Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

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Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por Cauê em Sab Abr 03 2010, 09:03

Projeto de CAI (Cold Air Intake) do Cauê.

Ontem coloquei em prática meu "projeto", é bem simples, mas eficiente! A idéia principal é usar uma mangueira mais comprida e com o diâmetro maior desde a entrada de ar e depois reduzir na entrada da caixa de ar, assim o ar que fica acumulado na mangueira entra com mais pressão.

Eu iria colocar a entrada de ar na grade em cima do radiador, mas a mangueira iria ter apenas 25 cm de comprimento, eu sei que quanto maior a mangueira maior a pressão que o ar exerce lá dentro, então resolvi colocar na grade inferior, ficando com 50 cm +-, é claro que com algumas precauções...

Desde ontem estou fazendo testes, já senti uma melhora a partir de 2500 rpm, parece que o carro está respondendo mais rápido e o ronco ficou mais encorpado, o que influenciou também foi o diâmetro do tubo que eu usei. Já senti que ele está bebendo menos tbm, mas não calculei quanto por litro.

Meu filtro HPF semi-racing ainda não chegou, lembrando este projeto é mais útil se usar um filtro esportivo (inbox) é claro!



Material utilizado:

- ½ Metro de mangueira de 4”, bicolor, lisa por dentro, flexível. Especificações: VÁCUO-AR SUPER LEVE – IVSL. Aplicação: Indicada para condução de ar, em locais que requerem um raio de curvatura reduzido.

- ½ Metro de tubo semi-flexível de alumínio, feito com duas camadas de alumínio e entre elas uma de kraft, aguenta 200ºC utilizado geralmente na exaustão de gás de aquecedores, mas em nosso caso, barra um pouco do calor que vem de dentro do motor e protege a mangueira de peças mais quentes que podem danificá-la.

- Tira de borracha (maleável), com espessura de 1,5 cm. Se não encontrar nesta espessura improvise com mais tiras, como eu fiz, na foto aparecem 3 tiras, mas na hora precisei de apenas duas.

- Abraçadeira de metal com o aperto de parafuso.

- Abraçadeiras de plástico. (Opcional)

Ferramentas:

- Serrinha ou faca afiada mesmo.

- Chave de fenda.

- Alicate de corte.





Montagem:

1º Passo: Prepare-se para alguns cortes e arranhões... hahaha!

2º Passo: Retire a orelhinha do Sherek, é só puxar que sai. (Não é necessário cortar esta peça, como outras pessoas fizeram, guarde para colocar um dia se precisar).

3º Passo: Deixe tudo organizado como na foto acima, pronto para o encaixe.

4º Passo: Passe a mangueira pelo lado direito, pode observar que tem uma mangueira que trás a água quente para o radiador, a nossa vai ficar a direita dela, mas fica um pouco encostada, por isso também aconselhei o tubo de metal, o calor da mangueira do radiador é muito alto.





5º Passo: Posicione a mangueira próxima à grade ao lado do farol de neblina, deixe um pouco mais acima para proteger de poeira e chuva.

Opcional: Coloquei um pedaço do tubo de alumínio cortado e fixado a mangueira com duas abraçadeiras de plástico, bem em frente à entrada de ar. Ela vai direcionar ainda mais o ar para dentro da mangueira.
Preferi fazer assim, pois se chover, a água bate no alumínio, e corre por trás de mangueira, o mesmo não aconteceria se colocasse a mangueira bem de frente a entrada de ar, a água da chuva iria entrar diretamente na mangueira e provavelmente iria parar dentro da caixa de ar.


6º Passo: Encaixe a mangueira na caixa de ar, e faça o
aperto com a abraçadeira, mas deixe a tubulação de metal para fora da
abraçadeira, não precisa prender com a mangueira.





Bom, é isso ae! Aproveitem que ainda eu não patenteei !! hahahahha! Até o próximo UP! Valeu!


Última edição por Cauê em Ter Jun 08 2010, 20:34, editado 6 vez(es) (Razão : Faltavam as Fotos! E a tubulação que eu usei é de 4 polegadas!)

Cauê
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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por Rodrigo Sartori em Sab Abr 03 2010, 13:22

Bacana Cauê, mas precisa de foto..hahaha

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por Cauê em Sab Abr 03 2010, 23:54

Rodrigo Sartori escreveu:Bacana Cauê, mas precisa de foto..hahaha

Pronto Rodrigo, coloquei as fotos!

Me diz o q achou?

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por Alessandro em Dom Abr 04 2010, 05:18

Caramba Cauê que loko q ficou amigo, e ainda mais mandou mto bem nos equipalmentos ou melhor nos tubos. rsrs

E essa parte de economizar eu curti e o rondo mudou ohh ai é bom pra caramba.

Abração

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por Cauê em Dom Abr 04 2010, 08:34

Vlw Alessandro!

Hoje eu saí pra dar umas aceleradas, quando cheguei, senti um cheiro
de queimado, mas não é de embreagem queimada, até mesmo pq eu sou
piloto! hahaha! Acho que são os punta-tacos! kkkkkk

Economizar é sempre bom! E que ronco legal que está fazendo, acho que dá um eco dentro do tubo sei lá, só colocando pra ver!

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por xfx777 em Dom Abr 04 2010, 08:50

Ficou bacana mesmo esse projeto a melhora deve ser notável nas retomadas vlw ...

xfx777
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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por stratico em Dom Abr 04 2010, 09:51

e ai CAUE, ficou bacana, mas com o captação tão embaixo não vai puxar muita sujeira?
pq ficou bem perto do chão...

stratico
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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por Cauê em Dom Abr 04 2010, 10:02

stratico escreveu:e ai CAUE, ficou bacana, mas com o captação tão embaixo não vai puxar muita sujeira?
pq ficou bem perto do chão...

Stradico, eu tbm pensei nisto sabe... Por isto que eu coloquei a mangueira um pouco mais pra cima da grade, ela não está mto perto do chão, e impressão, hehehe, está com a boca virada um pouco mais pra baixo para não pegar mta poeira de frente, aquele captador de ar improvisado que eu fiz ajuda a separar os detritos e a água, são jogados para trás da mangueira, quando eu colocar o HPF, vou ver se realmente está entrando mta poeira, vou ver como está o filtro de vez em quando...

Mas ainda sim estou preocupado com a poeira, e estou pensando em colocar um filtro feito (meia calça) na frente do tubo, será que vai impedir o fluxo de ar? hahaha!

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por xfx777 em Dom Abr 04 2010, 14:26

É necessário esse filtro Cauê, e não vai impedi muito a passagem do ar não , mais mesmo assim vai te uma perda com o filtro.

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por cr.soares em Dom Abr 04 2010, 14:45

...cuidado com as poças d'água e as enchentes... quando mais baixa a tomada de ar, maior o risco de um "calço hidraulico"...

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por xfx777 em Dom Abr 04 2010, 15:10

Bem lembrado Cr.soares tem que ter muito cuidado com a elevação pois pode entrar água facilmente e isso é prejuízo na certa .

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por RaphaRuggiero em Dom Abr 04 2010, 23:22

A treta do intake ai embaixo é agua...nao sujeira!

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por Rodrigo Sartori em Dom Abr 04 2010, 23:29

Pois, é, eu deixaria em em lugar mais alto e que o ar entresse pela grade onde o radiador fica.

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por xfx777 em Dom Abr 04 2010, 23:54

ISso mesmo porém quando entra muita sujeira, como particulas de areia etc... podem ocasionar ranhuras na camisa isso é prejuízo na certa tbm, sem fala da água...

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por Cauê em Seg Abr 05 2010, 01:23

Bom dia pessoal!

Quero primeiramente agradecer as sugestões de vocês...

Eu estou pensando em colocar a tomada de ar um pouco mais pra cima, mas ao mesmo tempo, estou muito satisfeito com a performance que eu tive em alta, depois que eu instalei a tomada de ar neste local...

Quanto maior a diâmetro de entrada da tubulação, maior a área, mais potência em alta e menor torque em baixa. Apesar de eu não ter sentido perda em baixa... Só testando no dinamometro mesmo...

Mais um querendo fazer pressão no CAI! hahaha! http://forum.renaultclube.com/viewtopic.php?f=16&t=8029

A IMOHR, especializada em competições, utiliza o mesmo tubo que eu usei, porém este da imohr tem o diâmetro menor, para facilitar a instalação, porém perde em captação e pressão de ar...




A desvantagem da utilização de dutos de admissão com diâmetro menor é
que, em velocidades altas do motor, quando um volume grande de ar está
passando através dos dutos, a restrição do diâmetro menor pode inibir o
fluxo de ar. Assim, é melhor ter dutos com diâmetro maior para grandes
volumes de fluxo de ar com velocidades mais altas. Alguns fabricantes de
automóveis tentam usufruir do melhor dos dois mundos usando dutos de
entrada duplos para cada cilindro, um com um diâmetro pequeno e um com
diâmetro grande. Eles usam uma válvula borboleta para bloquear o duto
com diâmetro grande, com velocidades de motor mais baixas, para
usufruirem do desempenho obtido com o duto estreito. Então, a válvula é
desbloqueada com velocidades de motor mais altas para reduzir a
restrição de admissão de ar e aumentar a potência de saída. Fonte:
http://carros.hsw.uol.com.br/questao517.htm


ADMISSÃO DE AR FRIO

Quando começaram a surgir os primeiros carros com injeção eletrônica, a maioria dos preparadores olhava para aquela caixa cheia de fios e chips, com um certo desdém. Enxergavam a novidade muito mais como um impedimento do que como um recurso para melhorar o desempenho de um motor.

Desde os primeiros Gol GTI, muita coisa mudou. Com a chegada dos importados, aos poucos a maioria dos preparadores foi se acostumando com a idéia de que injetados também podiam ter rendimento melhorado, e que o carburador, apesar de ser um velho conhecido, estava definitivamente passando o bastão para os cada vez mais sofisticados sistemas de injeção eletrônica.

Os carros mudaram, assim como a tecnologia e os equipamentos, mas os motivos que levam as pessoas a aumentar a performance de seus motores, continuam os mesmos. E nesse mundo moderno do plug and play, as alterações mais fáceis, rápidas e universais são a troca ou remapeamento do chip, e a troca da caixa de admissão original, por um sistema de alta performance baseado em um filtro de ar cônico ou cilíndrico de alta vazão.

São alterações periféricas, ou seja, não se mexe no motor propriamente dito, e mesmo assim, em conjunto, esses upgrades podem trazer um ganho de potência bastante razoável, principalmente em carros turbocomprimidos. Além disso, também são facilmente reversíveis, e muitas vezes podem até ser reaproveitados em outro veículo.

Praticidade, confiabilidade, possibilidade de revenda tornaram a instalação de chips remapeados e filtros de ar esportivos as modificações mais populares do momento.


PARA QUE SERVE UM FILTRO ESPORTIVO?

Vamos nos concentrar nos filtros esportivos, e nos sistemas de admissão de ar. Mas para isso, é preciso que compreendamos algumas particularidades dos próprios motores à combustão interna: Nesse tipo de motor, o principal fator limitador de potência, é a restrição à entrada do ar nos cilindros. Como todos sabem, o motor é impulsionado pela queima da mistura comburente/combustível, ou seja, ar/gasolina (ou ar/álcool, ar/metanol e assim por diante).

Motor equipado com filtro de ar esportivo.

Um fato interessante, é que a maioria dos sistemas de injeção eletrônica trabalha com uma margem de folga, ou seja, eles têm a capacidade de fornecer proporcionalmente mais combustível do que a quantidade máxima de ar que o motor (original) consegue admitir. Daí, rapidamente pode se concluir, que se você conseguir fazer com que o motor admita uma quantidade um pouco maior de ar, a injeção dará conta do recado mantendo a mistura correta, e o motor atingirá mais potência e torque, sem a necessidade de um remapeamento no chip, ou qualquer outro tipo de preparação.

A maneira mais fácil de se conseguir isso, seria eliminar o filtro de ar. Em teoria, funciona muito bem, contudo entre a teoria e a prática, existe a realidade de cada caso. E em alguns deles, existem problemas, principalmente relacionados com a temperatura do ar admitido, com sensores do sistema de injeção e, sobretudo com a poeira, que não deve de maneira alguma ser admitida pelo motor, sob pena de sérios danos à sua conta bancária.

Mas em carros de rua, andar sem filtro de ar, causa uma infinidade de dores de cabeça. Em primeiro lugar, na maioria dos casos, não basta simplesmente retirar todo o sistema original, com caixa de ar e tudo, pois esses sistemas, muitas vezes são elaborados de modo a admitirem ar mais frio do que o do compartimento do motor, e eventualmente também são equipados com sensores, que se negligenciados, farão com que a injeção funcione de maneira incorreta, causando prejuízos ao rendimento.

Deixar todo o sistema de caixa de ar original, mas sem o elemento do filtro, seria uma idéia melhor, já que garantiria a captação de ar um pouco mais frio. Contudo, essa idéia também tem seus defeitos: As caixas de ar originais são projetadas com prioridades diferentes das nossas, que queremos tirar a última gota de rendimento que nosso equipamento pode nos proporcionar.

Quando os projetistas criam um sistema de filtro de ar para uma montadora, eles têm diferentes aspectos a observar, como: Fácil acesso para a manutenção do filtro de ar, sistemas de redução de emissões de poluentes, temperatura correta para a maior durabilidade do motor, redução do ruído do sistema, custo das peças de fabricação e reposição, risco de ?calço hidráulico? e assim por diante. A performance geralmente é relegada a segundo plano.

Além disso, sem o elemento do filtro, a restrição à entrada de ar diminui bastante, mas a proteção contra a entrada de partículas estranhas ao motor também. Rodar com um motor sem filtro de ar é equivalente a submeter às partes internas a um intenso jato de areia. A durabilidade é bastante comprometida, assim como a confiabilidade.

Em caso de carros turbocomprimidos, os rotores do compressor são os primeiros a sofrerem, já que são peças delicadas, e que se movimentam a rotações muito altas. Andar com carro turbinado sem filtro de ar é comprovadamente a maneira mais fácil de diminuir a vida útil da parte fria da turbina.

Em resumo, deixar a caixa de ar original, mas sem o elemento do filtro de ar, é mais eficiente do que simplesmente eliminar todo sistema, mas ainda assim, não é uma boa idéia, já que o sistema original é por vezes bastante restritivo, e você precisará lidar com as conseqüências da captação de poeira pelo seu motor, o que não é nada recomendável.

Uma outra solução ainda seria usar filtros de ar esportivos, mas que se encaixam no local original (filtros tipo painel, para reposição original). Eles têm a vantagem de não precisarem ser trocados, apenas lavados, o que representa economia na manutenção e em alguns casos, até podem melhorar um pouco o fluxo de ar. Contudo, em geral não proporciona grande aumento de rendimento, devido aos problemas relativos a caixa de ar original, já descritos anteriormente.

Agora que você já sabe que eliminar o filtro de ar do carro, mesmo que feito de uma maneira criteriosa, não é recomendável, é hora de partirmos para o que você pode fazer para melhorar seu motor, mas sem causar nenhum dano. O ideal é um novo sistema de admissão, que elimine a caixa e o filtro originais, trazendo melhor rendimento, mas sem perder a capacidade de filtragem.

Sistemas de Admissão de Ar Frio ou CAI (Cold Air Intake)

As duas coisas mais importantes em um sistema de admissão de ar são a temperatura do ar admitido, e a capacidade de fluxo do filtro e do próprio sistema. É levando isso em conta, que você precisa procurar soluções efetivas para otimizar o desempenho de seu carro. De nada adiantará um filtro importado, de primeira linha, mas mal instalado, com tubulações restritivas e captando ar quente.

No que tange à temperatura do ar, quanto mais frio, mais denso, conseqüentemente maior a potência e o torque do motor. Assim, o ideal é que a tomada de ar esteja em algum local onde haja bastante ar frio, já que dentro do cofre do motor, as temperaturas podem ser muito altas, prejudicando o rendimento do carro.

Em relação ao fluxo, o ideal é que ele seja o mais livre possível, sem estrangulamentos, sanfonas ou obstáculos aerodinâmicos. Com poucas curvas, e de preferência com ângulos bem abertos. O ar deve fluir através de canos de grandes diâmetros, tão curtos quanto possíveis.

Realmente, essa é uma pergunta pertinente. É difícil de se conciliar essas duas coisas, mas não impossível. Pode ser feito através de alterações como scoops, recortes no capô ou pára-lamas, reposicionamento de outras peças dentro do cofre e assim por diante. Entretanto, nem sempre as pessoas estão dispostas a dar uma retalhada no carro, obrigando o ar a percorrer um caminho maior, através de um longo CAI. Mas uma coisa é certa: Se você precisar optar entre ar frio ou um cano mais curto, escolha sempre o ar frio. Muitos testes em dinamômetro já provaram que sistemas que captam ar mais denso geram mais potência do que sistemas baseados somente em pouca resistência ao fluxo de ar.

Tenha em mente apenas, que o sistema de admissão com canos mais longos, deve buscar a otimização do fluxo de ar, evitando mangueiras de borracha sanfonadas (prefira canos, com um diâmetro adequado) curvas com ângulos muito fechados e principalmente estrangulamentos na tubulação.

Nos lugares onde o tuning é mais desenvolvido, como Japão, Europa e Estados Unidos, existe disponível uma infinidade de sistemas CAI (admissão de ar frio), Short Ram (semelhante ao CAI, porém com um cano mais curto, localizando o filtro dentro do cofre do motor), Cold Airbox (sistema de caixa semelhante a original, com filtro de alta vazão, e visando alta performance), e você pode ir a qualquer loja especializada, e escolher entre as diversas opções de cada sistema e marca.

Filtros de ar:

Tão importante quanto o sistema de admissão, é o filtro de ar em si. Bons filtros de ar são aqueles que conseguem o melhor fluxo de ar aliado à melhor proteção ao motor. Como já foi colocado anteriormente, é fácil diminuir a restrição do sistema, simplesmente diminuindo (ou eliminando) a restrição do filtro de ar, mas isto é muito prejudicial ao motor. O valor verdadeiro de um bom filtro encontra-se justamente em ter de conciliar duas coisas tão opostas: Deixar passar a maior quantidade de ar possível, ao mesmo tempo em que segura a maior quantidade da poeira e partículas que tentam invadir o motor juntamente com esse mesmo ar.

Diferenças entre os filtros de ar original e filtros esportivos:

O filtro de papel (original) é o mais barato e mais comum, e também o menos eficiente. O princípio de funcionamento dele é bastante simples, e consiste em um tramado de fibras de papel bastante apertado e denso, de maneira que os espaços que restam abertos sejam menores do que as partículas que ele precisa filtrar, impedindo assim que elas atravessem o filtro, e cheguem ao motor. A filtragem ocorre somente na superfície do filtro.

Já o filtro de algodão é mais complexo. Ele é composto por algumas camadas de gaze (tramado de algodão) embebido em óleo, que ficam entre duas camadas de telas de alumínio. Dobras na gaze do algodão asseguram um aumento de 10-20% na área da superfície, para puxar mais ar para o motor. A gaze é feita de camadas sucessivamente mais finas para captar e segurar poeira e partículas úmidas tão pequenas como 0,50 mícron. É também um filtro mais eficiente, já que a maioria deles chega a 98% de filtragem de partículas prejudiciais ao motor, (contra cerca de 93% de alguns filtros de papel) e mesmo filtrando melhor, permitem um fluxo de ar muito mais livre. Outra vantagem, é que esse tipo de filtro, é lavável e se receber a manutenção adequada, deve durar mais do que o próprio carro.

Tipos de filtro:

Existem inúmeras opções de filtros esportivos no mercado. Cônicos, cilíndricos ou apenas para substituir o elemento original. É necessário saber escolher, para conseguir um bom resultado. As melhores marcas, disponibilizam informação sobre aplicações na Internet, e um bom revendedor também deve saber orientar seus clientes em relação a esse aspecto.

Como escolher:

Em relação ao formato: Quando você monta um filtro redondo convencional em cima de um motor, como, por exemplo, num carburador ou corpo de borboletas em pé, é sabido que um diâmetro maior aliado a um filtro baixo, vai ter um fluxo mais otimizado do que um filtro pequeno e alto. Quando o espaço permite, o ideal é que a altura do filtro seja equivalente a algo entre 20 a 25% do seu diâmetro.

Mas poucos carros ainda usam filtros do tipo panela. A maioria dos carros injetados hoje em dia utiliza o sistema de caixa de ar, com um filtro tipo painel, ou um filtro cônico ou cilíndrico, montado em um sistema tipo CAI. Nesse sistema, o formato se torna menos importante.

Então chegamos ao tamanho: Você pode procurar as tabelas de aplicação de filtros, que informam o modelo adequado para seu carro. Uma boa dica é em caso de dúvida, escolher sempre um filtro maior.

Apesar de um filtro maior do que o necessário não oferecer mais performance, ele tem a vantagem de garantir um intervalo de manutenção mais longo. Nunca use um filtro menor do que o recomendado, pois isso com certeza irá acarretar em perda de desempenho e maior consumo de combustível.


Filtros de má qualidade:

Aqui vai um alerta, para aqueles que procuram sempre economizar em tudo: O barato pode sair caro. Filtros de ar muito pequeno e que tem muito fluxo, devem ser motivo para desconfiança. Geralmente eles não têm boa capacidade de filtragem, e podem causar problemas. Existem também filtros que cumprem a função de filtragem, mas o fluxo de ar que consegue passar por eles é sofrível, o que causa perda de potência, e maior consumo de combustível.

Rendimento:

Todo esse trabalho para escolher o novo filtro, descobrir a medida ideal, projetar uma nova tubulação de ar, e ainda por cima pagar por tudo isso, só faz sentido, se o upgrade funcionar corretamente, e fornecer os cavalinhos extras.

Vamos aproveitar esse espaço, para restabelecer a realidade em relação ao assunto: Filtros esportivos podem ser testados num banco de fluxo, juntamente com novo sistema de admissão. Esses testes demonstram que os ganhos de fluxo em CFM (cubic feet per minute, ou seja, pés cúbicos por minuto) são brutais, o que garante no mínimo, que há menos restrição antes da entrada da admissão. Isso por si só, já seria uma grande coisa.

Ocorre, que sistemas tipo CAI, beneficiam-se não só do fluxo otimizado, mas também de admitir ar frio, o que aumenta em muito a potência do motor. Da mesma maneira que um intercooler resfria o ar aquecido pela turbina, um CAI pode captar ar fresco, que está muito grau mais frio que a temperatura do cofre.

Traduzindo para números, o ganho em geral é de cerca de 4 a 5% de potência, mas em alguns casos pode chegar a mais que isso. Existem sistemas, nos quais num motor de 200cv, os ganhos chegaram a mais de 20cv. Lembrando sempre, que não estamos falando em estimativas, e sim em testes realizados em dinamômetros de rolo.

Os ganhos irão depender de muitos fatores distintos, como nível de restrição do sistema anterior, local da tomada de ar frio, capacidade de fluxo do novo filtro e da nova tubulação, e até o nível de upgrades no motor do veículo em questão.

Filtros cônicos de alta vazão funcionam muito bem em conjunto com alterações no chip e escapamentos mais livres. O ganho proporcional costuma ser bem maior em carros onde há um conjunto de upgrades que se complementam.

Vale lembrar também, que carros com motores preparados, em 99% dos casos necessitam de mais fluxo de ar na admissão, que não pode ser suprido pelo filtro original. Carros equipados com turbo, comando de válvulas de maior abertura e levante, kits nitro, e cabeçotes preparados podem fazer melhor uso dos filtros de alta vazão, do que carros com motor original.

Filtros de ar de alta performance são uma boa compra. Bons filtros não são baratos, mas são duráveis e confiáveis. Sozinhos, não trazem grandes ganhos de potência, mas em conjunto com um sistema de admissão tipo CAI, e outros upgrades como chip e escape, pode-se melhorar bastante o rendimento de um motor. Para carros originais, é uma opção interessante, e para carros preparados, são obrigatórios.



Antes de colocar em prática o projeto, eu entrei em contato com o fabricante do filtro HPF, para ver a opinião deles, e me responderam...


Re: Filtro Ka 08/09 1.6
Canalli 2 de abril de 2010 09:36
Para: Cauê Souza



Alô Cauê, bom dia!
Lendo a descrição da sua idéia, tem grandes chances de dar certo.
O que recomendamos, quando se faz um CAI, é que se procure utilizar um
material mais "liso possível", evitando mangueiras corrugadas com
depressões e também que se faça o menor número de voltas possíveis.
Pelo que entendí vc vai usar uma mangueira de 3" com redutor, para
fixar no encaixe da caixa de ar no motor. Legal, vai ajudar sim!
No mais, é instalar o filtro e curtir um bom desempenho.
Beleza meu caro!
Boa sorte na Instalação do CAI e..
Bao Páscoa para todos vcs.
OBS: desculpe-me não ter respondido antes, mas realmente ontem foi um
dia daqueles. Estive fora da empresa, resolvendo assuntos com BNDES e a
reunião com empresa que está fazendo o nosso novo site, que deverá
estar no ar, até o dia 15/04. Correria geral!!!!!!!!
Abração!




Aqui no Rio, por onde eu ando nunca tive problemas com alagamentos, porém, nunca se sabe, o dia que eu precisar enfrentar uma chuva mto forte, com risco de alagamentos, é só levantar a tubulação que fica tudo na boa...

Em relação a sujeira, vou providenciar uma tela para impedir a entrada de areia ou de detritos maiores...

Acredito que as pessoas que colocam aqueles filtros esportivos de 30 reais, aqueles redondos direto na TBI, com certeza correm mais risco do que eu, que utilizo a caixa de ar original com HPF (que chega nesta semana).

Pessoal, a performance melhorou significativamente, e ainda nem instalei o HPF, principalmente nas retomadas, como o xfx777 falou.
O carro continua silencioso, porém com o ronco mais encorpado...

Dá a nítida impressão que ganho pressão de ar a partir de 60 km/h.

Aconselho vocês a fazerem o teste... Vale a pena! Obrigado mais uma vez pelas sugestões!

Flw!


Última edição por Cauê em Seg Abr 05 2010, 03:00, editado 6 vez(es) (Razão : acrescentando link, imagem, artigo e email)

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por xfx777 em Seg Abr 05 2010, 11:34

Qula o valor do kit completo CAI Cauê ?

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por Cauê em Seg Abr 05 2010, 14:36

R$ 40,00 + frete, vlw!

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por xfx777 em Seg Abr 05 2010, 15:46

Bah muito barato mesmo aprovando ai da um toke, to pensando em fase no meu tbm.
Quando estou com o carro carregado na estrada ele senti muito e fica ruim de retomadas talvez essa solução pequena resolva meus problemas com pouco investimento .

xfx777
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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por Rodrigo Sartori em Seg Abr 05 2010, 18:03

Cauê escreveu:R$ 40,00 + frete, vlw!

Esse kit da IMOHR tá na faixa de qto? Esse preço q vc passou é só da tubulação né?

Rodrigo Sartori
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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por Cauê em Seg Abr 05 2010, 18:12

Rodrigo Sartori escreveu:
Cauê escreveu:R$ 40,00 + frete, vlw!

Esse kit da IMOHR tá na faixa de qto? Esse preço q vc passou é só da tubulação né?

Rodrigo, este kit eu não sei, só passei o preço que paguei na tubulação mesmo...

Mas particularmente eu não compraria este KIT da IMOHR, pois acho a mangueira é mto estreita (2")... Só é bom em baixas rotações mesmo.

Flw!

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por Cauê em Seg Abr 05 2010, 18:27

xfx777 escreveu:Bah muito barato mesmo aprovando ai da um toke, to pensando em fase no meu tbm.
Quando estou com o carro carregado na estrada ele senti muito e fica ruim de retomadas talvez essa solução pequena resolva meus problemas com pouco investimento .

Eu não pensaria duas vezes, só falta eu comprar um filtro pra colocar na entrada da tubulação, estou pensando em roubar uma meia-calça da minha noiva pra fazer, hahahhaha!

Se precisar do material eu mando pra vc... Flw!

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por xfx777 em Ter Abr 06 2010, 02:11

Ok valeu pelo empenho qualque coisa te dou um toke...

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por Chokitao em Ter Abr 06 2010, 08:46

Pessoal, este é o site da Imohr e se forem na Loja Virtual vai encontrar este kit da foto por R$ 290,00.

http://www.imohr.com.br/site/pt/

Se eu for fazer no meu, utilizarei um filtro cônico da K&N ou HPF feita com uma tubulação talvez de alumínio e colocando o filtro mais ou menos próximo da grade onde se encontra a orelha do Sherek.

É uma tarefa um pouco complicada achar o melhor local: fugir do calor do motor e ao mesmo tempo não ficar tão exposto a chuva e poeira... Achei um pouco longa esta tubulação.

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por Cauê em Ter Abr 06 2010, 09:07

Chokitao escreveu:Pessoal, este é o site da Imohr e se forem na Loja Virtual vai encontrar este kit da foto por R$ 290,00.

http://www.imohr.com.br/site/pt/

Se eu for fazer no meu, utilizarei um filtro cônico da K&N ou HPF feita com uma tubulação talvez de alumínio e colocando o filtro mais ou menos próximo da grade onde se encontra a orelha do Sherek.

É uma tarefa um pouco complicada achar o melhor local: fugir do calor do motor e ao mesmo tempo não ficar tão exposto a chuva e poeira... Achei um pouco longa esta tubulação.

Chokitão,

Mais é caro esse conjunto da IMOHR ein? Que filtro é este que eles usam? K&N disfarçado? hahaha

Ficaria legal mesmo se vc fizer com a tubulação de alumínio, mas como sou um pouco conservador, eu não trocaria a caixa do filtro original, gosto mais do HPF inbox, mas ao mesmo tempo, acho mto louco o filtro cônico!

Lembre-se:
Se você precisar optar entre ar frio ou um cano mais curto,
escolha sempre o ar frio.


Optei pelo ar mais frio possível, e com maior pressão possível, por isso a tubulação é mais longa, acumula uma maior quantidade de ar, gerando mais pressão na saída, ainda mais que usei um redutor no final, mas estou fazendo testes, se eu ver que está entrando mta poeira, eu coloco na grade em cima mesmo que tbm fica legal.

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por xfx777 em Ter Abr 06 2010, 12:59

O filtro de ar do novo Ka tem dupla função, primeiro a função de filtrar as impurezas e tudo mais que agente está careca de saber etc...
Segundo ele serve tbm para abafar o som que passa pra dentro do veículo tem tudo isso para ser visto segue a dica ...

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por Cauê em Ter Abr 06 2010, 13:13

xfx777 escreveu:O filtro de ar do novo Ka tem dupla função, primeiro a função de filtrar as impurezas e tudo mais que agente está careca de saber etc...
Segundo ele serve tbm para abafar o som que passa pra dentro do veículo tem tudo isso para ser visto segue a dica ...

É verdade, mas tem gente que gosta de barulho, rs! Eu particularmente prefiro menos barulho possível, com a máxima performance!

Vou trocar o escapamento, desde o coletor até o final com 2 polegadas, só não sei como vai ficar o abafador, não quero aqueles esportivos barulhentos, quero um ronco suave, será que tem algum que não faça tanto barulho?

Falei com o Carlini da Carlini Competições, a respeito do comando carlini, que pretendo instalar, junto com o Unichip.

Caro Cauê

Os testes feitos com a injeção original flex, trouxeram um resultado modesto, 3CV a mais devido a que a injeção original (FIV) não consegue compensar muito. Mas vc coloque Unichip ai o ganho é expressivo, podendo alcançar mais de 130 CV.

Acredito que com o FOR2R, seja mais interessante usar uma injeção programável onde vc possa escolher o corte de RPM buscando assim o melhor desempenho do seu conjunto.

Não aconselhamos o uso do FOR2R com a injeção original até porque o corte dela limita o ganho de potência para este modelo sendo que irá cortar com a potência subindo, isto quase acontece já com nosso modelo FOR1R

Gde abraço

Carlini.



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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por xfx777 em Ter Abr 06 2010, 14:55

? Hum e com essas mudanças como fica a durabilidade do motor Cauê

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por Rodrigo Sartori em Ter Abr 06 2010, 17:45

No meu caso só tem duas opções, com barulho e manco ou sem barulho e manco do mesmo jeito.

Já q é pra zonear escolhi com barulho, já q não anda pelo menos ronca alto. HAHAHAHAHA

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por Cauê em Ter Abr 06 2010, 17:57

hahahaha! Só vc Rodrigo!

Eu só acho barulho bonito em carro que anda mto, tipo os carros da stock car por exemplo... Agora em carro de passeio, é só barulho mesmo! heheheh!

Cauê
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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

Mensagem por Chokitao em Ter Abr 06 2010, 18:19

Xfx777, durabilidade é algo relativo. Se você tiver o carro original e não fazer as manutenções corretamente, troca de óleo, filtros, etc e guiar de modo agressivo a durabilidade será também baixa Razz

A preparação aspirada proposta (se for bem feita e com componentes de primeira), entrará mais ar no motor (e limpo), sairá com mais facilidade e o conjunto comando de válvulas e Unichip o otimizará a mistura para melhorar o desempenho em todas as faixas de rotação, mas o ganho será maior nas mais altas. Se você reparar a curva de potência de um carro bem preparado permanece quase que uma reta até o corte. Nos carros originais, mais ou menos após os 5.000-5500 RPM começa a saturar e inclinar para baixo.

Agora se toda troca de marcha for a 7.000 RPM, certamente não vai demorar muito para abrir o bico! Neste quesito o Blower ganha: com uma rotação bem mais baixa que essa, chutaria uns 4.000 RPM (ou menos) você já teria a mesma performance.

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Re: Projeto de CAI (Cold Air Intake) com pressão! Update página 3!

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