Desempenho da Suspensão

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Desempenho da Suspensão

Mensagem por Túlio em Qua Jun 04 2008, 07:56

Eu, que sempre andei de Fiat (Pálio, Mille e Idea...), pois na minha região 50% de tudo o que tem 4 rodas e motor é da montadora italiana, admito que sofri com a suspensão dura do Ka.
Já me adaptei, e agora eu até prefiro suspensão mais firme.

Mas causa alguns inconvenientes. Como nas ruas da minha cidade há alguns quebra-molas (ou lombadas, ou sei lá que outro nome, pq depende da região), e muitos deles daqueles curtos e altos, nos quais a gente não sobe e desce, mas sim 'bate' contra eles, quando me encontro com um prefiro passar muito devagar, pra sentir menos os impactos.

E quando a pista está mal remendada, quando se passa sobre um também é possível sentir o remendo dentro do carro.
Mas quando eu tiver mais experiência, e viajar no carro, tenho certeza de que esta firmeza da suspensão vai ser o que vai agradar nas curvas, como o que todo mundo já disse aqui no Fórum.

E pra completar, eu estou calibrando os pneus com 35 libras na frente, e 30 atrás, como manda o manual.

E aí, o que estão achando da suspensão?
Estão calibrando os pneus conforme o manual?

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por Eulalio em Qua Jun 04 2008, 08:30

Calibro conforme manual também, a cada semana ou quinze dias, depende da minha disposição.

Também acho a suspensão muito dura, porém quando coloca mais de duas pessoas no banco de trás, o que parecia ser algo "firme", não "guenta" o peso e abaixa, tanto que em alguns quebra-molas raspa o fundo se não passar com muito cuidado.

Mas claro, duas pessoas atrás são praticamente mais de 100kg de carga adicional...

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por LeonardoHB em Qua Jun 04 2008, 10:15

Se eu for sozinho atrás eu já quebro esse peso de "carga adicional" q vc disse... hehehe

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por Fabio em Qua Jun 04 2008, 10:29

eu não senti diferença, já é meu terceiro Ka heheh
a única coisa é que ela inclina um pouco mais do que a do antigo, o antigo era
um pouquinho mais estável eu acho...

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por LeonardoHB em Qua Jun 04 2008, 19:40

E bem mais leve... hehehehe achoq é por isso q inclinava menos... rs

Falows!

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por Fernando FMGJ em Qui Jun 05 2008, 10:15

Sério ? 35 nos da frente e 30 nos de trás ? Pow, acho isso muito mas se o manual recomenda tudo bem.
Acho que vale a pena experimentar 32 x 30 ou até 30 x 28 , deve ficar muito mais confortável.
Estou achando difícil eu conseguir manter esta recomendação andando pelas ruas do Rio de Janeiro, aqui está tudo muito ruim. Acho que aquele robozinho lá em Marte está encontrando condições melhores que aqui, fala sério, pra onde vai a fortuna que pagamos de IPVA ???
Assim que chegar o Kzim vou ver como ele se comporta neste rally do Rio de Janeiro - CASA/TRABALHO/CASA edição 2008 ! No
Abçs !

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por Eulalio em Qui Jun 05 2008, 10:47

O meu tá beleza nesse trajeto casa-trabalho-deixar esposa na faculdade-casa-pegar esposa na faculdade-casa e tenho mantido a calibragem 35-30. Eu tava pensando na questão do pneu, mas acho que é assunto para um tópico novo, pois eu acho que o tipo de pneu (goodyear ou pirelli) incluindo a periodicidade de calibragem do pneu esteja afetando o consumo de combustivel dos motoristas daqui do clube, pois só vejo elogios quanto ao meu consumo.

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por Túlio em Qui Jun 05 2008, 10:59

No meu caso eu calibro toda semana, todo sábado, pra ser mais exato.
Os da frente, que eu deixo com 35, geralmente estão com 32/33 toda vez que vou recalibrar. Ou seja, nem perde muito.

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por Fabio em Qui Jun 05 2008, 11:17

Eu também calibro todo sábado, ainda mais que eu estaciono num posto que tem essas máquinas Embarassed Ah, pra minha sorte o posto não é nem um pouco movimentando e o Ka fica isolado num canto! Eu perdi o estacionamento do meu prédio depois que teve obras aqui e perdeu toda a frente (onde tava a vaga que eu colocava o carro). Daí tem 10 vagas ainda, mas a do meu apto. infelizmente, não está entre essas 10.

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por ricsds em Qui Jun 05 2008, 13:21

FMGJ so lembrando se o pneu estever calibrando desta forma provavelmente o consumo deve aumentar...

ricsds
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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por Fernando FMGJ em Qui Jun 05 2008, 13:24

Verdade...

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por Snahrck em Qui Jun 05 2008, 22:49

Falando sobre calibragem vou dar uma dica. Não, melhor, vou contar o que aconteceu comigo e vocês tiram suas próprias conclusões.Eu calibrava uma vez por semana sempre no mesmo posto com a calibragem indicada no manual, conforme a maioria que postou aqui 35/30lbs. Em geral, quando ia calibrar a diferença era de duas ou três libras para menos. Pois um belo dia quando fui calibrar neste mesmo posto observei que o bico do calibrador havia sido arrancado. Procurei então outro posto para calibrar e quando inseri o bico do calibrador no pneu da frente o mostrador indicou 40lbs, 5lbs a mais que havia colocado, uma semana atrás? Os de trás estavam com nada menos do que 36lbs! Como assim? os pneu vão enchendo a medida que vão rodando? Claro que não, algum dos dois calibradores estavam muito, mas MUITO, mal regulado! Decidi então que vou procurar um terceiro posto para tirar a dúvida de qual deles estava errado, porém imaginei que este pode ser o motivo do bico do calibrador do primeiro posto ter sido arrancado: Será que algum motorista fulo da vida fez isso? Vai saber.

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por Túlio em Sex Jun 06 2008, 07:24

Rapaz, o que houve com o bico do calibrador eu não sei dizer, mas o que vc disse é importante:
Todo mundo deve procurar "uma segunda opinião", pra tirar a limpo sobre quantas libras realmente estão nos pneus.

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por Eulalio em Sex Jun 06 2008, 08:34

Pode ocorrer que após rodar muito com o carro a temperatura dos pneus sobem e consequentemente a expansão do ar e por isso a pressão sobe.

Pode haver sim uma falta de calibração do próprio instrumento que faz a calibração do pneu, ele pode não estar aferido corretamente e encher o pneu com uma pressão incorreta.

Vale a pena procurar outro posto sim pra verificar qual dos dois postos se aproximam da pressão correta.

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por ricsds em Sex Jun 06 2008, 14:04

Infelizmente ta feia a coisa até para calibrar os pneus temos que procurar dois a três lugares diferentes para fazer isto, deste jeito estamos perdidos...

ricsds
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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por Fabio em Sex Jun 06 2008, 19:22

Encher "demais" o pneu faz o consumo subir também? Ou só se for abaixo do recomendado?

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por Fernando FMGJ em Seg Jun 23 2008, 14:35

Se encher demais, além de ficar muito desconfortável, irá se tornar inseguro também pois a tendência é que só o bojo central do pneu toque o solo reduzindo a área de aderência.
Na chuva então será um perigo.
No mais, sua suspensão também irá sofrer mais com as irregularidades do piso.

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por josebarbosa em Qui Jun 26 2008, 11:13

fmgj escreveu:Se encher demais, além de ficar muito desconfortável, irá se tornar inseguro também pois a tendência é que só o bojo central do pneu toque o solo reduzindo a área de aderência.
Na chuva então será um perigo.
No mais, sua suspensão também irá sofrer mais com as irregularidades do piso.

Permita-me corrigi-lo.
A alta calibragem tem características bastantes distintas no piso seco e molhado. Enquanto no piso seco, de fato, há um menor contato com o solo, naturalmente há uma perda da aderência.
Entretanto, a situação de piso molhado, que é a mais perigosa, tem uma característica diferente. Quanto mais estreito o pneu, menor a chance de "aquaplanar" e perder aderência. Isto porque, por ser mais estreito, ele tem maior pressão e corta melhor a poça d'água. Por isto, um pneu sobrecalibrado terá uma área de contato menor, maior pressão, e menor risco de aquaplanagem.
Obviamente, o pneu não deve ser sobrecalibrado pelos seus problemas, mas é menos pior, bem menos, excesso do que falta de pressão.

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por Fernando FMGJ em Qui Jun 26 2008, 11:39

Pois bem Josebarbosa, você não me corrigiu e sim complementou meu post pois aquaplanar é uma das coisas que podem acontecer com um carro em um piso molhado mas derrapar é outra e com menor área de contato você terá muitas chances de se colocar em situações de risco, seja na chuva, no óleo, na terra, cascalhos e até mesmo no seco.
Então por isso não concordo muito com você pois o que aconteceria se você aquaplanasse em uma curva? Faça uma curva na chuva com um pneu muito cheio e verá do que estou falando. Outra coisa, com um pneu muito cheio você até poderá cortar melhor a lâmina de água mas perderá tração e daí irá derrapar.
Bom, esta é minha opinião né? Resultado de conclusões tiradas no decorrer de pouco mais de 25 anos dirigindo por aí.
Pneus menos calibrados tem mais chances de aquaplanar sim mas não significa que mais cheios que o normal seriam mais seguros. O ideal mesmo é o indicado pelo fabricante do carro que levou em consideração o peso que está apoiado em cada roda para estipular o valor correto.
Valeu Josebarbosa,
Abçs

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por Bovolini em Qui Ago 14 2008, 23:32

Fabio escreveu:Encher "demais" o pneu faz o consumo subir também? Ou só se for abaixo do recomendado?


nada! quanto mais cheio, mais econômico fica, pois o motor terá mais facilidade de colocar o carro em movimento.

Eu vou calibrar os pneus com nitrogênio. Aguém já experimentou?

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por LeonardoHB em Sex Ago 15 2008, 10:11

Teve um cara aqui... não lembro se foi o Eulalio ou o Geraldo... ou o fmgj... mas foi um ae... hauhauahauahauahau

Bom... mas tem q esvaziar totalmente o pneu e só depois disso colocar nitrogênio...

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por Eulalio em Sex Ago 15 2008, 11:06

Foi o fmgj... ele enchia perto da casa dele se não me engano....

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por Fernando FMGJ em Sex Ago 15 2008, 16:42

Isso, passei um bom tempo só calibrando com nitrogênio que era uma cortesia de minha seguradora em convênio com uma loja de pneus e amortecedores aqui no meu trajeto.
O carro fica excelente, recomendo muito a quem tiver a oportunidade de usar sempre ou pelo menos experimentar.
Bom... mas tem q esvaziar totalmente o pneu e só depois disso colocar nitrogênio...
É isso aí Leonardo.
Valeu!

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por LeonardoHB em Sex Ago 15 2008, 16:56

Voltando a suspensão... eu acho q em conjunto com o pneu bem caligbrado ela é uma suspensão deliciosa... firme qdo precisa e não chega a incomodar por ser mais dura que as outras... passa mto mais sensação de segurança do que qdo se está dentro de um Pálio...

Falows!!

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por Ricardo em Sex Ago 15 2008, 22:32

Concordo com vc Leonardo, eu já tive um Palio e realmente a suspensão do Ka passa muito mais confiança. Aliás, esse foi um dos motivos para eu ter escolhido o Ka, já que a minha esposa tinha um old e eu gostava de dirigri o karro dela por causa da suspensão.

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por AdvNeto em Qua Ago 20 2008, 00:55

Olha ja dirigi um palio e asensação que tive foi de certa instabilidade em curvas mais acentuadas, coisa que não sinto no Ka nas mesmas curvas e com mesma velocidade. Claro, não sou nenhum motorista profissional é mesmo somente a sensação que tive.
Agora isso que o Snahrck é para revoltar. Já não basta a dor de cabeça que os combustíveis estão dando agora até calibrador de pneu! Será que tem dedo de fabricante de pneu no meio? Shocked
Todo caso, prefiro acreditar no que o Eulalio ressatou, trata-se apenas de um aquecimento do pneu e todo mundo sabe, mais calor mais pressão e vice versa. confused

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por Filipe.F em Qua Out 29 2008, 21:59

Como alguns disseram, acho que o ajuste da suspensão do antigo era melhor. No entanto, acredito que os pneus prejudiquem muito o desempenho em curvas do meu carro. Quando o carro já está tangenciando a curva, dá pra sentir que começa a faltar pneu.

Acho a suspensão do ka dura em relação aos demais da categoria, mas escolhi o meu exatamente por isso. O desempenho em curvas apertadas é o que mais me agrada.

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por denisdias em Qua Nov 12 2008, 14:07

Tb gostei muito, até me surpreendi com a suspensão do novo KA, aparentemente mais "dura" que os outros. Senti mesmo a diferença na estrada, nas curvas.

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por igordmb em Ter Dez 09 2008, 01:58

por isso que ele vira bem, por causa da suspensao dura, o ruim e nos lugares com ruas de paralelepipedos ou buracos, mas ta valendo, mas pra curvar do jeito que ele curva ta valendo

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Re: Desempenho da Suspensão

Mensagem por GGPORTO em Sex Jan 30 2009, 15:08

Tinhe um Fiesta Street antes do Ka, Já gostava bastante da suspensão. Agora no novo Ka está melhor ainda ainda mais que tá novinha e faz pouco barulho é firme e segura. Bem mais segura que a de um Siena que eu andei h´algum tempo atrás. O carro parecia aqueles carros que só andam na mola. Mole, mole mole... Eu entrava nas curvas e queria nunca ter feito isso dava um nervoso parecia que ia perder o controle a qualquer momento...

1000000X a suspensão do KA!!!

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Re: Desempenho da Suspensão

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