[DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka

Página 9 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka

Mensagem por Rekens em Ter Dez 27 2011, 09:10

Estou numa fase de tanto desgosto com esse carro que não tenho mais paciência para lavá-lo e limpá-lo como antigamente. Estou querendo passar a lavá-lo num posto aqui perto de casa, mas o problema é que lá o carro é lavado naquela máquina de lavagem, não sei o nome técnico, aquela que tem umas esponjas imensas e que lava o carro automaticamente. Alguém aqui já lavou o carro nessas máquinas? Estraga a pintura?

Rekens
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 130
Cidade/Estado : Betim - MG
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KBC1

Mensagem por AtletaDeCristo em Ter Dez 27 2011, 10:04

Fera, se vc está com desgosto, não piore. Aquilo arranha a pintura do teu carro gradativamente. Vc não vai sair com o carro todo arranhado da primeira vez, mas vai desgastando aos poucos. Eu, sinceramente, prefiro a lavagem à seco, mas nem sempre rola disponibilidade, então acabo levando num lugar onde lavam com ducha, sabão, mas tudo 'à mão' . . .

AtletaDeCristo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 863
Cidade/Estado : RJ
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : Completin...

Mensagem por And1991 em Ter Dez 27 2011, 10:49

Quanto ta uma lavagem a seco ?

And1991
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : Duque de Caxias - RJ
Motorização/Cor : FORD KA 09 / preto
Código de Opcionais : completo

Mensagem por Lasek em Ter Dez 27 2011, 12:28

eu prefiro lavar a mão em ksa com uma boa esponja...

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo

Mensagem por hugo_zica em Ter Dez 27 2011, 23:43

Eu sempre lavo o meu Kazinho!
Ninguém tem o cuidado devido com o carro a não ser o dono.
Sempre ganhei um arranhãozinho ou mancha no carro quando levei pra lavar fora.
Bom mesmo é lavar você mesmo o seu Karrinho, sempre que tiver tempo!
Abraços!

hugo_zica
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 94
Cidade/Estado : Belo Horizonte
Motorização/Cor : Image GL / Preto
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por Lasek em Qua Dez 28 2011, 07:56

O meu comprei até um lava jato esse até 2000 psi de pressão lava q é uma beleza!!!e economiza agua tb!

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo

Mensagem por Rekens em Qua Dez 28 2011, 08:39

Tb pretendo comprar uma dessas lavadoras de alta pressão, lava muito bem o carro e ainda economiza água e tempo. Acerca daquelas máquinas de lava jato, só queria mesmo uma opinião de vocês, pois já ouvi que arranha a pintura mesmo.

Rekens
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 130
Cidade/Estado : Betim - MG
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KBC1

Mensagem por claramiguel em Seg Ago 25 2014, 13:41

tenho muito pouco tempo de carteira,comprei um ka 09/10 e entrando na garagem que é estreita e não é plana eu esfolei bastante a lateral,chegando a mostrar a parte preta sendo que meu veiculo é prata,gostaria de saber como reparar isso? somente uma pintura no carro todo? e quanto é em média?

claramiguel
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : Mg
Motorização/Cor : prata
Código de Opcionais : 123

Mensagem por Alessandro em Ter Ago 26 2014, 10:04

claramiguel escreveu:tenho muito pouco tempo de carteira,comprei um ka 09/10 e entrando na garagem que é estreita e não é plana eu esfolei bastante a lateral,chegando a mostrar a parte preta sendo que meu veiculo é prata,gostaria de saber como reparar isso? somente uma pintura no carro todo? e quanto é em média?

Claramiguel no teu caso o teu Ka já sobreu batida e foi reparado, pois quando a peça tem o fundo preço, ela já foi trocada e não foi retirado a parte preta. Pois isso é pra facilitar no reparo. O meu está assim, vou repintar inteiro pra ficar tudo certo, pq a tinta prata é mto foda, tem q acertar a cor se errar aparece. E a pintura do Ka é a primeira pintura q tem o verniz a base d' água, essa é uma tecnologia nova da Glasurit.

Segue a tabela das cores Prata Geada:

Nome da Cor Código Origem Linha Montadora Ano Data Variação
PRATA GEADA / SILVER MET FD-CR AMÉRICA DO SUL 55 FORD EUROPE 2002 13/06/2011 mais azul
PRATA GEADA MET FD-4912 AMÉRICA DO SUL 55 FORD EUROPE 2002 - 2012 16/06/2008 Standard
PRATA GEADA MET FD-4912 AMÉRICA DO SUL 55 FORD EUROPE 2002 - 2012 02/09/2003 mais fino
PRATA GEADA MET FD-4912 AMÉRICA DO SUL 55 FORD EUROPE 2002 - 2012 19/11/2012 mais escuro
PRATA GEADA MET FD-4912 AMÉRICA DO SUL 55 FORD EUROPE 2002 - 2012 16/06/2008 mais escuro
PRATA GEADA MET FD-4912 AMÉRICA DO SUL 55 FORD EUROPE 2002 - 2012 18/12/2007 mais escuro, mais azul
PRATA GEADA MET FD-4912 AMÉRICA DO SUL 55 FORD EUROPE 2002 - 2012 16/06/2008 mais claro
PRATA GEADA MET FD-4912 AMÉRICA DO SUL 90 FORD EUROPE 2002 - 2012 14/09/2007 Standard
PRATA GEADA MET FD-4912 AMÉRICA DO SUL 90 FORD EUROPE 2002 - 2012 03/07/2007 mais escuro
PRATA GEADA MET FD-4912 AMÉRICA DO SUL 90 FORD EUROPE 2002 - 2012 14/09/2007 mais claro

Obs: essa que vou utilizar no meu Karango PRATA GEADA MET FD-4912 AMÉRICA DO SUL 90 FORD EUROPE 2002 - 2012 14/09/2007 Standard

Galera isso ajuda de mais quem quiser saber a tonalidade das cores: Glasurit

Pneus do Karango são Yokohama C.drive2 185/60R14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles....  Twisted Evil  Razz

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4655
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Mensagem por Erick Morais em Qua Dez 17 2014, 15:10

Pesssoal,
O melhor sempre é o dono lavar o carro, só assim vc terá a certeza que foi realmente lavado como deve e vc economiza pelo menos R$ 30,00.
Eu trabalho com Estética Automotiva e vejo o quanto os carros são judiados por má lavagens, principalmente em Lava Rápidos.
Deixo aqui algumas dicas que podem ajudar a todos a conservar a pintura.

Materiais:
02 Luvas de Microfibra (tem no Carrefour)
Escova (Aquela que a patroa usa pra lavar tênis)
Pano de Microfibra (Tem no Carrefour um Kit)
Toalha de Secagem Koreana (Tem na Geral Ferramentas)
Shampoo com PH Neutro (Tem o Car Wash da 3M)
Cera Cleaner Wax (Tem da Cadillac, somente encontrado na Internet, excelente custo benefício, site www.geralferramentas.com.br)
Black Magic Tire Gel (Pretinho para pneu com alto rendimento e durabilidade, disponível também na Geral Ferramentas)
Dois Baldes
Luva de borracha
Lavadora de Pressão (Para economizar água)

Método de Lavagem:
- Sempre lavem o carro a sombra e lataria fria, para não manchar a pintura;
- Em um balde coloque somente água e no outro a solução shampoo e água, no caso do Car Wash 3M duas tampas para 04 litros de água, com o uso do método 02 baldes vc diminui o índice de micro riscos na pintura em até 90%, antes de ensaboar o carro dê uma pré lavada no carro, tirando as sujeiras mais encrustadas;
- Após isso use a luva de microfibra, mergulhe ela no balde com shampoo e comece sempre de cima para baixo, lave peça por peça, sempre que terminar de ensaboar uma peça mergulhe a luva de microfibra no balde onde não tem shampoo, tire o excesso e depois mergulhe no balde com shampoo, fazendo isso os resíduos de sujeira fica no balde onde não contém shampoo, consequentemente vc sempre estará aplicado shampoo limpo na pintura e assim evita os micro riscos;
- Usem uma luva para limpar a parte de cima que é dos vidros ao teto e capot, as laterais e parte de baixo use outra luva, sempre levando em conta o método dois baldes.
- Feito a lavagem da carroceria, use a escova para limpar os pneus, e se possível uma esponja de espuma para limpar as rodas;
- Feito isso joguem água para tirar todo o shampoo do carro, em seguida sequem a carroceria com a toalha para secagem, sempre colocando na pintura e puxando sem fazer esforço, assim evitam de criar micro riscos, Swirls (holografias) na pintura.
- Após a secagem, passem a Cleaner Wax da Cadillac na pintura, peça a peça, após aplicar use dois panos de microfibra, um pra tirar o excesso e outra para dar lustro.
- Além do brilho, a cera dá repelência e proteção na pintura, contendo carnaúba em sua composição tem uma boa durabilidade, na próxima lavagem não vai precisar encerar novamente, quando sentir que diminiu a repelência é a hora de nova aplicação.

Isso seria o básico, ainda existe materiais e ferramentas para fazer uma lavagem muito mais detalhada.

No mais estarei a disposição nas dúvidas que os nobres membros tiverem sobre cuidados com o Kazinho.

Um abraço!!!!

Erick Morais
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.6/Prata
Código de Opcionais : AC/DH/VE/TE

Mensagem por Julio Dídimo em Qua Jan 14 2015, 16:48

Gostei da ideia dos 2 baldes, eu uso sempre 2 esponjas uma para baixo e outra para cima, tirava o excesso de sujeira na mangueira.

Uma pergunta, carro novo deve ser enceirado?

Ja ouvi falar que nos primeiros meses não tem necessidade de enceirar ja que o carro vem com uma "proteção" na pintura?
Verdade ou Mito?

Julio Dídimo
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 66
Cidade/Estado : Curitiba
Motorização/Cor : 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE Plus + Alarme e pelicula

Mensagem por Erick Morais em Qua Jan 14 2015, 20:57

Julio Dídimo escreveu:Gostei da ideia dos 2 baldes, eu uso sempre 2 esponjas uma para baixo e outra para cima, tirava o excesso de sujeira na mangueira.

Uma pergunta, carro novo deve ser enceirado?

Ja ouvi falar que nos primeiros meses não tem necessidade de enceirar ja que o carro vem com uma "proteção" na pintura?
Verdade ou Mito?

Julio,
Toda pintura vem com proteção, o famoso verniz, ele é a camada que protege a pintura do carro, o que é feito é uma aplicação com produtos para proteger o verniz, ou seja, é uma proteção na proteção.
Existe vários tipos de ceras, cera para brilho, cera para proteção, cera limpadora, no caso de aplicar cera ela vai curar no verniz, criando uma película de proteção, tem cera que vc deve aplicar a cada lavagem, cera que vc aplica a cada 01 mês, a cada 03 meses e por aí vai.
Nos trabalhos que faço de detalhamento de pintura, uso como proteção do trabalho selantes sintéticos que tem durabilidade de até 06 meses, porque até, porque não sei como o dono vai tratar o carro, se vai seguir as minhas recomendações de cuidados, no caso depois de aplicado o selante a sujeira deixa de impregnar na pintura como acontecia antes, além da textura que a pintura tem ao toque, fica tudo liso e protegido.
Cera tem diversas marcas e valores, eu por exemplo tenho a cera Collinite 476S com alta concentração de carnaúba, poderosa composição brasileira que dá brilho, proteção e repelência na pintura, quanto maior for a concentração de carnaúba na composição, maior será sua durabilidade na pintura.
Esta cera que possuo custa na faixa de R$ 180,00, ele consegue aguentar na pintura por 06 meses, tem uma outra cera de carnaúba fabricada pela Lincoln Polidores, essa também tem uma boa concentração de carnaúba e tem um excelente custo benefício, custa na faixa de R$ 60,00, durabilidade dela em torno de 02 meses no máximo, já o selante que uso é da Wolfgang, selante Polonês que dura mais que 06 meses, essa é pra mim a melhor opção, mas o preço é puxado, pra hobbista não compensa, em torno de R$ 300,00.
Tem  as ceras Cleaner Wax, que são ceras que limpa um pouco a pintura de contaminações e dá proteção, essa dura 30 dias, também tem diversas marcas e preços, tem uma da Cadillac Cleaner Wax que é um excelente custo benefício.
Todas as ceras devem ser aplicadas após a lavagem e secagem do veículo, e sempre na sombra com a lataria fria.

Só pra resumir
Cera Cleaner Wax - Remove um pouco das contaminações da pintura, dá brilho e proteção de até 30 dias - Indico Cadillac Cleaner Wax - http://www.lojamastercleaner.com.br/cadillac-cera-de-carnauba-cleaner-wax-350g.html

Cera de Carnaúba - Brilho, proteção de até 02 meses - Indico a Lincoln Drywash Carnaúba - http://www.lojamastercleaner.com.br/lincoln-cera-de-carnauba-premium-344g.html

Cera de alta concentração de Carnaúba - Brilho, Proteção de até 06 meses - http://www.geralferramentas.com.br/collinite-cera-de-carnauba-super-doublecoat-476s-510g-p-844.html?osCsid=rf9g0evp68b948dur6lkk34ug2

Selante Sintético - Brilho e proteção com até 06 meses - http://www.miromi.com.br/wolfgang-selante-deep-gloss-3-0-473ml.html

Tem também as ceras rápidas, essas são mais pra dar brilho, pode ser aplicada a cada lavagem.

Espero fazer um detalhamento de pintura no meu Ka 1.6 Flex que comprei e depois posto as fotos do trabalho realizado, e sempre lave o carro com o método dois baldes.

Um abraço!

Lojas de produtos para cuidados em estética automotiva

www.lojamastercleaner.com.br - SP Capital

www.geralferramentas.com.br - PR Curitiba

www.miromi.com.br - RS Estrela

Erick Morais
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.6/Prata
Código de Opcionais : AC/DH/VE/TE