taxa de compressão e consumo com gasolina

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taxa de compressão e consumo com gasolina

Mensagem por Eliseu em Seg Abr 26 2010, 16:07

Companheiros, olhando a ficha técnica do Ka 1.0, percebi que a taxa de compressão é 12,8:1, bem próxima à ideal para rodar com álcool, e bem mais alta que a ideal para gasolina. Notei, no caso do meu ka, que a diferença de consumo com álcool e com gasolina é muito pequena. Penso que foi projetado para ser assim, pelo fato de o álcool AINDA ser mais barato que a gasolina... O problema é o seguinte: são poucos os Estados onde o álcool tem um bom preço, na esmagadora maioria dos Estados brasileiros o preço do álcool é bem próximo ao preço da gasolina, o que faz cair por terra a "economia" gerada pelo preço do álcool. Penso que, se a chave da questão está na taxa de compressão (é a minha hipótese, posso estar errado), a Ford, quando projetou o ka (e acredito que outros carros que usem os mesmos motores) acabou privilegiando uma minoria (paulistas, catarinenses, e outros poucos) que pagam álcool a preços acessíveis e prejudicando a esmagadora maioria, que como eu, pagam álcool quase ao mesmo preço que a gasolina... Não sei se é o caso dos senhores, mas acho que o tema daria uma boa discussão, não acham?

Abraços e vamos trocar idéias!

Eliseu
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Re: taxa de compressão e consumo com gasolina

Mensagem por rrossilva em Qua Abr 28 2010, 19:47

Os projetistas de motor aumentam a taxa de compressão pra ganhar potencia. Quanto maior a taxa, melhor o rendimento no alcool.
Pelo que eu ja li, o ideal para gasolina seria por volta de 9,0:1. Muito longe do que o nosso zetec tem.
O antigo motor endura que equipava os old old ka tinham a taxa de compressão 9,1:1 e os zetec do old ka, se não me engano, era 9,8:1.
Ja vi escort com 8,1:1 e fazia 14km/l na gasolina na CIDADE.

Acho que é esse o problema do nosso motor, agora vem a questão pois não entendo a fundo de motores. Será que tem como motificar essa taxa de compressão?

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Re: taxa de compressão e consumo com gasolina

Mensagem por Eliseu em Qua Abr 28 2010, 19:59

Brother, andei pesquisando e parece que tem, mas envolve substituição de componentes caros, como cabeçote ou pistões, etc...Vou pesquisar e o que for descobrindo, coloco aqui no fórum...
Abraços

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Re: taxa de compressão e consumo com gasolina

Mensagem por Tar em Qua Abr 28 2010, 20:49

Cara, o problema do alcool é a variação de preço ao longo do ano... e o frete para levar a estados mais longes de regiões produtoras...

Mas como assim privilegiar a minoria? Se pegar PR, SC, SP e MG ja da mais da metade dos habitantes do pais...

Quanto a modificar o motor, ja veio um outro cara com essa mesma idéia, sugeri que comprasse um ka 2007 à gasolina, ele pensou que eu estava de brincadeira com ele e foi super mal educado...
Mas o fato é que modificar o motor para diminuir a taxa de compressão é inviável em um carro novo... é jogar dinheiro fora...

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Re: taxa de compressão e consumo com gasolina

Mensagem por Eliseu em Qua Abr 28 2010, 21:08

Realmente, andei pesquisando e fica impraticável... mas essas discussões são boas, quem sabe a Ford dá uma repensada na estratégia de mercado dela e olha pra nós, a "outra metade" que paga álcool caro, e gasolina mais caro ainda, né? E tem carro flex que não gasta tanto, nem com álcool nem com gasolina...
Ah, brother, tô quase seguindo o teu conselho de "comprar um 2007 e ser feliz...rsrsrsrsrsr"
Valeu



Ah, se alguém no fórum for conhecedor da área de preparação de motores e quiser colaborar com alguma idéia a respeito, todas as sugestões serão bem vindas!

Abraços

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Re: taxa de compressão e consumo com gasolina

Mensagem por Tar em Qua Abr 28 2010, 21:42

Mas não va pensar que vai ser milagroso um ka 1.0 gasolina... pois o modo em que ele é guiado influencia muito mais que a "simples" taxa de compressão

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Re: taxa de compressão e consumo com gasolina

Mensagem por Renato F. em Qua Abr 28 2010, 22:17

Pois é.

O grande problema dos carros flex decorre do fato de utilizar 2 combustíveis com características bastante diferentes, em um mesmo motor. A montadora se vê obrigada a projetar um motor que não é ótimo nem para gasolina, nem para o alcool. Para o álcool, apostam no aumento de potência a qualquer custo, e na gasolina privilegiam a autonomia.

Na realidade, desde que surgiram os carros flex, sou contrário a essa tecnologia, olhando apenas sob o ponto de vista técnico. Hoje é possível fazer um motor dedicado somente ao álcool e que tenha consumo semelhante a um motor a gasolina. Sou um defensor da volta dos motores apenas a álcool.

Porém não só de questões técnicas vivemos neste mundo. Isso trata-se também de questões políticas. A grande razão da existência dos motores flex é evitar que os usineiros detenham o "poder" de manipular o preço do alcool como bem entendem, já que em caso de um alta, os consumidores tendem a migrar a gasolina. Isso força o combustivel a oscilar em uma faixa de preço bastante limitada. Se não fosse esse mecanismo, o governo não teria nenhum controle sobre o preço do combustível. Aliás, um controle ainda existiria: Elevando os estoques de alcool e lançando no mercado em caso de alta do preço para aumentar a oferta. Mas isso não é efetivo nos tempos que vivemos hoje.

Baseado nisso concluo: Os motores flex são excelentes para o momento em que vivemos.

Sem dúvida nenhuma isso prejudica alguns consumidores Brasileiros enquanto outros tem certa vantagem, em decorrencia dos diferentes preços dos combustíveis ao longo do país.

Quanto a modificar o motor para reduzir a taxa de compressão, concordo plenamente com o TAR. Não gosto de nenhuma modificação nos meus carros, principalmente mecânicas. Acho também que é jogar dinheiro fora.

Abs,

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Re: taxa de compressão e consumo com gasolina

Mensagem por Tar em Qua Abr 28 2010, 22:37

Mas o problema não é somente questão de quem "controla o preço"... tudo começa no setor primário, na produção da cana... não haveria combustivel suficiente para uma frota movida a alcool, teriamos que ampliar muito as lavouras de cana...

É muito mais complicado do que possamos imaginar

E se for ver bem mesmo... seria melhor um motor ja de fabrica para operar em GNV

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Re: taxa de compressão e consumo com gasolina

Mensagem por xfx777 em Qui Abr 29 2010, 01:18

Tem um detalhe nessa história toda, a uma possibilidade de programar a central eletrônica mais voltada para um tipo de combustível, assim no caso do nosso amigo de Manaus o certo seria acentua a curva mais próxima para gasolina. Vc vai ver uma mudança significativa meu amigo vlw ....

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Re: taxa de compressão e consumo com gasolina

Mensagem por rrossilva em Qui Abr 29 2010, 08:02

xfx777 escreveu:Tem um detalhe nessa história toda, a uma possibilidade de programar a central eletrônica mais voltada para um tipo de combustível, assim no caso do nosso amigo de Manaus o certo seria acentua a curva mais próxima para gasolina. Vc vai ver uma mudança significativa meu amigo vlw ....

e como é feita essa programação? Qualquer concessionária faz esse serviço?

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Re: taxa de compressão e consumo com gasolina

Mensagem por xfx777 em Qui Abr 29 2010, 12:17

Sim, aqui na minha cidade a concessionária faz essa alteração.
Mais acredito que tem mecânicos especialiados que podem fazer um serviço mais ousado tbm ....

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Re: taxa de compressão e consumo com gasolina

Mensagem por Tar em Qui Abr 29 2010, 13:15

Então essa da injeção eletronica é um defeito dos carros... pois como são flex, era pra ela se adaptar ao tipo de comustivel que esta sendo utilizado...
Pois essa "curva" não é fixa, era para ela se modificar tanto para gasolina, qnto para alcool, tanto para qualquer relação entre os 2 combustiveis

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Re: taxa de compressão e consumo com gasolina

Mensagem por xfx777 em Qui Abr 29 2010, 16:43

Isso ai, mais se o nosso combustível tanto a gasolina quanto o álcool fossem puro. Se fosse algo exato seria mais com essa impureza toda para eviatr pré detonação tem que se faze alguns ajustes e nesse ponto que vc pode melhora mais para gasolina ou mais para o álcool assim de preferência utilizando apenas esse que vc vai programar para achar a melhor mistura, deixando o carro mais econômico ....

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Re: taxa de compressão e consumo com gasolina

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