[Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

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[Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por thunderbirdbr em Ter Set 21 2010, 21:20

Pessoal,

finalmente terminei a instalação do meu MINI contagiros hehehe... fiz um tuto para facilitar para quem quizer fazer tbm...

Usei um contagiros da TypeR para bobina simples e tive que comprar um conversor de pulsos (A venda no mercado livre)... Há alguns contagiros que possuem configuração para bobina dupla e não precisa do conversor então no caso seria ligar somente em um dos fios da bobina...
Outra possibilidade para contagiros de bobina simples é fabricar o proprio conversor com diodos... Eu optei pelo conversor pronto porque é mais fácil...

Para instalar você vai precisar dos itens abaixo:

- ferro de solda de pequeno porte (de ponta fina - uns 40w)
- cartela de solda para equipamentos eletrônicos (solda comum)
- Chave Philips, torq e boca 10
- Estilete, alicate de bico e de corte
- Fita isolante
- Terminais macho e femea (para ficar um serviço decente)
- 4 Metros de fio para ligar a bobina ao conversor dentro do carro.
- Contagiros
- Conversor de pulsos ou diodos

Mãos a obra!!!

- Pegue o contagiros e o conversor de pulsos e verifique quais os fios das ligações.

Contagiros


Manual do Contagiros


conversor de pulsos


Manual do conversor de pulsos


- com o carro desligado e motor frio de preferencia levante o capo do carro e identifique aonde fica a bobina.
- Tire o chicote da bobina e com o estilete corte a capa dos fios da bobina.
- No chichote da bobina vão ter 3 fios que estão enumedos de 1 a 3... Com o estilete desemcape uma pequena parte dos fios 1 e 3 (São os dois fios de fora)
- Depois pegue o fio de 4m (ou se preferir compre fio duplo como eu usei) e corte ao meio.
- Imende cada fio em um dos fios da bobina conforme imagem abaixo



- Utilize a solda para garantir a imenda de cada fio e isole com fita isolante.
- Utilize a fita isolante ou "enforca gato" para prender o fio no guia de fio que acompanha a parte de cima da parede corta fogo.
- Com a chave boca 10 tire o parafuso do reservatorio de fluido do radiador e desloque para o lado (não retire as magueiras, apenas desloque para passar o fio)
- após prender o fio e retirar o reservatorio de fluido do radiador passe o fio para dentro do carro atravez da mufla que fica debaixo do reservatorio acompanhando o fluxo de fios do carro.
- faça um cotorcionismo e pegue fio que vai estar em cima dos pedais.

- Tire o painel e toda cobertura que abraça a coluna de direção atras do volante.
- Desemcape os dois fios que vem da bobina, coloque terminais, ligue nos dois fios do conversor de pulsos e isole.
- Coloque terminais no fio de pulsos do contagiros e do conversor, ligue e isole.
- Para quem comprou o diodo solde um diodo em cada fio e imende a saida no fio de pulsos do conta giros

- Do lado esquerdo do volante tem um plug azul que é o responsavel pelas funções da chave de ignição
- Com o estilete desemcape o fio marrom e ligue um pedaço de fio com terminal para ligar no sinal + (positivo) do conversor de pulsos e do contagiros





- Para ligar a lanterna do contagiros tem um plug marrom atras do volante, retire-o soltando a trava que fica de baixo





- identifique o fio cinza no segundo pino conforme imagem abaixo, faça uma imenda com o fio de lanterna do contagiros e isole.







Pronto! Agora confira se todos os fios estão ligados e isolados!
Faça o teste da lanterna e depois ligue o carro...
Se instalou tudo corretamente vai funcionar... depois é só montar tudo denovo e curtir o seu contagiros...

é isso ae...


Última edição por thunderbirdbr em Sab Nov 06 2010, 12:16, editado 1 vez(es)

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por Vogel Design em Qua Set 22 2010, 14:28

cara, mas se não me engano nosso carro já tem este sinal vindo direto da injeção, o problema é que não sei qual o fio, mas vc pode rouba-lo do proprio chicote que vem para o painel ao invés de vc comprar o conversor de pulsos

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por thunderbirdbr em Qua Set 22 2010, 14:43

o pino 4 tem o sinal, mas ele não esta sendo alimentado no meu carro ou o contagiros nao conseguiu assimilar. Nem o pino 48 da central consegui pegar... provavelmente somente os contagiros digitais conseguem obter este sinal, eu acho. Por isso utilizei o sinal direto da bobina com conversor de pulsos.

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por Vogel Design em Qua Set 22 2010, 16:13

a entendi, legal, talvez o sinal só seja enviado pro caso do painel original, o pulso deve ser diferente e o monster não aceita o sinal! legal cara! bom saber!

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por thunderbirdbr em Qua Set 22 2010, 17:09

to virando mecanico com meu Ka heheheh.... vivendo e aprendendo haha..

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por Vogel Design em Qua Set 22 2010, 17:17

mas é verdade mesmo, se ninguém meter a cara, nunca fica sabendo, aprendi tudo que sei fusando e lendo pacas! logo logo no brasil se não tiver o conceito americano de faça vc mesmo, ou ninguém mais vai ter carro mexido! ou vão estar todos um lixo caindo os pedaços, já que a mão de obra deste tipo de serviço hoje ja esta ficando Hiper alta!

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por thunderbirdbr em Qui Set 23 2010, 00:40

é verdade... é a mesma coisa que turbinar o carro... se for uma turbinada leve até da para arriscar fazer em casa e depois só leva o carro pra fazer o acerto da injeção se vc naum souber fazer... Mas é de boa... é assim mesmo se não naum vira... o dinheiro que sobra da mao de obra cara da pra torrar com outras coisas ou colocar um kit melhor... e dai vai...

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por Vogel Design em Qui Set 23 2010, 01:03

pode crer! hoje voltando pra casa meu velocimetro ficou meio maluko, travou nos 50 Km/h e não descia nem no tapa, quando cheguei em casa e desliguei o carro ele desceu, acho que meu ponteiro deve estar travando em algum canto ou deve estar meio solto, amanhã toca eu abrir denovo o painel pra ver o que que ta rolando hehehhe bosta!

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por thunderbirdbr em Qui Set 23 2010, 12:16

vixi heheh.... ow acho q vou tentar fazer o eskema do painel em casa... to tentando criar coragem hehehe.... vou ver se compro os leds smd pra colocar nos comandos do vidro primeiro pra pegar experiencia ... vou ver no q da...

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por Vogel Design em Qui Set 23 2010, 14:19

cara, como eu falei, é bem simples, vc só precisa ter abilidade com a mão, mão firme uma pinça e um ferro de solda de ponta fina!

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por thunderbirdbr em Qui Set 23 2010, 19:59

vou tentar heheh...

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por Vogel Design em Sex Set 24 2010, 14:16

se precisar de ajuda aproveita tua folga do trampo, qualquer coisa me liga que te dou uma mão!
(11) 78935180

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por vinny em Qua Nov 17 2010, 10:45

Esse esquema de puxar do pino da injeção ou coisa do genero, nao funfa Sad serio mesmo.
Levei em todos os caras q trabalham com isso em campinas, teve um doido inclusive q testou todos os fios da injeção sem sucesso.
Quando acha um q funfa ele conta apenas 1 bobina e nao as duas juntas.
Dai no caso não adianta em nada.
Eu comprei um conversor tbm,o meu é um pouco diferente desse haha o acabamento é mais bonito e tals depois tiro uma foto.


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-159992840-conversor-de-pulsos-p-carros-com-bobina-dupla-_JM

Uso esse

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por Vogel Design em Qua Nov 17 2010, 13:37

é pq o pino da injeção manda outro tipo de sinal! por isso ele não le! porem o fdp ta la pra troca do painel pelo completo com conta giros! ridiculo eheheh

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por thunderbirdbr em Qua Nov 17 2010, 15:11

isso é osso mesmo... tbm levei o meu contagiros em varios lugares só em um que os caras instalavam, mas cobrava o olho da cara...
resolvi comprar este conversor de silicone para nao ter problemas de danificar os compenentes eletronicos... achei melhor... mas é isso ai... depois que instalar tira uma foto e posta aki...

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por Alessandro em Qua Nov 17 2010, 15:35

Orra ae Thunder metendo a mão na massa msm, q dizer nas peças e outra eu gostei, e to querendo por mas no meu vou de originebas. rsrs

Poxa mas se não fizessemos isso não teria graça, e não tem mta gente q manja e quando manja enfia a faca na mão-de-obra.

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por Vogel Design em Qua Nov 17 2010, 15:36

a velobakar ta me cobrando 240 conto pra trocar o painel!

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por thunderbirdbr em Qua Nov 17 2010, 15:39

por isso sou adepto no "faça vc mesmo" heheheh...

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por thunderbirdbr em Qua Nov 17 2010, 15:39

Vogel Design escreveu:a velobakar ta me cobrando 240 conto pra trocar o painel!

é eles enfiam a faca mesmo... hehehe... mas pelo menos fazem!

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por Vogel Design em Qua Nov 17 2010, 15:39

hehehheh ai sim thunder! somos 2!

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por thunderbirdbr em Qua Nov 17 2010, 15:44

melhor do que perder o painel e ter que comprar outro...

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por Alessandro em Qua Nov 17 2010, 15:47

Orra mas pra instalar só tem q trocar o antigo e por o outro.

Eu vi na concessionaria um painel do Ka q deu problema por não ta marcando o combustivel direito, e eles pegaram de um Ka do Show room e colocaram do q deu problema, e funcionou, depois de passar no scanner pra identificar o novo painel e de boa.

E é simples e to pensando em fazer isso, mas é foda não ter esse scanner. :S

No faça vc msm já arrumei o meu som, organizando e tals, não está do meu gosto, mais vai ficar. rsrs

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por Vogel Design em Qua Nov 17 2010, 15:47

ehhehehhe verdade eu to fudido se não tiver como trocar pq to com o outro aqui parado heheeh

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por Vogel Design em Qua Nov 17 2010, 15:50

então alessandro, o problema é que o painel não é complicado trocar o problema é o lance do scanner pq a ford não libera o programa do scanner e ai fode com quem quer trocar, eu por exemplo comprei o painel e levei na ford, mas não trocam pq não comprei com eles, e comprando e trocando com eles sai uma bagatela de 800 reais! coisa de mongol! eu paguei 150 no painel e se der certo mais 240 pra trocar! caro ainda, mas fazer o que!?

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por CL.ARRAIS em Dom Fev 06 2011, 01:47

thunderbirdbr escreveu:Pessoal,

finalmente terminei a instalação do meu MINI contagiros hehehe... fiz um tuto para facilitar para quem quizer fazer tbm...

Usei um contagiros da TypeR para bobina simples e tive que comprar um conversor de pulsos (A venda no mercado livre)... Há alguns contagiros que possuem configuração para bobina dupla e não precisa do conversor então no caso seria ligar somente em um dos fios da bobina...
Outra possibilidade para contagiros de bobina simples é fabricar o proprio conversor com diodos... Eu optei pelo conversor pronto porque é mais fácil...

Para instalar você vai precisar dos itens abaixo:

- ferro de solda de pequeno porte (de ponta fina - uns 40w)
- cartela de solda para equipamentos eletrônicos (solda comum)
- Chave Philips, torq e boca 10
- Estilete, alicate de bico e de corte
- Fita isolante
- Terminais macho e femea (para ficar um serviço decente)
- 4 Metros de fio para ligar a bobina ao conversor dentro do carro.
- Contagiros
- Conversor de pulsos ou diodos

Mãos a obra!!!

- Pegue o contagiros e o conversor de pulsos e verifique quais os fios das ligações.

Contagiros


Manual do Contagiros


conversor de pulsos


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- com o carro desligado e motor frio de preferencia levante o capo do carro e identifique aonde fica a bobina.
- Tire o chicote da bobina e com o estilete corte a capa dos fios da bobina.
- No chichote da bobina vão ter 3 fios que estão enumedos de 1 a 3... Com o estilete desemcape uma pequena parte dos fios 1 e 3 (São os dois fios de fora)
- Depois pegue o fio de 4m (ou se preferir compre fio duplo como eu usei) e corte ao meio.
- Imende cada fio em um dos fios da bobina conforme imagem abaixo



- Utilize a solda para garantir a imenda de cada fio e isole com fita isolante.
- Utilize a fita isolante ou "enforca gato" para prender o fio no guia de fio que acompanha a parte de cima da parede corta fogo.
- Com a chave boca 10 tire o parafuso do reservatorio de fluido do radiador e desloque para o lado (não retire as magueiras, apenas desloque para passar o fio)
- após prender o fio e retirar o reservatorio de fluido do radiador passe o fio para dentro do carro atravez da mufla que fica debaixo do reservatorio acompanhando o fluxo de fios do carro.
- faça um cotorcionismo e pegue fio que vai estar em cima dos pedais.

- Tire o painel e toda cobertura que abraça a coluna de direção atras do volante.
- Desemcape os dois fios que vem da bobina, coloque terminais, ligue nos dois fios do conversor de pulsos e isole.
- Coloque terminais no fio de pulsos do contagiros e do conversor, ligue e isole.
- Para quem comprou o diodo solde um diodo em cada fio e imende a saida no fio de pulsos do conta giros

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- Com o estilete desemcape o fio marrom e ligue um pedaço de fio com terminal para ligar no sinal + (positivo) do conversor de pulsos e do contagiros





- Para ligar a lanterna do contagiros tem um plug marrom atras do volante, retire-o soltando a trava que fica de baixo





- identifique o fio cinza no segundo pino conforme imagem abaixo, faça uma imenda com o fio de lanterna do contagiros e isole.







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é isso ae...

Kra tá show de bola seu tutorial, não sou um profissional na parte eletrica, mas sou suficientemente fissurado por tuning no novo ka pra ter noção de como fazer essas coisas, na verdade só me falta coragem mas axo que isso pode ser resolvido lendo esse tuto umas 4 vezes,hehehe! Tenho um conta-giros praticamente igualzinho ao seu só muda a cor, e mandém um kra que trabalha na parte eletrica instalar, mas me arrependi profundamente ele ligou um desses fios do conta giros no fio que liga na bobina, acabei perdendo minha bobina de engnição! Se eu tivesse visto esse tuto antes eu msm teria instalado meu conta giros! me tire algumas dúvidas: A ligação de um conta giros próprio pra bobina dupla é feita da mesma forma? o que ocasionou a queima da minha bobina? ( pra te ajudar na resposta que vc terá pra mim eu te digo que o kra que instalou meu conta giros ligou apenas um fio do conta giros "o fio que faz ele funcionar" em apenas um dos três fios que saia da bobina.)

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por thunderbirdbr em Seg Fev 07 2011, 19:56

opa... quando o contagiros é para bobina dupla vc liga apenas em um fio negativo da bobina (qualquer um dos dois de fora), se nao vai ter que usar o conversor mesmo.... o que pode queimar a bobina, eu acho, pode ser ligação no positivo ao invéz do negativo.... qualquer coisa eh soh falar... abs

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por Glauco Silva em Seg Ago 15 2011, 19:23

Comprei uma coluna de instrumento pra Ford kA antigo deu certo no kA novo e eu mesmo fiz a instalação dos instrumentos. Conta giro (RPM), temperatura e Vácuo quem tiver duvida é só perguntar
Usei instrumentos Cronomac de 52 mm

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por CL.ARRAIS em Ter Ago 16 2011, 12:54

Glauco Silva escreveu:Comprei uma coluna de instrumento pra Ford kA antigo deu certo no kA novo e eu mesmo fiz a instalação dos instrumentos. Conta giro (RPM), temperatura e Vácuo quem tiver duvida é só perguntar
Usei instrumentos Cronomac de 52 mm

Pow parceiro faz um tutorial aew pra gente, tenho uma coluna de instrumentos no meu novo ka , mas nenhum dos instrumentos está funcionando só ascende as luzes, tá mais de decoração do que pra função. eu moro no interior do ceará e não tem gente capacitada pra fazer a instalação. meus instrumentos são um amperimetro, medidor do oléo e temperatura da água!
Me ajuda aew, hehe.

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por CL.ARRAIS em Ter Ago 16 2011, 12:57

thunderbirdbr escreveu:opa... quando o contagiros é para bobina dupla vc liga apenas em um fio negativo da bobina (qualquer um dos dois de fora), se nao vai ter que usar o conversor mesmo.... o que pode queimar a bobina, eu acho, pode ser ligação no positivo ao invéz do negativo.... qualquer coisa eh soh falar... abs

Mas como eu sei quais são os fios negativos e os positivos? são três fios que existem lá! o fio do conta giros que o kra ligou estava instalado no fio do meio.

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

Mensagem por digo.rkkr em Qua Dez 14 2011, 21:34

thunderbirdbr escreveu:o pino 4 tem o sinal, mas ele não esta sendo alimentado no meu carro ou o contagiros nao conseguiu assimilar. Nem o pino 48 da central consegui pegar... provavelmente somente os contagiros digitais conseguem obter este sinal, eu acho. Por isso utilizei o sinal direto da bobina com conversor de pulsos.

qual sao este fios ou pinos pois comprei uma coluan digital e naum se da pra liag direto e gostaria de fazer sozinho

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=212133969

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Re: [Tutorial] Instalação de contagiros de bobina simples no Ford Ka (Bobina dupla) com conversor de pulsos

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