Desemprenho do Álcool com motor frio ?

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Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por xfx777 em Ter Mar 16 2010, 09:44

Amigos meu carro quando o motor está frio e no tanque tem 100% de álcool
ele fica muito violento até o barulho do motor fica alterado.
alguém tem alguma explicação pra isso???

xfx777
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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por xfx777 em Ter Mar 16 2010, 13:14

já ouvi alguns comentário sobre o ponto da queima do combustível,
que se adianta pra evitar pré detonação na camisa .....

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por Froner em Dom Maio 30 2010, 16:48

Concordo contigo....ja notei isso no meu tb, muda o ronco do carro tb...só não tenho certeza mas acho q com motor frio não é muito bom pisar forte não....mas da pra notar uma diferença sim.

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por xfx777 em Dom Maio 30 2010, 18:08

Hum, sim eu pego bem leve com o motor frio.
O carro fica bem mais solto, com 100% de álcool.

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por Faelz em Seg Maio 31 2010, 10:20

O meu de 1 semana pra ca, depois que enchi com alcool, se eu ligar ele pela manha e nao acelerar ele morre..

Mas certeza de que com alcool ele fika bem mais esperto.

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por souza em Seg Maio 31 2010, 16:08

tbm ja notei essa ignorancia do carro logo cedo....
mas tem q tomar cuidado,pq como ele esta "mais forte" o consumo eh absurdo(mais q o normal!!!)....
da pra ver a movimentaçao do ponteiro de combustivel!!!

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por xfx777 em Seg Maio 31 2010, 16:23

Sim e o cuidado maior tbm é com o motor que anda não está na temperatura ideal, ..

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por André Campos em Seg Maio 31 2010, 17:27

Esse comportamento estranho do carro com motor frio e com álcool é normal não só no KA, mas em qualquer carro Flex já dirigi de outras marcas e se comportam igual. Por isso a Ford adotou a válvula termostática, pra impedir a circulação da água e dessa forma ajudar o motor chegar na temperatura ideal (na teoria é ótimo mas na prática sabemos o que acontece né...). Como o motor está frio a queima não é a ideal, por isso é injetado mais combustível para compensar. A dica é pegar leve enquanto o motor está frio, pois vejo direto reclamação de proprietários de KA e carros de outras marcas falando que o consumo é alto e tal. O cara liga o motor e sai "sentando o sarrafo"... Aja álcool mesmo

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por PedroMachado em Seg Maio 31 2010, 18:07

O que é um problema. Quando está muito frio, principalmente de manhã eu tenho duas opções: Ou eu dou uma acelerada e gasto combustível bagarai, ou eu vou bem de leve e o carro fica dando uns soquinhos. No mais o que dá pra fazer é evitar percursos curtos, evitar anda-e-pára e evitar deixar o carro dormir no frio na rua (é o caso do meu, infelizmente)

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por igordmb em Qui Jun 03 2010, 11:17

no frio eu piso no acelerador devagar e solto a embreagem devagar tambem...

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por Tar em Qui Jun 03 2010, 11:49

André Campos escreveu:Por isso a Ford adotou a válvula termostática, pra impedir a circulação da água e dessa forma ajudar o motor chegar na temperatura ideal
Adré, acho que a ford adotou a valvula termostática eletrônica (ou elétrica... nem lembro certo agora)....
Outros motores resfriados a água possuem valvula termostatica, mas ela é mecânica, trabalha com a expansão dela com o aumento do calor, assim deixando a água passar para o radiador


Última edição por Tar em Sex Jun 04 2010, 16:54, editado 1 vez(es)

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por grwfguns em Sex Jun 04 2010, 12:06

o meu fico um lixo!
hehe, eu tava usando álcool, ficou bom depois de uns 2 tanques, coloquei gasolina, levou 1/2 tanque pra ficar bom, daí completei com alcool, voltou a ficar um lixo!!
¬¬
e no frio né.
que vontade de vender e comprar um old ka só gasolina!
=/
ao menos não tinha esses defeitos!

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por PedroMachado em Sex Jun 04 2010, 14:23

Acho que vou deixar 1/4 de gasolina no meu pra ver se adianta alguma coisa, melhora um pouco o desempenho com o carro frio.

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por Tar em Sex Jun 04 2010, 17:01

grwfguns escreveu:o meu fico um lixo!
hehe, eu tava usando álcool, ficou bom depois de uns 2 tanques, coloquei gasolina, levou 1/2 tanque pra ficar bom, daí completei com alcool, voltou a ficar um lixo!!
¬¬
e no frio né.
que vontade de vender e comprar um old ka só gasolina!
=/
ao menos não tinha esses defeitos!
Po cara, olha o tanquinho de partida a frio...
o teu deve estar com algum problema, pois aqui é batata, sempre que injeta pega sussegado...
acontece de às vezes a temepratura estar +/- e não injetar, dai sim ele morrer
mas injetando gasolina aqui sempre pegou de primeira

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por katxuco em Sex Jun 04 2010, 18:10

Olá! Bem eu também tive alguns problemas com o tanque com álcool..
Conforme um mecânico que conversei, pode ser que a central de injeção ainda não sabe que está sendo injetado alcool, sendo assim, não lembro muito bem, parece que fica uma mistura muito rica..
Ele comentou que depois de colocar Alcool, rodar ao menos 15km sem parar para o carro "descobrir" que está no Alcool, para que na partida no outro dia não aconteça isto.. Ainda não fiz o teste, pois faz tempo que não boto alcool!
t+

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por Chokitao em Sex Jun 04 2010, 18:56

O meu funciona perfeitamente, tanto na gasolina (neste perde um pouco de desempenho como todos já sabem) como no álcool. 1.6 tem bem mais força e "gordura" - não exige tanto do motor.

Vários fatores influenciam: qualidade do combustível, se existe gasolina de qualidade no tanquinho (Podium preferencialmente que dura 1 ano ou aditivada), distância do trecho percorrido, etc.

Atualmente ando com meu Ka distâncias curtas, menos de 10km e nesses dias frios mesmo com o tanquinho, colocar uns 15% de gasolina no tanque faz ele esquentar mais rápido e ter um comportamento inicial mais dócil. Se não quiser misturar gasolina, basta deixá-lo esquentando 1 ou 2 min que resolve.

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por grwfguns em Sex Jun 04 2010, 19:00

poisé Tar, eu sempre que abasteço peço pra encher, =/.
normalmente entra 10 centavos.
kkKKk.
e sempre antes de sair eu deixo uns 2-3 min esquentando!
sou extremamente cuidadoso!
e pior que eu notei logo depois de fazer uma viagem, tipo, fiz 50km, abasteci o carro, e já saíu um lixo!

sério, tá batendo até arrependimento de ter comprado o ka já!
Sad

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por xfx777 em Seg Jun 07 2010, 16:09

grwfguns seu carro está com algum problema meu,
pede pros caras da concessionária verificar de perto isso ou vai no seu mecânico de confiança.
Meu ka é 09/10 igual o seu e mesmo com 100% álcool no inverno funciona perfeitamente é só deixar uns 60 segundos o motor esquentado que fica uma blz ....

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por simplyhawk em Qua Jun 09 2010, 17:32

Carro a álcool em dia frio é assim mesmo...e se não botar gasolina no tanquinho é uma tristeza pra ligar.

O meu sai engasgando nas primeiras aceleradas mas logo fica bom. E ficar uns 2-3 min "esquentando" o carro é desnecessário, você está apenas queimando combustível, simplesmente sai com o carro que logo ele melhora.

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por Froner em Qua Jun 09 2010, 21:14

Pois é grwfguns aqui no Sul é complicado mesmo, ainda mais agora no inverno. tb cuido e dou uma esquentada antes pra não judiar o motor do KAzão, mas fico no maximo uns 2 minutos e ja posso sair tranquilo, mas não troca de carro não cara, da uma olhada na concessionaria antes pq ta parecendo problema mesmo. Esses Flex acho q são tudo assim mesmo, meu irmão tem um prisma e demora mais q o ka, ontem mesmo dei carona pra ele pq o prisma não pegou...hahahaha....Vou tentar fazer o que o cara ali em cima falo do lance das velas pra ver como fica, só vou me informar antes pra não perder a garantia..
Abraço.

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por PedroMachado em Qua Jun 09 2010, 21:54

Na boa, essa de deixar o carro esquentando eu acho meio furada. Voce tá desperdiçando combustivel pro carro ficar parado. Acho que a melhor opção e começar devagarinho, giro baixo, sem pisar muito no acelerador até ele dar uma esquentada. O próprio manual diz isso (uma das poucas coisas do manual que eu levei a sério).

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por leoneck em Seg Jun 14 2010, 23:08

Querem saber da verdade ? O alcool é uma bosta, só compensa/vale a pena pelo baixo preço.

Nos EUA e Europa o alcool, nome correto é E100, Etanol 100%, tem 15% de gasolina. Chama-se E85, ai sim fica descente. Pega a qualquer temperatura, e dispença tanquinho.

O motor faz esse barulho, fica aspero para obter o maximo de economia, o ponto da ignição fica no "ultimo" angulo bem critico, na iminecia de bater pino. Tanto no frio quanto no quente. Mas no frio o ponto é mais agudo ainda, então acentua-se o barulho. Pois com ele quente a achance de detonar sozinho, antes da faisca é maior.

Esse ruido excessivo, aspereza do baralho é normal em todos os flexes. E fica pior ainda em motores bem taxados como os nossos 12,8:1 e no VW 13:1. Pois aproveita até o ultimo o que o combustivel pode dar antes de bater pino, knocking.

E falha, engasga pra cacete quando frio porque a queima com ele frio é LENTA PRA BARALHO ! Pequenas explosoes são comuns com o pé na taboa pois quando a valvula de admissão abre para aspirar a mistura, ainda tá queimando a mistura antiga, então inflama/explode ainda no coletor de admissão. Por isso escuta-se os "pof, pof". E as vezes morre porque a mistura queima toda fora do cilindro.

E o descrevido acima só fica pior com alcool batizado. O alcool é MILHOES de vezes mais facil de se batizar o que a gasolina. O alcool se mistura com agua, diferente da gasolina. E a agua inerte/não queima deixa a queima mais lenta ainda.

Portanto cuidado com postos de E100 com 1,10 reias, um real.


E não é só com o motor frio que com E100 fica ruidoso aspero. Com o motor quente tambem. É nitida a diferença entre E100 e E20~25(gasolina). O motor fica muito mais liso e silencioso com gasolina.

Querem a solução IDEAL ? E85 como na Europa e EUA. Pode-se esquecer do tanquinho, tens-se MAIS potencia que com alcool puro e mesma suavidade no motor, liso liso. E andando forte.

A o jornalista Bob Sharp da revista Carro fez um teste com E100, E85, E50, E20, E00. Com um siena tetrafuel, que pode queima gasolina sem alcool( mercosul). O melhor tempo 0-100 não foi do E100, foi do E85. Seguido pelo E100, E50, E20 e E00. Coisa de 0,3 segundo se não me engano a diferença entre E100 e E85.

Deveria ter bombas no Brasil com E85, podiam bolar como alcool aditivado, como no passado.

Só que o brasileiro é meio jeca, não mistura em função do volume, mistura em função do preço: "Me ve dez reais de gasolina e o resto de alcool"

Ai fica dificil mesmo de calcular a mistura, ainda mais que é foda para o brasileiro comum calcular a mistura.

Tentem ver quantos litros de gasolina( que já tem 20% de alcool em sua mistura), precisa para fazer E85, no nosso caso do Ka que tem tanque com 45 litros. Nada dificil, duas ou tres regras de 3 em seguida resolvem o problema. Ou por tentativa e erro, na raça.


Foi ?

abraço

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por Chokitao em Ter Jun 15 2010, 12:50

Leoneck, fazendo as contas para o Ka que tem 45 litros a proporção ET85 é 9 litros de Gasolina e 36 de Etanol. Não consegui fazer direito a tabela.

Litros Etanol Gasolina
Gasolina 9 2,25 6,75
Etanol 36 36 0

Total 45 38,25 6,75

Proporção % 85,00 15,00

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por leoneck em Ter Jun 15 2010, 21:08

Isso choquito, tá certinho.

Chequei agora no site da ANP, desde maio, a gasolina voltou a ter 1/4, 25% de alcool anidro em sua composição. Antes disso, por causa da subida nervosa do preço do alcool tinha baixado para E20, 1/5 de alcool


Bolei um sistema novo aqui :

45L-------------100%
VolA-------------85%

Portanto Volume de alcool puro, VolA= 38,25L

Equação 1 (equação do volume total)

45L= Gb + Ab

Onde Gb é o volume de a alcoolina, gasolina da bomba que já bem misturada com alcool. E A é o volume de alcool que irá completar da bomba.

Equação 2 (equação do volume de alcool)

38,25L=Ab + 0.25Gb

Onde 0,25Gb é o volume de alcool que vem misturado coma gasolina

Monta-se um sistema, duas equaçoes, duas incognitas, vualá

{45= A + G
{38,25=Ab + 0,25Gb

Como o choquito disse, tens no final 9 litros de gasolina e o resto de alcool.




Para facilitar o abastecimento, independente do volume do volume que tens no tanque, mande o frentista abastecer com os 9 litros de gasolina, aditivada de preferencia, premium melhor ainda para os mais exigentes e cuidadosos. E e resto manda completar com cana. E já era, esquece o tanquinho e o carro roda liso e macio.

Abraço

leoneck
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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por Tar em Ter Jun 15 2010, 21:41

Coitado de quem tem problema do carro falhar no frio com alcool...

Pois com 9 litros de gasolina eu coloco meio tanque de alcool e ando igual... faça chuva ou faça sol, frio ou calor, dolar alto ou dolar baixo...

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por souza em Qua Jun 16 2010, 08:54

eh rapazes..........hj de manha o carro deu um pererecoooo!!!!
tava friozao aki.........ateh o bixinho esquentar demorou uns 15 mins!!!
horrivel d andar.....naum podia deixar o giro cair senao ameaçava d morrer.........uma !#$@%%!.....
agora vou começar a colocar um pouco de gasolina toda vez abastecer........
ajuda isso???
abraçao!

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por Chokitao em Qua Jun 16 2010, 09:00

Leoneck, para facilitar a conta. Com a gasolina sendo 25% de álcool, é só fazer a conta com 20% da capacidade do tanque.

Tanque de 45 litros = 9 de gasolina;
Tanque de 50 litros = 10 de gasolina e assim por diante...

Um detalhe: que octanagem de gasolina foi feito no Siena Tetra fuel? Ela varia de 87 a cento e pouco!

Ah, eu costumo arredondar em valores R$ para facilitar a conta dos frentistas. Colocar 8 ou 10 litros não vai fazer diferença alguma. Ontem mesmo, como tinha andado menos da metade da reserva e ainda tinha um "cheiro" de gasolina no tanque, pedi para colocar R$ 20,00 de aditivada que deu 8,13 litros.

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por xfx777 em Qui Jun 17 2010, 18:42

Eu recomendo o E85 e isso já foi bastante comentado por aqui.
No meu caso uso 100% de álcool, sempre deixo o tanquinho com a gasolina podium. Espero meros 60 segundos quando ligo o carro demanha cedo só isso....., nunca tive problema quanto ao frio...
E olha que estou no extremo Sul ..... O cuidado e não deixar o carro afogar, e para quem acha que carro a injeção não afoga está enganado ....

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por marcoalves1970 em Seg Jul 12 2010, 18:59

André Campos escreveu:Esse comportamento estranho do carro com motor frio e com álcool é normal não só no KA, mas em qualquer carro Flex já dirigi de outras marcas e se comportam igual. Por isso a Ford adotou a válvula termostática, pra impedir a circulação da água e dessa forma ajudar o motor chegar na temperatura ideal (na teoria é ótimo mas na prática sabemos o que acontece né...). Como o motor está frio a queima não é a ideal, por isso é injetado mais combustível para compensar. A dica é pegar leve enquanto o motor está frio, pois vejo direto reclamação de proprietários de KA e carros de outras marcas falando que o consumo é alto e tal. O cara liga o motor e sai "sentando o sarrafo"... Aja álcool mesmo


É... temos q tomar cuidado com com os motores injeções frios, seja a gasolina ou flex pois quando frio trabalha em modo afogado... é como vc disse mais combustivel q ar, realmente de manhã o carro vira o bicho mais veja bem, cada ascelerada brusca de manhã pela potência q ja senti deve gastar quese q 2 x mais etanol... ahh se fosse sempre assim essa potência he he he???!!

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

Mensagem por Thiagotnn em Sex Jul 30 2010, 21:54

leoneck escreveu:Isso choquito, tá certinho.

Chequei agora no site da ANP, desde maio, a gasolina voltou a ter 1/4, 25% de alcool anidro em sua composição. Antes disso, por causa da subida nervosa do preço do alcool tinha baixado para E20, 1/5 de alcool


Bolei um sistema novo aqui :

45L-------------100%
VolA-------------85%

Portanto Volume de alcool puro, VolA= 38,25L

Equação 1 (equação do volume total)

45L= Gb + Ab

Onde Gb é o volume de a alcoolina, gasolina da bomba que já bem misturada com alcool. E A é o volume de alcool que irá completar da bomba.

Equação 2 (equação do volume de alcool)

38,25L=Ab + 0.25Gb

Onde 0,25Gb é o volume de alcool que vem misturado coma gasolina

Monta-se um sistema, duas equaçoes, duas incognitas, vualá

{45= A + G
{38,25=Ab + 0,25Gb

Como o choquito disse, tens no final 9 litros de gasolina e o resto de alcool.




Para facilitar o abastecimento, independente do volume do volume que tens no tanque, mande o frentista abastecer com os 9 litros de gasolina, aditivada de preferencia, premium melhor ainda para os mais exigentes e cuidadosos. E e resto manda completar com cana. E já era, esquece o tanquinho e o carro roda liso e macio.

Abraço

Eunumindindioqueelefalou!!! rsrsrs confused confused confused

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Re: Desemprenho do Álcool com motor frio ?

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