Relação de marchas x consumo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Relação de marchas x consumo

Mensagem por Eulalio em Sab Maio 10 2008, 19:24

Esse abastecimento abusei um pouco das marchas, pois no plano dá para rodar na 5ª marcha a partir de 40 km/h e assim "economizar", foi assim que consegui 10.5km/l. Mas voltei da viagem agitado e puxando 80km/h na 4ª marcha para ouvir o ronco do motor e aí se duvidar vou ter um consumo de 9.5km/l ou menos.

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por Tiago Medeiros em Seg Maio 12 2008, 10:09

Eulalio escreveu:...no plano dá para rodar na 5ª marcha a partir de 40 km/h e assim "economizar", foi assim que consegui 10.5km/l.

Colocar a 5ª marcha a 40km/h (mesmo no plano) não é uma boa opção para economizar. O ideal é você passar as marchas na velocidade certa (no manual do KA diz a velocidade ideal para cada marcha) e sem forçar muito, é claro.
Eu li em um site (não me recordo agora qual) que o ponto de melhor consumo do Novo KA é entre 60km/h e 80km/h (nesse momento você está de 5ª marcha é claro...) aonde pode chegar a um consumo de até 18km/l de gasolina dependendo dos fatores externos.

Tiago Medeiros
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 49
Cidade/Estado : Brasília
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KFF9

Mensagem por Eulalio em Seg Maio 12 2008, 14:11

Tiago Medeiros escreveu:
Eulalio escreveu:...no plano dá para rodar na 5ª marcha a partir de 40 km/h e assim "economizar", foi assim que consegui 10.5km/l.

Colocar a 5ª marcha a 40km/h (mesmo no plano) não é uma boa opção para economizar. O ideal é você passar as marchas na velocidade certa (no manual do KA diz a velocidade ideal para cada marcha) e sem forçar muito, é claro.
Eu li em um site (não me recordo agora qual) que o ponto de melhor consumo do Novo KA é entre 60km/h e 80km/h (nesse momento você está de 5ª marcha é claro...) aonde pode chegar a um consumo de até 18km/l de gasolina dependendo dos fatores externos.

Tiago,

Eu li em algum site (tem a referência do mesmo em algum post do teste dos 100 dias) que o melhor consumo é rodar na maior marcha mesmo, independente da velocidade. Claro que tem momentos que não dá para fazer isso em alguns momentos.

Mas o que falei não é que ao atingir 40km/h se coloca a 5ª, mas sim que a 5ª dá para reduzir até 40km/h sem problemas e depois seguir sem precisar de mudar de marcha.

Por experiência, fazendo isso de sempre rodar nas maiores marchas, consegui um rendimento de 10.5km/l.

No entanto quando voltei de viagem, fiquei acostumado a rodar basicamente na 4ª por ficar esperando os momentos de ultrapassagem e só colocar a 5ª quando via o transito livre, mal coloquei a 5ª aqui na cidade e o consumo caiu para 9.42km/l.

Voltei a usar as marchas altas e provavelmente no fim de semana terei mais uma média de consumo.

Túlio,

Foi o que eu disse, você pode tirar uma média reabastecendo, pegando os litros que coube no tanque e dividindo pelos quilômetros que você percorreu. Isso é válido e dá uma média bem próxima da real.

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por Eulalio em Qua Maio 28 2008, 08:26

Vamos por partes.

Trajetos curtos, uso de marchas baixas e engarrafamentos atrapalham no consumo.

Com relação ao uso de marchas baixas, no último consumo eu tava fazendo o seguinte (o meu não tem contagiros): 1ª marcha até 20km/h, 2ª marcha até uns 40km/h (mas se o trajeto fosse se prolongar muito eu engatava logo a terceira), 3ª marcha entre 50 e 60 km/h e a 4ª marcha ficava até uns 80km/h (o máximo de algumas vias daqui) e o consumo deu 9,9 km/l. Achei até estranho, tava querendo ouvir o ronco do motor e pensei que iria gastar muito com o álcool, mas gostei.

Agora voltei a dirigir "suave", sem arrancar muito o carro e talvez daqui pra sexta-feira terei mais um consumo.

De resto, meu carro já passou dos 9.000km e o aviso de manutenção começou a piscar!

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por jdeiro em Qua Maio 28 2008, 09:36

Eulalio,

Estava pensando em perguntar isso mesmo. Sigo mais ou menos esta lógica e o Ka me surpreendeu por andar melhor em 3a do que em 2a, meus outros carros sempre tiveram a 2a como "marcha padrão"...

Como o meu tem conta giros, costumo subir a marcha sempre que chego a 3.000 rpm, descendo quando baixa de 2000 rpm. Será essa a dinâmica?

Abs!

jdeiro
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 82
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Sandero Privilege 1.6 8V / Vermelho Fogo
Código de Opcionais : No hay!

Mensagem por Eulalio em Qua Maio 28 2008, 09:53

Essa relação com rpm não sou perito no assunto.

Edit: Tenho feito a cada abatecimento um teste no modo de dirigir, mantendo esse modo até o fim do consumo e essa variabilidade não tem se mostrado grande.

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelo Roncally em Seg Jun 09 2008, 11:25

Eulalio, conta a como vc dirige, para consegui tão boas médias?

Angelo Roncally
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 93
Motorização/Cor : 1.0 Prata Geada
Código de Opcionais : KPD9

Mensagem por Eulalio em Seg Jun 09 2008, 11:44

Quando é no pátio de estacionamento respeito o limite de velocidade de 20 a 30km/h em 2ª marcha, quando na pista de acesso para entrada ou saída já é terceira marcha a partir de 30km/h.

Como não tenho contagiros, respeito a velocidade para mudança de marchas.

Relação de marcha x velocidade máxima antes da troca
1ª marcha - 20km/h
2ª marcha - 30 a 40km/h (se for um percurso muito longo a 30-35km/h engato a 3ª)
3ª marcha - 50-60 km/h (percurso muito longo a 50km/h engato a 4ª)
4ª marcha - 80km/h (percurso muito longo a 80km/h engato a 5ª)

Nas saídas de semáforo e de estacionamento eu acelero o carro, não sei dizer se tão rápido assim, mas parece que sim, pois geralmente os carros ficam pra trás, no entanto acelero até alcançar o limite de velocidade da via (60km/h, 70km/h ou 80km/h) e mantenho essa velocidade. Quando a via é de 30km/h ou até mesmo 40-50km/h não tem nem graça de acelerar assim, pois o trânsito impede essa aceleração rápida.

Mantenho sempre uma distância do carro da frente, não fico colado no fundo, assim evito freiar em diversas vezes. Geralmente o próprio motor reduz a velocidade sem precisar pisar no freio, exceto quando é semáforo ou quando o trânsito trava e exige pisar no freio mesmo.

Não fico gastando o acelerador para ficar chegando próximo do outro carro e tendo que freiar por que ele não acelerou.

Parar o carro no semáforo ou mesmo que por pouco tempo em engarrafamento é ponto morto e freio, inclusive em ladeira. Faço quase nada de meia embreagem.

Parar o carro para esperar por alguém que vá demorar mais que um minuto eu desligo o motor.

E por falar em meia embreagem, para não esquecer, fiquei alguns segundos numa ladeira ontem.

Tem alguma outra situação?

Edit:
Acho que um dia desses vou pedir pra minha esposa filmar meu modo de dirigir pelo celular e depois coloco no youtube.

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por jdeiro em Seg Jun 09 2008, 20:18

Caros,

O manual recomenda mudanças de marcha a cada 25km/h, em média. Ou seja, ficaria mais ou menos assim:

1ª-2ª - assim que sair da inércia (contra 20km/h do Eulalio)
2ª-3ª - 25km/h (contra 40km/h do Eulalio)
3ª-4ª - 50km/h (contra 60km/h do Eulalio)
4ª-5ª - 75km/h (contra 80km/h do Eulalio)

Reparando no conta-giros, nesta lógica a mudança de marcha ocorre quando atinge 3.000 rpm.

Fica a dúvida: qual a forma mais econômica, a do Eulalio ou a do manual?

Não posso usar meu consumo como parâmetro, pois tenho pouco mais de 500km rodados...

Abs!

jdeiro
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Motorização/Cor : Sandero Privilege 1.6 8V / Vermelho Fogo
Código de Opcionais : No hay!

Mensagem por Eulalio em Ter Jun 10 2008, 14:15

jdeiro escreveu:Caros,

O manual recomenda mudanças de marcha a cada 25km/h, em média. Ou seja, ficaria mais ou menos assim:

1ª-2ª - assim que sair da inércia (contra 20km/h do Eulalio)
2ª-3ª - 25km/h (contra 40km/h do Eulalio)
3ª-4ª - 50km/h (contra 60km/h do Eulalio)
4ª-5ª - 75km/h (contra 80km/h do Eulalio)

Reparando no conta-giros, nesta lógica a mudança de marcha ocorre quando atinge 3.000 rpm.

Fica a dúvida: qual a forma mais econômica, a do Eulalio ou a do manual?

Não posso usar meu consumo como parâmetro, pois tenho pouco mais de 500km rodados...

Abs!

Jdeiro,

Repare na página 2-31 do manual

Condução / Modo de Operação

Consumo

Mudança de marcha

A mudança de marcha no tempo correto melhora a economia de combustível e reduz a emissão de poluentes. Assim, selecione as marchas do veículo observando as seguintes velocidades:

Mudança de marcha motor frio km/h motor a temperatura normal (km/h)
..........1-2.....................25......................20
..........2-3.....................40......................35
..........3-4.....................65......................50
..........4-5.....................75......................75

Agora tire suas conclusões.

Eulalio
Administrador
Administrador

Relação de marchas x consumo

Mensagem por Eulalio em Qua Jun 11 2008, 14:27

Abri este tópico reunindo algumas discussões na parte de consumo do ka 1.0 para alimentarmos melhor a conversa.

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por antonio em Sex Out 17 2008, 08:26

Pessoal me ajudem. Meu carro com gasolina está fazendo cerca de 8 Km/L. É normal? Rodei uns 400 Km só.Interfere?Como amaciar?
Meu percurso é muito curto. 2ª a partir de 20, 3ª a partir de 30, 4ª a partir de 50. Como ando no máximo a 60, minha cidade tá cheia de radar, quase não coloco a quinta.Estou tentando seguir o manual, mas estou consumindo muito. O q vcs acham?

antonio
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Cidade/Estado : aracaju/se
Motorização/Cor : 1.0/preto
Código de Opcionais : kbb9

Mensagem por Felinto Sérgio em Sex Out 17 2008, 09:59

Eulálio, vc segue a risca essas velocidades para passar a marcha quando pode?

Meu consumo pode está acima do esperado por eu não fazer isso. Com 60Km já passo logo a 5. Minhas mudanças são tipo a cada 10km/h troco a marcha.
1-2-------20km/h
2-3-------30km/h
3-4-------40km/h
4-5-------60km/h

- Rodas 15 Vaska (195/55/15)
- Molas esportivas Macaulay

Felinto Sérgio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 804
Cidade/Estado : Fortaleza-CE
Código de Opcionais : KPD9

Mensagem por Eulalio em Sex Out 17 2008, 10:51

Felinto,

Sigo à risca principalmente com o carro frio, eu dou uma esticada a mais para ele pegar a temperatura ideal. Dá para sentir no ouvido, esticar a 2ª até 40 km/h não dá nem pra ouvir o motor roncar direito.

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por igordmb em Dom Nov 16 2008, 01:07

Fala antonio, blz?? rapaz, nao sei como e o percurso que vc faz mas se for um percurso normal realmente ta consumindo um bocado... logo quando eu comprei o carro eu fiz 8 no alcool, agora fazer 8 na gasolina e complicado... apesar de que a vendedora do meu falou que no começo iria beber um pouco, talvez com o tempo melhore... tem que ver tambem que se o seu percurso for muito pequeno o motor ta trabalhando frio, acho que isso interfere no consumo, da uma pesquisada... antes de comprar o ka eu pesquisei alguns carros e o que seus donos diziam a respeito deles, varias vezes eu vi relatos como o seu falando que o consumo tava alto, isso foi com varios carros, um que eu me lembro bem foi o classic, a mulher tava pau da vida... ela levou o carro pra fazer teste de consumo, ai deu um resultado ruim... o pessoal do teste falou que estava normal... mas tava consumindo muito, ai e que ta, sera que seu caso e igual ao da mulher?? tem que ver... se continuar assim leva o carro na consecionaria e manda fazer um teste, de repente o seu caso nao e esse

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09

Mensagem por peixinhopm em Sab Nov 29 2008, 18:19

o ka realmente bebe muito. o meu 1.o com o ar ligado no alcool faz 7 km por litro na gasolina 9 . na primeira revisao vou reclamar.

peixinhopm
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : Feira de Santana-BA
Motorização/Cor : novo ka preto
Código de Opcionais : ar condicionado

Mensagem por jefer em Dom Nov 30 2008, 00:32

antonio
acho q amacia com o tmepo
pq o meu no inicio fazia 5 a 6 com alcool
agora com 4000km ja ta fazendo 9 a 10 no alcool

jefer
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 866
Cidade/Estado : Toledo - PR
Motorização/Cor : 1.0 - Preto
Código de Opcionais : neo

http://www.inf.ufpr.br/jbdorr

Mensagem por igordmb em Dom Nov 30 2008, 23:49

pessoal, evitem de acelerar o carro logo que vcs ligam, tipo pela manha por exemplo, e que o oleo ta todo no carter ainda, nao circulou pelo motor, ai nao e bom acelerar o carro pelo menos com uns 3 minutos de funcionamento, depois pode andar normal

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09

Mensagem por Eulalio em Seg Dez 01 2008, 10:30

igordmb escreveu:pessoal, evitem de acelerar o carro logo que vcs ligam, tipo pela manha por exemplo, e que o oleo ta todo no carter ainda, nao circulou pelo motor, ai nao e bom acelerar o carro pelo menos com uns 3 minutos de funcionamento, depois pode andar normal

O manual recomenda ligar e já sair com ele.

Mas o tema principal do tópico não é esse, então evitem desvirtuar do tópico.

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por Sgt Said em Seg Mar 30 2009, 22:01

Felinto Sérgio escreveu:Eulálio, vc segue a risca essas velocidades para passar a marcha quando pode?

Meu consumo pode está acima do esperado por eu não fazer isso. Com 60Km já passo logo a 5. Minhas mudanças são tipo a cada 10km/h troco a marcha.
1-2-------20km/h
2-3-------30km/h
3-4-------40km/h
4-5-------60km/h

Olá pessoal!!! Lendo este topico, fiquei meio na dúvida. Sou adepto do modo de dirigir do Felinto Sérgio. Procuro sempre andar na marcha mais alta possível, como o Felinto Sérgio citou acima. Dai me pergunto: Dirigir desta maneira prejudica o motor? Realmente diminui o consumo? Me acostumei a dirigir assim!!!! Alguem já testou o consumo desta form de dirigir e o metodo do manual? Att.

Sgt Said
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Cidade/Estado : Natércia/MG
Motorização/Cor : 1.0 - Preto Ebony
Código de Opcionais : KFM9 (Kit Neo + Fly)

Mensagem por Adolfo Luiz em Seg Mar 30 2009, 22:30

Tambem Minhas Mudanças são iquais, marcha mais alta possivel:

O consumo está, 9.8 com Alcool e 12.6 com Gas. na Cidade.

Abraços.
Laughing

Adolfo Luiz
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1661
Cidade/Estado : João Pessoa / Paraiba
Motorização/Cor : 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais : Basico - Frisos, Retrovisores e Regua do Porta Malas na Cor do Veiculo, Colanas Laterais na Cor Preta e Luz de Freio Elevada.

http://www.quatrorodas.com.br

Mensagem por Tar em Seg Mar 30 2009, 23:09

Sgt Said escreveu:
Felinto Sérgio escreveu:Eulálio, vc segue a risca essas velocidades para passar a marcha quando pode?

1-2-------20km/h
2-3-------30km/h
3-4-------40km/h
4-5-------60km/h

Olá pessoal!!! Lendo este topico, fiquei meio na dúvida. Sou adepto do modo de dirigir do Felinto Sérgio. Procuro sempre andar na marcha mais alta possível, como o Felinto Sérgio citou acima. Dai me pergunto: Dirigir desta maneira prejudica o motor? Realmente diminui o consumo? Me acostumei a dirigir assim!!!! Alguem já testou o consumo desta form de dirigir e o metodo do manual? Att.
Então, antes eu estava sempre seguindo o manual trocando a marcha a essas velocidades (~3000RPM)
Mas agora eu mudei, estou trocando a aproximadamente 2250RPM, mas é claro, que qndo precisa eu mudo a giros mais altos
Senti uma melhora de aproximadamente 1~1,5 km/l
Agora danificar o motor eu acho que não, a não ser que force o motor a rotações mais baixas que a lenta dele.

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Mensagem por Marco em Seg Mar 30 2009, 23:31

Normalmente andando tranquilo eu troco as marchas a 3.000/3.500 rpm as marchas. qunado estico pra pegar alguma via de alta velocidade é 4.000 rpm, 5ª marcha só depois de 80km/h se tiver em uma acaleração continua, se for pra estabilizar, coloco a 70 km/h

Marco
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 103
Cidade/Estado : Sao Bernardo do Campo / SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Tecno / Mangels Motion 15" / Toyo Proxes4 195/50/15 / Escape Inox 4"

Mensagem por Tico em Ter Mar 31 2009, 10:44

vou ter q me liga mais nas marchas =x
tenho pé pesado, meu ka ta com 11000km e
to fzendo 7 no alcool =xxxxx

Tico
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 55
Cidade/Estado : Caxias do Sul/ RS
Motorização/Cor : 1.0/ Preto
Código de Opcionais : KFL9 + Roda 15''

Mensagem por De !!! em Ter Mar 31 2009, 11:43

Depois que comecei a trocar a marcha com 3000RPM meu consumo melhorou.
Sigo mais ou menos o que o Eulálio faz.

De !!!
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 136
Motorização/Cor : 1.0 - Preto
Código de Opcionais : KPE9

Mensagem por Sued em Qui Jul 02 2009, 14:27

aumenta o consumo ficar com meia-embreagem n'uma ladeira?

Sued
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : Fortaleza, Ceará
Motorização/Cor : Novo Ford Ka Preto
Código de Opcionais : 1.0

Mensagem por LeonardoHB em Qui Jul 02 2009, 14:50

Aumenta o consumo e estraga a embreagem... fica queimando embreagem de graça... é mais barato pra vc puxar o freio de mão... e sem contar q é mais cômodo... pra q ficar de matando segurando o carro na embreagem se pode travar ele no freio de mão?

Falows!!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9

Mensagem por Convidado em Qui Jul 02 2009, 16:41

peguei o carro tem 1 semana, estou achando que ele esta bebendo muito... este final de semana vou ver a média por litro...
rodei praticamente no visual 80km com 1/4 do tanque com gasolina.

Convidado
Convidado

Mensagem por Renata_SP em Qui Jul 02 2009, 21:38

Nesse tanque tô puxando mais as marchas, sei lá se é bom mas tô dando uma esticada nelas, sentindo mais a força do carro..... nos 3 primeiros eu tava andando sossegadinha...

Pelo "olhômetro" a coisa tá ficando feia no consumo, pelo visto vai dar uma média bem ruinzinha....

Vou ver se no próximo consigo dar uma acalmada e seguir essas dicas...

Renata_SP
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 73
Cidade/Estado : São Paulo-SP
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : KPM9

Mensagem por JOC_KÁ em Sex Jul 03 2009, 00:28

acho q é por isso que minhas médias são tão ruins...."esguelo" todas as marchas da 2ª pra frente.....rsrsrs

renata vc anda bem.....não sei se pelo fato do dia do encontro vc saber o caminho e eu não, e estar meio apreensivo.....achei que vc ia me deixando para tras varias vezes.....kkkkkkkkk...pé firme.....kkkkkk......por isso suas médias tbm são baixas.......kkkkkkk

JOC_KÁ
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 661
Cidade/Estado : São Paulo, SP
Motorização/Cor : 1.8 maxx/ prata
Código de Opcionais : menos ar

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 02:33

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo