Motor falhando ao ligar pela manhã no álcool

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Motor falhando ao ligar pela manhã no álcool

Mensagem por Alessandra Tofoli em Seg Set 22 2008, 16:53

Obrigada pela dica, eu estava mesmo pensando em colocar gasolina para ver como "ele" se comporta.

Alessandra Tofoli
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 180
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 1.0 - Azul
Código de Opcionais : KPD9

Mensagem por Azeredo em Ter Set 23 2008, 22:55

Só tive problemas para o carro pegar de manhã cedo na serra +- 12°C com álcool,só pegava depois da quarta ou quinta tentativa assim mesmo falhando.Depois que ouvi o Boris Veltman (VRUM) falar que no inverno devemos adicionar pelo menos 20% de gasolina;não deu outra:adicionei +- 20% e em dias que estava marcando 7° á 10°C. pegou de primeira normalmente,então percebe-se que só o reservatório de partida a frio não é o suficiente no inverno ou dias + frios.

Azeredo
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 36
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Novo FORD KA 1.6 completo Prata Geada
Código de Opcionais : KPH9

Mensagem por Felinto Sérgio em Qua Set 24 2008, 09:10

O meu hj novamente voltou a vibrar o motor quando ligo. FMGJ, será que isso tb não pode ser um problema mecânico do carro? Vou aproveitar que ele está cheio de problemas e levar logo na FORD.

- Rodas 15 Vaska (195/55/15)
- Molas esportivas Macaulay

Felinto Sérgio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 804
Cidade/Estado : Fortaleza-CE
Motorização/Cor : 1.0/Prata

Mensagem por Eulalio em Qua Set 24 2008, 10:01

o meu pela manhã não dá problema, provavelmente por que ele pega a alvorada e libera os radicais livres, porém no fim da tarde, quando as sombras das árvores escondem o crepúsculo, ele fica tossindo até pegar no tranco.

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por Felinto Sérgio em Qua Set 24 2008, 10:22

Vc já levou na autorizada para dar uma olhada Eulálio?

Felinto Sérgio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Eulalio em Sex Set 26 2008, 15:33

Levei ainda não, faltam quase 1.500km para iniciar os 19.000km, o que me dá condições para ir à 2ª revisão. Não trato como um problema tão grave, acho que foi álcool adulterado, porém estou vendo que o consumo ainda está dentro da média, tô quase completando o tanque para confirmar se tá na média mesmo.

Tem essa questão do engasgo, mas é que se duvidar eu giro a chave e já vou batendo a ignição, nem sei se espero o ponteiro do marcador de combustível parar na marcação correta.

Outra suposição é a gasolina do reservatório de partida rápida, se duvidar já passou ou tá perto de fazer seis meses, visto que só enchi o reservatório aos 5.000km, fiz a primeira revisão dos 10.000km e já estou quase perto da segunda revisão e até agora nada de esvaziar.

Edit

Já é fato consumado, o carro no fim da tarde, por pegar sombra, interrompe ou fica engasgando na primeira partida. Como pela manhã o carro pega um sol matinal, ele pega de primeira sem interrupção. À noite, quando vou pegar minha esposa na faculdade por volta das 21:30h pega normal também. Vai entender...

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por jlb1234 em Sex Out 17 2008, 08:46

A minha história é praticamente igual à do fmgj:

Quando peguei o carro na concessionária, estava com o tanque quase vazio, então abasteci com gasolina aditivada em um posto alí perto. O carro funcionou perfeitamente durante toda a duração do tanque. Quando estava quase vazio, abasteci com alcool e o carro continuou a funcionar de forma perfeita. Ligava rápido, não falhava, e o desempenho melhorou.

Então, no domingo, estava com um pouco menos de 1/4 de tanque, abasteci com alcool em um posto onde sempre colocava gasolina no meu Celta. Com o Celta, nunca tive problemas nesse posto. E, aparentemente, com o Ka, também não. Viajei no domingo para Balneário Camboriú e o carro estava normal. Voltei no domingo mesmo, à noite.

Na segunda-feira, quando saí para ir ao mercado, o carro já não se comportou direito. Estava vibrando mais do que o normal e chegou a morrer uma vez. Mas fui assim mesmo. Quando liguei o carro no estacionamento do supermercado para retornar até minha casa, ele já estava normal.

O carro não foi ligado na terça-feira.

Na quarta-feira à tarde, peguei o carro para ir ao banco. Nossa! Vibrava tanto que parecia que ia desmontar. Sintoma característico de falha de 1 cilindro. Pela vibração, parecia que estavam falhando até 2 cilindros. O carro morreu umas 5 vezes. Depois de alguns minutos e várias tentativas, mantendo a aceleração acima da marcha lenta, ele começou a estabilizar. Minha mulher estava comigo e falou: "Que banco, nada. Vamos já na Ford!". Quando chegamos lá, o carro já estava normal. Eles reprogramaram a injeção e deixaram o carro funcionando por um bom tempo e estava tudo certo.

Ontem (quinta-feira), quando liguei o carro pela manhã, começou a vibrar um pouco, como aconteceu na segunda-feira. Minha teoria era de alcool adulterado, mas precisava confirmar. Então peguei o carro e andei com ele até chegar na reserva (estava com 1/4 de tanque). Em seguida, fui no posto onde havia abastecido com alcool na primeira vez (e que não deu nenhum problema). Resolvi meus compromissos (finalmente fui ao banco) e deixei o carro em "repouso".

Hoje pela manhã liguei novamente o carro e adivinhem: tudo normal. Nenhuma trepidação. Nenhuma falha. O carro iniciou nas 1.500 rpms e foi baixando até chegar nas 1.000 rpms, a medida que esquentava.

Conclusão: Alcool "batizado".

A explicação para ocorrer o problema apenas quando o carro é ligado após ficar um certo tempo parado é bem símples: A água tem uma densidade maior que o alcool. Por isso, quando o carro fica parado, ela tende a descer para o fundo do tanque. Quanto mais tempo o carro fica parado, mais água vai acumular no fundo. Assim, quando você liga o carro, ele vai receber água em vez de álcool. Depois de um tempo funcionando, tanto a vibração do carro, quanto a sucção da bomba de combustível acabam "misturando" a água com o alcool novamente. Daí o motor volta a funcionar normalmente.

O alcool hidratado "bom", já tem uma certa quantidade de água (cerca de 7%). Nessa proporção, esse efeito de separação é pequeno. O alcool "batizado" que coloquei, devia ter uns 20% (ou mais) de água.

jlb1234

Número de Mensagens : 45
Cidade/Estado : Joinville/SC
Motorização/Cor : 1.6 Flex/Prata Geada
Código de Opcionais : KTB9 (Tecno)

Mensagem por Fernando FMGJ em Sex Out 17 2008, 08:58

É isso aí jlb1234, chega a falhar mais que 1 cilindro mesmo. Já tenho uns 3 postos em minha lista negra, cheguei a voltar a abastecer em um deles mas o carro ficou ruim novamente e então não tem jeito, ali eles batizam em tempo integral, rsrsrss.
Valeu.

Fernando FMGJ
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 734
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Motorização/Cor : 1.0 Prata Geada
Código de Opcionais : KPE9

http://www.rcrio.net

Mensagem por Felinto Sérgio em Sex Out 17 2008, 10:13

Fernando, hj deixei meu carro para resolver o problema que te falei sobre o carro se tremer e fazer o barulho quando liga o carro pela manhã. Graças a Deus detectaram o problema, essa é a segunda vez que levo, e me falaram que iriam ligar para fábrica da Ford para procurar esclarecimentos. Espero que meu karro fique bom.

Felinto Sérgio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Fernando FMGJ em Sex Out 17 2008, 10:24

Beleza Felinto, tomara que resolvam desta vez! Chegaram a comentar o que poderia ser? Acho que a Ford não investe nada em treinamento de mecânicos, nem mesmo os consultores sabem das coisas direito.
Mas se Deus quiser desta vai vai ficar ótimo.
Valeu pela notícia, depois comente os resultados.
Abçs

Fernando FMGJ
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Eulalio em Sex Out 17 2008, 10:56

O meu pedi para fazerem uma "lavagem geral", lavaram o motor, tudo. Parece que desligaram a bateria e aí o carro tá supinpa para ligar, mas acho que o consumo vai mudar.

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por Fernando FMGJ em Sex Out 17 2008, 11:06

Ah vai, tomara que melhore ainda mais, já que as suas médias eram satisfatórias. E aí, ficou tudo jóia no karro?

Fernando FMGJ
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por lebrão em Seg Out 20 2008, 18:43

Eulalio escreveu:O meu pedi para fazerem uma "lavagem geral", lavaram o motor, tudo. Parece que desligaram a bateria e aí o carro tá supinpa para ligar, mas acho que o consumo vai mudar.
Fiz isso esses dias e meus problemas de partida perla manhã se resolveram, batia, pegava! Porém, sexta passada fui na Ford contestar consumo e as partidas pelas manhãs frias, eles atualizaram o software da Central, que de acordo com o "tiozinho do Palm", toda sexta a Ford manda atualizações, caso existam.. meu carro ficou jóia, rodando redondo e liso, sem tremedira! PORÉM com o mesmo consumo absurdo de 7 Km/l na Cidade e falhas ao acionar pela manhã...(sempre rodando no Álcool)...estou pensando em adicionar Gasolina no tanque junto, na proporção de 20% como voces disseram. Não sei se é o motor diferente mas um amigo meu tem um Gol 1.0 Flex, só usa Álcool e deixa o carro 4 dias parado, ao sol/chuva/relento e "bateu pegou".. enfim..já me acostumei com a idéia do beberrão e da partida xarope em manhãs frias. pale

lebrão
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 50
Cidade/Estado : Curitiba-PR
Motorização/Cor : 1.0 Preto

Mensagem por Digão em Seg Out 20 2008, 19:42

Felinto Sérgio escreveu:Fernando, hj deixei meu carro para resolver o problema que te falei sobre o carro se tremer e fazer o barulho quando liga o carro pela manhã. Graças a Deus detectaram o problema, essa é a segunda vez que levo, e me falaram que iriam ligar para fábrica da Ford para procurar esclarecimentos. Espero que meu karro fique bom.

Question Ola felinto, o meu tambem apresenta este problema me diga se possivel qual o problema eles detectaram, pois na ford aqui em Vitoria/ES não deram jeito e falaram que era barulho normal dos tucho.

Digão
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : Vitória/ES
Motorização/Cor : 1.0/branco
Código de Opcionais : completo

Mensagem por jlb1234 em Ter Out 21 2008, 08:29

Eu achei que tinha resolvido completamente o problema trocando de posto. Mas ainda não está 100%. Mesmo abastecendo no mesmo posto onde coloquei alcool da primeira vez e que não havia dado nenhum problema, já tive a trepidação (falha de 1 cilindro) duas vezes. Não foi tão forte quanto na quarta-feira passada (onde o carro parecia que ia desmontar), mas era facilmente perceptível e também deu para notar uma perda enorme de potência.

O mais estranho é que, ao contrário do que havia acontecido antes, agora nas duas vezes em que ocorreu, não foi logo pela manhã ao ligar o carro na primeira vez no dia, após ter ficado parado por bastante tempo. Quando ligo o carro na primeira vez no dia, ele está funcionando corretamente. Eu aguardo a injeção de gasolina terminar e as luzes apagarem no painel e então dou a partida. E o motor pega logo de cara, sem trepidação. As rotações iniciam em 1.500 e vão baixando para 1.000 a medida que o motor esquenta.

Nas duas vezes em que ocorreu a trepidação eu havia usado o carro por algum tempo, parado por umas duas horas e depois ligado novamente. Na hora de ligá-lo novamente o problema aconteceu. Ou seja, ocorreu com o carro ainda "morno". Depois de alguns minutos ele voltou ao normal. O engraçado é que também não acontece sempre nessa situação. Ontem, por exemplo, liguei o carro pela primeira vez somente à tarde. Ele pegou sem problemas e funcionou perfeitamente. Eu rodei uns 100 Km na estrada e retornei para casa no início da noite. Umas duas horas depois, eu liguei o carro para ir ao mercado e ele trepidou. Depois de alguns minutos, parou de trepidar. Fui ao mercado e fiquei lá cerca de 1 hora e meia. Ligando o carro novamente para retornar para casa, ele funcionou sem problemas.

Hoje vou levá-lo novamente na Ford para ver o que pode estar ocorrendo. Quando estive lá na vez anterior, o mecânico me disse um negócio que pode fazer sentido. Ele disse que o carro havia reconhecido o combustível como gasolina e não alcool. Isso me leva a desconfiar de problemas na sonda lambda. Uma coisa que noitei também, nas duas vezes em que o problema ocorreu é que não ouvi o barulho da injeção de gasolina e as rpms iniciaram em 1.000 e não 1.500, como quando eu ligo o carro pela primeira vez no dia.

jlb1234

Mensagem por Felinto Sérgio em Ter Out 21 2008, 13:48

Eles falaram que fizeram calibração de válvula e regulação de injeção. Parece que ficou bom. O mecânico falou que eu rodasse e observasse se o problema foi solucionado. Até o presente momento nada. Tomara que continue assim.

Felinto Sérgio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Fernando FMGJ em Ter Out 21 2008, 13:51

Que beleza Felinto, tomara mesmo.

Fernando FMGJ
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Lu Brandão em Ter Out 21 2008, 22:06

Meninos, já vinha comentando q meu carro tava tremendo um pouco além do normal.. + ontem.. vcs nao têm idéia..

meu irmao saiu com o carro e eu falei pra ele abastecer (nao sou boba nem nada.. quer usar.. abasteça! ihihihi).. daí dei 2 opções de postos pra ele.. + não adiantou.. o kbção abasteceu em outro.. conclusao: o carro ficou horrível.. super acelerado.. tava me sentindo no meu ex-ka, q era assim..
o meu ex-ka veio só gasolina, daí coloquei um flex nele.. depois disso.. o carro vivia acelerado.. pq o aparelhinho q eu coloquei nao lia automaticamente a qtde d alcool e de gasolina.. dai eu tinha q tentar ir acertando na dose e controlando uns botõezinhos lá.. ele odiava tds os postos de SP!! rss + achei um q ele gostava.. dai até q melhorou.. esse foi um dos motivos pelo qual optei pelo novo ka.. pq achei q iria me ver livre dessa aceleração.. meu mecanico nao aguentava + me ver! rs direto ele passava um aparelhinho lá, + não dava nenhum erro.. o problema era do flex mesmo..
ontem de manha até desconfiei q tinha algo errado.. + achei q era coisa da minha cabeça.. e como nao sou eu quem liga o carro pela manha, nao reparei.. td dia meu irmao vai dirigindo até o serviço dele e só de lá q pego o carro.. + daí a tarde qdo tava saindo do serviço, qdo fui ligar o carro.. fiz como de praxe.. deixei as luzes do painel acenderem e apagarem pra depois dar a partida.. dai ele ligou d 1a. só q ficou acelerando e abaixando o giro sozinho umas 5 vezes até se manter.. + ficou num giro super alto, como se eu tivesse colocando o pé d leve no acelerador.. qdo eu ia trocar d marcha o giro só faltava nao baixar.. igualzinho com o q acontecia com o outro carro, q repito: ERA PQ O APARELHO NAO LIA AUTOMATICAMENTE A QTDE DE ALCOOL E D GASOLINA NO TANQUE.. como eu sou leiga.. nao entendo mto.. + parece q daí o aparelho deixa um tanto certo de ar entrar.. sei la.. por isso eu tinha q mudar manualmente os botoezinhos.. conforme a qtde de cada um q eu colocava..
+ voltando.. daí ontem nao tive dúvidas.. fui colocar alcool num posto q parece q é o melhorzinho daki por onde eu passo.. BINGO!!
o carro ligou normalmente.. andou perfeito.. e assim ficou hj.. ou seja.. o alcool q meu irmao colocou provavelmente estava hiper, multi, mega batizado!!
+ gente.. se descartamos o posto com combustivel adulterado, será q o problema dos meninos aí nao é com a leitura da qtde de combustível??

Encontro dos KAzeiros em 06/02/2009 em SP - EU FUIII!!! KAusamos!!!
Encontro dos KAzeiros em 18/04/2009 em SP - EU FUIII!!! KAusamostravez!!!
Encontro dos KAzeiros em 20/06/2009 em SP - EU FUIII!!! KAusamosgeralllllll!!!

"Senhor, que eu seja sempre prudente no trânsito!"

POR FAVOR NÃO CRIEM TOPICOS REPETIDOS!!!!!!!!!

Lu Brandão
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 975
Cidade/Estado : São Paulo - SP
Motorização/Cor : 1.0 / Branco
Código de Opcionais : KFC9, atual KFB9

Mensagem por jlb1234 em Qua Out 22 2008, 08:24

Oi Lu,

Acho que agora o meu problema não é alcool "batizado", embora possa ter sido na semana passada. Meu Ka não deu mais problemas na hora que liga pela primeira vez no dia. Nas duas vezes que trepidou, o problema aconteceu após ter usado o carro, deixando-o parado por umas 2 horas e ligando de novo.

Ontem eu deixei o carro na Ford. Eles andaram bastante com ele, deixaram parado por quase 2 horas, ligaram e... não trepidou (claro). Carro de teimoso deve ser igual ao dono. Ele não iria dar o braço a torcer assim tão fácil.

Mesmo assim, o pessoal da Ford levantou 3 possibilidades: vela, bobina ou bico injetor travando. Como das 3 opções, apenas a última tem partes móveis que poderia justificar um defeito intermitente desses, essa é a minha aposta. A sonda lambda não é, pois ela está funcionando direitinho conforme o diagnóstico que fizeram.

O carro ficou lá. Vamos ver se eles conseguem simular o problema. Mesmo assim, eles ficaram de verificar e se possível trocar os bicos injetores. O complicado é trocar os 4, quando apenas 1 pode estar com problemas.

Vamos ver como serão os próximos capítulos...

jlb1234

Mensagem por Lu Brandão em Qua Out 22 2008, 08:50

Hj o meu ligou normalmente.. + vou ficar d olho pra ver se é do alcool mesmo..

nos mantenha informados jlb..

Lu Brandão
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Felinto Sérgio em Qua Out 22 2008, 12:44

O meu eu estava achando que era álcool adulterado, mas era sujeira nas velas. Não sei se essa sujeira pode ter sido causada pelo álcool sujo. Acho que não.

A vela suja, não vai queimar o cilindo, assim gerando a tremedeira no motor.

Felinto Sérgio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por jlb1234 em Qua Out 22 2008, 14:47

Mais um capítulo na novela "Caminhos da Trepidação"... Very Happy

Peguei agora o carro na Ford. Eles trocaram todo o conjunto de injetores. Vamos ver se resolve o problema. Assim que tiver a confirmação se o problema foi sanado ou se continua, eu posto aqui.

jlb1234

Mensagem por Fernando FMGJ em Qua Out 22 2008, 14:54

Fizeram isso em um Fiesta SC que tive, ele falhava as vezes e disseram que eram os bicos que vieram com problemas de fabricação e trocaram logo a flauta toda com os 4. Ficou legal.

Fernando FMGJ
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Lu Brandão em Qui Out 23 2008, 22:43

e ai jlb.. ficou bom??

Lu Brandão
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por jlb1234 em Sex Out 24 2008, 09:58

Oi Lu,

Como o defeito era intermitente, acho que ainda é meio cedo para declará-lo como definitivamente resolvido. Mas até o momento, não ocorreu mais.

jlb1234

Mensagem por Eulalio em Sex Out 24 2008, 15:42

O meu esta semana no fim da tarde, por pegar uma sombra beleza, deu umas interrompidas. Deu para sentir que o carro não tava bem, na primeira tentei acelerar e senti umas pancadas, provavelmente do cilindro. Pensei: ferrei o carro. No outro dia dei a partida mas não acelerei o carro, deu as mesmas pancadas fortes, por duas vez que tentei dar ignição no carro. Mas ontem foi normal, só hoje à tarde verei.

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por Ricardo em Sex Out 24 2008, 21:42

O meu começou a fazer isso há alguns dias. Quando eu ligo ele de manhã ele sai falhando, algumas vezes chega a dar uns estouros no escape. Eu já dscartei problemas com o combustível pq abasteci em 3 postos diferentes e o problema continua. O mais estranho é que não é todo dia que acontece. Semana que vem vou ver se consigo agendar para levar o carro na concessionária para dar uma olhada.

Ricardo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 144
Cidade/Estado : São Bernardo do Campo - SP
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KPB9 - Kit Pulse

Mensagem por Lu Brandão em Sex Out 24 2008, 22:31

poxa q bom jlb!!!

ai Eulalioooo nao acredito.. + isso tá acontecendo somente depois da 1a. revisão????

Lu Brandão
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Eulalio em Sab Out 25 2008, 09:12

Lu Brandão escreveu:poxa q bom jlb!!!

ai Eulalioooo nao acredito.. + isso tá acontecendo somente depois da 1a. revisão????

Já tem mais de oito meses com o carro, não me lembro ao certo, mas sei que no trabalho, antes das férias, no fim da tarde ele dava um problema parecido, mas não tão sério como nas duas últimas vezes, pois deixo ele numa posição estratégica que pega sombra desde as 15:00h. Ontem por exemplo não deu problema na ignição.

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por Lu Brandão em Sab Out 25 2008, 11:34

isso pq mora ai no calorzao.. imagina se vc morasse aki pra baixo hein.. agora pronto.. só pode deixar ele no sol.. ele deveria ser meu.. q adoro o sol!!! ahahaha quer trocar?? rss

Lu Brandão
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 17:42

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo