Utilizar gasolina periodicamente

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Utilizar gasolina periodicamente

Mensagem por Paulo Marques em Qua Jan 21 2009, 22:22

sera que ajuda ou piora...sei naum, naum confio nesses aditivos...

Paulo Marques
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 637
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.6, preto
Código de Opcionais : KPI9+Air Bag+Couro+Xenon no farol de milha e Bi xenon 8000k+Angel Eyes+DVD Pionner +Roda 17 Scorro S173 e Pneu 205/40, recentemente NITRO, suspencao esportiva e escapamento RaceWay em Inox....

Mensagem por fabio.mfp em Qui Mar 12 2009, 17:25

Eulalio escreveu:Bem, pelo que andei pesquisando, o álcool não deixa sujeira no tanque como a gasolina comum.... nossos carros, aparentemente tem rodado somente com álcool ou com gasolina aditivada, presumo. No meu caso é assim, ele nunca viu gasolina comum, ou seja, problema de sujeira no tanque e carreamento de partículas para o sistema de injeção é praticamente inexistente. E aí?

Segundo o mecanico chefe da oficina da Indiana, o alcool deixa microresiduos (oriundos da propria cana) q vao acumulando no sistema e q com gasolina pode-se dissolve-los, ou a cada 3 tanques de alcool um tanque de gasolina, ou 10% de gasolina no tanque.

fabio.mfp
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 333
Cidade/Estado : Salvador
Motorização/Cor : 1.6 / Prata
Código de Opcionais : Kit Pulse + Kit Class

Mensagem por Hitokiri Adriel em Qui Mar 12 2009, 19:16

o manual diz pra usar a cada 5000km gasolina aditivada lol

Hitokiri Adriel
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1082
Cidade/Estado : São Caetano do Sul / SP
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPN9

Mensagem por PoLGaMeS em Qui Mar 12 2009, 19:22

eu ja completei 5800km no meu ka e nao vou encher o tanque com gasosa... continuar sempre firme e forte no alcool...o maximo q eu posso fazer eh colocar um pouco de gasolina alguma vez ou outra.. pela teoria o alcool resseca demais as borrachas e tals.. ja a gasolina da uma lubrificada... nao sei ate q ponto issu eh valido em motores flex...

PoLGaMeS
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2120
Cidade/Estado : Caraguatatuba/SP
Motorização/Cor : 1.0/ preto KBC9
Código de Opcionais : Black Turtle

http://www.clubedonovoka.com

Mensagem por Hitokiri Adriel em Qui Mar 12 2009, 19:30

lubrifica pq é derivado do petroleo neh.. oleos e talz... mas axo q e legal enxer assim.. 1 vez ou nunca gasosa.. mas precisa ser aditivada.. a comum eu n ponho nem f*dend*...

Hitokiri Adriel
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Eulalio em Sex Mar 13 2009, 09:43

Bem, andei lendo o bastante sobre aditivos, combustíveis e a forma como eles interferem no funcionamento ou mal funcionamento do motor. Cheguei até a criar um tópico sobre o assunto.

Pois bem, a gasolina tem a tendência de formar uma borra, que consegue passar pelo filtro de combustível e chegar até os bicos injetores, causando o seu entupimento, obstrução ou mal funcionamento.

O aditivo da gasolina serve basicamente para realizar a limpeza nos bicos injetores.

Já no álcool, devido ao seu poder de "correr" as borrachas, forma um gel que é capaz de entupir o filtro de combustível e causar a chamada pane seca, visto que a bomba de combustível não tem condições de bombear o combustível, por conta do filtro obstruído.

O aditivo da gasolina pode não ser capaz de desobstruir os resíduos provenientes do álcool, tampouco de se misturar ao álcool.

Tudo bem que o artigo que li foi de 2004, porém de lá para cá os produtos são os mesmos e não sei se houve alguma inovação nesse aspecto.

A recomendação é de se fazer a limpeza dos bicos injetores, porém no manual da Ford diz que eles são "auto-limpantes". Então seria realmente necessário fazer a limpeza dos bicos?

Então respondo pela minha experiência, em que na cidade tenho feito um consumo médio atual de 9,7 km/l de álcool, muito bem próximo dos 9,3km/l no início e um pouco abaixo dos 10,0km/l de máximo que já cheguei a alcançar. E só usei dois tanques cheios de gasolina aditivada, um aos 5.000km (consumo de 13,5 km/l) e outro aos 10.000km (consumo de 8,9 km/l - péssimo). Depois disso, aos 15.000km cheguei a fazer alguns abastecimentos colocando 5l de gasolina aditivada.

E sinceramente, não tenho notado mudança após 30.000km com o carro.

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por igordmb em Sab Mar 14 2009, 18:19

Eulalio escreveu:Bem, andei lendo o bastante sobre aditivos, combustíveis e a forma como eles interferem no funcionamento ou mal funcionamento do motor. Cheguei até a criar um tópico sobre o assunto.

Pois bem, a gasolina tem a tendência de formar uma borra, que consegue passar pelo filtro de combustível e chegar até os bicos injetores, causando o seu entupimento, obstrução ou mal funcionamento.

O aditivo da gasolina serve basicamente para realizar a limpeza nos bicos injetores.

Já no álcool, devido ao seu poder de "correr" as borrachas, forma um gel que é capaz de entupir o filtro de combustível e causar a chamada pane seca, visto que a bomba de combustível não tem condições de bombear o combustível, por conta do filtro obstruído.

O aditivo da gasolina pode não ser capaz de desobstruir os resíduos provenientes do álcool, tampouco de se misturar ao álcool.

Tudo bem que o artigo que li foi de 2004, porém de lá para cá os produtos são os mesmos e não sei se houve alguma inovação nesse aspecto.

A recomendação é de se fazer a limpeza dos bicos injetores, porém no manual da Ford diz que eles são "auto-limpantes". Então seria realmente necessário fazer a limpeza dos bicos?

Então respondo pela minha experiência, em que na cidade tenho feito um consumo médio atual de 9,7 km/l de álcool, muito bem próximo dos 9,3km/l no início e um pouco abaixo dos 10,0km/l de máximo que já cheguei a alcançar. E só usei dois tanques cheios de gasolina aditivada, um aos 5.000km (consumo de 13,5 km/l) e outro aos 10.000km (consumo de 8,9 km/l - péssimo). Depois disso, aos 15.000km cheguei a fazer alguns abastecimentos colocando 5l de gasolina aditivada.

E sinceramente, não tenho notado mudança após 30.000km com o carro.

rapaz, eu nao li o seu topico criado mas acho que o que acontece e o seguinte... os bicos injetores sao alto limpantes pelo fato de injetarem o combustivel com muita pressao... ai se tiver um residuo no bico ele sai com a pressao. mas sei la, se a coisa tive feia mesmo acho que nao tem jeito nao, tem que limpar no "braço" mesmo.

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09

Mensagem por Eulalio em Sab Mar 14 2009, 21:18

Sim, eu não comentei que os bicos do ka são autolimpantes, neste caso, aparentemente, qualquer limpeza de bico é desnecessária.

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por Alessandro em Sab Mar 14 2009, 21:31

Mas Eulalio e se usar aquela Superaditivada a cada 5000Km de alcool pois e alem disso eu coloco no reservatorio a aditivada, eu vou colocar a super da texato, eu tinha costume de colocar na minha moto e faz uma mega limpeza, porem ela é carburada.

Abraços

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4655
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Mensagem por GleGum em Sab Mar 14 2009, 22:11

pessoal vamos colocar gasolina no tanque sim,a cada dois tanques de alcool é bom por um de gasosa para " lubrificar " o sistema, agente se empouga com o prço do alcool e se esquece do carro depois vem os problemas com os bicos e as vezes nem limpando resolve, ai vc tem que fazer uma equlizaçao dos bicos... e o filtro é bom trocar a cada 3 ou 5mil km...

GleGum
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 40
Cidade/Estado : Sao Caetano do sul
Motorização/Cor : 1.0 vermelho
Código de Opcionais : KFM9

Mensagem por Daniela Pillon em Sab Mar 14 2009, 22:27

Sou formada em matemática e achei que não sabia fazer "contas", meu KA zerimmm, estava fazendo com gasolina 8,82 km\litros, estando lendo o post do Fernando acima, me liguei que posso estar abastecendo gasolina adulterada no meu veiculo, vou mudar o posto!Alguem sabe me dizer a média que o novo Ka faz? Até agora não consegui fazer...Valew

Daniela Pillon
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : RS
Motorização/Cor : 1.0 / Prata geada
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por Eulalio em Dom Mar 15 2009, 09:31

Daneila,

tem um tópico sobre consumo de combustível do novo ka, mas geralmente à álcool pois a maioria usa esse combustível. De antemão eu falo que o consumo na gasolina com certeza é superior a 13,0km/l.

GleGum,

Sinceramente, não sei o que vai acontecer após os 30.000km que o meu ka já está alcançando, mas o Pálio Fire de meu pai já tem mais de dois anos e mais de 70.000km rodados somente com álcool e até hoje não teve problema.

Alessandro,

Meu consumo após 30.000km não alterou usando praticamente álcool.

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por Sanvido em Sab Mar 21 2009, 11:50

GleGum escreveu:pessoal vamos colocar gasolina no tanque sim,a cada dois tanques de alcool é bom por um de gasosa para " lubrificar " o sistema, agente se empouga com o prço do alcool e se esquece do carro depois vem os problemas com os bicos e as vezes nem limpando resolve, ai vc tem que fazer uma equlizaçao dos bicos... e o filtro é bom trocar a cada 3 ou 5mil km...

Comprar carro flex para não ter a liberdade de utilizar o combustível que está mais em conta!!! É burrice!!!
O carro flex é programado para utilizar qualquer proporção de álcool ou gasolina a qualquer momento!!!
Eu mesmo já rodei muitos km com meu ka e ele só viu gasolina duas vezes. O que mais importa é só usar combustível de qualidade e manter a manutenção do veículo em dia!!!
A recomendação de se utilizar gasolina aditivada a cada 5000km vale para as pessoas que abastecem o carro com gasolina comum (que tende a carbonizar o motor).
Quem já viu um motor aberto de veículo que só utiliza álcool sabe que esse combustível não carboniza o motor. A única precaução é quanto a troca do filtro de combustível a cada 10milkm ou 6 meses!!!

Sanvido
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 82
Cidade/Estado : Preencher!
Motorização/Cor : Preencher!
Código de Opcionais : Preencher!

Mensagem por Sgt Said em Ter Mar 24 2009, 14:38

Bom pessoal. O meu KAzão chegou há uma semana e já rodei 710 km com ele. Excelente carro!!! Estive lendo no manual a parte que diz para usar gasolina aditivada a cada 5000 km. Percebi, por alguns comentarios aqui do forum, que a interpretação que nossos companheiros de clube estão tendo, é a de que a FORD recomenda usar somente alcool até os 5000 km. Estive lendo bastante esta parte do manual e tive uma interpretação diferente. Pelo que entendi, o manual recomenda sim usar gasolina aditivada a cada 5000 km, mas não diz claramente que é pra usar somente o alcool. Ou seja, pode-se usar qualquer um dos dois combustíveis (alcool ou gasolina comum), porém recomenda-se abastecer com gasolina aditivada a cada 5000 km. Não sei se alguém já mencionou isso anteriormente, mas de qualquer maneira, espero ter contribído de alguma forma. Abçs.

Sgt Said
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 82
Cidade/Estado : Natércia/MG
Motorização/Cor : 1.0 - Preto Ebony
Código de Opcionais : KFM9 (Kit Neo + Fly)

Mensagem por Thiago BH em Ter Mar 24 2009, 14:42

Daniela Pillon escreveu:Sou formada em matemática e achei que não sabia fazer "contas", meu KA zerimmm, estava fazendo com gasolina 8,82 km\litros, estando lendo o post do Fernando acima, me liguei que posso estar abastecendo gasolina adulterada no meu veiculo, vou mudar o posto!Alguem sabe me dizer a média que o novo Ka faz? Até agora não consegui fazer...Valew

Pode ficar feliz..
O meu não faz isso com gasolina NUNCA!
Na estrada ele chega perto disso ..

Abraço

Thiago BH
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 500
Cidade/Estado : MG
Motorização/Cor : Prata
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por LeonardoHB em Ter Mar 24 2009, 15:11

Sgt Said escreveu:Bom pessoal. O meu KAzão chegou há uma semana e já rodei 710 km com ele. Excelente carro!!! Estive lendo no manual a parte que diz para usar gasolina aditivada a cada 5000 km. Percebi, por alguns comentarios aqui do forum, que a interpretação que nossos companheiros de clube estão tendo, é a de que a FORD recomenda usar somente alcool até os 5000 km. Estive lendo bastante esta parte do manual e tive uma interpretação diferente. Pelo que entendi, o manual recomenda sim usar gasolina aditivada a cada 5000 km, mas não diz claramente que é pra usar somente o alcool. Ou seja, pode-se usar qualquer um dos dois combustíveis (alcool ou gasolina comum), porém recomenda-se abastecer com gasolina aditivada a cada 5000 km. Não sei se alguém já mencionou isso anteriormente, mas de qualquer maneira, espero ter contribído de alguma forma. Abçs.

Sgt Said... então... é exatamente isso q eu entendí... tipo... resumindo... pode-se usar qualquer combustível (o carro é Flex!! dãããã) porém é recomendável utilizar gasolina ADITIVADA a cada 5000km... é oq eu faço... eu prefiro andar no alcool porque o custo por KM rodado é menor e o carro anda mais e a cada 5000km eu coloco um tanque de gasolina aditivada só pra limpar o motor mesmo... tanto é q qdo eu coloco gasolina nesse caso eu frito o combustível... nem ligo pra qto ele vai fazer por litro... sem contar q ele fica froxo na gasolina...

Falows!!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9

Mensagem por Hitokiri Adriel em Ter Mar 24 2009, 16:41

So vo por gasosa aditivada a cada 5000 como pede o manual.. de resto.. so arco Razz

Hitokiri Adriel
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por xfx777 em Seg Abr 26 2010, 00:29

Meu trabalha melhor só com a cana e bem melhor, só que eu uso o militec-1 ai pode está o segredo vlw .........

xfx777
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 601
Cidade/Estado : Criciúma/SC
Motorização/Cor : 1.0 / Azul Noronha
Código de Opcionais : kfmo , vidros elétricos , LDT , Insufiim...

Mensagem por alessandrosjt em Qua Set 15 2010, 10:00

pessoal, eu levei hoje meu Ka pra revisão de 10.000, eu havia notado que ele estava falhando muito com giro abaixo de 3000 rpm, eu sempre rodei no alcool (fora o primeiro tanque que foi com gasolina), pra minha surpresa me informaram na ford, que eu precisaria fazer uma limpeza nos bicos com um custo adicional de R$ 150,00. Por tanto acho válido sim usar a gasolina aditivada a cada 2 tanques de alcool pra evitar esse gasto a mais.
mas deixo aqui a pergunta, será que se a gente colocar o aditivo p/ alcool a cada dois tanques, sem mudar de combustível, tambem não resolve?

alessandrosjt
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : sorocaba SP
Código de Opcionais : vidros, limpador e desembassador

Mensagem por di-comis em Qua Set 15 2010, 10:45

PAGAR LIMPEZA NA REVISÃO DOS 10MIL??
não ta na garantia ainda??
absurdo isso...

a GALERA tem q tomar cuidado no posto que abastece...
nem sempre o mais caro é o melhor, mas galera... tem posto que só de ver da medo..

particularmente abasteço praticamente só em um posto...
perguntem pra mecanicos perto de onde vcs moram onde o posto é bom.. os caras sempre dão boas dicas...

para os mais precavidos peça nota fiscal e arquivem se der m*** por causa de combustivel vcs acionam o posto juridicamente ehehhe (eu nunca fiz isso não.. mas é uma boa idéia né!?)..

de vez em qdo eu abasteço o meu com aditivada ESSO... não tenho uma regra.. abasteço qdo sobra uma graninha.. acho que o carro fica xoxo na gasosa... mantenho aditivada no reservatório tb..

o carrango consome um tanque de alcool por semana..isso qdo não viajo é claro.. uma vez a cada dois meses ou tres eu coloco gasosa...(como eu disse não tem regra, abasteço qdo tem uma graninha a mais)

di-comis
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1330
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : Vermelho - 1.0
Código de Opcionais : Ve+te+Insulfim Antivandalismo+Metalizado/Frisos cromados/Adesivos: COMIS e CLUBE DO NOVO KA/Ponteira, pedaleira(Shutt) e manopla de cambio (Shutt)esportiva / Luz interna, lanterna e luz de freio de LED /Xenon 6000k / Piso de alumínio/Subwoofer Audiobahn 12'/Kit 2 vias da NAR 6'/Hurricane Dominator/DVD PIONEER 3280bt (2 DIN).

Mensagem por alessandrosjt em Qui Set 16 2010, 10:06

e ai pessoal blz?
peguei meu Ka no fim da tarde da revisão, lá disseram que foi feita a limpeza dos bicos, e que eles não cobrariam por isso. quando perguntei se a garantia não dava cobertura dese tipo de defeito, eles disseram que não por ser problema no combustível. Eu só abasteço no posto do Extra Hipermercado aqui da minha cidade, e a bandeira é ESSO, acho difícil que seja combustível ruim, quando sai com o carro de lá ele estava do mesmo jeito (frouxo abaixo dos 3000 rpm). fui ao posto com meio tanque de alcool e completei com gasolina aditivada.
Foi como se eu estivesse em outro carro, respostas rápidas, rodar macio, até o barulho do motor ficou diferente e isso sem notar queda no rendimento do carro.

eu li alguma coisa sobre o carro ficar diferente na gasolina mas não achei que fosse tanto assim.
vou esperimentar abastecer com alcool novamente depois desse tanque e volto a postar a respeito
A propósito, quando o carro ta com os bicos sujos a luz da injeção eletrônica não fica acesa direto?
No meu não aconteceu isso...

alessandrosjt
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : sorocaba SP
Código de Opcionais : vidros, limpador e desembassador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 20:17

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4