Cut-off e a economia de combustível

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Cut-off e a economia de combustível

Mensagem por Supertsunami em Seg Set 14 2009, 18:57

Eu desci uma serra esses dias seguindo essas recomendações, mas não sei se consegui realizar o Cut-off...

Supertsunami
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 641
Cidade/Estado : Niterói / RJ
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KPM9

Mensagem por Tar em Seg Set 14 2009, 19:00

é, se o carro estiver vazio, ou se a descida não ajudar realmente não tem como descer sem acelerar... só se for em banguela...

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Mensagem por mexicano em Seg Set 14 2009, 19:04

Na verdade o cut-off não se aplica em todas as situações!

mexicano
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 23
Cidade/Estado : Brasilia - DF
Motorização/Cor : 1.0 | Black
Código de Opcionais : KBF0

http://capoeiranaveia.centroarteluta.com.br

Mensagem por Poprio em Qua Nov 04 2009, 08:59

Não percebi reduções significativas de economia.

Poprio

Número de Mensagens : 22
Cidade/Estado : Rio das Ostras
Motorização/Cor : 1.0 / Black
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por franco_dalto em Sex Dez 07 2012, 13:17

Eulalio escreveu:Felinto, ligue o carro e deixe em ponto morto, qual a rotação do motor? Engate a primeira e solte a embreagem, é a mesma?

Ou seja, se o carro estiver andando sem você pisar no acelerador num giro maior que esse (deve estar entre 1500 e 2000 giros) você estará realizando o cut-off.

Depois desta explicação, acho que não precisa dizer mais nada. Obrigado!!

franco_dalto
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 10
Cidade/Estado : Vitória/ES
Motorização/Cor : 1.0 Flex / Vermelho Bari
Código de Opcionais : Trava / Alarme / AC / Milhas

Mensagem por franco_dalto em Sex Dez 07 2012, 13:23

gricwb escreveu:
LeonardoHB escreveu:Eu sempre reduzo marcha e minha noiva sempre xia "pra que vc faz isso... é a mesma mania do meu irmão!" eu já expliquei trocentas vezes... mas num adianta... e eu acho mto melhor... sem contar que qdo se reduz a marcha dá pra sentir que o freio deu uma aliviada no peso e desce até mais fácil...

Falows!

HAHAHAHA Sofremos do mesmo mal!! A minha também fica gralhando quando faço isso, mas depois de alguns anos ela parou de reclamar. Realmente não adianta explicar, elas não querem ouvir.

Rapaz, elas são inteligentes, elas até entendem o motivo... mas o negócio delas é barulhar no nosso ouvido mesmo! rsss (gralhando foi ótima!)

franco_dalto
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 10
Cidade/Estado : Vitória/ES
Motorização/Cor : 1.0 Flex / Vermelho Bari
Código de Opcionais : Trava / Alarme / AC / Milhas

Mensagem por Tar em Sex Dez 07 2012, 18:46

Mas pessoal, tudo é muito relativo... Pois o cut-off vai ser momentânea a economia de combustivel. Não é nada econômico, por exemplo em uma rodovia, descer sem gastar nada e logo após ter uma subida e termos que engatar 3ª para o 1.0 carregado andar.

Não estou falando que descer em ponto morto é melhor. Mas no exemplo citado, ainda temos a opção de poder acelerar ele na descida e embalar na subida.

Portanto no meu ponto de vista é errado falar que utilizar sempre o carro engrenado economiza combustivel, naquele momento ele não estará gastanto combustivel, mas não necessariamente quer dizer que em um percurso vai ser mais economico.

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Mensagem por submazol em Sex Dez 07 2012, 23:35

mas entre utilizar e nao utlizar, sempre será mais seguro e economico utlizar com certeza,
se nao economizar em combustivel pelo menos se economiza em pastilha de freio

submazol
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 131
Cidade/Estado : Caxias do Sul/RS
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho Bari
Código de Opcionais : KPM1

Cut Off: Funciona mesmo!!!

Mensagem por Mephistto em Qui Jan 24 2013, 20:58

Galera, li por aqui no forum sobre o Cut Off, e decidi testar no meu Old Ka 1.0...
Botei R$ 50,00 e andei até quase secar o tanque...
Antigamente eu fazia algo em torno de 240~250km com 50 pila, dessa vez eu fiz 290km.. me apavorei com a redução de consumo! Ainda não acho bom, isso não da nem 14 km/L, mas neh, ta valendo!!! hehehe
OBS.: Eu fazia cut off, sem saber, na hora de reduzir o carro e tal, mas em lombas eu sempre botava na banguela... foi aí que reduziu o consumo!!!!

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 370
Cidade/Estado : Taquara/RS
Motorização/Cor : 1.0/Preto Fosco
Código de Opcionais : GL

Mensagem por Hugo_Victor em Qui Jan 24 2013, 21:58

Sempre faço o cut-off, mas a minha dúvida é se está funcionando ou não.

Ex: Venho em 5ª marcha e vou parar no pedágio. Eu venho de quinta, freando, sem acelerar, até parar no pedágio, e só coloco ponto morto quando o carro está quase parado, é isso?
Porque ouvi falar que só funciona se eu vier reduzindo as marchas... 4ª.. 3ª.. 2ª... Até parar o carro.

Alguém sabe dessa informação?

Hugo_Victor
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 103
Cidade/Estado : Fortaleza/CE
Motorização/Cor : 1.0 - Prata
Código de Opcionais : Ar - Limpador/Lavador/Desembaçador - Alarme - Bloqueador - Leds - Som USB - Caixinha Triaxial

Mensagem por Dragoniten em Qui Jan 24 2013, 22:17

Hugo_Victor escreveu:Sempre faço o cut-off, mas a minha dúvida é se está funcionando ou não.

Ex: Venho em 5ª marcha e vou parar no pedágio. Eu venho de quinta, freando, sem acelerar, até parar no pedágio, e só coloco ponto morto quando o carro está quase parado, é isso?
Porque ouvi falar que só funciona se eu vier reduzindo as marchas... 4ª.. 3ª.. 2ª... Até parar o carro.

Alguém sabe dessa informação?
Na verdade você pode pular da 5ª pra 2ª se quiser freiar rapidamente e fazer cut-off, o importante é que seu pé não esteja no acelerador e a rotação do carro esteja acima da marcha lenta (850+-50 pro 1.6).
Fique atento que quando o motor está frio a marcha lenta fica mais alta (1200~1280 no meu 1.6), ou seja, tem que manter uma marcha mais baixa pra manter a rotação acima da lenta atual Smile

No meu Kazinho, reduzindo com freio motor (cut-off) sempre que dá, e andando beeem forte na cidade, consigo fazer 7km/l no etanol. Andando que nem um retardado eu faço cerca de 6km/l, e na manha já consegui 9km/l, realizando cut-off sempre que dá e por maior tempo o possível.

Por exemplo, se tem um semáforo à sua frente fechado, e você está bem longe dele, tente "demorar" pra chegar até ele com uma marcha engatada, pois aí você não perderá combustível da marcha lenta enquanto espera o semáforo abrir, e se conseguir chegar no semáforo ainda em movimento, por menor que seja, você economizará uma (relativa) boa quantidade de combustível que gastaria pra sair da inércia novamente. Acreditem ou não, a maior parte do combustível que se gasta na cidade é pra sair da inércia cada vez que fecha um semáforo.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Mensagem por Mephistto em Qui Jan 24 2013, 23:08

Sim, exatamente, esse lance da cidade eu sempre fiz...
Comecei a economizar mais descendo lombas..no meu old ka nao tem contagiros, então eu vou pela velocidade mesmo...
em 80 km/h eu deixo na 5ª, até cair pra uns 70km/h, dae boto 4ª, depois 50km/h boto 3ª, e por fim la pelos 30 eu boto 2ª.. assim mal uso o freio do carro e o Cut Off ta bombando...

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Dragoniten em Sex Jan 25 2013, 00:21

Mephistto escreveu:Sim, exatamente, esse lance da cidade eu sempre fiz...
Comecei a economizar mais descendo lombas..no meu old ka nao tem contagiros, então eu vou pela velocidade mesmo...
em 80 km/h eu deixo na 5ª, até cair pra uns 70km/h, dae boto 4ª, depois 50km/h boto 3ª, e por fim la pelos 30 eu boto 2ª.. assim mal uso o freio do carro e o Cut Off ta bombando...
Eu ando muito em quinta quando quero economizar. Eu uso no celular aquele adaptador OBD2 que conecta na porta de scanner do carro, aí acompanho bem quando a injeção tá injetando ou não, aí fica muuuito fácil guiar o carro na manha. Quando preciso andar a maior distância o possível na quinta, eu deixo ela até os 40km/h no velocímetro (o que dá 36~37km/h na velocidade real da injeção) e só abaixo disso é que começa a injetar novamente (quando o motor está quente).
Mesmo quando to andando, o Rocam 1.6 empurra bem o carro, mesmo a 900 rpm hahaha.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Rafael Matos em Sex Jan 25 2013, 07:37

mas tenho uma duvida,essa redução de marcha não pode danificar algo? pois quando eu reduzo a velocidade pela marcha o carro faz um ruuuuuuummmmm e segura,não pode me dar problemas mais pra frente? vou usar isso bastante quando for descer pro litoral esse fds,ultima vez que fui descer(primeira vez na vida) fui apertando o freio como eu sempre faço na estrada,no finalzinho da serra meu freio esquentou e fiquei sem,quase bati num corolla,sorte que joguei pro acostamento se não...puuttz corola ia toma uma porrada

Rafael Matos
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 590
Cidade/Estado : Mogi das Cruzes / SP
Motorização/Cor : Prata
Código de Opcionais : Vidro e Trava

Mensagem por Mephistto em Sex Jan 25 2013, 09:25

Pois é, o meu empurra na 5ª qnd chega ali pelos 50km/h, por isso vou reduzindo..
Outra é que tenho ponteira "esportiva", dae eu curto o ronco Razz

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Hugo_Victor em Sex Jan 25 2013, 09:36

Pois é, minha dúvida era essa, se deveria ir de 5ª até parar, ou ter que ficar reduzindo...

Aqui em Fortaleza é facil eu colocar a 5ª. O Ka tem marchas curtas então não há necessidade de segurar o carro nas marchas baixas...

Hugo_Victor
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 103
Cidade/Estado : Fortaleza/CE
Motorização/Cor : 1.0 - Prata
Código de Opcionais : Ar - Limpador/Lavador/Desembaçador - Alarme - Bloqueador - Leds - Som USB - Caixinha Triaxial

Mensagem por Mephistto em Sex Jan 25 2013, 09:40

Bom, eu não tenho certeza pra te dizer isso, mas eu faço o cut off reduzindo e deu certo hehehe
Com certeza, se tu reduzir de mais, pode dar problema sim... mas eh soh não forçar muito o carro, creio eu :S

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Rafael Matos em Sex Jan 25 2013, 09:48

é,mais será que ficar fazendo isso toda hora não estraga?qual ponteira esportiva voce usa? sempre ouvi falar que ponteira não muda o ronco do carro,só trocando o abafador!
o barulho é mais encorpado?(troquei meu filtro de ar e o barulho ficou mais encorpado,gostei do resultado)quanto pagou nela?

Rafael Matos
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Mephistto em Sex Jan 25 2013, 11:31

Sim sim, foi mais de arriação, é um abafador normal, q os caras chamam de "surdina sport" hehehe, paguei 100 pilas.... eu to afim de bota um filtro esportivo pra melhorar o ronco tb Razz

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Rafael Matos em Sex Jan 25 2013, 13:17

eu troquei o filtro ontem,o cara da auto peças me disse que era original,mais o ronco do carro mudou,quando eu piso ele da aquela roncada gostosa,não é muito forte mais dá

Rafael Matos
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Mephistto em Sex Jan 25 2013, 13:30

Ah, eu uso filtro original tb... mas sei lá hehe

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Dragoniten em Sex Jan 25 2013, 13:58

Rafael Matos escreveu:mas tenho uma duvida,essa redução de marcha não pode danificar algo? pois quando eu reduzo a velocidade pela marcha o carro faz um ruuuuuuummmmm e segura,não pode me dar problemas mais pra frente? vou usar isso bastante quando for descer pro litoral esse fds,ultima vez que fui descer(primeira vez na vida) fui apertando o freio como eu sempre faço na estrada,no finalzinho da serra meu freio esquentou e fiquei sem,quase bati num corolla,sorte que joguei pro acostamento se não...puuttz corola ia toma uma porrada
Claro que não danifica nada. Por que danificaria? Quando você reduz, o único desgaste é o da embreagem pra sincronizar a rotação da roda com a rotação da marcha, mas é o mesmo desgaste quando você estica a primeira e passa a segunda. A embreagem FOI FEITA pra isso. Você pode, durante a troca de marcha, pisar no acelerador pra subir a rotação e diminuir a diferença de rotação do motor pra roda. O nome disso é Punta-Taco. Ele faz um "ruuuuum" e segura porque o motor fica em uma rotação alta, e necessita de mais energia pra se manter em alta rotação. Ele utiliza a energia do carro que está em movimento pra rodar o motor, e dessa forma você vai freiando com o motor, fazendo "freio-motor". Smile

Vou te dar o maior exemplo de uso extremo do carro: Meu irmão tem um Fiesta Street 1.0 2006, Rocamzinho monocombustível. Ele pegou o carro do meu pai em 2009 se não me engano com 26 mil km, e nunca viaja com o carro, só utiliza na cidade, por isso não roda muito. Atualmente o carro tá com 40 mil km. Desde que ele pegou o carro, eu nunca vi ele dirigir aquele bichinho com calma. É SEMPRE esticando as marchas até pelo menos 3,5k, geralmente 4~5k rpm, e SEMPRE reduzindo pra parar. Ele dirigiu esses 15 mil km assim, realizando as trocas de óleo, filtros, tudo em dia. Passamos nossos carros no dinamômetro no meio do ano passado. O meu Ka 1.6 marcou 94cv dos 102cv (estava na gasolina), mas como a pressão atmosférica aqui em Curitiba é de aproximadamente 0,9 bar: 94/0,9 = 104cv. Beleza, certinho, batendo com o valor que deveria estar. Agora o dele, foi absurdo, pois dos 65cv que tem na ficha técnica, no dinamômetro deu 66cv! Se você divide isso por 0,9 pra compensar a pressão atmosférica, dá pouco mais de 73cv. E realmente, aquele Fiesta não parece 1.0.

Tá aí a prova viva de que carro foi feito pra ser usado, motor foi feito pra rodar Smile
Se a montadora limitou a rotação em 6800 rpm (pro 1.0) quer dizer que o motor foi feito pra chegar até 6800rpm. O motor é feito pra rodar até um pouco mais, mas para colocar uma margem de segurança, eles baixam um pouco.

Pra descer a serra SEMPRE deixe o carro engatado, e evite usar tudo o que você puder do freio. Manter a rotação do motor em 4~4,5k pra fazer freio motor constante, não há problema nenhum, além do barulhão que ele faz, rs. Evite ficar com o pé encostado no freio. "Ah, mas eu to freiando de pouquinho em pouquinho, não vai esquentar o freio". É justamente esse o problema, ainda mais quando o seu freio é um disco sólido, caso dos 1.0, no meu 1.6 o disco já é ventilado, e faz muita diferença. É sempre bom ter o auxílio do freio motor pra evitar ficar sem freios, e evitar ficar muito tempo com o pé no freio de leve. Se for o caso, dê uma freiada um pouco mais forte, e deixe o carro ganhar um pouco de velocidade novamente enquanto estiver descendo antes de dar outra freiadinha. Antes chegar 10min depois na praia do que chegar 10 min antes no céu Razz

Hugo_Victor escreveu:Pois é, minha dúvida era essa, se deveria ir de 5ª até parar, ou ter que ficar reduzindo...

Aqui em Fortaleza é facil eu colocar a 5ª. O Ka tem marchas curtas então não há necessidade de segurar o carro nas marchas baixas...
Nunca fique na quinta até parar, pois quando a rotação descer abaixo da marcha lenta, o motor vai tentar compensar na injeção pro motor não morrer, e você vai estar tentando fazer o carro parar. Basicamente sua injeção te manda pra frente, e você tenta segurar com o freio. Não danifica o motor, mas você vai desperdiçar freio e combustível dessa forma.

Mephistto escreveu:Bom, eu não tenho certeza pra te dizer isso, mas eu faço o cut off reduzindo e deu certo hehehe
Com certeza, se tu reduzir de mais, pode dar problema sim... mas eh soh não forçar muito o carro, creio eu :S
Reduzindo marcha após marcha não há problema nenhum, é o correto. O que citei da quinta marcha até 40km/h é quando quero percorrer a maior distância o possível no cut-off Smile
Não há problema em "reduzir demais", a não ser que o seu carro já tenha algum problema anteriormente, ou se você não conhece bem o histórico do motor, nunca abriu ou não sabe das condições exatas das peças, mas tem que ser um puta problema pra dar problema fazendo um simples freio motor. Não existe "forçar o carro" em um carro original de fábrica, ainda mais aspirado.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Mephistto em Sex Jan 25 2013, 14:28

Brother, Punta-Taco é Pisar no Freio, embreagem e Acelerar ao mesmo tempo, é uma técnica usada bastante em Rallye :S

"A redução punta-taco é um ato para ganhar tempo no contorno de curvas. Durante o punta-taco, você estará controlando o volante com a mão esquerda, trocando de marcha com a mão direita, pisando na embreagem com o pé esquerdo e acionando simultaneamente os pedais de freio e acelerador - tudo exatamente ao mesmo tempo."

Assim tu traciona melhor o carro e não sobe muito a velocidade, fazendo perder o controle...

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Rafael Matos em Sex Jan 25 2013, 14:42

dragonite,não concordo com voce em alguns pontos,o meu ka não tem o marcador de rotação por minuto,e sempre quando sinto que ele ta forçando eu troco a marcha,peguei o carro da minha mãe e o dela tem o RPM,e percebi que eu troco a marcha em 3.500- 4.000rpm
e ja acho que está forçado quando chega no 4k,imagina se eu subir até os 6.500 acho que meu carro explode,o barulho que faz é estranho entao não gosto de forçar muito ele,agora se voce me der sua certeza que se em todas as marchas eu der uma esticada meu motor vai funcionar melhor,te dou um tazzo,pois todos que eu vejo dirigir não sobe tanto a rotação como dito,vlw

Rafael Matos
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Mephistto em Sex Jan 25 2013, 14:47

Oq eu acho é o seguinte:
Sim, se tu reduzir o carro de mais tu pode entortar as válvulas, a redução, tem q ser de acordo com a rotação máxima da marcha, tanto pra troca quanto pra reduzida....

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Rafael Matos em Sex Jan 25 2013, 15:08

sim isso é certo mephisto,imagina voce a 140km/h reduzindo pra segunda marcha,o que será que acontece? seu motor sai pulando do carro?sahusuhaushahusuah

Rafael Matos
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Dragoniten em Sex Jan 25 2013, 15:11

Mephistto escreveu:Brother, Punta-Taco é Pisar no Freio, embreagem e Acelerar ao mesmo tempo, é uma técnica usada bastante em Rallye :S

"A redução punta-taco é um ato para ganhar tempo no contorno de curvas. Durante o punta-taco, você estará controlando o volante com a mão esquerda, trocando de marcha com a mão direita, pisando na embreagem com o pé esquerdo e acionando simultaneamente os pedais de freio e acelerador - tudo exatamente ao mesmo tempo."

Assim tu traciona melhor o carro e não sobe muito a velocidade, fazendo perder o controle...
É, acabei trocando as bolas Razz
Não sobe muito a velocidade? Que eu saiba é pra sincronizar a rotação justamente pra perder menos tempo com a embreagem patinando:

http://www.youtube.com/watch?v=ag-Dct4wITU

45 segundos dá pra ver bem.

Rafael Matos escreveu:dragonite,não concordo com voce em alguns pontos,o meu ka não tem o marcador de rotação por minuto,e sempre quando sinto que ele ta forçando eu troco a marcha,peguei o carro da minha mãe e o dela tem o RPM,e percebi que eu troco a marcha em 3.500- 4.000rpm
e ja acho que está forçado quando chega no 4k,imagina se eu subir até os 6.500 acho que meu carro explode,o barulho que faz é estranho entao não gosto de forçar muito ele,agora se voce me der sua certeza que se em todas as marchas eu der uma esticada meu motor vai funcionar melhor,te dou um tazzo,pois todos que eu vejo dirigir não sobe tanto a rotação como dito,vlw
O Fiesta do meu irmão também não tem, é pelo ouvido mesmo. Eu conectei o adaptador OBD2 bluetooth no carro dele e fui acompanhando no meu celular como ele trabalha com o carro, e é como eu te falei, trocas em 4k com frequência.
O pessoal tem essa mania de achar que porque o motor faz barulho é porque tá "forçando" o motor. Não existe isso. O carro faz barulho porque é um popular, o isolamento acústico é uma bosta, não tem nada a ver com o motor que "faz um barulho estranho". E afinal, o que seria um barulho estranho? Tem que ver se o seu motor está em ordem então, pois o único barulho que você deveria ouvir é o motor subindo rotação.

Não disse em momento algum "o CERTO é dirigir assim", o que eu quis dizer é "dirigir assim NÃO PREJUDICA o motor". Assim = subir bem as rotações. Dirigindo dessa forma você acaba com o consumo, mas não fica sofrendo por ser 1.0. Entende? Não estou dizendo pra ninguém dirigir dessa forma, só disse que não há problema em esticar as marchas, não é como se o motor fosse explodir. Se danificasse o motor, você não acha que a Ford limitaria a rotação pra 4k rpm de uma vez? Ou você acha que eles são burros de colocar o corte em 6800 no 1.0, dar 1 ano de garantia, torcendo pra que ninguém chegue nessa rotação, senão eles vão ter que trocar o motor?
Você não vê ninguém dirigindo assim porque a maioria das pessoas não é tão afobada quanto o meu irmão, rs.

Mephistto escreveu:Oq eu acho é o seguinte:
Sim, se tu reduzir o carro de mais tu pode entortar as válvulas, a redução, tem q ser de acordo com a rotação máxima da marcha, tanto pra troca quanto pra reduzida....
Desculpe, mas eu não entendi o que as válvulas tem a ver com a redução. O comando de válvulas no Rocam é fixo, e por corrente. Ou seja: Elas NUNCA vão estar dessincronizadas com o movimento dos pistões, sendo assim impossível delas empenarem, desde que seja respeitada a rotação máxima de cada marcha antes da redução, obviamente, rs.
Se você está a 130km/h, não vai jogar a segunda pra reduzir, né? Tem algumas coisas que eu acho que já são óbvias.

Um exemplo extremo: Minha segunda chega a algo na casa dos 90km/h, se eu estou a 95km/h, posso reduzir pra segunda, pois quando eu começar a soltar a embreagem, parte da energia do carro que está em movimento, será convertida em calor, no atrito da embreagem, e quando ela acoplar completamente, minha velocidade já estará abaixo dos 90km/h que é a velocidade máxima da segunda marcha.
Não estou dizendo pra ninguém fazer isso, estou explicando o que acontece.

Rafael Matos escreveu:sim isso é certo mephisto,imagina voce a 140km/h reduzindo pra segunda marcha,o que será que acontece? seu motor sai pulando do carro?sahusuhaushahusuah
Hahahaha, só se que coisa boa não é!

PS.: O que eu escrevo aqui, é o que eu sei como funciona, o que eu entendo, não estou de achismos pra ninguém aqui. Se eu não tenho certeza do que eu estou falando, eu digo "Acredito que; se não me engano; acho que". Fora isso, são certezas que eu tenho, conhecimento que eu adquiri com o tempo. Se vocês tem dúvidas ou discordam de algo que eu digo ter certeza, procurem alguma informação técnica ou pessoa capacitada pra tirar a dúvida, pra não ficar aquelas discussões empíricas de "eu acho que" e o outro "mas eu discordo do que você acha, porque eu acho que". Achismos não são conhecimento e não adicionam nada à nós.

Abs.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Mephistto em Sex Jan 25 2013, 15:20

Véi, esse conector OBD2 é algo que só tem nos novos? Eu queria muito conectar meu cel no meu Old Ka tb!!!!!!!!!!! hehehe

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Dragoniten em Sex Jan 25 2013, 15:24

Mephistto escreveu:Véi, esse conector OBD2 é algo que só tem nos novos? Eu queria muito conectar meu cel no meu Old Ka tb!!!!!!!!!!! hehehe

Eu testei no Old da minha namorada, é um 98, motor endura e tal, injeção antiga, mas que eu saiba nos Rocam 1.0 a injeção é a mesma do Fiesta 2006 do meu irmão e funciona bem legal. O sistema de injeção do seu é Bosch? Depois que virou Flex os novos Kas estão com injeção Magneti Marelli.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Rafael Matos em Sex Jan 25 2013, 15:24

acredito eu que meu motor esteja em ordem,o barulho estranho ao qual me referia seria mesmo o barulho da rotação,mais um pouco mais alto do que o normal,mas se voce diz que é por causa do isolamento quem sou eu pra discutir,não tenho conhecimento nenhum sobre motor e carro,tenho meu carro não faz nem 1 ano,ainda ando com a permissão rsrs abç

Rafael Matos
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 23:54

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo