Valvula termoestática, grande problema, quero relatar (tutorial)

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Valvula termoestática, grande problema, quero relatar (tutorial)

Mensagem por marcoalves1970 em Qui Mar 03 2011, 10:52

hostert escreveu:ola pessoal estou pensando em fazer o seguinte ..so limpar o sistema do aferecimento , tipo a cada 02 meses, e nao colocar o aditivo pois assim o custo ficara muito caro.
MINHA LOGICA EH QUE SE LIMPAR MAIS FREQUENCIA, O SISTEMA FICARA SEMPRE LIMPO..ISSO EU MESMO FAZENDO, AI O CUSTO EH SO DA AGUA E E DE MINHA MAO DE OBRA..

o que vcs acham?

Olha, o aditivo não tem a função de só retardar o ferrugem mais tb evitar q o motor se aqueça mais do normal, ainda mais os motores modernos de hj, q é só ligar q aquece rapidinho então eu aconselho gastar um pouquinho mais e usar um aditivo, vc pode usar este q o vogel disse, o radiex verde, a cor é só corante mesmo o q importa é a composição e se vc usar só água vc vai ter q limpar a cada 3 meses pq inferruja rapidinho.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1090
Cidade/Estado : Franca, SP
Motorização/Cor : Honda Fit 1.4 CVT
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por Vogel Design em Qui Mar 03 2011, 11:54

galera! primeiro de tudo! já perguntei varias vezes e volto a perguntar!
quantos aqui sabem realmente pra que serve a agua e um fluido de radiador no sistema!?
para os que acham que é pra esfriar o motor, estão enganados!
a agua junto com o fluido servem para EM PARTES esfriar o motor! na verdade todo o conjunto serve para EQUALIZAR a temperatura em todo o motor! se vc pegar uma panela e colocar agua, a agua por um todo ferve! porem se vc desligar o fogo e colocar um termometro vai ver que a temperatura em cima é menos que em baixo! que esta com contato direto com o metal, onde esta muito mais quente! a função do fluido é justamente equalizar toda esta merda! a temperatura deve ficar exatamente igual (de preferencia, mesmo assim não fica muito) na parte de cima principalmente onde tem as queimas nos cilindros! se vc por exemplo só usa agua, esta equalização pode ir para o beleleu e por exemplo um cilindro esquentar mais que os outros e isso pode fuder com juntas! fritar pistão e por ai vai!
e claro, existe a função de ser uma especie de óleo para evitar ferrugem no sistema, que tbm pode entupir galerias e etc.
então eu não aconcelho a por somente agua!
um grande fator que pode ocorrer de ainda ter ferrugem no sistema é!
nossa carro se não me engano tem 6 litros por todo sistema de agua! muitas vezes quando se faz uma limpeza o cara liga uma mangueira d'agua na entrada do sistema e deixa sair toda agua suja até ficar cristalina! porem nem sempre o cara vai colocar a proporção certa de fluido de radiador, pq geralmente depois desta limpeza o sistema ainda esta com muita agua (pura) e no fim a proporção que acaba ficando de fluido pro de agua é muito pouco!
quando fiz a primeira limpeza eu tive que trocar a bomba d'agua, o que fez com que saisse praticamente toda agua! pois a bomba fica la em baixo! ai comprei os fluidos da radiex e misturei com agua comum, de torneira! na proporção de 50% de cada e enchi todo o sistema, tirando todas as bolhas e etc! fora que é um processo chato, na brincadeira vai uma hora facil!
e sobre fluido de radiador! assim como óleo, tem as especificações! concordo, mas assim como combustivel, exitem aqueles que são melhores, tanto de fabricante quanto de propriedades!
o oléo, nosso ka no caso não é obrigado a rodar só com o motorcraft 5W30 eu poderia por por exemplo um Motul 0w30 (se não me engano), é um puta oleo bom! e pro nosso carro da pra usar! porem caro pra caralho!
sobre o fluido de radiador eu, particularmente acho que quem fabrica faz um fluido de merda! depois que coloquei o radiex (mais de um ano) demorou muito pra começar a amarelar o reservatório! e isso sem frescura de usar agua destilada! só usando mesmo agua de torneira!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel

Mensagem por PedroMachado em Qui Mar 03 2011, 12:10

Bom, sendo assim...

Pelo menos você tem um marcador de temperatura. Se o negócio começar a esquentar demais pela falta do aditivo você pode parar o carro a tempo

PedroMachado
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 409
Cidade/Estado : Campo Grande - MS
Motorização/Cor : 1.6 / Preto
Código de Opcionais : KUG1

Mensagem por marcoalves1970 em Qui Mar 03 2011, 13:01

Boa vogel... é q acabei de trocar a valvula e vi q a água com aditivo estava ainda normal, sem ferrujem e acabei comprando o original se não colocava este aditivo radiex... quando limpar o sistema mesmo vou procurar por aqui.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por PedroMachado em Qui Mar 03 2011, 13:49

Acho que vou por no meu também. Mas só daqui a um tempo.

O fato de ser "Original FORD" pra mim deixou de ser um atrativo e passou a ser um motivo pra eu procurar outro. Até o óleo eu já troquei pelo valvoline. Na próxima troca do fluido de radiador vou pegar esse da RADIEX que pelo que vi na internet me pareceu muito bom, o MCT Plus, verdinho.

PedroMachado
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 409
Cidade/Estado : Campo Grande - MS
Motorização/Cor : 1.6 / Preto
Código de Opcionais : KUG1

Mensagem por hostert em Qui Mar 03 2011, 14:36

vcs conhecem um tal de stp tratamento para radiador? diz que eh para nao enferrujar sera que funciona? o preço de 500ml eh de 25,00 aqui em Itapema ..no posto

hostert
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 711
Cidade/Estado : Itapema/Santa Catarina
Motorização/Cor : 1.0 preta
Código de Opcionais : complete, menos abs, arbag e cabio automatico

Mensagem por Vogel Design em Qui Mar 03 2011, 15:09

então cara, eu não conheço, as vezes o que muitos mecanicos usam é um limpador de radiador! vc põe no reseravatório e deixa por alguns Km ou uma semana, sei la, isso vem escrito no manual, ai depois do tempo previsto, tira todas as mangueiras deixa escorrer toda agua! ai vc liga mangueira d'agua pra tirar toda a sujeira e depois recoloca tudo! sempre lembrando que tem que tomar cuidado pra não deixar bolhas de ar no sistema!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por marcoalves1970 em Qui Mar 03 2011, 15:20

Vogel Design escreveu:então cara, eu não conheço, as vezes o que muitos mecanicos usam é um limpador de radiador! vc põe no reseravatório e deixa por alguns Km ou uma semana, sei la, isso vem escrito no manual, ai depois do tempo previsto, tira todas as mangueiras deixa escorrer toda agua! ai vc liga mangueira d'agua pra tirar toda a sujeira e depois recoloca tudo! sempre lembrando que tem que tomar cuidado pra não deixar bolhas de ar no sistema!

Aí q é, se criar bolhas de ar como faz pra tirar, como não tem nenhum sangrador como no freio fica meio dificil, será q a ventuinha não liga?

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Vogel Design em Qui Mar 03 2011, 15:31

a ventuinha não tem nada a ver com as bolhas de ar! heheh
vc deve ir apertando as mangueiras! é todo um processo de tato, por isso é demorado! ai vc deve ligar o carro por um tempo! até a valvula abrir, ai provavelmente a agua vai sumir! ai completa com mais agua! e tal, espera esfriar um pouco, tampa o reservatório, liga denovo! é bem chatinho e tem que fazer com cuidado!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por marcoalves1970 em Qui Mar 03 2011, 15:51

Vogel Design escreveu:a ventuinha não tem nada a ver com as bolhas de ar! heheh
vc deve ir apertando as mangueiras! é todo um processo de tato, por isso é demorado! ai vc deve ligar o carro por um tempo! até a valvula abrir, ai provavelmente a agua vai sumir! ai completa com mais agua! e tal, espera esfriar um pouco, tampa o reservatório, liga denovo! é bem chatinho e tem que fazer com cuidado!

A sim, não sei s é costume mais quando troquei a valvula eu acabei fazendo assim... acho q previ... he he he... apertei as mangueiras q desconectei e boa, deu certo, liguei o carro, esperei a valvula abrir, completei, liguei denovo e esperei a ventuinha ligar, demorou um pouco mais ligou mais tb demorou pra desligar na primeira depois foi normal.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Vogel Design em Qui Mar 03 2011, 15:55

normal. heheh mas da um trabalho chatinho!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por marcoalves1970 em Qui Mar 03 2011, 19:46

Vogel Design escreveu:normal. heheh mas da um trabalho chatinho!

Só uma coisa q me preocupa, depois q troquei a valvula a ventuinha quando liga fica muito tempo ligada aí eu fui ver se a valvula estava abrindo e tava normal, as mangueiras e o radiador estavavam bem quentes... agora vou fazer uma viagem de 80 km pra ver.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Vogel Design em Qui Mar 03 2011, 20:10

bom, agora tem que ir prestando bem atenção! isso pode ser por ter ficado algum ar no sistema! ou sei la oque!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por marcoalves1970 em Qui Mar 03 2011, 20:53

Vogel Design escreveu:bom, agora tem que ir prestando bem atenção! isso pode ser por ter ficado algum ar no sistema! ou sei la oque!

É pode ser, vou ver se dou umas apertadas nas mangueiras pra ver se melhora

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por marcoalves1970 em Seg Mar 07 2011, 07:35

GALERA, VENHO AQUI DIZER Q A TROCA DA VALVULA ELÉTRICA PELA MECÂNICA DEU CERTO, FIZ A MINHA VIAGEM DE ROTINA DE 90 KM E ASSIM JA FIZ O TESTE, BOM NA CIDADE O CARRO JA TINHA REAGIDO MUITO BEM, NÃO FALHO NEM UM MINUTO, GASTOU O MESMO TANTO DE COMBU E BELEZA, NA ESTRADA FOI A MESMA COISA, ANDO MUITO BEM, GASTO O MESMO TANTO, ENTÃO POSSO DIZER Q QUEM QUIZER TROCAR POR ESTA VALVULA PODE IR NA BOA BELEZA??!!

VALEU.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por a.j_tech em Seg Mar 07 2011, 11:18

vlw a dica =] !!!

a.j_tech
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 614
Cidade/Estado : Cosmópolis - SP/Registro - SP
Motorização/Cor : 1.0
Código de Opcionais : farol auxiliar, calhas, 2 kits 2 vias Selenium Xclusive, cd player Pioneer DEH-5280SD, Sub Selenium Xclusive 12", Modulos ALPINE por hora.

Mensagem por waltercio em Dom Abr 03 2011, 13:27

Olá galera.. como todos aqui tenho um kazinho (2009/2010) e em relação à essa válvula e o reservatório de água: todos estão tendo problemas com a válvula e/ou reservatório ou sao alguns poucos "sortudos"? pois até agora 6.000km (isso mesmo, uso pouco) ainda não notei problema algum em relação a isso.. outra coisa.. o KA vem com aditivo de fábrica correto? pois nunca completei água e não sei se está com aditivo (pois nunca precisei abrir o reservatório! bom é isso! no aguardo!

waltercio
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 44
Cidade/Estado : Recife
Motorização/Cor : Ford KA/ Prata
Código de Opcionais : Ar/Vidro/Trava/Alarme

Mensagem por Vogel Design em Dom Abr 03 2011, 16:28

cara, o fluido que vem nele é o correto! porem, na minha opinião não é o melhor! e mesmo o carro não tendo uso alguns itens são bons ser trocas, como o fluido de radiador, pelo menos prefiro fazer uma limpeza por ano! fluido de freio, a cada 1 ano e meio ou 2, oleo a cada 6 meses, mesmo que não ande! entre outras coisas!
sobre a valvula e o reservatório, enfim, sobre a valvula nunca tive problemas porem o reservatório já troquei 2 vezes! e 1 vez a bomba d'agua, problema que praticamente ninguem teve!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por marcoalves1970 em Dom Abr 03 2011, 22:01

waltercio escreveu:Olá galera.. como todos aqui tenho um kazinho (2009/2010) e em relação à essa válvula e o reservatório de água: todos estão tendo problemas com a válvula e/ou reservatório ou sao alguns poucos "sortudos"? pois até agora 6.000km (isso mesmo, uso pouco) ainda não notei problema algum em relação a isso.. outra coisa.. o KA vem com aditivo de fábrica correto? pois nunca completei água e não sei se está com aditivo (pois nunca precisei abrir o reservatório! bom é isso! no aguardo!

Bom cara, ta meio cedo pra dar algum problema de valvula ou trincar reservatório, a valvula se costuma trocar com 25.000 km adiante quanto ao aditivo como disse o Vogel num é mesmo dos melhores mais da pro gasto é só fazer o q ele falo, trocar uma vez ao ano. Eu troquei a valvula e o reservatório mais por precaução o meu ka ja tem um ano e meio e 14.800 km 2009/2010 tb e troquei a valvula eletronica pela mecânica a gasolina q é bem mais barata e funciona praticamente igual e aproveitei e troquei o reservatório e tampa tb q ja estava amarelando mais o aditivo ainda estava bom e como troquei a valvula o q vazou eu deixei e coloquei novo q deu 1 litro e meio e boa, mais vc pode dar uma olhada no aditivo e reservatório se o aditivo ja estiver com ferrugem, tem q limpar e o reservatório estiver amarelando é bom prevenir ok. Ah, detalhe, quando for completar a água do reservatório nunca, nunca deixe um frentista de posto ou complete com água de torneira ok, existe pra vender o aditivo ja diluido com água destilada da texaco original, compre um litro e quarde pra quando precisar, se vc não achar compre o concentrado original na ford, é mais caro, mais mesmo assim é melhor q qualquer água, misture meio a meio com água destilada e boa ok.

abs.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por marcoalves1970 em Seg Abr 04 2011, 14:08

Pessoal, eu consegui uma informação importante sobre a nossa valvula termostática eletronica, abaixo está o link quem quizer da uma olhada?

http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/reportagens-tecnicas/342-como-funciona-a-valvula-termostatica-eletronica-dos-veiculos-flex-da-ford

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Vogel Design em Ter Abr 05 2011, 03:44

bem legal a materia! hehehehh

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por hostert em Sab Maio 28 2011, 10:27

carro sem valvula eh bucha...consome feito loco e o nosso ja eh gastador..

hostert
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por josefran em Sab Maio 28 2011, 11:08

É por essas e outras que coloquei um marcador de temperatura, qualquer oscilação diferente dá pra perceber. Já tive um Fiat 147 que só tinha luz de aviso e quase perdi o motor por isso. Muito bom o tutorial mas também espero não precisar dele. Parabéns

josefran
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 169
Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
Motorização/Cor : Ka 1.6 Preto
Código de Opcionais : TECNO e mais algumas coisinhas

Mensagem por Tar em Dom Maio 29 2011, 21:24

Eae galera!
Passei na maior revenda de peças aqui de Campo Mourão e os cara nem tinham a termostática elétrica.

Passei na concessionária (Slaviero de Campo Mourão), ela completa estava por 430 (valvula + carcaça + termometro), dai + 110 do reservatorio (que achei caro também), +90 do liquido do radiador + 70 de mão de obra. Fechando em exatos 700 rais.

Não preciso nem falar que achei um absurdo. Como esta o preço na concessionária da cidade de vocês?

Semana que vem vou passar na Fancar em Umuarama para ver quanto sai a brincadeira.

É possível comprar essa valvula da Wahler pela internet? Alguem sabe onde?

abraços

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Mensagem por marcoalves1970 em Seg Maio 30 2011, 07:19

Tar escreveu:Eae galera!
Passei na maior revenda de peças aqui de Campo Mourão e os cara nem tinham a termostática elétrica.

Passei na concessionária (Slaviero de Campo Mourão), ela completa estava por 430 (valvula + carcaça + termometro), dai + 110 do reservatorio (que achei caro também), +90 do liquido do radiador + 70 de mão de obra. Fechando em exatos 700 rais.

Não preciso nem falar que achei um absurdo. Como esta o preço na concessionária da cidade de vocês?

Semana que vem vou passar na Fancar em Umuarama para ver quanto sai a brincadeira.

É possível comprar essa valvula da Wahler pela internet? Alguem sabe onde?

abraços

Xiii... a mesma coisa é aqui, vc tem q tentar achar pela net mesmo, a valvula Wahler, mais a carcaça compra original, mesmo q seja cara, eu tentei colocar uma paralela e vazou tudo, aqui eu paguei da valvula 215, reservatorio 45 e 15 do litro aditivo texaco q tb é original.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Tar em Seg Maio 30 2011, 18:24

Bom, aqui em umuarama na Fancar ela completa também saia por R$530,00.
Mas achei em uma auto peças por R$280,00

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Mensagem por hostert em Ter Maio 31 2011, 07:51

sabe o meu ka ontem racho o reservatorio de agua do sistema de aferecimente... carraba hoje vou ter que trocar se achar aqui em Itapema, senao estou a pe..a agua esta jorrando do reservatorio nao tem como andar assim

bem que eles podia fazer ele de inox ..

hostert
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Man On The Edge em Ter Maio 31 2011, 08:56

Só não comprem MTE Thomson... Nada dessa empresa presta.

Wahler sim, essa podem confiar.

Abraços

Man On The Edge
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 481
Cidade/Estado : Rondonópolis - MT
Motorização/Cor : 1.0 - Preto Ebony
Código de Opcionais : KBC9

Mensagem por Diogo Camada em Ter Jul 10 2012, 22:11

Estava eu lindo bonito e charmoso como sempre no Kitty, saindo de Curitiba para Piraí do Sul (210 Km), fui tranquilo com ele, velocidade média de 140 Km/h, fui tranquilo, voltando vim mais pé de chumbo e audacioso contra um Civic Flex, 180 ~190 km/h, rasgando o asfalto foi assim até chegar em Ponta Grossa, quando o aviso no painel sobre a temperatura começou a piscar, imediatamente desliguei o motor e manobrei em ponto morto até um local seguro, parei, abri o capô e nada de anormal aparentemente, achei que era falha de sensor, prossigui andei mais 5 km novamente, imaginei que seria falta de liquido, esfriou e abri o reservatório, tinha liquido para resfriar até os propulsores dos foguetes da NASA, fechei prosegui viagem, e novamente. Abri o capô e estava saindo liquido pela tampa e fazendo barulho de panela de pressão. Pensei, ferveu o Kitty, enfim encostado na BR, chamei o socorro do pedágio veio um cara e disse que estava tudo ok, pois ventoinha ligava, liquido estava circulando dentro do sistema, então esperei esfriar bem e segui viagem, ainda em Ponta grossa, o carro aparentou o mesmo problema então parei num posto e conversei com um mané que dizia ser um mecânico. Me relatou que meu problema era a junta do cabeçote, teria de fazer o motor .

Enfim como não sou um nerd tão burro o que fiz, sai da oficina do capeta e vim tocando até meu mecânico de confiaça em Curitiba, vim controlando a temperatura, aproveitei todas a chances de colocar o carro em ponto morto e desligando-o nas descidas, aproveitei os vácuos das carretas , vim com uma certeza, não tenho seguro, sou o 4º dono do Ka, não vou chamar guincho, pois iria sair mais caro que fazer um motor, cheguei na oficina do Sr. França e ele me diz, a MALDITA VALVULA TERMOESTATICA ELETRICA DO NOVO KA era o problema.

PAssado orçamento, não executei o serviço, como estou sem din din no meio do mês e emprestimo custa caro. Usei o bom e velho "Faça você mesmo" retirei a valvula e deixei sem, o Kitty não sofreu mas com a febre. Estou relatando isto pois fui da Ford e achei o absurdo os 280 mangos só na valvula, enquanto que hoje achei por 70 mangos em meu fornecedor. Sábado vou instalar no Ka, e postarei fotos e dicas de como trocar a MALDITA VALVULA!
----

Galera, fiz e eis a obra, prefiri explicar nas fotos, penso que fica mais fácil de compreender.

Todas a imagens estão com boas qualidades para a precisão de cada item.

Apenas siga as instruções se você sabe lidar com ferramentas, apesar de não ser tão difícil, dá um certo trabalho, isto requer calma, um certo tempo, atenção e responsabilidade.

Novos links

http://img199.imageshack.us/img199/1847/53645067.jpg
http://img815.imageshack.us/img815/5548/83145194.jpg
http://img109.imageshack.us/img109/7866/59550212.jpg
http://img153.imageshack.us/img153/8871/56982197.jpg
http://img148.imageshack.us/img148/9400/80362191.jpg
http://img109.imageshack.us/img109/7550/58322057.jpg
http://img703.imageshack.us/img703/4935/22227847.jpg
http://img836.imageshack.us/img836/1702/51801042.jpg
http://img713.imageshack.us/img713/6862/47561623.jpg
http://img717.imageshack.us/img717/9725/33866398.jpg
http://img641.imageshack.us/img641/5387/68863533.jpg
http://img690.imageshack.us/img690/673/24913192.jpg
http://img576.imageshack.us/img576/6306/91914512.jpg
http://img684.imageshack.us/img684/4793/47262311.jpg

Pessoal, para quem fez a troca dessa da valvula termostatica, foi tomado algum cuidado com o ar dentro dela? Acredito que a minha também esteja com o mesmo defeito e quero troca-la, mas surgiu essa duvida.

Diogo Camada
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : Salvador/bahia
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : 1

Mensagem por o.s em Qua Jul 18 2012, 12:06

Diogo Camada escreveu:

Pessoal, para quem fez a troca dessa da valvula termostatica, foi tomado algum cuidado com o ar dentro dela? Acredito que a minha também esteja com o mesmo defeito e quero troca-la, mas surgiu essa duvida.

Nossa achei que já era esse assunto rsrsrs

Mas enfim na época que realizei, isso era minha preocupação, mas enfim, depois de todo montado, você deve retirar o ar circulando o liquido no sistema. Sim o motor tem de estar ligado, mas isso dura nem 3 minutos, é só o tempo do ar circular no sistema. ok!
---
off topic
Voltei galera!

o.s
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 76
Cidade/Estado : Curitibapr/
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : completo menos ar/direção

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:09

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: