Cut-off e a economia de combustível

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por Eulalio em Ter Jul 08 2008, 11:07

Já havia lido sobre o assunto no entanto não havia dado a devida atenção sobre o mesmo. Pois bem, pelo pouco assimilado por mim, o cut-off consiste no motor não receber combustível à partir de uma determinada rotação ao mesmo tempo em que tiramos o pé do acelerador. De regras gerais, para quem não tem conta-giros, isso acontece quando aceleramos e atingimos uma alta rotação e no momento em que tiramos o pé do acelerador o carro dá aquele solavanco. No ouvido, dá para notar que o motor muda o seu funcionamento e até que a rotação chegue num determinado ponto mínimo, não se está injetando combustível, abaixo deste, o motor volta a funcionar.

Esse método não funciona com o carro na "banguela", ou seja, desengrenado, tampouco com o pé na embreagem, pois o motor continua injetando combustível.

Um bom aproveitamento do "cut-off" é em descidas, onde soltamos o pé do acelerador e deixamos o carro descer engrenado. Se a rotação do motor estiver maior que a rotação normal dele, o cut-off estará ativado e com isso estará economizando combustível.

Pelo que pesquisei, alguns motoristas para constatarem o cut-off, instalaram no bico injetor um led que ao apagar, se não me engano, indica que não se está injetando combustível no motor. Há também um instrumento chamado de Hallmeter, no qual indica a "qualidade" da mistura ar-combustível no motor e quando se está executando o cut-off ele atinge o nível "máximo" de economia.

Carros que possuem computador de bordo podem realizar o cut-off verificando o consumo por hora o quando possível o consumo por quilômetro. No instante do cut-off acusa 0,0l/h ou 999km/l.

Achei interessante o assunto e acho que o bom aproveitamento do meu consumo a àlcool advém da utilização desse método ao descer algumas ladeiras e testarei em outros instantes.

Alguém sabe quais os melhores momentos de aproveitar o cut-off?

_________________
Novo KA 1.0 - prata geada - básico

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Idade : 37
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por bixcoito em Ter Jul 08 2008, 11:57

Redução para parada de sinal. O sinal fechou lá longe, reduz a marcha, tira o pé e vem vindo com ele engrenado!

bixcoito
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 34
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.6 / Preto
Código de Opcionais : KPH9
Data de inscrição : 12/06/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por LeonardoHB em Ter Jul 08 2008, 12:02

Sempre faço isso... mas fazia porque tenho a sensação de mais segurança e controle do carro... não gosto de deixar o carro engatado em marchas q não se fazem necessárias... com rotações baixas e na banguela... procuro sempre descer uma ladeira com ele engrenado... ou fazer uma curva com uma marcha q exija mais rotação... essas coisas... nada de andar a 80km/h de 5ª marcha (isso falando de carro 1.6 rsrsrs) porque eu acho q o carro não fica "firme" na minha mão...

Falows!!

_________________


Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Idade : 31
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9
Data de inscrição : 23/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por Felinto Sérgio em Ter Jul 08 2008, 12:50

Ainda nõa tinha escutado falar de cut-off. Em faróis de trânsito eu sempre colocava uma quinta para o carro ir andando devagar, mas pelo que li e se não tiver interpretado errado a rotação deve estar acima da normal? Tipo eu vinha com uma 3° a 3K giros e quando ponho a 5 ele vai para 1,5-2K giros.

Felinto Sérgio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 804
Idade : 33
Cidade/Estado : Fortaleza-CE
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPD9
Data de inscrição : 01/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por Eulalio em Ter Jul 08 2008, 13:01

Felinto, ligue o carro e deixe em ponto morto, qual a rotação do motor? Engate a primeira e solte a embreagem, é a mesma?

Ou seja, se o carro estiver andando sem você pisar no acelerador num giro maior que esse (deve estar entre 1500 e 2000 giros) você estará realizando o cut-off.

_________________
Novo KA 1.0 - prata geada - básico

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Idade : 37
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por Fernando FMGJ em Ter Jul 08 2008, 13:44

Antigameeeeente se chamava isso de debrear o carro, ou seja, desacelerar mantendo a marcha atual.

_________________
Fernando Gonçalves

Fernando FMGJ
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 734
Idade : 51
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Motorização/Cor : 1.0 Prata Geada
Código de Opcionais : KPE9
Data de inscrição : 27/04/2008

http://www.rcrio.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por tonyfmelo em Ter Jul 08 2008, 13:45

Eu tenho utilizado sempre que eu preciso andar mais devagar do que eu estou andando. Como não tenho conta giros na versão do meu Ka (KFF9), fica difícil saber quando é o melhor momento para utilizar, mas desde que comecei a tentar o meu consumo melhorou bastante.

tonyfmelo
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Cidade/Estado : Brasília/DF
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KFF9
Data de inscrição : 07/07/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por Eulalio em Ter Jul 08 2008, 13:58

fmgj escreveu:Antigameeeeente se chamava isso de debrear o carro, ou seja, desacelerar mantendo a marcha atual.

Antigamente os carros eram com carburadores e o cut-off não existia nem pensava-se sobre o assunto

_________________
Novo KA 1.0 - prata geada - básico

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Idade : 37
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por Fernando FMGJ em Ter Jul 08 2008, 14:41

Eulálio, me referi a ação de desacelerar com o carro engranado. Cut-off é a condição que a centralina coloca os bicos injetores ( em corte ) quando não são exigidos mas tendo como referência de trabalho uma faixa de rotação para este fim, que na maioria dos carros varia a partir da mesma rotação de marcha-lenta até +- 2200rpm.
Se a marcha lenta do carro for nomalmente 1000 rpm, mesmo com o carro engrenado e desacelerado, se o mesmo for perdendo o embalo e o motor atingir as mínimas 1000 rpm de referência, os bicos irão sair do cut-off e injetarão combustível para o motor não começar a dar cabeçadas por falta de combustível em relação de marchas alta.
E olha aí que tem carro carburado trabalhando com cut-off sim! Hehehehe
Lembra daqueles carburadores em que no lugar do pulverizador mecânico vinha um bico injetor?? Esses mesmo!

_________________
Fernando Gonçalves

Fernando FMGJ
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 734
Idade : 51
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Motorização/Cor : 1.0 Prata Geada
Código de Opcionais : KPE9
Data de inscrição : 27/04/2008

http://www.rcrio.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por Eulalio em Ter Jul 08 2008, 14:53

Foi mais ou menos o que expliquei no início do tópico, fmgj. Se estivermos com uma rotação alta e soltamos o pé do acelerador, estaríamos "debreando" e ao mesmo tempo efetuando o cut-off, pois até ele atingir a rotação de marcha-lenta o sistema não estará enviando combustível ao motor.

Eu tava apenas comparando que antigamente não se dava muita atenção ao cut-off, pois os carros com carburadores em sua maioria não possuía esse sistema. Pelo que pesquisei, alguns Fiat Uno que ainda eram de carburador possuíam um sistema semelhante ao cut-off, porém não era comum na maioria dos carros.

_________________
Novo KA 1.0 - prata geada - básico

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Idade : 37
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por Fernando FMGJ em Ter Jul 08 2008, 15:06

Pois é, esses carros de carburador com cut-off tinham um relé que cortava a alimentação do bico, coisa estranhona e pro relé entender em que faixa de rotação ele teria que fazer isso já era com um calço, tipo um parafuso que apoiava num ponto do eixo. Isso durou pouco, graças a Deus veio a injeção eletrônica logo em seguida e acabou com isso.
Eulálio, eu sou veeeeelho cara, hehehehe, aprendi a dirigir em 1978!!! Olha que coisa, uhauahauha. A habilitação já foi depois, com os 18 anos.
Mas fora de brincadeira, fiquei sabendo outro dia que o primeiro carro injetado do mundo foi em 1967, olha que maneiro! No Brasil acho que foi o Gol GTI em 89 né isso?
Abçs

_________________
Fernando Gonçalves

Fernando FMGJ
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 734
Idade : 51
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Motorização/Cor : 1.0 Prata Geada
Código de Opcionais : KPE9
Data de inscrição : 27/04/2008

http://www.rcrio.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por Eulalio em Ter Jul 08 2008, 15:16

off-topic: fmgj, nasci em 79, aprendi a dirigir no final de 2007 e tirei a carteira em janeiro desse ano... porém, as dúvidas que surgem vou pesquisando e fazendo um conflito de informações para identificar aquela que pode ser a mais correta. Sobre carros sei pouco, mas tô aprendendo...

_________________
Novo KA 1.0 - prata geada - básico

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Idade : 37
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por Fernando FMGJ em Ter Jul 08 2008, 15:22

Poxa eu tava brincando só, rsrsrs...

_________________
Fernando Gonçalves

Fernando FMGJ
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 734
Idade : 51
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Motorização/Cor : 1.0 Prata Geada
Código de Opcionais : KPE9
Data de inscrição : 27/04/2008

http://www.rcrio.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por LeonardoHB em Ter Jul 08 2008, 15:37

é... fmgj é o tio daqui do fórum...

Mais um Off topic? Meu pai tem 44 Razz

E a informação procede... foi o Golf mesmo...

_________________


Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Idade : 31
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9
Data de inscrição : 23/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por Eulalio em Ter Jul 08 2008, 15:38

Tranquilo fmgj,

eu só não confio 100% nas informações que pesquiso, mas como estávamos falando a mesma coisa, fico mais tranquilo. E só comentei minha "experiência" para mostrar que não domino muito o assunto assim em comparação a você, a contar pela idade na qual você começou a dirigir em 78 e eu nasci um ano depois... e só me interessei pelo assunto a partir desse ano.

_________________
Novo KA 1.0 - prata geada - básico

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Idade : 37
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por Fernando FMGJ em Ter Jul 08 2008, 16:13

Lá no Punto Clube os caras tem um tópico sobre isso também, vale a pena dar uma olhada pra juntar as informações deles com as que temos e lemos por aí:
www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?t=1366&highlight=cutoff

Po Leonardo, que legal, seu pai é praticamente da minha idade. Abraços para ele.
Abçs

_________________
Fernando Gonçalves

Fernando FMGJ
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 734
Idade : 51
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Motorização/Cor : 1.0 Prata Geada
Código de Opcionais : KPE9
Data de inscrição : 27/04/2008

http://www.rcrio.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por Ricardo em Ter Jul 08 2008, 16:15

Pessoal, complemento o assunto do cut off, nessa situação a injeção interpreta que o motorista está querendo utilizar o motor para auxiliar na frenagem do carro e nesta situação a injeção pode ser cortada. Outra dica para economizar, é em piso plano, quando não se precisa de toda a força do carro, você pode trocar as marchas pulando de 1 para 3 e dessa 5, eu li esa dica na quatro rodas e pelo teste que eles fizeram apresentou uma economia significativa.

Ricardo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 144
Idade : 37
Cidade/Estado : São Bernardo do Campo - SP
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KPB9 - Kit Pulse
Data de inscrição : 13/06/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por Eulalio em Ter Jul 08 2008, 16:40

Só uma observação, nosso ka funciona em alta rotação, pelo menos é o que venho notando e muitos afirmando e por isso o manual recomenda a troca de marchas numa velocidade considerada alta.

Com relação a troca de marchas de 1 para 3 e de 3 para 5, um colega me passou isso quando eu fosse "amaciar" o motor, mas achei complicado e desisti de fazer, o carro dá um tranco e talvez por conta do motor trabalhar em alta rotação. Neste caso deveríamos aumentar a rotação na 1ª para então entrar com a 3ª, pois um exemplo prático é que a troca de marchas ocorrem por volta de 2500rpm (um exemplo) e a troca da 1ª para a 3ª faria a rotação cair para 2000rpm e o carro então engasga. Numa situação de "amaciamento" o motor acostumaria a rodar em baixa.

Sobre alguns falarem que andar em 5ª marcha, mesmo em baixa velocidade, já fiz isso algumas vezes no novo ka, quem pegar e ler o tópico sobre o consumo do ka 1.0 verá meus comentários, e não vi melhora no consumo, sempre se manteve o mesmo. O que teve melhora foi quando passei a mudar marcha de acordo com o manual.

_________________
Novo KA 1.0 - prata geada - básico

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Idade : 37
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por Bovolini em Sex Dez 19 2008, 12:27

Uso o Cut-off do jeito recomendado. Resultado: Não melhorou!

Melhor dirigir do jeito mais cômodo para cada um, pois a diferença dá na mesma!

Bovolini
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 299
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 1.0, preto
Data de inscrição : 06/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por igordmb em Dom Jan 11 2009, 23:11

cut off e bom quando vc ta descendo alguma rua ou uma serra, ou uma boa ladeira... isso de ficar passando marcha antes de parar do sinal nao sei se e bom... pode ate economizar mas ficar passando marcha vai gastar mais o cambio.. e outra, o cut off nao corta tanto combustivel assim... faz o teste, engata a primeira acelera e tira o pe do acelerador com o carro ligado, depois faz a mesma coisa so que dessa vez desliga o carro.... ai sim vcs vao ver o que e corte de combustivel... mas eu falei de brincadeira, nao façam isso

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09
Data de inscrição : 08/11/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por LeonardoHB em Seg Jan 12 2009, 13:03

Meu Deus... igor... por favor... tenha nexo nas coisas que fala!

Primeiro... "gastar cambio" ??? Segundo "desligar o carro pra ver q gasta menos" ??? Amigo... se vc tá andando e desliga o carro e depois tenta pisar no freio ele não responde... daí vc economiza combustivel e gasta com hospital e remendo do carro??? q isso!

Falows!

_________________


Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Idade : 31
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9
Data de inscrição : 23/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por gricwb em Seg Jan 12 2009, 15:42

Realmente o Igor falou besteira hehe. Mas ele tem razão
sobre descer serra. Assim como nosso amigo Eulalio andou pesquisando sobre
cut-off, não é dificil achar artigos sobre assunto onde dizem que que usar
cut-off na cidade acaba não fazendo tanta diferença na economia, agora em uma
descida de serra, rodando muitos km em cut-off, ai sim da para ver a diferença
no ponteiro que não desce. Aqui perto de curitiba tem uma estrada chamada
Estrada da Graciosa que é uma descida ingreme cheia de curvas, sempre desço com
marcha engatada sem pisar no acelerador. Sobre ter que atingir uma certa rotação
para que o cut-off passe a atuar, confesso que não sabia nada disso, que eu
saiba em qualquer rotação se vc tirar o pé do acelerador o cut-off entra em ação. Alguns carros
com computador de bordo mostram consumo em tempo real (e não a média), nestes
casos da para ver o cut-off atuando, me lembro que no Vectra CD, quando tirava
o pé do acelerador com marcha engatada ele mostrava consumo de 000000km/l.

gricwb
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 169
Idade : 33
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.0L/Preto
Código de Opcionais : KFL9
Data de inscrição : 03/07/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por Hitokiri Adriel em Seg Jan 12 2009, 16:22

pelo que eu ja li sobre isso é qnd deixamos o motor atuando em uma faixa de rotação (depende de cada carro) sem acelerar e mantemos essa rotação diminuindo a marcha o cut-off é acionado... mas precisa ver isso com algum carro q tenha consumo no pc de bordo...

Hitokiri Adriel
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1082
Idade : 28
Cidade/Estado : São Caetano do Sul / SP
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPN9
Data de inscrição : 26/12/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por igordmb em Sab Jan 17 2009, 00:45

LeonardoHB escreveu:Meu Deus... igor... por favor... tenha nexo nas coisas que fala!

Primeiro... "gastar cambio" ??? Segundo "desligar o carro pra ver q gasta menos" ??? Amigo... se vc tá andando e desliga o carro e depois tenta pisar no freio ele não responde... daí vc economiza combustivel e gasta com hospital e remendo do carro??? q isso!

Falows!

o cambio que eu quis dizer e todo o conjundo da caixa de marcha... quanto mais vc usar mais cedo vai dar problema, e sobre o desligar o carro nao falei pra fazer isso, so fiz a comparaçao pra vc notar que o cut-off nao corta quase nada de combustivel, tanto que se vc desligar o carro com a 1º engatada o carro vai travar em vez de diminuir a velocidade devagar... mas nao e pra fazer isso, foi so um exemplo... porra, fala serio

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09
Data de inscrição : 08/11/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por gricwb em Sab Jan 17 2009, 13:38

igordmb escreveu:
LeonardoHB escreveu:Meu Deus... igor... por favor... tenha nexo nas coisas que fala!

Primeiro... "gastar cambio" ??? Segundo "desligar o carro pra ver q gasta menos" ??? Amigo... se vc tá andando e desliga o carro e depois tenta pisar no freio ele não responde... daí vc economiza combustivel e gasta com hospital e remendo do carro??? q isso!

Falows!

o cambio que eu quis dizer e todo o conjundo da caixa de marcha... quanto mais vc usar mais cedo vai dar problema, e sobre o desligar o carro nao falei pra fazer isso, so fiz a comparaçao pra vc notar que o cut-off nao corta quase nada de combustivel, tanto que se vc desligar o carro com a 1º engatada o carro vai travar em vez de diminuir a velocidade devagar... mas nao e pra fazer isso, foi so um exemplo... porra, fala serio

Igor, vc já viu alguem trocando engrenagens do cambio por desgaste? Tipo em uma revisão? Realmente não isto não é assim. Entendi oque vc quis dizer sobre desligar o carro, para ver o comportamento do motor girando sem estar queimando combustivel, se vc soltar a primeira marcha com o carro desligado realmente ele da uma travada, mas não sei já aconteceu com vc (já aconteceu comigo) de acabar a gasolina do carro do carro em uma velocidade mais alta e quando vc está com a 3° ou 4° engatada, o comportamento do motor é MTO parecido com o do cut-off, ele não trava nem nada disso, ele simplesmente fica silencioso e contiua girando normalmente (com a marcha engatada).

gricwb
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 169
Idade : 33
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.0L/Preto
Código de Opcionais : KFL9
Data de inscrição : 03/07/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por igordmb em Sab Jan 17 2009, 15:10

eu sei, inclusive eu ja empurrei o carro da minha mae com a quinta engatada... quanto mais alta a marcha menos eficiente vai ser o freio a motor... so falei isso pra vcs notarem que no cut off nao corta tanto assim... e quanto a trocar as engrenagens nao ira trocar numa revisao.... minha mae tinha uma belina que levou anos pra mecher na marcha. mas uma coisa eu garanto, quanto mais vc trocar de marcha mais vai desgastar as peças envolvidas no assunto

ps: o freio com o carro desligado andando na marcha adequada engatada nao ira ficar duro porque o motor ta girando e consequentemente a bomba de oleo do freio tambem

a unica coisa que talvez aconteça e que a economia do cut off supere o gasto que vcs vao ter com manutençao na marcha

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09
Data de inscrição : 08/11/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por Rodrigo Sartori em Sab Jan 17 2009, 19:58

Eu costumo reduzir as marchas nas frenagens e sempre reduzir com uma distancia razoavel, sinto mais segurança e controle no carro, principalmente pq ele nao tem ABS. Sempre dirigi assim, e aprendi assim. Com isso além de econimizar com o combustível vc não exige tanto dos freios que estes sim tem um desgaste muito grande quando se tem o hábito de frear bruscamente em cima de onde quer se parar.
Em veículos de carga e outros de grande porte isso é comum, usar o freio motor.

Abraços.

Rodrigo Sartori
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2768
Idade : 36
Cidade/Estado : Campinas / SP
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : KFC9 / Neo
Data de inscrição : 02/06/2008

http://www.CampinasBikeClube.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por marcelo em Sab Jan 17 2009, 20:43

Rodrigo Sartori escreveu:Eu costumo reduzir as marchas nas frenagens e sempre reduzir com uma distancia razoavel, sinto mais segurança e controle no carro, principalmente pq ele nao tem ABS. Sempre dirigi assim, e aprendi assim. Com isso além de econimizar com o combustível vc não exige tanto dos freios que estes sim tem um desgaste muito grande quando se tem o hábito de frear bruscamente em cima de onde quer se parar.
Em veículos de carga e outros de grande porte isso é comum, usar o freio motor.

Abraços.

Eu não tinha pensado nisso, faz todo o sentido.
Vou passar a fazer isso também.

marcelo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 259
Idade : 35
Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
Motorização/Cor : 1.0 Flex - Vermelho Bari
Código de Opcionais : KBC9-S
Data de inscrição : 27/12/2008

http://www.coposujo.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por Admin em Sab Jan 17 2009, 23:22

Principalmente quando a rua está tranquila e há uma distância bem legal para ir reduzindo, eu faço isso direto, vou reduzindo na marcha e só freio próximo, neste caso o cut-off está em funcionamento e a redução de marcha ajudando a frear o carro.

_________________
Novo Ford Ka 1.6 KPG9 - Preto
(Previsto para chegar dia 15/05)

Admin
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 241
Idade : 37
Cidade/Estado : Vitória, ES
Data de inscrição : 17/04/2008

http://www.clubedonovoka.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por igordmb em Dom Jan 18 2009, 00:08

Rodrigo Sartori escreveu:Eu costumo reduzir as marchas nas frenagens e sempre reduzir com uma distancia razoavel, sinto mais segurança e controle no carro, principalmente pq ele nao tem ABS. Sempre dirigi assim, e aprendi assim. Com isso além de econimizar com o combustível vc não exige tanto dos freios que estes sim tem um desgaste muito grande quando se tem o hábito de frear bruscamente em cima de onde quer se parar.
Em veículos de carga e outros de grande porte isso é comum, usar o freio motor.

Abraços.

com cerveja... inclusive o aconselhavel e descer uma ladeira com o carro engrenado, principalmente se for uma serra, vai usar mais o motor evitando usar os freios, vai economizar combustivel e vai ter maior controle do carro
tudo de bom

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09
Data de inscrição : 08/11/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 22:19


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum