Cut-off e a economia de combustível

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por Dragoniten em Ter Fev 05 2013, 11:26

Felipe Kázera escreveu:Muito legal a discussão, não tinha visto o tópico ainda, acabei de ler tudo, acreditem! haha

Sou um tanto leigo com MUITAS coisas referente a motor, tanto que li o tópico de cabo a rabo para aprender um pouco, bom pelo que eu entendi a diferença entre o Cut off e a banguela é que na banguela continua injetando gasolina, por menos que seja, já no cut off como ele esta em uma rotação alta, porém sem estar acelerado, ele acaba não injetando combustivel, o que daria uma diferença enorme se tirarmos o pé quando possivel...

Meus pais tem um Fit 2010 automatico, eu usava esta técnica sempre que dirigia ele (sem saber) nele tem um marcador de consumo no computador de bordo e sempre notei que o consumo diminuia quando eu tirava o pé, com isso aprendi a economiza no kazinho também, porém o 1.0 não ajuda muito na hora de embalar para poder utilizar o cut off em uma possivel ladeira a frente.

Minha duvida é, neste scanner que você citou, mostra a relação de consumo como em um computador de bordo?
Mostra sim o consumo, porém você tem que calibrar ele de acordo com o seu motor, pois ele não consegue calcular direto o consumo por falta de alguns sensores como o sensor lambda e o MAF.

Mephistto escreveu:Eu ainda não comprei o OBDII, mas vai ser em breve... pelo que vi, da pra ver tudo oq acontece na parte de motorização do carro, desde temperaturas (Oleo e água), rotações, CONSUMO, torque...
Pelo q vi, o APP q tu liga da inclusive pra fazer médias, rotas com GPS e até índices de arrancada 0~100km/h e metragem tb...

Mas eu devo falar pra vcs, enchi o tanque e voltou ao normal, chegou na metade com 250km... mesmo fazendo Cut-Off TODA HORA.... desgostei da coisa já =/
Ainda mais q no meu carro só entra 35 litros no tanque, vou comprar o OBDII e ver oq tem de errado hehe
Cut-Off não faz milagre, não é só ele que reduz o consumo, mas também a forma como você dirige, pisa no acelerador (muda o ponto de ignição) e vários outros detalhes.
Dependendo da cidade/trânsito, o cut-off praticamente não faz diferença, assim como tem cidades (como aqui em PG) que não tem muito trânsito e tem descidinhas pra tudo quando é lado, aí dá pra aproveitar bem.

Quanto ao adaptador, não se anime tanto achando que ele vai pegar TODOS os sensores do seu carro. Ele só vai pegar o que o seu adaptador OBD2 conseguir ler da injeção, temperatura da água (na verdade nosso sensor fica em cima da válvula termostática), rotação, consumo (deve ser calibrado pra ter precisão), torque (funciona mais ou menos, pois ele calcula pela sua posição no GPS, calculando o tempo que você demorou pra acelerar da posição X para a posição Y, baseado no peso exato do carro). Ele traça as rotas, depois você pode acompanhar tudo no mapa que ele carrega do google maps, com a localização de todos os lugares que vce passou e dá pra pedir pra fazer log de todas as informações que vce quiser. 0-100 funciona até que bem, porém você fica limitado pela taxa de atualização do adptador, que não é instantânea, mas quebra um bom galho.

Felipe Kázera escreveu:HUASHasu pois é, mas as 17" eu não tiro! pode ta fazendo 5km/l, nem ligo! hUASHUahus

1.0 é foda por isso, se fosse 1.6 nem ia ter diferença!
Qual o perfil do seu pneu? Vocês sabem que não é porque a roda é maior que o carro necessariamente vai ser mais manco, certo? Com o pneu 205/35 R17, o carro até fica um pouco mais ágil, já que ele perde 1,3% do diâmetro externo da roda, porém com 205/40 R17 (que provavelmente é o seu perfil) o carro ganha 2,2% de diâmetro externo na roda. Se antes você tinha seus 9,3kgfm de torque na roda com o pneu 175/65 R14, agora vce vai ter (9,3/102,2%=)9,1kgfm de torque.
Não vejam a roda como se fosse um absurdo, ninguém aqui colocou um Aro 20 no carro 1.0, o maior problema é na verdade o atrito por causa da largura do pneu 205.

PS.: Quero ver se algum dia aí consigo gravar pra vocês a volta da academia de noite, mostrando dicas pra fazer cut-off e dirigir de forma mais econômica.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Mensagem por Felipe Kázera em Ter Fev 05 2013, 11:31

Então, meu pneu é 195/40, sei sim, o pneu sendo mais largo acaba endo mais aderência no chão e com isso segura mais o carro... Estou pensando em colocar o famoso 185/35 r17, mas tenho medo de danificar a roda, pois já ouvi alguns relatos que a roda acaba pegando no chão em curvas...

Felipe Kázera
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2120
Cidade/Estado : Sorocaba-SP
Motorização/Cor : 1.0 Zetec Rocam/ Preto Fosco

Mensagem por Mephistto em Ter Fev 05 2013, 12:11

Brother, teu 195/40 deve ter praticamente a mesma altura do 205/40, além de ser mais estreito e ter menos atrito... o 185/35 COM CERTEZA vai pegar a roda no chão qnd vc fazer curvas fechadas... pelo menos as da frente..

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 370
Cidade/Estado : Taquara/RS
Motorização/Cor : 1.0/Preto Fosco
Código de Opcionais : GL

Mensagem por Dragoniten em Ter Fev 05 2013, 12:20

Felipe Kázera escreveu:Então, meu pneu é 195/40, sei sim, o pneu sendo mais largo acaba endo mais aderência no chão e com isso segura mais o carro... Estou pensando em colocar o famoso 185/35 r17, mas tenho medo de danificar a roda, pois já ouvi alguns relatos que a roda acaba pegando no chão em curvas...

http://www.pneus-online.pt/tabela-das-correspondencias-conselhos.html
Esse site aí dá uma boa ajudinha na hora de escolhar o conjunto roda/pneu
Pra uma roda com Jante 6,5, acho que 185 é muito fino, e se você fechar um pouco mais a curva, pode acabar raspando a roda mesmo.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Mephistto em Ter Fev 05 2013, 12:46

Tala larga + Pneu fino = Stretch Tire, coisa mais linda do mundo *.*

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Felipe Kázera em Ter Fev 05 2013, 13:24

é pela relação os 195 que estou usando é limite, mas vamos ver, se der uma louca eu coloco pra fazer um test :p sem contar que ia ficar melhor pra esterçar...

Última edição por Felipe Kázera em Ter Fev 05 2013, 13:30, editado 1 vez(es)

Felipe Kázera
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por drezerbini em Ter Fev 05 2013, 13:28

Que loucura ...
haja braço pra virar kkkk

drezerbini
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 848
Cidade/Estado : Indaiatuba-SP
Motorização/Cor : 1.0 / Azul Noronha / 2010
Código de Opcionais : VE/TE/ALARME

Mensagem por Mephistto em Ter Fev 05 2013, 13:35

185/35 com tala 8" fica assim +-

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Felipe Kázera em Ter Fev 05 2013, 13:46

Não abre foto aki =\ mas o meu é tala 7, da pra arriscar :p qq coisa eu vendo, é fácil vender pneu aqui, tem pouco carro baixo com aro 17"... :p

Felipe Kázera
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Mephistto em Ter Fev 05 2013, 14:01

Ah, mas na tala 7 o pneu 185 não fica muuuuito estreito não... na 8 que ele fica "balão"...

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Felipe Kázera em Ter Fev 05 2013, 14:12

Eu vi as fotos que você me mandou por e-mail, vlw maninho! vou arrisca colocar, diret tem nego querendo trocar 18 por 195, vou ver se consigo pelo menos pra dianteira que é onde tenho mais problema...

Felipe Kázera
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Mephistto em Ter Fev 05 2013, 14:32

devia ter feito isso antes de baixar a traseira, ia poupar uns pilas hehehehe

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Felipe Kázera em Ter Fev 05 2013, 14:39

nada, traseira não me da tanta dor de cabeça, qq coisa é só meter a marreta! dianteira do ká que é foda, esse 0,5cm ia me ajudar muito haha, sem conta no 1cm na largura que ia me deixar esterçar mais :p

Mas desculpa mudar o foco do tópico galera, vamos parar de poluir pra não ficar ruim de visualizar depois!

Vlw mais uma vez Mephistto!!

Felipe Kázera
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Alessandro em Dom Fev 10 2013, 10:26

Galera vamos focar no assunto poxa.. Very Happy

E detalhe q eu fiz nesse tópico, fundi o teu Mephistto, com um já existente.

E detalhe no meu até q tá legal, mas o Fiesta 1.6 sedan top de linha da minha Mãe tem o computador de bordo e marca o quantos km/l instantâneo, a velocidade média com o tanque, quantos km roda com o tanque, e quantos km/l estou fazendo rodando na cidade e/ou na estrada. E da pra zerar tudo.. No dela conseguir fazer 13,5km/l no etanol e com o A/C ligado. Very Happy

Pneus do Karango são Yokohama C.drive2 185/60R14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles....  Twisted Evil  Razz

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4655
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Mensagem por Dragoniten em Ter Fev 12 2013, 03:27

Alessandro escreveu:Galera vamos focar no assunto poxa.. Very Happy

E detalhe q eu fiz nesse tópico, fundi o teu Mephistto, com um já existente.

E detalhe no meu até q tá legal, mas o Fiesta 1.6 sedan top de linha da minha Mãe tem o computador de bordo e marca o quantos km/l instantâneo, a velocidade média com o tanque, quantos km roda com o tanque, e quantos km/l estou fazendo rodando na cidade e/ou na estrada. E da pra zerar tudo.. No dela conseguir fazer 13,5km/l no etanol e com o A/C ligado. Very Happy

Eu tinha procurado na internet se tinha algum jeito de colocar o computador de bordo do Fiesta no Ka, mas não achei nada. Aí achei o pessoal mostrando do adaptador bluetooth pro carro, e tá funcionando melhor do que seria o computador de bordo :p

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Alessandro em Ter Fev 12 2013, 09:11

Poxa Dragoniten vc está com um belo computador de bordo, melhor um mini car pc, pq está passando as informações para o seu celular. E isso é bem melhor, informa até a voltagem da bateria, temperatura de oléo, água. Enfim mandou bem..

Mas essa parada do Cut-Off ajuda e mto, é mais fácil de ver em carros de corrida porém é legal fazer na cidade e na estrada.. Very Happy

Pneus do Karango são Yokohama C.drive2 185/60R14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles....  Twisted Evil  Razz

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4655
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Mensagem por Dragoniten em Ter Fev 12 2013, 12:14

Alessandro escreveu:Poxa Dragoniten vc está com um belo computador de bordo, melhor um mini car pc, pq está passando as informações para o seu celular. E isso é bem melhor, informa até a voltagem da bateria, temperatura de oléo, água. Enfim mandou bem..

Mas essa parada do Cut-Off ajuda e mto, é mais fácil de ver em carros de corrida porém é legal fazer na cidade e na estrada.. Very Happy

Eu queria fazer o esquema de conseguir um tablet que funcionasse o adaptador USB que comprei e substituir o velocímetro original pelo tablet. Eu atualmente não olho mais pro meu velocímetro, só pro tacômetro (por causa do delay de resposta do bluetooth pra indicar a rotação), porque a velocidade dada em números tem uma leitura muito mais rápida e precisa, facilitando muito pra passar em radares e andar "no limite", rs.
A taxa de atualização no notebook quando conectei o adaptador USB é absurda. As informações tem leitura instantânea, mais rápido que o próprio tacômetro e velocímetro do carro. O MAP fica super engraçado quando você soca o pé e tira, porque o ponteiro vai de um lado pro outro rapidinho. Não sei se num tablet por USB seria tão rápido assim, mas ainda não perdi as esperanças de conseguir testar :p
Testei outro dia numa lombada eletrônica de 40km/h, cravei os 40 no celular, no velocímetro ficou um pouco acima, mas quando passei no radar deu certinho lá, 40km/h. Smile

Só falta a grana... Sad

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Rafael Matos em Ter Fev 12 2013, 14:13

kkkkk ja penso se o negocio marca errado e se passa a 45,ia tomar uma multinha.

aone vc compro o obd? no ML? passa link ae

Rafael Matos
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 590
Cidade/Estado : Mogi das Cruzes / SP
Motorização/Cor : Prata
Código de Opcionais : Vidro e Trava

Mensagem por Mephistto em Ter Fev 12 2013, 14:26

Sim, mas dos 20 segundos da tua vida pra passar numa lombada tu quer passar exatamnte a 40? Tem q passar a 30 Razz

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Dragoniten em Qua Fev 13 2013, 00:18

Rafael Matos escreveu:kkkkk ja penso se o negocio marca errado e se passa a 45,ia tomar uma multinha.

aone vc compro o obd? no ML? passa link ae
O limite é 47km/h. 40km/h do limite mais 7km/h de tolerância. Já tomei multa de 48km/h num lugar que o radar estava escondido atrás do poste, bem antes do adaptador, logo que comprei o carro.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-463906254-scanner-automotivo-obd2-bluetooth-pronta-entrega-_JM

Mephistto escreveu:Sim, mas dos 20 segundos da tua vida pra passar numa lombada tu quer passar exatamnte a 40? Tem q passar a 30 Razz

Eu tenho raiva de gente que anda a 30km/h no radar de 40, ou 50 no radar de 60. Se o limite é 40, e você cravar o velocímetro em 40km/h, você vai ter o erro do velocímetro, que geralmente marca 40km/h, mas na verdade você está a 37km/h. Ou seja, cravado em 40, ainda tem 3km/h pra vce ir mais rápido e mais 7km/h antes de tomar uma multa. Não tem necessidade de andar abaixo do limite de velocidade, o negócio é andar na velocidade permitida no velocímetro, que é impossível de levar multa. A não ser que você tenha colocado uma roda MUITO errada no carro, mas acho que aí nem cabe no Ka.

Sem zueira, acho que desde que comprei o meu adaptador, já ganhei algumas horas no trânsito ultrapassando o pessoal que freia no radar, enquanto eu passo de boa com o 60 cravado no velocímetro do celular, porque em PG eu dirijo MUITO na cidade, e tem bastante radar e bunda mole. :p

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:03

Conteúdo patrocinado

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo