ruídos. O virabrequim, em ferro fundido e
com cinco mancais de apoio, foi projetado para suportar altos níveis de
vibração e esforços torcionais.

De acordo com o projeto do motor, extremamente compacto, o virabrequim
aciona a bomba de óleo, integrada ao conjunto.

Outras importantes características do motor Ford Zetec RoCam são o
cabeçote com câmaras de combustão de formato inclinado, para otimizar o
aproveitamento de espaço e a troca térmica do conjunto, os pistões, de
liga leve, e os anéis de segmento especiais, de atrito reduzido,
otimizados por intermédio do sistema CAE, em termos de material
utilizado, formato e dimensões, proporcionando maior resistência às
cargas e tensões, apesar da redução de peso obtida pelo processo.

O bloco de cilindros, fundido em ferro de liga especial, tem geometria
de alta precisão, os pistões possuem três anéis de compressão
superiores, anéis de compressão inferiores em ferro fundido e anel
controlador de óleo, segmentado em três peças, para reduzir atrito,
proporcionar baixo consumo de combustível e óleo, reduzido o nível de
emissões.

O novo motor recebeu uma correta relação estequiométrica, com o
objetivo de adequar as quantidades de ar e combustível a serem
introduzidas no cabeçote e obter um melhor aproveitamento da energia
produzida, eliminando a formação de sub-produtos (gases que comprometem
o meio ambiente). Tudo isso em busca dos melhores padrões de
performance, economia de combustível, dirigibilidade, emissões de gases
e baixa manutenção.

Todo o gerenciamento do motor é processado de forma eletrônica, por
intermédio do computador EEC-V, o mesmo utilizado na motorização
Endura- E, conceituado pelos especialistas como um dos mais eficiente
do mundo.

Adolfo Luiz
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Re: Conhecendo Melhor o Motor do Ford Ka!

Mensagem por xfx777 em Dom Abr 25 2010, 18:46

Reportagem antiga mais válida para enteder como funcio os rocans de hoje em dia ...

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