[DÚVIDA] - Fuel Tech 400 ou Unichip? Qual a melhor?

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[DÚVIDA] - Fuel Tech 400 ou Unichip? Qual a melhor?

Mensagem por Chokitao em Qua Abr 28 2010, 11:13

Tópico para discutirmos as vantagens e desvantagens dos 2 produtos.

O Unichip é vendido nos Estados Unidos por menos de US$ 500, já o FT400 está com o preço de: R$ 2.623,95 (lançamento).

Será que o FT400 poderá ser utilizado em conjunto com a Injeção Original - preparação Aspirada ou Sobrealimentada?





Segue abaixo as principais características:

FT400
Display LCD touchscreen de 4.3” widescreen
Função Dashboard completa
Automapeamento por sonda lambda
Malha fechada de sonda lambda
Para controle total de injeção e ignição com distribuidor ou com roda fônica e multibobinas.
Comunicação CAN total: Atualização de firmware, comunicação entre equipamentos CAN FuelTech e configuração/ajustes no Computador com software FuelTech.
Recursos:
Rotação Máxima: 16000rpm
Sensor MAP integrado para motores aspirados ou turbo
Motores de 1 a 12 cilindros
Programável em Tempo Real
Display LCD touchscreen de 4.3” widescreen

Entradas para Sensores de: (2 a mais que a FT200 e FT300)
Temperatura do Motor (Água ou Óleo)
Temperatura do Ar da Admissão
Pressão de Óleo
Pressão de Combustível
Sonda Lambda

Sete Saídas Auxiliares selecionáveis para Controle de: (3 a mais que a FT200 e FT300)
Injeção de Nitro Progressivo com mapas de combustível, ignição e de ativação.
Controle de Pressão de Turbo por RPM com solenóide 3 vias por PWM.
Bomba de Combustível temporizada
Comando de válvulas variável (VTEC)
Acionamento de troca de marchas em cambio automático
Eletroventilador por temperatura do motor
Válvula da Marcha Lenta
Shift Light Externo

Controle de Ignição:
Com Distribuidor ou com roda fonica
Entrada para sensores de rotação hall ou indutivos.
Roda fônica 60-2, 36-1, 12-1, 3, 4 e 8 dentes
Ignição com bobina de centelha perdida ou uma bobina por cilindro
5 saídas de ignição
Controle de Rotação por Tempo (Controle de Tração)
Corte de Arrancada com retardo e enriquecimento (two-step)
Limitador de rotação por ignição e/ou combustível
Controle de tempo de carga da bobina.
Saída para MSD, módulos SparkPRO e bobinas com módulo integrado.

Controle Total de Injeção:
Motores Aspirados por TPS, por MAP ou TPS e correção por MAP.
Motores Turbo, Supercharger ou com Blower por MAP integrado.
Controle de 1 ou 2 bancadas de injetores, com mapas individuais por bancadas.
Até 12 injetores de alta impedância ou ilimitados com o módulo Peak and Hold.

Automapeamento e controle de injeção por malha fechada por sonda lambda:
Função que permite o mapa ser construído e ajustado automaticamente no período de aprendizagem
Malha fechada de sonda lambda que permite o ajuste fino da mistura em tempo real

Controle Total de Marcha Lenta:
Controle ativo de marcha lenta com configuração de rotação alvo e condições.
Saída para controle de motor de passo ou válvula solenóide de 2 vias

Controle de Borboleta Eletrônica:
Controle ativo de marcha lenta com configuração de rotação alvo e condições.
Acionamento completo de corpo de borboleta eletrônico motorizado, com leituras redundantes de pedal e TPS.

Mapeamento completo e fácil:
Funções de Ajuste Rápido dos Mapas de Injeção (individuais por bancadas) e de Ignição
Mapas de Ignição por Rotação interpolados a cada RPM (1 em 1rpm), com mapas por Vácuo e Pressão de Turbo ou Posição da Borboleta (TPS), Temperatura do Ar e Temperatura do Motor.
Mapas de Injeção interpolados a cada 0,25% de TPS ou 0,01bar de MAP, com mapas por Rotação, Temperatura do Ar, Temperatura do Motor e Tensão da Bateria.
Anti-Lag Systems
Corte de combustível na desaceleração (Cut-Off)
Injeção de Partida do Motor ajustável por Temperatura do Motor
Ponto de ignição na Partida ajustável

Segurança e Praticidade:
Senha de Proteção do Usuário
Senha de Proteção do Preparador
Limites dos mapas configuráveis de acordo com a rotação máxima
Ajuste do Tempo Morto dos Injetores (Deadtime) para cálculo real da abertura dos injetores
Check Control com aviso de pressão excedida, rotação excedida, temperatura do motor, injetores saturados, pressão de óleo, pressão de combustível e pressão diferencial de combustível
Ajuste da Intensidade da Iluminação do Display de Cristal Líquido
Mensagem da Tela Inicial editável
5 Memórias para gravar diferentes ajustes dos conjuntos de mapas
Computador de Bordo completo com todas as informações do motor

Baseado em: http://www.fueltech.com.br/br/product/detail/198/ft400



Unichip é um computador programavel e pode ser melhor definido como uma ferramenta de ajustes.
Permite um ajuste fino em cada rotação e cada posição do pedal do acelerador.
O resultado destes ajustes é um ganho de potencia , torque e uma redução no consumo de combustível.
Não existe nenhum equipamento disponível no mercado com estas qualidades.
Unichip é o único produto que faz isso sem a necessidade modificações no escape, filtro de ar ou qualquer outro componente do motor original.

Unichip é totalmente configurável e ainda podemos atuar em vários sistemas da ECU original.

- 24 colunas para RPM e 15 linhas entre 0 e 100% do acelerador.
- 360 possibilidades de ajustes para o combustível e 360 ajustes para avanço de ignição.
- Acrescentar ou diminuir (mistura ou avanço) em relação a programação do veículo original.
- Alterar ou remover limitador de velocidade.
- Alterar a pressão de trabalho de carros com turbocompressor (boost).
- Manipular comando de válvulas controlados eletronicamente ( VVTi iVetc, etc).
- Controlar injeção de NOS.
- Trabalhar com até 5 mapas (diferentes configurações) independentes.
- Fazer a mudança destes mapas através de um telefone celular com bluetooth (Nokia, SonyErickson ou Windows Mobile)

Baseado em: http://www.dastek.com.br/unichip.asp

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Re: [DÚVIDA] - Fuel Tech 400 ou Unichip? Qual a melhor?

Mensagem por duche em Qui Abr 29 2010, 13:55

ft eh stand alone...substituindo tudo no lugar da original...uni eh piggy back funciona alterando valores da original

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Re: [DÚVIDA] - Fuel Tech 400 ou Unichip? Qual a melhor?

Mensagem por igordmb em Sab Maio 01 2010, 19:31

rapah... nao entendo muito nao XD

o ft400 tem bastante funçao, e substitui tudo como disse o duche... deve da pra mexer em muito mais coisas.. tem que ver se vc vai precisar de tanta funçao... ja o unichip altera a original. se o unichip consegui o que vc que blz, se nao so o ft400... sem contar que o ft400 e bem carím...

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Re: [DÚVIDA] - Fuel Tech 400 ou Unichip? Qual a melhor?

Mensagem por Cleber Lusvordes em Seg Mar 03 2014, 14:08

Achei que um tópico desse ia dar o que falar, mas nem vi comentário de nosso amigo Black que adora o Unichip.
To muito afim de conhecer mais sobre esse unichip.

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Re: [DÚVIDA] - Fuel Tech 400 ou Unichip? Qual a melhor?

Mensagem por Dragoniten em Ter Mar 04 2014, 14:54

Na verdade melhor melhor mesmo é o FT-400, pois você pode refazer todo o mapeamento do carro novamente e alterar TODOS os parâmetros do jeito que quiser, porém não é só esses 2800 reais dele não. Como já falaram, ele substitui a central original.

Com o FT-400 você tem que comprar vários sensores compatíveis e pagar uma boa mão de obra pra instalar tudo. Acho que a brincadeira chega a 4~5k.

O Unichip é só um Piggyback, que fica entre os sensores originais e a ECU original. Ele engana a central original e "escraviza" ela, então basicamente quem vai controlar tudo é o Unichip.

Os dois são "removíveis", caso você vá vender o carro e tal, mas o Unichip é muito mais fácil, pois são só alguns cabos que precisam ser soltos, enquanto que com o FT-400 você vai precisar ir num preparador novamente para retirar todos os sensores e tal.

Acho que o Ka não é um carro que valha a pena colocar um Fueltech da vida, pois o investimento será muito alto, pra pouco retorno de potência (a não ser que você coloque um turbo), especialmente no 1.0 que vai ficar um pouco mais forte que um 1.6, mas você terá que colocar aí uns 6~7 mil reais, sendo que se vender o carro e comprar a mesma versão 1.6 irá perder aí uns 3 mil reais no máximo.

Não sei aí, mas aqui em Curitiba eu pesquisei esses dias e encontrei uma empresa que faz a reprogramação da injeção original do Ka por 450 reais. Acho que condiz mais com o valor do nosso carro e muito provavelmente vai te dar o mesmo resultado de um Unichip da vida.

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Re: [DÚVIDA] - Fuel Tech 400 ou Unichip? Qual a melhor?

Mensagem por Cleber Lusvordes em Qua Mar 05 2014, 08:51

Dragon essa é minha dúvida faço a reprogramação ou coloco unichip, pelo que entendi qualquer um dos dois que colocar vou conseguir a mesma potencia a diferença é que o unichip vc pode colocar até 5 mapas para trocar.
É isso mesmo???.
Porque se for vou fazer remapeamento mesmo pois na boa se quero mais potencia pra que vou querer mais mapas se sempre vou usar o mais forte deles.

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Re: [DÚVIDA] - Fuel Tech 400 ou Unichip? Qual a melhor?

Mensagem por Dragoniten em Qua Mar 05 2014, 12:00

Cleber, o bom do Unipchip é que você tem mais liberdade pra mexer novamente caso queira mudar algo, dá pra mexer no limitador de rpm, corrigir o velocímetro caso você troque de conjunto roda/pneu, etc. Caso você troque de carro, é só tirar de um e jogar no outro.

Você pode falar pra reprogramarem e perguntar se tem como fazer o mesmo esquema que fazem no Unichip: 0~90% do acelerador você tem melhor economia, mas quando o pé tá lá no fundo (90~100%) você tem uma melhor performance. Eles podem fazer mapa também de acordo com o rpm, então vamos dizer que acima de 2500~3000 rpm o mapa seja feito pra melhor performance, abaixo disso economia, entende?

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Re: [DÚVIDA] - Fuel Tech 400 ou Unichip? Qual a melhor?

Mensagem por Cleber Lusvordes em Qua Mar 05 2014, 12:51

Realmente é muito interessante o Unichip de dá bastante liberdade mesmo.
Mas é um investimento em torno de 3K correto????

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Re: [DÚVIDA] - Fuel Tech 400 ou Unichip? Qual a melhor?

Mensagem por Dragoniten em Qua Mar 05 2014, 17:57

Correto, o investimento é em torno de 3k. Não é barato. E mesmo trocando de carro, acho que você ainda tem que pagar o acerto no dinamômetro para colocar no novo carro.

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Re: [DÚVIDA] - Fuel Tech 400 ou Unichip? Qual a melhor?

Mensagem por Heverson em Ter Mar 18 2014, 10:24

Olá, tudo bem?

Aqui em Curitiba o preço do Unichip realmente é em torno de 3k. Só pra tirar uns 250 e tirar e colocar em outro tá 500...
Como falaram ai pra cima não sei até que ponto compensa gastar tanto pra colocar no 1.0... claro que tem a vantagem de poder colocar em outro.

Onde aqui em Curitiba ta 450 para fazer a reprogramação??
Att.

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Re: [DÚVIDA] - Fuel Tech 400 ou Unichip? Qual a melhor?

Mensagem por Dragoniten em Ter Mar 18 2014, 12:57

Heverson, Liguei na Italiano Competições e Prado Powerchips. A Italiano cobra 500 pila pro meu Ka 1.6, enquanto que a Prado cobra 450. Infelizmente a Prado está sem o dinamômetro, então não tem como medir a melhora, mas eles já me disseram que se o cliente não ficar satisfeito, tem até 7 dias para voltar na loja para pegar o dinheiro de volta e colocar o mapa original.

Eu tenho que dar uma passada na Italiano ver se eles passam no dino, pois não gostaria de fazer uma reprogramação sem saber os reais ganhos. Vou ligar numa outra oficina agora também.

Edit---

É, pelo jeito são só essas 2 mesmo.

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Re: [DÚVIDA] - Fuel Tech 400 ou Unichip? Qual a melhor?

Mensagem por caioval14 em Qua Abr 02 2014, 18:11

Dragoniten escreveu:Heverson, Liguei na Italiano Competições e Prado Powerchips. A Italiano cobra 500 pila pro meu Ka 1.6, enquanto que a Prado cobra 450. Infelizmente a Prado está sem o dinamômetro, então não tem como medir a melhora, mas eles já me disseram que se o cliente não ficar satisfeito, tem até 7 dias para voltar na loja para pegar o dinheiro de volta e colocar o mapa original.

Eu tenho que dar uma passada na Italiano ver se eles passam no dino, pois não gostaria de fazer uma reprogramação sem saber os reais ganhos. Vou ligar numa outra oficina agora também.

Edit---

É, pelo jeito são só essas 2 mesmo.

Acho interessante a reprogramação, ainda mais se tiver como mudar alguns dias depois, ou ver no Dyno, pois sai mais em conta que o unichip e se quiser reprogramar como original pra vender o carro ainda esta mais em conta que unichip, claro que se quiser reprogramar outro carro, pode ser desvantajoso dependendo de quanto irão cobrar pra fazer no outro carro...

Se você fizer a reprogramação no seu, poste aqui pra que possamos saber o resultado...

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Re: [DÚVIDA] - Fuel Tech 400 ou Unichip? Qual a melhor?

Mensagem por Dragoniten em Qua Abr 02 2014, 23:09

Eles cobram os 150 reais a hora, mesmo que seja só uma passada pra ver os ganhos. Aí a brincadeira encarece um pouco mais. O bolso aqui tá MUITO apertado, mas espero que mês que vem a coisa melhore.

Só reprogramarei se tiver como ver os resultados no dino, senão é complicado demais ficar nesse achômetro. Antes de reprogramar ainda pretendo terminar meu projeto de CAI e trocar a posição do sensor de temperatura do ar.

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Re: [DÚVIDA] - Fuel Tech 400 ou Unichip? Qual a melhor?

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