Água do radiador enferrujada.

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Água do radiador enferrujada.

Mensagem por Rudolf76 em Qui Jul 08 2010, 19:33

Fala galera, meu ka ta com 9.000kms e ainda na garantia(quase acabando) e a água já está toda enferrujada.
Na concessionária eles alegaram que eu tenho que pagar por uma limpeza e o 0800 da Ford diz que a garantia não cobre. O que eu faço????
Acho que é um serviço tão barato que não paga nem o taxi pra ir no Procom, mas os caras estão de mesquinharia.
Deve ser porque na hora deles me passarem o orçamento eu mandei cancelar tudo que não fosse da revisão básica.
Por exemplo, queriam me empurrar limpeza de bicos! rsrs
Valeu pessoal.

Rudolf76
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 14
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Motorização/Cor: 1.0/Preto
Código de Opcionais: N/A

Re: Água do radiador enferrujada.

Mensagem por Alessandro em Qui Jul 08 2010, 19:48

Então Rudlf isso é importante msm, pode até ferrar o motor com isso faz lá sim, mas como está na garantia eles tem q fazer isso sim e não tem nada haver. Vc não pode arcar com isso, tenta ver no Procon se não der certo faz lá e exija q eles façam direito.

Mas limpeza de bicos não presica se o teu ta novo, pq eles já são auto-limpantes, e se vc fez alguma coisa na concessionaria otimo se não ai complica.

Pneus do Karango são Yokohama C.drive2 185/60R14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles....  Twisted Evil  Razz

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens: 4899
Cidade/Estado: Campinas/SP
Motorização/Cor: Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais: KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Mensagem por ramyres em Ter Jul 13 2010, 10:41

cara tenta misturar um copo de querosene ou thiner na agua do radiador rode um pouco e depois troque agua sai mta sujeira

ramyres
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens: 168
Cidade/Estado: guarapari
Motorização/Cor: 1.6 com caixa de marcha do 1.0, bicos injetores do 1.0 coletor 4x1
Código de Opcionais: vidro eletrico, para choque alisado, regua traseira alisada, pedaleira e manopla ford esportiva, halmeter e marcador de temperatura de agua, dvd pioneer, sub kenwood, kit 2 vias sony otimo por sinla, G5 nas laterais e 35 no para brisa, rodas 15 da eco, chip de potencia candotti power chips.

Mensagem por Rudolf76 em Ter Jul 13 2010, 11:19

Valeu cara. Comprei um produto da Bardahl que faz essa limpeza em 15 minutos. Depois drenei toda a agua e fiz a limpeza.
Após isso completei, seguindo o manual 40% de fluido e 60% de agua deionizada.
Vai ai a dica:
NUNCA USEM AGUA DA TORNEIRA PARA COMPLETAR O NIVEL. O cloro e os minerais dela reagem com o fluido e causam ferrugem. O incrivel é que o manual não fala nada. É ford!
Concessionarias nunca mais.

Abaços.

Rudolf76
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por ramyres em Qua Jul 21 2010, 16:55

Rudolf76 escreveu:Valeu cara. Comprei um produto da Bardahl que faz essa limpeza em 15 minutos. Depois drenei toda a agua e fiz a limpeza.
Após isso completei, seguindo o manual 40% de fluido e 60% de agua deionizada.
Vai ai a dica:
NUNCA USEM AGUA DA TORNEIRA PARA COMPLETAR O NIVEL. O cloro e os minerais dela reagem com o fluido e causam ferrugem. O incrivel é que o manual não fala nada. É ford!
Concessionarias nunca mais.

Abaços.
mas me diga uma coisa que tipo de agua é essa?
meu carro ta zero vc me aconselharia a colocar essa agua? e fluido

ramyres
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens: 168
Cidade/Estado: guarapari
Motorização/Cor: 1.6 com caixa de marcha do 1.0, bicos injetores do 1.0 coletor 4x1
Código de Opcionais: vidro eletrico, para choque alisado, regua traseira alisada, pedaleira e manopla ford esportiva, halmeter e marcador de temperatura de agua, dvd pioneer, sub kenwood, kit 2 vias sony otimo por sinla, G5 nas laterais e 35 no para brisa, rodas 15 da eco, chip de potencia candotti power chips.

Mensagem por Rudolf76 em Qua Jul 21 2010, 17:41

Essa água é própia para radiadores ou baterias. Vende em lojas de autopeças, é chamada de água deionizada ou água desmineralizada.
O meu carro ta novo tb, faz 1 ano amanhã. A água já estava toda enferrujada, pois uma vez esqueçeram a tampa do reservatório aberta e ferveu, me obrigando a botar água comum (que é o que causa a ferrugem)
Verifique o estado da sua água. Abra a reservatório e veja se não tem ferrugem. Se a água ainda estiver com a cor do fluido (no ka acho que vem vermelha) está tudo ok.

Abraço.

Rudolf76
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por limafabioh em Dom Ago 22 2010, 12:00

O meu teve este mesmo problema com 10.00km, tinha 15 dias que havia acabado a garantia quando percebi, mas levei na autorizada e solicitei ao 0800 da Ford uma "extensão de garantia", foi autorizado o serviço e realizado por conta da Ford.
O líquido do radiador deve sempre ser completado (normalmente não deve baixar, a não ser que tenha vazamento) com água desmineralizada misturada com o aditivo na proporção recomendada, nunca com água de torneira (a não ser em emergências, lógico!)

limafabioh
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens: 62
Cidade/Estado: Recife/PE
Motorização/Cor: 1.0 / Preto
Código de Opcionais: KBD9

Mensagem por Flávio de Souza Furquim em Qui Set 02 2010, 21:38

Estou completando dois anos e 28 mil km com meu ká 2008/2009, e ao fazer a revisão em uma oficina da minha cidade pedi para trocar a água do radiador e verificar o reservatório de expansão. A água estava barrenta, levou um tempo até limpar completamente com água limpa, e o reservatório, após lavado revelou 4 trincas internas.
Troquei o reservatório e o liquido do radiador(coloquei o que já vem pronta a mistura água desmineralizada/glicol), verifiquei a suspensão, freio (trocado o fluido de freio por um da especificação Dot 5) óleo do motor (petrobrás valora 5w30), filtro de óleo e de ar.

Flávio de Souza Furquim
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 13
Cidade/Estado: Chapada dos Guimarães - MT
Motorização/Cor: 1.0 vermelho
Código de Opcionais: KFF9

Mensagem por WALMIR MARTINS BARRETO em Dom Set 26 2010, 22:26

O MEU TB ESTÁ C A ÁGUA EMFERUJADA E SUJA, TEM 23000KM.....

WALMIR MARTINS BARRETO
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 4
Cidade/Estado: ARACAJU/SE
Motorização/Cor: KA/ PRETÃO
Código de Opcionais: BÁSICO

Mensagem por WALMIR MARTINS BARRETO em Dom Set 26 2010, 22:27

NÃO SABIA Q NÃO PODIA USAR ÁGUA DA TORNEIRA, SEMPRE USO!!!!

WALMIR MARTINS BARRETO
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 4
Cidade/Estado: ARACAJU/SE
Motorização/Cor: KA/ PRETÃO
Código de Opcionais: BÁSICO

Mensagem por rmst em Dom Maio 29 2011, 14:26

Alguém poderia me ensinar como drenar a água do KA ???? pois o meu esta muito barrento e sempre completei com água de torneira! (não sabia). Quero fazer a limpeza, drenar a água e colocar novamente fluído! outra dúvida, o manual fala que deve ser 40% de fluído e 60 de água, mas como saber a capacidade do motor para não errar nessas porcentagens???

Abraços

rmst
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 6
Cidade/Estado: Porto Velho
Motorização/Cor: Ford KA 1.0 Preto
Código de Opcionais: class

Mensagem por toonni em Seg Maio 30 2011, 10:39

na revisao do ka eles devem ver tudo neh?
faz dois anos que tenho ele, e e eeles sempre que fazem mnha revisao

to com eli a quase dois anos, mais un km tenque fazer de novo , sabe se eles veem tudo direitinho? como agua ,oleo, freio, gasolina do reservatorio filtros e tal?

abraços

toonni
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens: 59
Cidade/Estado: porto alegre
Motorização/Cor: Ford Ka / Vermelho
Código de Opcionais: Fly

Mensagem por hostert em Sex Jun 03 2011, 14:34

ai pessoal ..limpei todo o sistema de aferecimento denovo, ai fui no posto para comprar a tal agua de bateria para usar no lugar da aGUA DE torneira (misturada com o aditivo) ..Bom o pessoal la no posto me aconselhou a nao usar agua de bateria pois ela eh acida e corroi todo o sistema..

entao o que vcs dizem? que agua usar com o aditivo que realmente fica bom para manter esse sistema perfeito e limpo e sem problema de ferrugem? confused

hostert
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens: 726
Cidade/Estado: Itapema/Santa Catarina
Motorização/Cor: 1.0 preta
Código de Opcionais: complete, menos abs, arbag e cabio automatico

Mensagem por toonni em Sex Jun 03 2011, 21:43

qual o melhor adtivo para nossos kazinhoS?

os que eles usan la na ford tem pra vender?

abraços

toonni
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens: 59
Cidade/Estado: porto alegre
Motorização/Cor: Ford Ka / Vermelho
Código de Opcionais: Fly

Mensagem por rmst em Sex Jun 03 2011, 21:55

hostert escreveu:ai pessoal ..limpei todo o sistema de aferecimento denovo, ai fui no posto para comprar a tal agua de bateria para usar no lugar da aGUA DE torneira (misturada com o aditivo) ..Bom o pessoal la no posto me aconselhou a nao usar agua de bateria pois ela eh acida e corroi todo o sistema..

entao o que vcs dizem? que agua usar com o aditivo que realmente fica bom para manter esse sistema perfeito e limpo e sem problema de ferrugem? confused

Bom, andei dando uma pesquisada, e achei esse vídeo que explica sobre a água...
http://www.youtube.com/watch?v=4D8U5FOOO6k

rmst
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 6
Cidade/Estado: Porto Velho
Motorização/Cor: Ford KA 1.0 Preto
Código de Opcionais: class

Mensagem por hostert em Sex Jun 03 2011, 23:56

bom tb pesquisei na net e tem um site sobre motores que tb comenta que a melhor opçao eh tb agua destilada com aditivo ...valeu pessoal

a agua destilada em teoria eh uma agua 99% pura (sem minerais), o pessoal que me informou la no posto que ela eh corrosiva estavam equivocados.

tem cada uma em...

hostert
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens: 726
Cidade/Estado: Itapema/Santa Catarina
Motorização/Cor: 1.0 preta
Código de Opcionais: complete, menos abs, arbag e cabio automatico

Mensagem por Rekens em Qui Out 06 2011, 09:12

Verifiquei essa semana a água do radiador e tive a surpresa de vê-la toda enferrujada. Também o reservatório está marrom escuro de tanta ferrugem. Alguém aqui sabe como drenar toda a água do sistema de arrefecimento? Se possível postem fotos, esse tema é de suma importância.

Rekens
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens: 130
Cidade/Estado: Betim - MG
Código de Opcionais: KBC1

Mensagem por marcoalves1970 em Qui Out 06 2011, 10:03

pessoal vai uma dica ae, eu uso o aditivo ja diluido da texaco, o original da ford pra com pletar o reservatório, nunca usei água nenhuma, nem destilada, só esse aditivo diluido, ja vem pronto, naõ repcisa misturar com água, procurem em algum posto texaco q tem, aqui em Ribeirão preto achei em um auto peças especializada em varias marcas principalmente ford, aqui eu pago 12 reais o litro valeu, nunca usem, repito, nunca usem água de torneira.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens: 1102
Cidade/Estado: Franca, SP
Motorização/Cor: Honda Fit 1.4 CVT
Código de Opcionais: Completo

Mensagem por Lucas Corrêa em Qui Out 06 2011, 14:55

Brother, Rudolf76 o meu ficou nessa mesma merda enferrujou a agua e sujou o reservatorio, eles queriam cobrar de mim na revisão, eu mesmo fiz o procedimento.
Caso vc queira e simples fazer a limpeza, com o motor frio retire o cebolão da temperatura o que eh ligado a ventoinha para a aguá sair mais rapido que assim a agua vai sair toda, dai vc tira a tampa do reservatorio e joga agua limpa dentro a de torneira mesmo só para enxaguar, caso o reservatorio estiver muito sujo e a sujeira não quiser sair retire ele com muito cuidado, pq e plastico ressecado por causa da temperatura da agua, ai retirando ele vc lava ele depois de fazer esse precedimento, monte novamente e espere a agua sair toda ate do radiador, ai compre na posto de combustivel aditivo aquele cor ROSA e o melhor, monte tudo novamente e coloque o aditivo.
OBS: Nunca use agua no motor carros fabricados de 2002 pra cá não se usa mais aguá e sim aditivo.

Lucas Corrêa
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens: 467
Cidade/Estado: Goiania-Goias
Motorização/Cor: Zetec Rocan 1.0 8 V Ebony
Código de Opcionais: # !!!! # \ o /

Mensagem por Rosi Labres em Qui Out 06 2011, 16:42

Aqui aconteceu o mesmo. Tive que mandar limpar o sistema de arrefecimento. Deu cerca de 400 reais, troca do reservatório que estava todo marrom,repor o liquido de arrefecimento, limpeza do sistema e etc. Mas meu carro estava com 2 anos e meio quando aconteceu isso. Cerca de 20 mil km.

Mas nem chegou a ter super aquecimento, foi na revisão de 2 anos que falaram que na próxima seria bom limpar e tal.

Rosi Labres
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens: 138
Cidade/Estado: Porto Alegre/RS
Motorização/Cor: 1.0 / Branco / 2013
Código de Opcionais: Class / KPF3

Mensagem por limafabioh em Seg Out 17 2011, 11:17

hostert escreveu:bom tb pesquisei na net e tem um site sobre motores que tb comenta que a melhor opçao eh tb agua destilada com aditivo ...valeu pessoal

a agua destilada em teoria eh uma agua 99% pura (sem minerais), o pessoal que me informou la no posto que ela eh corrosiva estavam equivocados.

tem cada uma em...

O pessoal confunde "água destilada" com "solução para bateria", sendo que esta última é ácida.
Antigamente as baterias dos carro sprecisavam completar o nível com água destilada ou então em alguns casos para recuperar a bateria se usava uma proporção de solução de bateria com água destilada, e até hoje isso é feito em baterias estacionárias (no-breaks de grande porte). Daí a confusão.
Pelo que sei, também, água destilada e água desmineralizada são a mesma coisa, apenas obtidas por processos diferentes.

limafabioh
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por limafabioh em Seg Out 17 2011, 11:22

toonni escreveu:qual o melhor adtivo para nossos kazinhoS?

os que eles usan la na ford tem pra vender?

abraços

Tem pessoas aqui no fórum dizendo que esse aditivo rosa (orgânico) não consegue segurar a ferrugem do sistema do ka. Como já troquei há menos de um ano e a água já está toda enferrujada (coloquei o rosa), vou arriscar colocar o sintético (azul) e ver no que dá. Já usei dele no meu pálio antigo por anos e vendi ele com a água toda azulzinha, parecia uma piscina. Laughing
Pode ser psicológico mas vou tentar.

limafabioh
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Rekens em Seg Out 17 2011, 17:06

Gostaria de tentar trocar eu mesmo o líquido de arrefecimento do radiador. O radiador do nosso Ka possui aquele famoso dreno? Qual das mangueiras do radiador deve-se retirar para soltar todo o líquido de arrefecimento, a debaixo ou a de cima? Segue fotos.

Mangueira debaixo.
[img] [/img]

Mangueira de cima.
[img] [/img]

Rekens
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Rekens em Seg Out 17 2011, 17:17

Seria esse o tal dreno?
[img] [/img]

Rekens
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por marcoalves1970 em Seg Out 17 2011, 19:01

Rekens escreveu:Seria esse o tal dreno?
[img] [/img]

Eita... cuidado com esse dreno, é uma porcaria de peça, quando tinha o ka o meu estourou na estrada e vazou toda a água, aqueceu e fiquei na mão, depois disso eu fiz a minha propria peça com mangueira hidraulica, muito mais resistente q essa merda q a ford coloca, pena q não posso mostrar pq troquei o ka no fiesta mas posso explicar, vou fazer um dezenho, tiro fotos e posto quando puder ok.

Última edição por marcoalves1970 em Ter Out 18 2011, 10:01, editado 2 vez(es)

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Rekens em Seg Out 17 2011, 19:36

Pois é Marcos, então vou ficar no aguardo. Mas então se eu soltar essa peça consigo esvaziar todo o sistema? Ou deveria soltar uma daquelas mangueiras acima? Qual a forma correta?

Rekens
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por marcoalves1970 em Seg Out 17 2011, 21:27

não, essa peça não esvazia, faz o seguinte, solta a mangueira de baixo do radiador e a de cima tb e depois mete água até sair a sujeira, e quando acabar vc solta a mangueira fina do reservatorio e tb a grossa do reservatorio e mete água pela fina até sair a sujeira do motor beleza.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Rekens em Seg Out 17 2011, 23:59

marcoalves1970 escreveu:não, essa peça não esvazia, faz o seguinte, solta a mangueira de baixo do radiador e a de cima tb e depois mete água até sair a sujeira, e quando acabar vc solta a mangueira fina do reservatorio e tb a grossa do reservatorio e mete água pela fina até sair a sujeira do motor beleza.
Beleza! Mas tudo isso com o motor desligado e frio, é claro. Mas depois quando for colocar o líquido de arrefecimento novo, qual a dica para que não dê ar no sistema?

Rekens
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por marcoalves1970 em Ter Out 18 2011, 06:10

Rekens escreveu:
marcoalves1970 escreveu:não, essa peça não esvazia, faz o seguinte, solta a mangueira de baixo do radiador e a de cima tb e depois mete água até sair a sujeira, e quando acabar vc solta a mangueira fina do reservatorio e tb a grossa do reservatorio e mete água pela fina até sair a sujeira do motor beleza.
Beleza! Mas tudo isso com o motor desligado e frio, é claro. Mas depois quando for colocar o líquido de arrefecimento novo, qual a dica para que não dê ar no sistema?

Isso, com o motor frio.
Depois vc monta as mangueiras e coloca os 2 L de aditivo original ou um outro q seja de boa qualidade e completa o resto com água destilada, depois q o reservatório estiver cheio, vc tampa e aí vem a parte chata e cansativa hehehe... comece a apertar as mangueiras, vc vai notar q o reservatorio vai esvaziar, continue apertando, todas elas, depois complete a água do reservatorio e ligue o motor, deixe esquentar até q se abra a valvula, depois continue a apertar, aguente pois vai estar bem quente as mangueiras he he he... e deixe ligar a ventuinha, e não esqueça de monitorar a luz do painel q indica a temperatura, se ascender é pq ainda tem ar no sistema ou a vaovula não abriu. Ah... seria ideal se vc desse mais atenção para a mangueira fina do reservatorio, por ela ser fina entope facil facil, vc tem q verificar ela primeiro de tudo pq vai precisar dela pra limpar o sistema ok.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Lasek em Ter Out 18 2011, 06:42

Eu coloquei 2,5 l e meio do aditivo rosa concentrado ipiranga! muito bom por sinal!!
o meu se fica sujo de novo vo troca porq a agua tem q ta sempre limpa pra n trava a bendita cuja!hehehe
E esse da texaco q vem pronto marcoalves é muito bom tb porq ele vem na medida certa pronto pra uso...

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens: 1662
Cidade/Estado: Porto Alegre RS
Motorização/Cor: 1.0 RED
Código de Opcionais: RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: