Programa de Computador Leitura de Dados! (RPM, Velocidade, Calculated Load Value, etc)

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Programa de Computador Leitura de Dados! (RPM, Velocidade, Calculated Load Value, etc)

Mensagem por katxuco em Qua Jun 02 2010, 18:12

Boa Noite!

Estou utilizando um conector OBD-2 no carro e verifiquei no computador (notebook) alguns dados interessantes sobre o nosso carro, pelo menos o meu, sendo 1.0 ano fabricao 2008/2009.

Utilizei um programa para fazer a leitura e gravar no excel, e depois criei um programa (Adobe Flex) que verifica os valores etc, ou seja, da para comparar os dados, criar gráficos etc.

Uma coisa interessante que achei foi que o carro liga a 1700 RPM, até seus 80 graus fica em torno de 845 - 950 RPM e depois oscila entre 837 - 860... e a ventoinha é acionada quando chega a 100º e baixa para 94 º. Creio que por causa disto não consigo um consumo muito bom, pois quando chego no destino está ainda cerca de 65-70º.

Sexta-feira vou verificar com o mecânico o que é cada uma destas informações, e como de certa maneira posso comparar uma a outra.

Quando chegar em casa vou postar a imagem!

O programa infelizmente não leu todas as informações, somente estas:

Calculated Load Value,

Intake Manifold Absolute Pressure
Engine RPM
Ignition Timing Advance for #1 Cylinder
Vehicle Speed Sensor
Intake Air Temperature
Engine Coolant Temperature
Absolute Throttle Position

Obrigado!

katxuco
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 113
Cidade/Estado : Nenhum
Motorização/Cor : Nenhum
Código de Opcionais : Nenhum

Re: Programa de Computador Leitura de Dados! (RPM, Velocidade, Calculated Load Value, etc)

Mensagem por rrossilva em Qua Jun 02 2010, 19:41

ooo rapaz, passa mais detalhes desse programa ai e esse cabo.

Muito interessante esses resultados, tambem quero testar

EDIT..

voce tem alguma formação em informática ou é só curioso mesmo? hehehe..

rrossilva
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 435
Cidade/Estado : Barbacena/MG
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : VE, Kit Visibilidade, Faroletes com 13LEDs, *Farol de milha*, *Xenon 6000k nos milhas*, *CAI*, *Rodas*

Re: Programa de Computador Leitura de Dados! (RPM, Velocidade, Calculated Load Value, etc)

Mensagem por Du_araçatuba em Qua Jun 02 2010, 19:46

uhuuu mto interessante msm..passa q programa q é....o tipo de cabo....^^
vou ligar meu note no meu carro tbm e ver esses lances ^^
é bom q dá pra fazer comparações e ver onde pode ser melhorado em um ou em outro

Du_araçatuba
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 187
Cidade/Estado : Araçatuba/SP
Motorização/Cor : 1.0/Branco
Código de Opcionais : basico

Mensagem por katxuco em Qua Jun 02 2010, 20:13

rrossilva escreveu:ooo rapaz, passa mais detalhes desse programa ai e esse cabo.

Muito interessante esses resultados, tambem quero testar

EDIT..

voce tem alguma formação em informática ou é só curioso mesmo? hehehe..

Opa! Então eu estou cursando superior na área, porém já trabalho faz 5 anos com sistemas...

Quero ver se consigo receber os dados ( que hoje eu gero em Excel, a partir de um programa proprietário e importo para o programa que desenvolvi), em tempo real, porém necessito fazer a leitura em hexadecimal e me aprofundar mais, ou seja, ter mais tempo hehe

Segue imagem!

Ali está mostrando apenas a temperatura.. porém a cada botão posso trocar..

Segue o link qualquer coisa:

http://img532.imageshack.us/img532/2637/dadosek.jpg

katxuco
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por katxuco em Qua Jun 02 2010, 20:15

Du_araçatuba escreveu:uhuuu mto interessante msm..passa q programa q é....o tipo de cabo....^^
vou ligar meu note no meu carro tbm e ver esses lances ^^
é bom q dá pra fazer comparações e ver onde pode ser melhorado em um ou em outro

Boa Noite!

Este programa que tem a imagem, fui eu quem desenvolvi, porém no final de semana eu passo para você o nome de alguns programas que fazem a leitura, a maioria apenas analisa no momento e salva, porém dificil fazer a releitura..

t+!

katxuco
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por rrossilva em Qua Jun 02 2010, 20:18

Muito bom cara. Ja tive inúmeras ideias pra montar um car pc com esses dados.
Sou programador, formado em Sistemas para Internet. Como conseguiu esse cabo? Ele usa conexão serial com o pc?
Se conseguir esse cabo, vou começar a desenvolver uma interface car pc baseado em linux.

rrossilva
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Código de Opcionais : VE, Kit Visibilidade, Faroletes com 13LEDs, *Farol de milha*, *Xenon 6000k nos milhas*, *CAI*, *Rodas*

Mensagem por Romero em Qua Jun 02 2010, 21:39

humm

Última edição por Romero em Qua Jun 02 2010, 21:52, editado 1 vez(es)

Romero
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 82
Cidade/Estado : Recife
Motorização/Cor : 1.0cc PRETO
Código de Opcionais : KBB0

Mensagem por Romero em Qua Jun 02 2010, 21:46

Última edição por Romero em Qua Jun 02 2010, 21:54, editado 2 vez(es)

Romero
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Romero em Qua Jun 02 2010, 21:48

Boa noite pra todos, eu ja trabalhei vendendo ferramentas e pecas automotivas e o SCANNER da RAVEN e o mais pedido e vendido para todas oficinas, segue o link para saber o que e i como funciona Very Happy

http://www.ravenscanner.com.br/

http://www.ravenscanner.com.br/manual/Manual.pdf este aki e o manual dele
eu tinha este SCANER aki em casa eu que instalava nas oficinas masi isso faz 3 anos ja, naos sei se vai dar pra pegar novamente ele.

Romero
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Romero em Qua Jun 02 2010, 21:53

agora tem outro equipamento que vc conecta uma sonda no escap e ela te da toda informacao sobre a queima do combustivel e se nao mim engano tbm o desgaste das pecas moveis do motor ( SE EU NAO MIM ENGANO ) so indo de novo la no meu extrabalho e falar com a galera pra mim informar Very Happy

Romero
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por peuboneti em Qui Jun 03 2010, 00:03

Bom pra fazer uma cai bacana com isso ai. Pelo que vi tem uma funcao que mostra a termperatura de entrada de ar no motor

peuboneti
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 115
Cidade/Estado : São Paulo / Campinas
Motorização/Cor : Fiesta 1.0 / Preto
Código de Opcionais : k

Mensagem por Du_araçatuba em Qui Jun 03 2010, 03:37

isso ae é bom pra v o lance do q o pessoal tá reclamando, se realmente tá paulado o lance do sensor ou sei lá o q...to meio bagunçado agora, num vo lembrar ^^ (foi alguma coisa da discusão sobre o recall, q na vdd era pra fazer outra coisa, ou algo assim)...com esse sistema dá pra ver se tem falha de super aquecimento msm ou não

Du_araçatuba
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 187
Cidade/Estado : Araçatuba/SP
Motorização/Cor : 1.0/Branco
Código de Opcionais : basico

Mensagem por Romero em Qui Jun 03 2010, 08:16

o RECALL que estao fazendo da ford e um protetor no cabo eletrico que fica por traz do painel, sem este protetor que veio em alguns veiculos esta tendo super aquecimento, cutos e ate queima deste cabo e de euipamentos eletronicos. A gora ele viram este erro e estao chamando os veiculos para SO colocar este protetor de borracha Very Happy dura de 1 ha 2 dias pois tem que retirar todo o painel e verificar a condicao do cabo.

O SCANNER e um intrumento que eu conversando com meu irmao ( 3° ano letivo mais tecnico em programacao ) disse que tem como ele recuperar o programa do SCANNER e colocar em um PC para simular o SCANNER RAVEN II.
Estou agora a procura de um MINI PC ( WYSE ou Melhor ) barato custo de uns 300R$ no maximo mais uma tela de 7" para coloca-los no carro com este recursos, a tela fai ficar onde e o AIR BAG onde eu ja tenho as dobradicas com mola para a abertura automatica e o PC vai ficar perto de evaporado do AR em uma capa de aluminio de 2,5mm, e internamente fibra de vidro que estou madando um rapaz que mora aki perto que mexe com aluminio fazer para proteger do calor.

este ano estou muito sufocado pra ficar gastando tenho um APTO, carro e menino dai por isso estou atraz de menos custo pra fazer isso.

Romero
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por hostert em Qui Jun 03 2010, 09:49

ai romero se vc conseguir da as manhas para se fazer isso, tipo os cabos e o programa que se usa para instalar a parada, teclou um abraço

hostert
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 711
Cidade/Estado : Itapema/Santa Catarina
Motorização/Cor : 1.0 preta
Código de Opcionais : complete, menos abs, arbag e cabio automatico

Mensagem por Big Spin em Qui Jun 03 2010, 10:46

Romero, pensei nisso também, será que não dá para montar um carpc com um mini pc daqueles que vende no mercado livre? Achei lá até gps com windows Ce.

Big Spin
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 151
Cidade/Estado : Alagoinhas/Conde-Ba
Motorização/Cor : 1.0 Prata
Código de Opcionais : Roda scorro 173, aerofólio, spoilers laterais, pintura das maçanetas, régua e retrovisores na cor do veículo; dvd h-buster, 770 rms de som, módulo b-buster 2400 gl, laterais do porta mala, tampão da mala.

http://www.paulocristian.blogspot.com

Mensagem por Romero em Qui Jun 03 2010, 11:41

da sim mais o bixo e fazer o PC girar o programa do scanner por nao ter a mesma forma de liguagem ( comunicacao ). mais tem sim mini pc automotivo ja mais eu achei caro, quero fazer um mais barato para facilitar a compra de usuarios ( EU ) e tbm pq alem de ter uma ferramenta de diagnostico do carro, ter um PC para jogos, videos, internet e tv digital, sai mais barato fazendo assim, pois um receptor de tvD e 60$ um leitor de DVD slim 90$ o mini pc 500$ wind xp ou 7 somando tudo dar no maximo 700$, um pc assim por ai e 3500$$ numa loja especializada que eu encontrei na net, dai fazer um :Dkkkkk

Romero
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Romero em Qui Jun 03 2010, 11:42

aki tem o link de uma loja que vende pc automotivo

http://www.mini-box.com/s.nl/sc.8/category.101/.f sao otimos

mais espero que o meu fique ainda melhor KKKKK

esse aki sao os que eu quero comprar pra fazer o meu
http://www.wyse.com/brasil/

Romero
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Big Spin em Qui Jun 03 2010, 13:13

achei esse aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-144197428-computador-no-carro-car-pc-mini-itx-intel-pc-m2-atx-_JM

Big Spin
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 151
Cidade/Estado : Alagoinhas/Conde-Ba
Motorização/Cor : 1.0 Prata
Código de Opcionais : Roda scorro 173, aerofólio, spoilers laterais, pintura das maçanetas, régua e retrovisores na cor do veículo; dvd h-buster, 770 rms de som, módulo b-buster 2400 gl, laterais do porta mala, tampão da mala.

http://www.paulocristian.blogspot.com

Mensagem por hostert em Qui Jun 03 2010, 13:36

to fora disso ai aqui em casa tenho pc sobrando so quero om esquema normal ou economico para fAZE-LO fu ..teclou

hostert
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por hostert em Qui Jun 03 2010, 13:36

opa errata funcionar

hostert
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por rrossilva em Sex Jun 04 2010, 09:08

é facil fazer um programa que "converse" com o carro. É só saber quais dados podem ser lidos pelo cabo. Depois que conseguir ler os dados fica fácil, ai é só construir uma interface amigável.
Pra quem não conhece, linux é um sistema operacional bem robusto e muito utilizado por quem trabalha com redes de computadores e programação avançada. No linux fica muito mais facil fazer as leituras de dados, tendo em vista que já está praticamente tudo pronto no kernel.
Eu vou cair matando nessa ideia agora nas minhas ferias, que deve ser em julho ou agosto. Vou comprar um table pad 10", instalar um linux (slackware) e programar um car pc. Quando o projeto estiver pronto vou disponibilizar na internet pra galera.
(achei meu passa tempo cheers )

rrossilva
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por hostert em Sex Jun 04 2010, 11:47

bacana, ficamos na espera e o cabo para fazer a comunicaçao eh facilde encontrar? sabe onde podemos comprar? sou de itapema, sc

hostert
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por joaomedina em Sex Jun 04 2010, 13:37

Aqui eu achei muitos hardwares:

http://www.dealextreme.com/search.dx/search.obd

Agora só falta coragem pra pegar 1 e desenvolver um software Smile

joaomedina
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 276
Cidade/Estado : Porto Alegre
Motorização/Cor : Kapetão 1.nada
Código de Opcionais : KPM9

Mensagem por rrossilva em Sex Jun 04 2010, 13:45

esse site dealextreme é show de bola. Eu gostei do conector bluetooth, vai ser uma mão na roda, ai da pra colocar o table pad em qualquer lugar do carro sem problemas de cabeamento. Ele entrega no brasil?

katxuco Esse cabo é universal ou precisa ser um especifico pro ford ka? E aonde liga ele no carro?

EDIT: o dealextreme entrega no brasil sim, é tudo pelo paypal. Very Happy alien cheers Basketball sunny lol! Bebemorar

rrossilva
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por hostert em Sex Jun 04 2010, 15:33

o que eh paypal?

hostert
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Romero em Sex Jun 04 2010, 16:04

BLZ muito bom isso, eu ja tinha visto e tem outros melhores na net, mais o pro nao e o hardwares e sim o SOLFTWARE onde tem um site que disponibiliza mais ontem faltou energia aki KKKKkkKK e o gerador e inversor de tensao nao funcinaram Sad dai perdir o download deles mais vou procura-lo novamente.

Romero
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Romero em Sex Jun 04 2010, 16:47

HAAAAAAAAAAAaeeeeeeeeeeeeeeeee

AAAAAXXXXXEEEEEIIIIIIIII o programa e o cabo pra montar, pra mim que sou tecnico em eletronica e micro-eletronica ta blz pra momtar o cabo mais alguem que nao tem muita pratica vai em uma loja de eletronica e pede pra eles montar que fica melhor, aki em Recife tem uma loja que se chama FAZCABOS e eles faz isso numa boa e rapido.

agora so falta a tela LCD 7" no carro.

agora como eu anexo eles aki???? eu nao tenho o link de onde eu peguei ??? mais o nome do prpgrama e VAG-COM tem ele em Portuga e CRAKQUEADO com o esquema eletronico do cabo USB e RS-232.

Romero
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por rrossilva em Sex Jun 04 2010, 16:51

oo rapaz, muito bom. Anexa no rapidshare tudo.
Se não souber como fazer. Acessa www.rapidshare.com, vai em Escolher Arquivo e seleciona o arquivo em disco zipado. Depois ele vai carregar pro server rapidshare e te gerar um link. Depois só posta o link aqui.
Tem outros servers tambem como 4shared, megaupload e outros. É só escolher.

rrossilva
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Rodrigo Sartori em Sex Jun 04 2010, 16:51

O programa se chama centrafuse.

Eu tenho o leitor e ja testei, funciona legal. Falta arrumar uma tela touch e um note pra poder deixar no carro.

Rodrigo Sartori
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2768
Cidade/Estado : Campinas / SP
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : KFC9 / Neo

http://www.CampinasBikeClube.org

Mensagem por rrossilva em Sex Jun 04 2010, 16:55

Rodrigo Sartori escreveu:O programa se chama centrafuse.

Eu tenho o leitor e ja testei, funciona legal. Falta arrumar uma tela touch e um note pra poder deixar no carro.

Cara, procura no mercado livre por table pad. É um note com tela touch sem teclado. Se precisar do teclado é só comprar um teclado wireless flexivel que fica show de bola.

rrossilva
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 23:54

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: