Meu motor já era - Culpa da Válvula Termostática

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Meu motor já era - Culpa da Válvula Termostática

Mensagem por Vogel Design em Sex Set 24 2010, 14:51

na concessionaria não se põe nada nos carros! só pra comentar, sinão os carros nem poderiam ligar pra subir e descer das cegonhas! mas o meu por exemplo, com uns 3 meses com o carro percebi que a cor do reservatório já estava um pouco diferente!
mas enfim! sei la o quanto isso pode mudar mesmo em um carro ou não! eu to meio despreocupado com este motor tbm pq pretendo mudar heheheh

Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel

Mensagem por ricardo_dsf em Sex Set 24 2010, 16:03

Vogel Design escreveu:na concessionaria não se põe nada nos carros! só pra comentar, sinão os carros nem poderiam ligar pra subir e descer das cegonhas! mas o meu por exemplo, com uns 3 meses com o carro percebi que a cor do reservatório já estava um pouco diferente!
mas enfim! sei la o quanto isso pode mudar mesmo em um carro ou não! eu to meio despreocupado com este motor tbm pq pretendo mudar heheheh

O aditivo muda radicalmente a situação do sistema de arrefecimento. Com ele a agua congela bem mais tarde (creio que abaixo de -20º) e também ferve bem mais tarde, acima de 135º. Além disso, impede a formação de ferrugem, que é um dos motivos pelos quais trava a válvula termostática.

Considere a seguinte situação hipotética:

Um determinado carro começa a perder agua, devido a uma rachadura no reservatorio de expansão do radiador, ou por vazamento na tampa do mesmo reservatório (muitas tampas vem com defeito de fábrica. É uma peça barata, em torno de R$ 10,00, mas que pode causar sérios problemas, como verá adiante). O proprietário não percebe essa perda de agua no sistema, e numa das paradas no posto de gasolina, o frentista se oferece pra completar a agua e verificar o oleo. Pois bem, o frentista percebe o nivel de agua baixo e completa com agua. Depois de umas 4 ou 5 vezes completando com agua, o carro já está sem aditivo nenhum no sistema de arrefecimento. Como o bloco do Zetec RoCam é de ferro (ainda bem, porque esse TEM retífica), começa a se formar ferrugem e contaminar a agua do sistema. Essa agua circulando chega na válvula termostática e os resíduos travam a válvula, que tem uma espécie de tampa em um eixo, que abre e fecha conforme a temperatura da agua. Travada a válvula, o proprietário pode dar sorte ou azar. Se ela travar aberta, o motor demorará para esquentar e apresentará falhas quando frio. Travada fechada, aí sim o bicho pega. Sobreaquecerá o motor, pois a agua ficará presa dentro do bloco sem circular pelo radiador, que é responsável pelo resfriamento da agua. Pode ocasionar vários problemas, entre eles até o travamento do motor, se não solucionado a tempo. Tudo isso porque? Por causa da agua sem aditivo. E a agua sem aditivo é resultado de um proprietário desinformado, e de um reservatório ou tampa com defeito. Problemas baratos, que podem levar a perda total do motor em pouco tempo.

ricardo_dsf
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : Campo Alegre - SC
Motorização/Cor : Rocam 1.0L 8V Flex Vermelho Bari
Código de Opcionais : KFM1

Mensagem por Vogel Design em Sex Set 24 2010, 16:08

nisso eu estou ligado, sei que o aditivo não é apenas pra deixar a agua colorida! porem sobre o uso de agua destilada que me intriga um pouco! tive um palio que sempre usava agua comum e aditivo e nunca deu ferrugem cara!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por ricardo_dsf em Sex Set 24 2010, 18:27

Vogel Design escreveu:nisso eu estou ligado, sei que o aditivo não é apenas pra deixar a agua colorida! porem sobre o uso de agua destilada que me intriga um pouco! tive um palio que sempre usava agua comum e aditivo e nunca deu ferrugem cara!

Eu também sempre usei agua comum. Dizem que a agua ser destilada é melhor pelo fato de não conter mineirais, que com o calor se depositam nos dutos de circulação de agua do bloco, ou pela própria circulação, desgastam o metal, por conterem partículas pequenas de minerais. Acho que o ideal é agua destilada...porém, entre isso e não usar aditivo, é melhor usar agua da torneira com aditivo que usar só agua destilada.

ricardo_dsf
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : Campo Alegre - SC
Motorização/Cor : Rocam 1.0L 8V Flex Vermelho Bari
Código de Opcionais : KFM1

Mensagem por Vogel Design em Sex Set 24 2010, 18:39

a sim, isso com certeza, é o que eu uso hoje! porem tenho alguns amigos que ainda teimam em só usar agua no sistema hehheh enfim! já alertei!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por robshow em Sex Out 08 2010, 19:18

fico pensando se essa ferrugem não poderia ser proveniente de água colocada a partir de uma torneira que já tenha canos enferrujados... isso acontece na garagem do prédio... por isso eu pego a água na torneira do apartamento...

robshow
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1387
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0 Flex Vermelho Bári
Código de Opcionais : AR+DH+VE+TE+RODA 16+COURO+SUB BOMBER 10+CORNETA+TWEETER+SENSOR DE RE+Silver Vision+mascara+GPS+Soleira+DVD+TV DIGITAL+Film G20 trancado+detalhes cromados (KPE9)

http://www.rbacarin.com.br

Mensagem por Cauê em Sex Out 08 2010, 19:22

robshow escreveu:fico pensando se essa ferrugem não poderia ser proveniente de água colocada a partir de uma torneira que já tenha canos enferrujados... isso acontece na garagem do prédio... por isso eu pego a água na torneira do apartamento...

AUHhuAuuhuahahu !!!

Não viaja!! ehhehehe lol!

É sim por causa da água da torneira, mas não é porque já esteja com ferrugem e sim pois os minerais que estão na água entram em reação com o bloco do motor criando oxidação, mais popularmente chamada de ferrugem.

=D

Última edição por Cauê em Sex Out 08 2010, 19:23, editado 1 vez(es)

Cauê
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1513
Cidade/Estado : Rio de Janeiro e Macaé / RJ
Motorização/Cor : 1.6 / Preto
Código de Opcionais : KPG9 [x] - C.A.I. (Cold Air Intake) [x] - Filtro inbox HPF INflow [x] - Militec [x] - Comando SWR2 [ ] - Unichip [ ] - Coletor SWR 4x2x1 [ ] - Escape 2" [ ] - Rodas do Focus GLX [x] – Pneus Yokohama A.Drive 195/55/R15 [x] – Farol de Neblina [x] – Faróis Night Breaker [x] - Piscas Diadem [x] - Palhetas Flat Blade [x] - Inserto da manopla [x] - Insulfilm [x] - Volante KA XR [x] - Ponteira 3" [x] - Pedaleiras [ ] - Couro [ ] - Sony X-Plod CDX M8807 (mosca branca! raridade!) [x]

http://www.clubedonovoka.com

Mensagem por Vogel Design em Sex Out 08 2010, 19:23

nosso bloco do motor é de ferro, o ferrugem vem do nosso próprio bloco hehehe

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por robshow em Sex Out 08 2010, 19:38

não pô, tô falando sério.... tem gente por aí que deve estar colocando água já meio suja de ferrugem... pode ser uma das fontes, sério mesmo.

Na garagem do condominio a água da torneira é muito porca, os canos são de ferro e antigos, quase 30 anos...

robshow
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1387
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0 Flex Vermelho Bári
Código de Opcionais : AR+DH+VE+TE+RODA 16+COURO+SUB BOMBER 10+CORNETA+TWEETER+SENSOR DE RE+Silver Vision+mascara+GPS+Soleira+DVD+TV DIGITAL+Film G20 trancado+detalhes cromados (KPE9)

http://www.rbacarin.com.br

Mensagem por Vogel Design em Sex Out 08 2010, 20:00

a sim, tende a piorar, perrugem é como praga onde já tem ferrugem se vc colocar outra coisa sem ferrugem ali ele começa a aderir! porem nosso bloco é de metal e agua comum solta ferrugem mesmo, alguns casos mais alguns menos, se vc colocar agua já contaminada a tendencia é piorar!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 09:55

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo