[DÚVIDA] - Problema no reservatório de água, aquecimento e válvula termostática. Como evitar problemas?

Página 10 de 13 Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11, 12, 13  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - Problema no reservatório de água, aquecimento e válvula termostática. Como evitar problemas?

Mensagem por marcoalves1970 em Sex Out 14 2011, 09:06

Aurelio_Araujo escreveu:Exatamente. O motor do carro pode estar quente ou frio, que, após uns 20 segundos a ventoinha dispara em velocidade máxima e não desliga mais.

Olha, tenta procurar um outo eletrico pq eu acho q mecanico não vai resolver não ok, existem partes onde conecta a ventuinha q costuma dar mal contato beleza.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1090
Cidade/Estado : Franca, SP
Motorização/Cor : Honda Fit 1.4 CVT
Código de Opcionais : Completo

Re: [DÚVIDA] - Problema no reservatório de água, aquecimento e válvula termostática. Como evitar problemas?

Mensagem por Aurelio_Araujo em Sex Out 14 2011, 23:39

marcoalves1970 escreveu:
Aurelio_Araujo escreveu:Exatamente. O motor do carro pode estar quente ou frio, que, após uns 20 segundos a ventoinha dispara em velocidade máxima e não desliga mais.

Olha, tenta procurar um outo eletrico pq eu acho q mecanico não vai resolver não ok, existem partes onde conecta a ventuinha q costuma dar mal contato beleza.

Na segunda, levei ao mecânico e o eletricista disse que seria preciso trocar uma peça que fica próxima ao radiador. Paguei R$140 pelo serviço e estava tudo bem até a noite de hoje, quando a ventoinha voltou a disparar. Amanhã (15/10) vou pedir para alguém levar meu carro ao mecânico novamente.
Sinceramente, não gostaria de gastar os mesmos R$647 que gastei em dezembro de 2009 para trocar a válvula termostática, mangueiras, reservatório de água e fluido do radiador. Se naquela época gastei R$647, atualmente, creio que vou gastar quase R$800.

Aurelio_Araujo
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 14
Cidade/Estado : Goiânia/GO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Vermelho Bari
Código de Opcionais : KRE9

Mensagem por igordmb em Qua Out 19 2011, 17:24

Aurelio_Araujo escreveu:
marcoalves1970 escreveu:

Na segunda, levei ao mecânico e o eletricista disse que seria preciso trocar uma peça que fica próxima ao radiador. Paguei R$140 pelo serviço e estava tudo bem até a noite de hoje, quando a ventoinha voltou a disparar. Amanhã (15/10) vou pedir para alguém levar meu carro ao mecânico novamente.
Sinceramente, não gostaria de gastar os mesmos R$647 que gastei em dezembro de 2009 para trocar a válvula termostática, mangueiras, reservatório de água e fluido do radiador. Se naquela época gastei R$647, atualmente, creio que vou gastar quase R$800.

Pois e Aurelio.. ontem deixei o meu la, fico por 880 a valvula, uma mangueira, reservatorio, "agua" do radiador.. pensei em deixar no mecanico normal, mas por receio dexei na concessionaria pra caso voltar a dar problema eles nao inventarem qualquer desculpa... a valvula travo so que fechada, nao circulava agua no motor, mas ta tudo bem com ele... espero que seja so essa vez

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09

Mensagem por Rafael...... em Qua Out 19 2011, 19:11

Conecta no diagnostico, que ele acusa o real defeito....

Hoje em dia temos tecnologia, não leve seu carro em Mexanicos....

Procura uma mão de obra especializada.....

Falow cara....

(Meu carro tava falhando, levei num Mexanico com um amigo, só por curiosidade, pois o carro estava na garantia, ele falou que a injeção tava com defeito, tinha que trocar, as soldas internas tinham que ser refeita, KKKKkkkkk.... 1.100,00 reais, fui na CCS, conectaram meu carro, no Notebruike, acusou falha no terceiro cilindro, limpeza de bico 120 reais.... Mas na garantia, não foi cobrado. Rodando até hoje e nada mais....)

Rafael......
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1769
Cidade/Estado : DF Taguatinga
Motorização/Cor : 1.0 Branco
Código de Opcionais : Basico

Mensagem por Aurelio_Araujo em Qua Out 19 2011, 23:55

O meu mecânico fez o diagnóstico e foi realmente preciso trocar a válvula termostática, sensor da válvula termostática, água e aditivo do radiador.
Paguei R$496 pelo serviço. Detalhe: o mesmo defeito ocorreu em dezembro de 2009. Seria justo processar a Ford por isso?

Aurelio_Araujo
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Rafael...... em Qui Out 20 2011, 10:40

Aurelio_Araujo escreveu:O meu mecânico fez o diagnóstico e foi realmente preciso trocar a válvula termostática, sensor da válvula termostática, água e aditivo do radiador.
Paguei R$496 pelo serviço. Detalhe: o mesmo defeito ocorreu em dezembro de 2009. Seria justo processar a Ford por isso?

Seria justo, sim.

Mas teria que ser na 1ª vez, pq vc alegaria que esta na garantia, ou proximo a ela.

Pq o carro com 2 anos de uso, não tem culpa a Ford de eventuais defeito.

Somente a fins de exemplo: Querer processar a ford, por eventual defeito do corcel II do meu Tio. Sako?

verifica se eles fizeram uma limpeza no sistema... Aquelas do tipo com limpa radiador antes.

Rafael......
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Aurelio_Araujo em Qui Out 20 2011, 10:54

Rafael...... escreveu:
Aurelio_Araujo escreveu:O meu mecânico fez o diagnóstico e foi realmente preciso trocar a válvula termostática, sensor da válvula termostática, água e aditivo do radiador.

Seria justo, sim.

Mas teria que ser na 1ª vez, pq vc alegaria que esta na garantia, ou proximo a ela.

Somente a fins de exemplo: Querer processar a ford, por eventual defeito do corcel II do meu Tio. Sako?

verifica se eles fizeram uma limpeza no sistema... Aquelas do tipo com limpa radiador antes.

O problema é que o carro foi para a revisão em Julho deste ano, na concessionária Ford que sempre me atendeu. Nesta revisão foi feita a troca da água e aditivo do radiador. Será que eles não constataram nada de anormal? Eu estava na oficina quando vi o mecânico limpando o sistema de arrefecimento e a água estava simplesmente imunda. Como pode esta água estar tão suja se a limpeza do sistema foi feita em 22 de julho? Um problema como esses não surge (pela segunda vez) da noite para o dia.

Aurelio_Araujo
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Rafael...... em Qui Out 20 2011, 11:08

Aurelio_Araujo escreveu:
Rafael...... escreveu:

Seria justo, sim.

O problema é que o carro foi para a revisão em Julho deste ano, na concessionária Ford que sempre me atendeu. Nesta revisão foi feita a troca da água e aditivo do radiador. Será que eles não constataram nada de anormal? Eu estava na oficina quando vi o mecânico limpando o sistema de arrefecimento e a água estava simplesmente imunda. Como pode esta água estar tão suja se a limpeza do sistema foi feita em 22 de julho? Um problema como esses não surge (pela segunda vez) da noite para o dia.

AAhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh......

Temos outros argumento, a serem expostos, tendo em vista que não foi feita uma limpeza correta, em razão de um mal serviço prestado, ocorreu esse defeito, vc processa a CCS, e como segunda a Ford, pq a culpa principal é da CCs, e não da Ford, mas ela ira responder por filiar uma CCs, que presta serviços precarios....

Pode colocar na justiça que vc ganha, pelomenos esse dinheiro gasto. (tinha que ter tirado fotos, de tudo, da agua suja, do carro fervendo....)

Rafael......
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Aurelio_Araujo em Sex Out 21 2011, 00:25

Rafael...... escreveu:
Aurelio_Araujo escreveu:
Rafael...... escreveu:

Seria justo, sim.

Temos outros argumento, a serem expostos, tendo em vista que não foi feita uma limpeza correta, em razão de um mal serviço prestado, ocorreu esse defeito, vc processa a CCS, e como segunda a Ford, pq a culpa principal é da CCs, e não da Ford, mas ela ira responder por filiar uma CCs, que presta serviços precarios....

Pode colocar na justiça que vc ganha, pelomenos esse dinheiro gasto. (tinha que ter tirado fotos, de tudo, da agua suja, do carro fervendo....)

O problema, Rafael, é que eu não tirei as fotos. Tenho apenas a Nota Fiscal emitida pela Smaff Ford, constando as peças e o serviço que foi (ou pode não ter sido) realizado. Eu saio com o carro da concessionária e nunca imagino que eles podem ter negligenciado um defeito tão sério como esse, que poderia resultar em um motor fundido.

Aurelio_Araujo
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Rafael...... em Sex Out 21 2011, 00:32

Aurelio_Araujo escreveu:
Rafael...... escreveu:
Aurelio_Araujo escreveu:
Rafael...... escreveu:

Seria justo, sim.

O problema, Rafael, é que eu não tirei as fotos. Tenho apenas a Nota Fiscal emitida pela Smaff Ford, constando as peças e o serviço que foi (ou pode não ter sido) realizado. Eu saio com o carro da concessionária e nunca imagino que eles podem ter negligenciado um defeito tão sério como esse, que poderia resultar em um motor fundido.

MEU DEUS......

só faço minhas revisões na smaff ford, devido a confiança que tenho....

Vou ficar mais esperto....

Assim não impede de vc entrar na justiça, mas ajudaria.... pelo menos do carro fervendo....

Boa sorte, se for dar entrada, e tiver paciência....

Rafael......
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por neydesch em Sex Out 21 2011, 00:58

Eu tbem perdi a confiança e assumo que comprei um carro que tem muitos problemas sendo novo! agora pra quem nao gosta de assumir e prefere se inganar....fazer o que........ so que depois que se perde a confiança com tantos problemas já era. agora ter um forum so para falar de coisas boas é melhor nao ter. eu por exemplo gosto do ka mas perdi a confiança pq cada hora é um problema novo e ta so com 6000 kilometros. acho que as pessoas tem o direito de reclamar a a gente tem que respeitar. logico que um carro com 60000 kilometros vai dar muitos defeitos ,mas as pessoas podem falar.

neydesch
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 81
Cidade/Estado : rio de janeiro
Motorização/Cor : 1.0 preta
Código de Opcionais : kbd1

Mensagem por marcoalves1970 em Sex Out 21 2011, 07:42

neydesch escreveu:Eu tbem perdi a confiança e assumo que comprei um carro que tem muitos problemas sendo novo! agora pra quem nao gosta de assumir e prefere se inganar....fazer o que........ so que depois que se perde a confiança com tantos problemas já era. agora ter um forum so para falar de coisas boas é melhor nao ter. eu por exemplo gosto do ka mas perdi a confiança pq cada hora é um problema novo e ta so com 6000 kilometros. acho que as pessoas tem o direito de reclamar a a gente tem que respeitar. logico que um carro com 60000 kilometros vai dar muitos defeitos ,mas as pessoas podem falar.

Concordo com vc em termos, mas lembrando, não é só o Ka q da problemas, quando tinha o meu tb me deixou na mão com 5000 km e aí pensei a mesma coisa, "perdi a confiança, não quero mais saber de ford"... mas aí visitei outros foruns, Club do celta, Club do novo Gol G5, e Club da Renault, o negocio é de arrepiar, só o Gol G5 tem defeitos piores q o do ka, e o novo Uno então, varios problemas tb. Olha, meu chefe tem um Gol G5 e esta tendo problemas com o carro com menos de 20.000 km, ja levou pra tirar uma vazamento do motor, pra trocar o painel de instrumentos, esse foi o pior pq teve q esperar quase um mes pra chegar a peça, e por fim agora o motor está com problemas denovo, está grilando, problema de pré-ignição, isso só pq passou a usar gasolina pq o etanol ta caro e mais uma vez vai ter q levar na concessionaria, então te falo, a coisa é feia pra todo lado, todas as marcas.

Última edição por marcoalves1970 em Sex Out 21 2011, 16:22, editado 1 vez(es)

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Rafael...... em Sex Out 21 2011, 15:40

Olha só respeitamos a sua opinião é otimo ouvir defeitos, até mesmo para no previnir, mas carro todos estão dando defeitos:

Esse uno ai caiu a roda, isso mesmo caiu do nada....

Agora não é que o forum só quer falar bem do carro, é pq eu mesmo estou cansado de comentarios do tipo CARRO LIXO, FREVE TODA HORA, MUITO RUIM, NÃO INDICO Ninguém COMPRAR, VOU TROCAR.

E assim meu carro tem 33 mil KM rodados, e nunca me deixou na mão por defeito. A pessoa pode estar indiguinada, com seu veiculo, mas não é plausivel, falar esse tipo de coisa, falar que o carro é lixo, até pq todos, todos, sem e sessão de nenhum veiculo do nosso pais deixa de dar defeito....

Rafael......
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por igordmb em Sab Out 22 2011, 23:23

peguei o carro.. foi feita a limpeza do sistema, trocaram a valvula, uma mangueira, reservatorio, fluido.. por enquanto tudo certo

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09

Mensagem por Rafael...... em Dom Out 23 2011, 21:50

igordmb escreveu:peguei o carro.. foi feita a limpeza do sistema, trocaram a valvula, uma mangueira, reservatorio, fluido.. por enquanto tudo certo

Mano vigia a cor da agua do sistema de arrefecimento.

Rafael......
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Aurelio_Araujo em Dom Out 23 2011, 22:08

Rafael...... escreveu:
igordmb escreveu:peguei o carro.. foi feita a limpeza do sistema, trocaram a valvula, uma mangueira, reservatorio, fluido.. por enquanto tudo certo

Como assim, vigiar a água? No meu caso, verifico o nível toda semana. Há algo mais a ser feito?

Aurelio_Araujo
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Rafael...... em Dom Out 23 2011, 22:12

Aurelio_Araujo escreveu:
Rafael...... escreveu:

Como assim, vigiar a água? No meu caso, verifico o nível toda semana. Há algo mais a ser feito?

Não precisa ser toda a semana, mas mensalmente, verificar a cor, se ela estiver com cor de ferrugem, manda fazer limpeza.....

Sako?

eu olho a aguá quando calibro os pneus, a cada 15 dias mais ou menso...

Rafael......
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Kellen em Ter Out 25 2011, 16:13

Gente,

Minha situação é a seguinte: tenho um Ká que completou 2 anos no último dia 22/09. Ele tem apenas 7.800 Km rodados, e fiz todas as revisões na concessionária. Na última revisão, que aconteceu há 15 dias, foi detectado que o reservatório de água estava começando a rachar pelo lado de dentro e a água estava muito suja. O consultor disse que deveria ocorrer a troca do reservatório e a realização de uma limpeza no sistema, o que foi feito e me custou R$ 330, além do preço da revisão. Para minha surpresa, ontem, o motor superaqueceu e a luz de alerta acendeu. Levei o carro hoje cedo à concessionária e me disseram que, dessa vez, o problema é na válvula termoestática, e o conserto vai me custar mais R$ 800. Estou revoltada, principalmente porque o carro passou por revisão recentemente, e foi realizado um reparo justamente no sistema de arrefecimento, que agora está novamente com problemas. Será que o problema não poderia ter sido detectado no momento da revisão? Será que o próprio reparo feito na revisão não foi o causador do novo problema? Estou pensando em acionar o atendimento da FORD, para abrir uma reclamação. O consultor alega que o problema na válvula ocorre "de uma hora para outra", por isso não poderia ter sido previsto na revisão, além de dizer que não tem nenhuma relação com o conserto que foi feito anteriormente. Será que é isso mesmo? Como não entendo muito sobre carros, estou meio perdida...

Kellen
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : Belém/PA
Motorização/Cor : -
Código de Opcionais : -

Mensagem por marcoalves1970 em Ter Out 25 2011, 16:37

Kellen escreveu:Gente,

Minha situação é a seguinte: tenho um Ká que completou 2 anos no último dia 22/09. Ele tem apenas 7.800 Km rodados, e fiz todas as revisões na concessionária. Na última revisão, que aconteceu há 15 dias, foi detectado que o reservatório de água estava começando a rachar pelo lado de dentro e a água estava muito suja. O consultor disse que deveria ocorrer a troca do reservatório e a realização de uma limpeza no sistema, o que foi feito e me custou R$ 330, além do preço da revisão. Para minha surpresa, ontem, o motor superaqueceu e a luz de alerta acendeu. Levei o carro hoje cedo à concessionária e me disseram que, dessa vez, o problema é na válvula termoestática, e o conserto vai me custar mais R$ 800. Estou revoltada, principalmente porque o carro passou por revisão recentemente, e foi realizado um reparo justamente no sistema de arrefecimento, que agora está novamente com problemas. Será que o problema não poderia ter sido detectado no momento da revisão? Será que o próprio reparo feito na revisão não foi o causador do novo problema? Estou pensando em acionar o atendimento da FORD, para abrir uma reclamação. O consultor alega que o problema na válvula ocorre "de uma hora para outra", por isso não poderia ter sido previsto na revisão, além de dizer que não tem nenhuma relação com o conserto que foi feito anteriormente. Será que é isso mesmo? Como não entendo muito sobre carros, estou meio perdida...

Situação complicada, como seu carro está com 2 anos fica dificil conseguir algo em garantia mas vc roda muito pouco, carro muito parado a água não circula, se não circula vira ferrujem e o q não pode de jeito nenhum é completar o reservatório com água de torneira, eu fiquei com meu ka mod. 2010 2 anos, vendi com 19.500 km e a água foi vermelha de aditivo, pq eu completava o reservatório com aditivo diluido com água destilada e assim não inferruja a água e não estraga a valvula termostática. O que aconteceu com seu carro foi q, quando vc levou pra trocar o reservatório, a água ja estava suja e provavelmente ja estava danificando a valvula e no entanto ja era tarde, trocaram o reservatorio e o aditivo mas não adianto, a valvula ja estava comprometida por causa da ferrujem e foi aí q aconteceu de aquecer, ela travou fechada. Agora vc faz o seguinte, quando trocarem a valvula aproveita e compra o aditivo de radiador original motorcraft, mistura metade com água destilada e vai completando só com ela ok, não deixa frentista de posto completar a água não pq eles só colocam água de torneira e é isso q faz inferrujar ok, faça vc mesma.

abraço

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Juliana em Ter Out 25 2011, 17:29

Mesma coisa do meu e sugiro que acione a Ford, o meu passei pra frente, mas tbm em 3 anos de carro fiz todas as revisões na concessionária e o problema apareceu do nada tbm, 3 meses antes haviam trocado a válvula termostática, bastou levar na revisão constaram que ainda tinha problema.....ou seja....é problema crônico que até hoje a Ford nã assume.

Infelizmente, e hoje em dia carro é descartável....fato

Juliana
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 391
Cidade/Estado : Curitiba - PR
Motorização/Cor : 1.0 / Branco
Código de Opcionais : Kit Fly + Neo

Mensagem por Kellen em Ter Out 25 2011, 18:06

É, acho que não vou ter como escapar do prejuízo. Mas ao menos agora entendi melhor o que aconteceu. Achei o atendimento na concessionária muito insatisfatório. O consultor limitou-se a dizer que o problema era na válvula e ponto. Afirmou que não tinha relação com o conserto anterior e que a válvula "é como uma lâmpada, que queima a qualquer momento". Não é bem assim. Se vou ter que pagar esses R$ 800, queria ao menos entender qual foi o problema e se é possível evitá-lo futuramente, mas nem isso eles foram capazes de esclarecer. E é por isso que vou acionar a Ford, para registrar minha insatisfação.
Obrigado, galera!
Depois passo para dizer o resultado, já que meu carro ainda está na concessionária e ainda não aprovei a realização do serviço.
Abs,

Kellen
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por marcoalves1970 em Ter Out 25 2011, 19:33

Kellen escreveu:É, acho que não vou ter como escapar do prejuízo. Mas ao menos agora entendi melhor o que aconteceu. Achei o atendimento na concessionária muito insatisfatório. O consultor limitou-se a dizer que o problema era na válvula e ponto. Afirmou que não tinha relação com o conserto anterior e que a válvula "é como uma lâmpada, que queima a qualquer momento". Não é bem assim. Se vou ter que pagar esses R$ 800, queria ao menos entender qual foi o problema e se é possível evitá-lo futuramente, mas nem isso eles foram capazes de esclarecer. E é por isso que vou acionar a Ford, para registrar minha insatisfação.
Obrigado, galera!
Depois passo para dizer o resultado, já que meu carro ainda está na concessionária e ainda não aprovei a realização do serviço.
Abs,

Vc pode até conseguir alguma coisa acionando a ford, mais pela kilometragem baixa do seu carro mas veja bem, o problema não é do carro, eu passei o meu pra frente pq precisava de um carro de 4 portas e então troquei com o fiesta rocam, gostei muito do ka e tanto q acabei pegando outro da mesma marca. Com certeza os consultores não vão te dar dicas, o q eles querem é serviço, dinheiro, e se o carro da defeitos é bom pra eles... vc precisava achar um mecanico de confiança, seria bem melhor q na concessionaria. Questão da valvula é assim, é uma valvula eletronica ela para derrepente como o consultor disse mas não é atoa, no seu caso ela travou por causa da sujeira e como ela é eletronica, travando ela vai fazer a função de abrir e acaba queimando por forçar certo! Mas cuide mais do kazim, é um bom carro e fica de olho no reservatório se o aditivo continua vermelho ok.

abraços

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Kellen em Qua Out 26 2011, 14:55

marcoalves1970,

A válvula é eletrônica? Porque eu sei que existe a mecânica e a elétrica, e, quando eu perguntei ontem ao consultor, ele disse que a do meu carro é mecânica (na verdade, acho que ele não esperava que eu fizesse a pergunta, e pareceu meio atrapalhado na hora de responder). Por isso que achei o orçamento alto demais, já que se trata de uma peça mecânica, e não elétrica. Mas quer saber de uma boa? Me ligaram hoje cedo da concessionária, dizendo que a Ford vai arcar com o ônus da troca da peça. Isso me sugere duas coisas: ou eles estão reconhecendo que é um problema do carro mesmo, ou então fizeram alguma besteira no momento da revisão. Estou achando tudo muito estranho, e vou checar direitinho na hora de pegar o carro. E vou passar a cuidar mais dele, sim. É o meu primeiro carro, então falta experiência quanto a muitas coisas. Obrigada pelas dicas!

Kellen
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Tar em Qua Out 26 2011, 14:57

Seu teu carro for o modelos dos "flex", sim, é eletrônica.

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Mensagem por marcoalves1970 em Qua Out 26 2011, 15:56

Kellen escreveu:marcoalves1970,

A válvula é eletrônica? Porque eu sei que existe a mecânica e a elétrica, e, quando eu perguntei ontem ao consultor, ele disse que a do meu carro é mecânica (na verdade, acho que ele não esperava que eu fizesse a pergunta, e pareceu meio atrapalhado na hora de responder). Por isso que achei o orçamento alto demais, já que se trata de uma peça mecânica, e não elétrica. Mas quer saber de uma boa? Me ligaram hoje cedo da concessionária, dizendo que a Ford vai arcar com o ônus da troca da peça. Isso me sugere duas coisas: ou eles estão reconhecendo que é um problema do carro mesmo, ou então fizeram alguma besteira no momento da revisão. Estou achando tudo muito estranho, e vou checar direitinho na hora de pegar o carro. E vou passar a cuidar mais dele, sim. É o meu primeiro carro, então falta experiência quanto a muitas coisas. Obrigada pelas dicas!

Uai... o seu carro é flex? Os flex nasceram de 2008 em diante, como vc disse q seu carro esta com 7.800 km e 2 anos imagino q é 2009. Se for Flex é eletronica, se for do ka antigo, a gasolina é mecanica. Acho q o consultor ta meio perdido, é incrivel isso, eu vejo isso direto, eles colocam gente desqualificada pra trabalhar em uma concessionaria, é o fim da picada.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Kellen em Qua Out 26 2011, 18:04

É, meu carro é flex, sim. É 2009. Acabei de retirá-lo da concessionária, e realmente não me cobraram nada pelo serviço de troca da válvula. Mas é fato que o consultor estava perdido. Acho que o negócio é mesmo arrumar um mecânico de confiança, porque, pelo visto, concessionária aqui não é sinônimo de qualidade.

Kellen
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por marcoalves1970 em Qua Out 26 2011, 20:34

Kellen escreveu:É, meu carro é flex, sim. É 2009. Acabei de retirá-lo da concessionária, e realmente não me cobraram nada pelo serviço de troca da válvula. Mas é fato que o consultor estava perdido. Acho que o negócio é mesmo arrumar um mecânico de confiança, porque, pelo visto, concessionária aqui não é sinônimo de qualidade.

Num da pra acredita numa coisa dessas... num vo nem fala mais nada, é melhor mesmo vc achar um mecanico de confiança, e cuida bem do kazin ok.

Abraços

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por andre.bera em Qui Nov 03 2011, 11:50

Uma pergunta:

Completar o reservatório até o maximo permitido somente com ADITIVO/FLUIDO PARA AFARECIMENTO é errado?

andre.bera
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 105
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : KBEO

Mensagem por marcoalves1970 em Qui Nov 03 2011, 13:00

andre.bera escreveu:Uma pergunta:

Completar o reservatório até o maximo permitido somente com ADITIVO/FLUIDO PARA AFARECIMENTO é errado?

Só o aditivo tb não é bom, tem q ser na proporção + - correta, meio de água destilada e meio de aditivo concentrado, a não ser q vc compre o aditivo diluido da texaco q é original do ford

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

CONSERTO DEFINITIVO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem por Thiago Ávila em Sab Nov 19 2011, 15:58

Para quem for trocar pela segunda vez a válvula leia com atenção!!!

Principais sintomas de válvula pseudo travada:

1.Ventoinha disparada no terceiro estagio direto apos o motor aquecer ( ela nao liga e desliga como em qualquer outro carro) so desligando quando vc desliga o carro na chave, e, ao liga-lo novamente ele ja inicia no terceiro estágio.
3.Reservatorio de expansao do radiador com borra de ferrugem ou ressecado ou trincado ou com tampa do reservatorio sem pressão.
4. Tubo de entrada inferior de agua do radiador com temperatura fria contrastanto com o tubo superior que está muito quente. (os dois tem q estar com temperatura semelhante)
4.Consumo elevado tanto na gasolina quanto no alcool, motor batendo pino (se feito revisao regularmente pq vela e cabo de vela estragados fazem bater tb...)
5.Ar condicionado ligando e desligando ( vc tah acelerando numa estrada reta e sente no acelerador, o compressor do ar ligar e desligar - existe outra causa para isso explico mais embaixo...)

Bom gente eu não tive muito saco pra ver se alguem descreveu em topicos anteriores o que eu vou dizer aqui. Entao me perdoe se alguém ja fez esse tutorial de conserto de valvula temostatica.

Deixa eu explicar o que aconteceu com meu carro:

Meu carro queimou a vavula expanssora do ar quente do sistema de ventilação. É ela que permite que ao vc ligar o ventilador na posicao de ar quente, a agua do motor passa por um pequeno radiador dentro do sistema de ventilação e aqueça o ar. Quando queima essa peça, se vcs nao sabem, ele desliga todo o carro. Desliga painel todo, farois nao funcionam, setas nao funcionam e, se vcs desligarem o carro, o carro nao pega mais ( essa queima da valvula aconteceu com o carro em movimento). So levando na concessionaria pra trocar um fusivel da ignição e essa bendita valvula que custa em torno de 130 reais.

So que a concessionaria nao tinha essa valvula entao eles a isolaram. Mas ao fazer isso deixaram entrar ar no sistema. O ar se alojou na camara da valvula termostatica, travando esta. No meu caso nao chegou a comprometer a cacarça na valvula, so a valvula mesmo.

Valvula trocada na garantia despois de muita confusao na concessionaria.. como muitos aqui ja relataram.

Tranquilo, passou-se 1 ano e meio.

Meu carro comecou a disparar novamente a ventoinha o tempo todo, consumia muito, batia pino, a mangueira inferior do radiador fria, ar condicionado com funcionamento irregular. Resultado?? valvula travada. Mas dessa vez eu nao levei na concessionaria pois meu carro tava fora ja da garantia.

Levei em um mecanico meu de confianca aqui perto da cidade de Nova Iguaçu -Rj

Ele viu o carro, e ouviu minhas queixas, pegou na mangueira inferior do radioador com o carro ligado e a ventoinha disparada e ja deu o diagnostico: valvula travada.

So que pra minha supresa ele disse que nao precisa comprar outra valvula. Ele disse que ia fazer um "macete" pois provavelmente a valvula nao tava quebrada....

Então vamos lá:

1. Drene a agua do radiador.
2. Retire a valvula termostatica. (desligua a cebolinha, o sensor de temperatura)
3. na valvula termostatica vc tem duas tampas de latao separadas por uma haste metalica e uma mola (é o que faz abrir e fechar a passagem de agua. É nessas tampas que vc vai mexer:

Vc vai pegar uma furadeira com uma broca muito pequena com a espessura de um palito de dentes (ou ate um pouquinho menor) e vai fazer dois buracos: Um na tampa superior e outro na tampa inferior que fica na base desta haste. O furo é na regiao mais externa da tampa de latao e não proxima ao centro.

Atenção!!

Observe o posicionamento da valvula termostatica no motor. Os furos tem q ser feitos como se eles ficassem na parte superior da tampa de latao, ou seja, em cima digamos assim. O "ar" que se forma ali vai se direcionar para parte superior da camara da carcaça como qualquer bolha de ar faz, o furo nesse regiao é estrategico para facilitar a passagem do ar.

Outro ponto importante é que os furos tem de estar alinhados. para facilitar o escoamento do AR.

Mas pq fazer isso???

Nosso motor.. consegue gerar mais vapor que o normal ( como o mecanico me falou, devido a fluido de radiador ja velho e com borra de ferrugem) e esse vapor com tempo comeca se acumular na camara onde fica a haste e a tampa de latao movel que controla a passagem de agua e na camara que fica atras dessa base de latao que fecha e nao dar pra ver (Lembre que a fluxo de agua tem um sentido de frente para do motor, ou seja sai pela parte de traz da valvula se eu n estiver errado). Com o tempo a maior presença de ar faz com que a valvula nao se abra pois aumenta MUITO a pressão interna DAS DUAS PRIMEIRAS camaras e tambem pelo não contato suficiente de agua quente com a haste e pelo liquido rico em borra de ferrugem. Resultado, a valvula trava. Ela nao trava pq estar quebrada, ela trava por essa condição acima. O vapor quente não consegue transmitir calor suficiente para a cebolinha ler e ativar a abertura da valvula. Salvo nos casos que vc passa o leitor de centralina do motor que acusa que a valvula tah quebrada ou sensor de temperatura estar com defeito. Mas mesmo assim o mecanico disse q era primeiro tentar fazer esse macete pra, se nao funcionar, comprar outra valvula nova.

Resumindo ao fazer esses dois buracos vc recupera a sua valvula pseudo-quebrada e evita de ser passado pra tras ou ter um conta bastante salgada.

Depois de fazer o furo:

1.Vc vai lavar a valvula (protegendo claro o conector da cebolinha) pra tirar o excesso de borra de ferrugem.
2.Vai verificar o estado do sensor de temperatura se for necessario substituir.
3. Vai colocar a valvula no seu lugar.
4.Vai fazer uma limpeza no sistema de arrefecimento com agua e um FLUSH de radiador ( pode ser o rad flush da bardahl pois esse faz a limpeza em quinze minutos)
5. Vai drenar o flush abrindo o radiador pela abertura inferior e drenar o flush jogando agua pelo reservatorio até sair todo liquido azul e a agua ficar cristalina.
6. Vai novamente drenar o liquido do sistema e colocar o novo fluido de arrefecimento organico na proporcao correta de agua.

Outro detalhe é quanto ao estado do liquido de arrefecimento. Quanto mais borra neste liquido, mais facilmente a valvula vai trancar. Nao me pergunte como, mas ocorre isso.

Lembrando tambem em uma situação em que o carro, andou com a luz de aquecimento acesa, derreteu a carcaça da valvula, estragou compronentes visiveis da valvula, sera realmente necessario realizar a troca.

Quanto a fluido de arrefecimento

SO ORGANICOOOO!!!! Nao coloque o mais barato! Nosso motor tem bloco de ferro fundido. Com o tempo ele acaba fazendo borra de ferrugem na agua e sujando o reservatorio de expansao. O Organico ele tem componentes anti ferrugem e conseguem lidar melhor com a alta tempuratura do que os mais baratos. Entao no caso Compre PARAFLU UP!Ou o original que é WURTH apesar de vir com o nome motorcraft. NÃO compre paraflu concentrado normal de embalagem azul. O Paraflu UP é o de embalagem cinza com emblema prateado/cinza. A cor do liquido eh vermelho. 60% de agua para 40% de liquido. Como a capacidade do sistema é 6,25L vc usa 2,5 Litros de aditivo. Lembre que tem liquido de arrefecimento no painel do carro do sistema de ar quente e ele tem q ser drenado ou preenchido quando vc for colocar/retirar o liquido.

Lembrando tambem que quando o carro está ligado essa valvula vai estar ativa, fechando a passagem de agua. Então ao preencher novamente o sistema, em certo momento, vc vai ter que ligar o sistema de ar quente e o ventilador e completar o resto que falta( nao eh ligar o carro, apenas ligar o painel). Não liguem o carro sem agua, claro ( so aviso mesmo).

Aperte as duas magueiras de agua maiores para ajudar a retirar o ar do sistema com a tampa do reservatorio aberta e complete se necessario. Espere a ventoinha armar e ve se ela está desarmando normalmente.

Aproveite também troque o sensor de temperatura. É barato custa 35 reais numa casa de de autopeças. No meu caso, a luz do painel de aquecimento NAO ACENDEU. TOMEM CUIDADO!!

Pronto.

Pra saber se o macete estar funcionando, eh so observar se a magueira inferior do radiador estar quente como a de cima ou com temperatura semelhante e se a ventoinha liga o terceiro estagio e depois volta pra o segundo estagio ou desliga depois de um tempo com o carro ligado.

Por fim passe o leitor de centraliza e veja se tem algum erro.

Atenção. Motor zetec rocam nao funciona sem valvula termostatica!!!!

Ele precisa dela. Nao a retirem como alguns mecanicos andam falando. Corre o risco de fundi o motor, derreter coletor de admissao e as juntas do cabeçote (vi um fiesta 1.0 na mesma oficina assim, o cara andou com o carro com a luz de aquecimento acesa)

Fim!

Concluindo...

Eu nao tive que comprar outra vavula, utilizei a mesma que diziam estar trancada!!!! Minha carcaça nao tinha sinais de derretimento ou vazamento e as juntas de borracha da carcaça estavam otimas.
So troquei o sensor de temperatura, e o liquido de arrefecimento. Não troquei reservatorio de expansao do agua do arrefecimento, tinha trocado há uns 3 meses atras pois o orginal do carro tava trincado ( meu carro tem 3 anos e meio).

Esse macete não estraga a valvula, ELA FUNCIONA NORMALMENTE, abrindo e fechando. So impede que ela acumule ar e crie pressão no sistema. Salvo se ela estiver realmente trancada, se vc furar no lugar errado no caso, em baixo, ou fizer um furo grande demais. Entao Fique atento a posionamento do furo e o diametro deste.

O meu Ka parou de bater pino, estar consumindo muuuuuuuuuuuuuuito menos ( ele nao passava de 8,5km/l na gasolina), estar com melhor desempenho, o ar-condicionado diminuiu o liga e desliga dele que da pra sentir no acelerador. Isso ocorre pois a centralina mandava o ar condicionado desligar o compressor devido a temperatura do motor estar chegando no limite de acender o luz expia de aquecimento.

Total do conserto:

R$ 80,00 DE FLUIDO DE ARREFECIMENTO - Paraflu UP
R$ 15,00 de Flush de Radiador - Rad Flush Bardahl
R$ 70,00 de mao de obra.
R$ 35,00 sensor de temperatura
R$ 12,00 Troca da tampa do reservatorio (so por precaução)
_______
R$ 212,00

Detalhe imporante!

A respeito do liga e desliga do compressor do ar-condicionado. Conversei com alguns mecanicos da concessionaria. Eles estao resolvendo da seguinte forma:

É pra fazer uma reciclagem do gas do ar condicionado, ou seja, retirar todo o gas e colocar outro. A pressao do gas do sistema tem que ser de 250 bar ou ate um pouquinho mais. Nao ultrapassaem muito se nao o arcondicionado nao funciona pq vai estar sobre-pressao e o compressor nao vai ligar. Ok??? Dessa maneira o compressor vai ficar ligado o tempo todo ou vai desligar de acordo com o posicionamento da velocidade do ventilador ou do botao de temperatura, evitando assim esse incomodo.

Esse macete da troca do gas eu ainda nao fiz. Quando eu fizer posto o resultado no topico especifico sobre isto.

Qualquer coisa se eu poder responder (afinal eu nao sou mecanico apena tive muita vivencia com o problema), vou responder com todo prazer pra poder ajudar vcs tb.

Depois posto fotos da Broca utilizada, E das duas mangueiras que vc tem que colocar a mao para sentir a temperatura e a localizacao da valvula termostatica, do sensor de temperatura e da cebolinha que fica na parte mais posterior da valvula.

Abraços ..

P.S se a moderação deixar faço um novo tópico pra ficar bem mais evidente no forum e junto com as fotos ( nao tirei foto do procedimento), pq esse aqui ja tem 11 paginas.

Thiago Ávila
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 75
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.0 Prata
Código de Opcionais : KPE9 CLASS + PULSE + RETROVISOR ELÉTRICO + REDE PORTA MALAS ORIGINAL + PIONEER DEH-P850MP "ROBOCOP" 2X BOMBER UPGRADE 250 RMS + 2 CORNETAS HINOR +2 TWITTERS HINOR

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 20:10

Conteúdo patrocinado

Página 10 de 13 Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11, 12, 13  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: