Relação de marchas x consumo
Página 1 de 2 • Compartilhe •
Página 1 de 2 • 1, 2 
Re: Relação de marchas x consumo
Esse abastecimento abusei um pouco das marchas, pois no plano dá para rodar na 5ª marcha a partir de 40 km/h e assim "economizar", foi assim que consegui 10.5km/l. Mas voltei da viagem agitado e puxando 80km/h na 4ª marcha para ouvir o ronco do motor e aí se duvidar vou ter um consumo de 9.5km/l ou menos.

Eulalio- Administrador

- Número de Mensagens: 2403
Cidade/Estado: Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor: 1.0/Prata
Código de Opcionais: Básico
Eulalio escreveu:...no plano dá para rodar na 5ª marcha a partir de 40 km/h e assim "economizar", foi assim que consegui 10.5km/l.
Colocar a 5ª marcha a 40km/h (mesmo no plano) não é uma boa opção para economizar. O ideal é você passar as marchas na velocidade certa (no manual do KA diz a velocidade ideal para cada marcha) e sem forçar muito, é claro.
Eu li em um site (não me recordo agora qual) que o ponto de melhor consumo do Novo KA é entre 60km/h e 80km/h (nesse momento você está de 5ª marcha é claro...) aonde pode chegar a um consumo de até 18km/l de gasolina dependendo dos fatores externos.
Tiago Medeiros- Piloto de Controle Remoto

- Número de Mensagens: 49
Cidade/Estado: Brasília
Motorização/Cor: 1.0 / Preto
Código de Opcionais: KFF9
Tiago Medeiros escreveu:Eulalio escreveu:...no plano dá para rodar na 5ª marcha a partir de 40 km/h e assim "economizar", foi assim que consegui 10.5km/l.
Colocar a 5ª marcha a 40km/h (mesmo no plano) não é uma boa opção para economizar. O ideal é você passar as marchas na velocidade certa (no manual do KA diz a velocidade ideal para cada marcha) e sem forçar muito, é claro.
Eu li em um site (não me recordo agora qual) que o ponto de melhor consumo do Novo KA é entre 60km/h e 80km/h (nesse momento você está de 5ª marcha é claro...) aonde pode chegar a um consumo de até 18km/l de gasolina dependendo dos fatores externos.
Tiago,
Eu li em algum site (tem a referência do mesmo em algum post do teste dos 100 dias) que o melhor consumo é rodar na maior marcha mesmo, independente da velocidade. Claro que tem momentos que não dá para fazer isso em alguns momentos.
Mas o que falei não é que ao atingir 40km/h se coloca a 5ª, mas sim que a 5ª dá para reduzir até 40km/h sem problemas e depois seguir sem precisar de mudar de marcha.
Por experiência, fazendo isso de sempre rodar nas maiores marchas, consegui um rendimento de 10.5km/l.
No entanto quando voltei de viagem, fiquei acostumado a rodar basicamente na 4ª por ficar esperando os momentos de ultrapassagem e só colocar a 5ª quando via o transito livre, mal coloquei a 5ª aqui na cidade e o consumo caiu para 9.42km/l.
Voltei a usar as marchas altas e provavelmente no fim de semana terei mais uma média de consumo.
Túlio,
Foi o que eu disse, você pode tirar uma média reabastecendo, pegando os litros que coube no tanque e dividindo pelos quilômetros que você percorreu. Isso é válido e dá uma média bem próxima da real.

Eulalio- Administrador

Vamos por partes.
Trajetos curtos, uso de marchas baixas e engarrafamentos atrapalham no consumo.
Com relação ao uso de marchas baixas, no último consumo eu tava fazendo o seguinte (o meu não tem contagiros): 1ª marcha até 20km/h, 2ª marcha até uns 40km/h (mas se o trajeto fosse se prolongar muito eu engatava logo a terceira), 3ª marcha entre 50 e 60 km/h e a 4ª marcha ficava até uns 80km/h (o máximo de algumas vias daqui) e o consumo deu 9,9 km/l. Achei até estranho, tava querendo ouvir o ronco do motor e pensei que iria gastar muito com o álcool, mas gostei.
Agora voltei a dirigir "suave", sem arrancar muito o carro e talvez daqui pra sexta-feira terei mais um consumo.
De resto, meu carro já passou dos 9.000km e o aviso de manutenção começou a piscar!
Trajetos curtos, uso de marchas baixas e engarrafamentos atrapalham no consumo.
Com relação ao uso de marchas baixas, no último consumo eu tava fazendo o seguinte (o meu não tem contagiros): 1ª marcha até 20km/h, 2ª marcha até uns 40km/h (mas se o trajeto fosse se prolongar muito eu engatava logo a terceira), 3ª marcha entre 50 e 60 km/h e a 4ª marcha ficava até uns 80km/h (o máximo de algumas vias daqui) e o consumo deu 9,9 km/l. Achei até estranho, tava querendo ouvir o ronco do motor e pensei que iria gastar muito com o álcool, mas gostei.
Agora voltei a dirigir "suave", sem arrancar muito o carro e talvez daqui pra sexta-feira terei mais um consumo.
De resto, meu carro já passou dos 9.000km e o aviso de manutenção começou a piscar!

Eulalio- Administrador

Eulalio,
Estava pensando em perguntar isso mesmo. Sigo mais ou menos esta lógica e o Ka me surpreendeu por andar melhor em 3a do que em 2a, meus outros carros sempre tiveram a 2a como "marcha padrão"...
Como o meu tem conta giros, costumo subir a marcha sempre que chego a 3.000 rpm, descendo quando baixa de 2000 rpm. Será essa a dinâmica?
Abs!
Estava pensando em perguntar isso mesmo. Sigo mais ou menos esta lógica e o Ka me surpreendeu por andar melhor em 3a do que em 2a, meus outros carros sempre tiveram a 2a como "marcha padrão"...
Como o meu tem conta giros, costumo subir a marcha sempre que chego a 3.000 rpm, descendo quando baixa de 2000 rpm. Será essa a dinâmica?
Abs!
jdeiro- Piloto de Kart

- Número de Mensagens: 82
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Motorização/Cor: Sandero Privilege 1.6 8V / Vermelho Fogo
Código de Opcionais: No hay!
Essa relação com rpm não sou perito no assunto.
Edit: Tenho feito a cada abatecimento um teste no modo de dirigir, mantendo esse modo até o fim do consumo e essa variabilidade não tem se mostrado grande.
Edit: Tenho feito a cada abatecimento um teste no modo de dirigir, mantendo esse modo até o fim do consumo e essa variabilidade não tem se mostrado grande.

Eulalio- Administrador

Eulalio, conta a como vc dirige, para consegui tão boas médias?
Angelo Roncally- Piloto de Kart

- Número de Mensagens: 94
Motorização/Cor: 1.0 Prata Geada
Código de Opcionais: KPD9
Quando é no pátio de estacionamento respeito o limite de velocidade de 20 a 30km/h em 2ª marcha, quando na pista de acesso para entrada ou saída já é terceira marcha a partir de 30km/h.
Como não tenho contagiros, respeito a velocidade para mudança de marchas.
Relação de marcha x velocidade máxima antes da troca
1ª marcha - 20km/h
2ª marcha - 30 a 40km/h (se for um percurso muito longo a 30-35km/h engato a 3ª)
3ª marcha - 50-60 km/h (percurso muito longo a 50km/h engato a 4ª)
4ª marcha - 80km/h (percurso muito longo a 80km/h engato a 5ª)
Nas saídas de semáforo e de estacionamento eu acelero o carro, não sei dizer se tão rápido assim, mas parece que sim, pois geralmente os carros ficam pra trás, no entanto acelero até alcançar o limite de velocidade da via (60km/h, 70km/h ou 80km/h) e mantenho essa velocidade. Quando a via é de 30km/h ou até mesmo 40-50km/h não tem nem graça de acelerar assim, pois o trânsito impede essa aceleração rápida.
Mantenho sempre uma distância do carro da frente, não fico colado no fundo, assim evito freiar em diversas vezes. Geralmente o próprio motor reduz a velocidade sem precisar pisar no freio, exceto quando é semáforo ou quando o trânsito trava e exige pisar no freio mesmo.
Não fico gastando o acelerador para ficar chegando próximo do outro carro e tendo que freiar por que ele não acelerou.
Parar o carro no semáforo ou mesmo que por pouco tempo em engarrafamento é ponto morto e freio, inclusive em ladeira. Faço quase nada de meia embreagem.
Parar o carro para esperar por alguém que vá demorar mais que um minuto eu desligo o motor.
E por falar em meia embreagem, para não esquecer, fiquei alguns segundos numa ladeira ontem.
Tem alguma outra situação?
Edit:
Acho que um dia desses vou pedir pra minha esposa filmar meu modo de dirigir pelo celular e depois coloco no youtube.
Como não tenho contagiros, respeito a velocidade para mudança de marchas.
Relação de marcha x velocidade máxima antes da troca
1ª marcha - 20km/h
2ª marcha - 30 a 40km/h (se for um percurso muito longo a 30-35km/h engato a 3ª)
3ª marcha - 50-60 km/h (percurso muito longo a 50km/h engato a 4ª)
4ª marcha - 80km/h (percurso muito longo a 80km/h engato a 5ª)
Nas saídas de semáforo e de estacionamento eu acelero o carro, não sei dizer se tão rápido assim, mas parece que sim, pois geralmente os carros ficam pra trás, no entanto acelero até alcançar o limite de velocidade da via (60km/h, 70km/h ou 80km/h) e mantenho essa velocidade. Quando a via é de 30km/h ou até mesmo 40-50km/h não tem nem graça de acelerar assim, pois o trânsito impede essa aceleração rápida.
Mantenho sempre uma distância do carro da frente, não fico colado no fundo, assim evito freiar em diversas vezes. Geralmente o próprio motor reduz a velocidade sem precisar pisar no freio, exceto quando é semáforo ou quando o trânsito trava e exige pisar no freio mesmo.
Não fico gastando o acelerador para ficar chegando próximo do outro carro e tendo que freiar por que ele não acelerou.
Parar o carro no semáforo ou mesmo que por pouco tempo em engarrafamento é ponto morto e freio, inclusive em ladeira. Faço quase nada de meia embreagem.
Parar o carro para esperar por alguém que vá demorar mais que um minuto eu desligo o motor.
E por falar em meia embreagem, para não esquecer, fiquei alguns segundos numa ladeira ontem.
Tem alguma outra situação?
Edit:
Acho que um dia desses vou pedir pra minha esposa filmar meu modo de dirigir pelo celular e depois coloco no youtube.

Eulalio- Administrador

Caros,
O manual recomenda mudanças de marcha a cada 25km/h, em média. Ou seja, ficaria mais ou menos assim:
1ª-2ª - assim que sair da inércia (contra 20km/h do Eulalio)
2ª-3ª - 25km/h (contra 40km/h do Eulalio)
3ª-4ª - 50km/h (contra 60km/h do Eulalio)
4ª-5ª - 75km/h (contra 80km/h do Eulalio)
Reparando no conta-giros, nesta lógica a mudança de marcha ocorre quando atinge 3.000 rpm.
Fica a dúvida: qual a forma mais econômica, a do Eulalio ou a do manual?
Não posso usar meu consumo como parâmetro, pois tenho pouco mais de 500km rodados...
Abs!
O manual recomenda mudanças de marcha a cada 25km/h, em média. Ou seja, ficaria mais ou menos assim:
Reparando no conta-giros, nesta lógica a mudança de marcha ocorre quando atinge 3.000 rpm.
Não posso usar meu consumo como parâmetro, pois tenho pouco mais de 500km rodados...
Abs!
jdeiro- Piloto de Kart

- Número de Mensagens: 82
Motorização/Cor: Sandero Privilege 1.6 8V / Vermelho Fogo
Código de Opcionais: No hay!
jdeiro escreveu:Caros,
Abs!
Jdeiro,
Repare na página 2-31 do manual
Condução / Modo de Operação
Consumo
Mudança de marcha
A mudança de marcha no tempo correto melhora a economia de combustível e reduz a emissão de poluentes. Assim, selecione as marchas do veículo observando as seguintes velocidades:
Mudança de marcha motor frio km/h motor a temperatura normal (km/h)
..........1-2.....................25......................20
..........2-3.....................40......................35
..........3-4.....................65......................50
..........4-5.....................75......................75
Agora tire suas conclusões.

Eulalio- Administrador

Relação de marchas x consumo
Abri este tópico reunindo algumas discussões na parte de consumo do ka 1.0 para alimentarmos melhor a conversa.

Eulalio- Administrador

Pessoal me ajudem. Meu carro com gasolina está fazendo cerca de 8 Km/L. É normal? Rodei uns 400 Km só.Interfere?Como amaciar?
Meu percurso é muito curto. 2ª a partir de 20, 3ª a partir de 30, 4ª a partir de 50. Como ando no máximo a 60, minha cidade tá cheia de radar, quase não coloco a quinta.Estou tentando seguir o manual, mas estou consumindo muito. O q vcs acham?
Meu percurso é muito curto. 2ª a partir de 20, 3ª a partir de 30, 4ª a partir de 50. Como ando no máximo a 60, minha cidade tá cheia de radar, quase não coloco a quinta.Estou tentando seguir o manual, mas estou consumindo muito. O q vcs acham?
antonio- Piloto de Arcade

- Número de Mensagens: 5
Cidade/Estado: aracaju/se
Motorização/Cor: 1.0/preto
Código de Opcionais: kbb9
Eulálio, vc segue a risca essas velocidades para passar a marcha quando pode?
Meu consumo pode está acima do esperado por eu não fazer isso. Com 60Km já passo logo a 5. Minhas mudanças são tipo a cada 10km/h troco a marcha.
1-2-------20km/h
2-3-------30km/h
3-4-------40km/h
4-5-------60km/h
Meu consumo pode está acima do esperado por eu não fazer isso. Com 60Km já passo logo a 5. Minhas mudanças são tipo a cada 10km/h troco a marcha.
1-2-------20km/h
2-3-------30km/h
3-4-------40km/h
4-5-------60km/h
- Rodas 15 Vaska (195/55/15)
- Molas esportivas Macaulay

Felinto Sérgio- Sócio Fundador

- Número de Mensagens: 819
Cidade/Estado: Fortaleza-CE
Código de Opcionais: KPD9
Felinto,
Sigo à risca principalmente com o carro frio, eu dou uma esticada a mais para ele pegar a temperatura ideal. Dá para sentir no ouvido, esticar a 2ª até 40 km/h não dá nem pra ouvir o motor roncar direito.
Sigo à risca principalmente com o carro frio, eu dou uma esticada a mais para ele pegar a temperatura ideal. Dá para sentir no ouvido, esticar a 2ª até 40 km/h não dá nem pra ouvir o motor roncar direito.

Eulalio- Administrador

Fala antonio, blz?? rapaz, nao sei como e o percurso que vc faz mas se for um percurso normal realmente ta consumindo um bocado... logo quando eu comprei o carro eu fiz 8 no alcool, agora fazer 8 na gasolina e complicado... apesar de que a vendedora do meu falou que no começo iria beber um pouco, talvez com o tempo melhore... tem que ver tambem que se o seu percurso for muito pequeno o motor ta trabalhando frio, acho que isso interfere no consumo, da uma pesquisada... antes de comprar o ka eu pesquisei alguns carros e o que seus donos diziam a respeito deles, varias vezes eu vi relatos como o seu falando que o consumo tava alto, isso foi com varios carros, um que eu me lembro bem foi o classic, a mulher tava pau da vida... ela levou o carro pra fazer teste de consumo, ai deu um resultado ruim... o pessoal do teste falou que estava normal... mas tava consumindo muito, ai e que ta, sera que seu caso e igual ao da mulher?? tem que ver... se continuar assim leva o carro na consecionaria e manda fazer um teste, de repente o seu caso nao e esse

igordmb- Motorista Veterano

- Número de Mensagens: 1145
Cidade/Estado: Vila Velha ES
Motorização/Cor: 1.0 preto
Código de Opcionais: kba09
o ka realmente bebe muito. o meu 1.o com o ar ligado no alcool faz 7 km por litro na gasolina 9 . na primeira revisao vou reclamar.
peixinhopm- Piloto de Arcade

- Número de Mensagens: 3
Cidade/Estado: Feira de Santana-BA
Motorização/Cor: novo ka preto
Código de Opcionais: ar condicionado
antonio
acho q amacia com o tmepo
pq o meu no inicio fazia 5 a 6 com alcool
agora com 4000km ja ta fazendo 9 a 10 no alcool
acho q amacia com o tmepo
pq o meu no inicio fazia 5 a 6 com alcool
agora com 4000km ja ta fazendo 9 a 10 no alcool
pessoal, evitem de acelerar o carro logo que vcs ligam, tipo pela manha por exemplo, e que o oleo ta todo no carter ainda, nao circulou pelo motor, ai nao e bom acelerar o carro pelo menos com uns 3 minutos de funcionamento, depois pode andar normal

igordmb- Motorista Veterano

- Número de Mensagens: 1145
Cidade/Estado: Vila Velha ES
Motorização/Cor: 1.0 preto
Código de Opcionais: kba09
igordmb escreveu:pessoal, evitem de acelerar o carro logo que vcs ligam, tipo pela manha por exemplo, e que o oleo ta todo no carter ainda, nao circulou pelo motor, ai nao e bom acelerar o carro pelo menos com uns 3 minutos de funcionamento, depois pode andar normal
O manual recomenda ligar e já sair com ele.
Mas o tema principal do tópico não é esse, então evitem desvirtuar do tópico.

Eulalio- Administrador

Felinto Sérgio escreveu:Eulálio, vc segue a risca essas velocidades para passar a marcha quando pode?
1-2-------20km/h
2-3-------30km/h
3-4-------40km/h
4-5-------60km/h
Olá pessoal!!! Lendo este topico, fiquei meio na dúvida. Sou adepto do modo de dirigir do Felinto Sérgio. Procuro sempre andar na marcha mais alta possível, como o Felinto Sérgio citou acima. Dai me pergunto: Dirigir desta maneira prejudica o motor? Realmente diminui o consumo? Me acostumei a dirigir assim!!!! Alguem já testou o consumo desta form de dirigir e o metodo do manual? Att.

Sgt Said- Piloto de Kart

- Número de Mensagens: 83
Cidade/Estado: Natércia/MG
Motorização/Cor: 1.0 - Preto Ebony
Código de Opcionais: KFM9 (Kit Neo + Fly)
Tambem Minhas Mudanças são iquais, marcha mais alta possivel:
O consumo está, 9.8 com Alcool e 12.6 com Gas. na Cidade.
Abraços.
O consumo está, 9.8 com Alcool e 12.6 com Gas. na Cidade.
Abraços.

Adolfo Luiz- Motorista Veterano

- Número de Mensagens: 1676
Cidade/Estado: João Pessoa / Paraiba
Motorização/Cor: 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais: Basico - Frisos, Retrovisores e Regua do Porta Malas na Cor do Veiculo, Colanas Laterais na Cor Preta e Luz de Freio Elevada.

Sgt Said escreveu:Felinto Sérgio escreveu:Eulálio, vc segue a risca essas velocidades para passar a marcha quando pode?
1-2-------20km/h
2-3-------30km/h
3-4-------40km/h
4-5-------60km/h
Olá pessoal!!! Lendo este topico, fiquei meio na dúvida. Sou adepto do modo de dirigir do Felinto Sérgio. Procuro sempre andar na marcha mais alta possível, como o Felinto Sérgio citou acima. Dai me pergunto: Dirigir desta maneira prejudica o motor? Realmente diminui o consumo? Me acostumei a dirigir assim!!!! Alguem já testou o consumo desta form de dirigir e o metodo do manual? Att.
Então, antes eu estava sempre seguindo o manual trocando a marcha a essas velocidades (~3000RPM)
Mas agora eu mudei, estou trocando a aproximadamente 2250RPM, mas é claro, que qndo precisa eu mudo a giros mais altos
Senti uma melhora de aproximadamente 1~1,5 km/l
Agora danificar o motor eu acho que não, a não ser que force o motor a rotações mais baixas que a lenta dele.
Normalmente andando tranquilo eu troco as marchas a 3.000/3.500 rpm as marchas. qunado estico pra pegar alguma via de alta velocidade é 4.000 rpm, 5ª marcha só depois de 80km/h se tiver em uma acaleração continua, se for pra estabilizar, coloco a 70 km/h

Marco- Tô tirando a carteira

- Número de Mensagens: 104
Cidade/Estado: Sao Bernardo do Campo / SP
Motorização/Cor: 1.0/Preto
Código de Opcionais: Tecno / Mangels Motion 15" / Toyo Proxes4 195/50/15 / Escape Inox 4"
vou ter q me liga mais nas marchas =x
tenho pé pesado, meu ka ta com 11000km e
to fzendo 7 no alcool =xxxxx
tenho pé pesado, meu ka ta com 11000km e
to fzendo 7 no alcool =xxxxx

Tico- Piloto de Kart

- Número de Mensagens: 55
Cidade/Estado: Caxias do Sul/ RS
Motorização/Cor: 1.0/ Preto
Código de Opcionais: KFL9 + Roda 15''
Depois que comecei a trocar a marcha com 3000RPM meu consumo melhorou.
Sigo mais ou menos o que o Eulálio faz.
Sigo mais ou menos o que o Eulálio faz.

De !!!- Tô tirando a carteira

- Número de Mensagens: 140
Motorização/Cor: 1.0 - Preto
Código de Opcionais: KPE9
aumenta o consumo ficar com meia-embreagem n'uma ladeira?
Sued- Piloto de Arcade

- Número de Mensagens: 2
Cidade/Estado: Fortaleza, Ceará
Motorização/Cor: Novo Ford Ka Preto
Código de Opcionais: 1.0
Aumenta o consumo e estraga a embreagem... fica queimando embreagem de graça... é mais barato pra vc puxar o freio de mão... e sem contar q é mais cômodo... pra q ficar de matando segurando o carro na embreagem se pode travar ele no freio de mão?
Falows!!
Falows!!

LeonardoHB- Sócio Fundador

- Número de Mensagens: 3813
Cidade/Estado: São Paulo SP
Motorização/Cor: 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais: KPG9
peguei o carro tem 1 semana, estou achando que ele esta bebendo muito... este final de semana vou ver a média por litro...
rodei praticamente no visual 80km com 1/4 do tanque com gasolina.
rodei praticamente no visual 80km com 1/4 do tanque com gasolina.
davidmilagre- Piloto de Controle Remoto

- Número de Mensagens: 22
Cidade/Estado: Macaé / RJ
Motorização/Cor: 1.0 Flex Tecno / Preto
Código de Opcionais: Completo
Nesse tanque tô puxando mais as marchas, sei lá se é bom mas tô dando uma esticada nelas, sentindo mais a força do carro..... nos 3 primeiros eu tava andando sossegadinha...
Pelo "olhômetro" a coisa tá ficando feia no consumo, pelo visto vai dar uma média bem ruinzinha....
Vou ver se no próximo consigo dar uma acalmada e seguir essas dicas...
Pelo "olhômetro" a coisa tá ficando feia no consumo, pelo visto vai dar uma média bem ruinzinha....
Vou ver se no próximo consigo dar uma acalmada e seguir essas dicas...

Renata_SP- Piloto de Kart

- Número de Mensagens: 73
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Motorização/Cor: 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais: KPM9
acho q é por isso que minhas médias são tão ruins...."esguelo" todas as marchas da 2ª pra frente.....rsrsrs
renata vc anda bem.....não sei se pelo fato do dia do encontro vc saber o caminho e eu não, e estar meio apreensivo.....achei que vc ia me deixando para tras varias vezes.....kkkkkkkkk...pé firme.....kkkkkk......por isso suas médias tbm são baixas.......kkkkkkk
renata vc anda bem.....não sei se pelo fato do dia do encontro vc saber o caminho e eu não, e estar meio apreensivo.....achei que vc ia me deixando para tras varias vezes.....kkkkkkkkk...pé firme.....kkkkkk......por isso suas médias tbm são baixas.......kkkkkkk

JOC_KÁ- Carteira Provisória

- Número de Mensagens: 665
Cidade/Estado: São Paulo, SP
Motorização/Cor: 1.8 maxx/ prata
Código de Opcionais: menos ar
Página 1 de 2 • 1, 2 
Tópicos similares» vejam a opinião do jgm236 e do miniorca95 em relação a nós
» Consumo Medio
» Consumo do Fiat 500
» Consumo do Face aumentando?
» XSara Picasso 2.0 Exclusive 07/08 Automático - Consumo de 4Km / litro é normal?
» Consumo Medio
» Consumo do Fiat 500
» Consumo do Face aumentando?
» XSara Picasso 2.0 Exclusive 07/08 Automático - Consumo de 4Km / litro é normal?
Página 1 de 2
Permissão deste fórum: