O segredo do consumo do Novo Ka

Página 3 de 13 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: O segredo do consumo do Novo Ka

Mensagem por mpxt em Seg Out 11 2010, 11:37

Sempre troco a marcha nos 3k rpm... Com quase 7K rodados, nunca cheguei perto dos 9km/L... aliás, depois de começar a usar o etanol V-power da Shell, começou a beber mais... Evil or Very Mad

mpxt
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 148
Cidade/Estado : São Bernardo do Campo/São Paulo
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPM0

Mensagem por oReIaAaA em Seg Out 11 2010, 15:44

tah.. vc troca a 3000rpm para subir marcha...
e na reduzida??.. vc reduz no momento certo?
vc sabe qual é o momento certo de reduzir?

oReIaAaA
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 576
Cidade/Estado : Marília/SP
Motorização/Cor : 1.0/Branco
Código de Opcionais : chimbiKa - Completasso!!!

Mensagem por zervesff em Seg Out 11 2010, 16:39

É só fazer a redução na orientação inversa da subida de marcha, que se encontra no manual do carro. Abraços.

zervesff
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 21
Cidade/Estado : Ribeirão Preto - SP
Motorização/Cor : 1.0 SE Preto
Código de Opcionais : SE

Mensagem por souza em Seg Out 11 2010, 16:46

oreia........e como eh a maneira certa de reduzir??

souza
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 405
Cidade/Estado : sp/sp
Motorização/Cor : 1.0/azul noronha
Código de Opcionais : class + detalhes internos na cor satin gray(incluindo moldura do painel) + detalhes em preto fosco nos parachoques + aplique de manopla ford)+pedaleira esportiva ford+ponteira esportiva+soleira burg ford ka+tapetes ford ka+som(player pioneer 3ub+2 vias selenium+coaxiais traseiros originais+corzus 703+bravox premium2export+caixa mdf)+xenon 8000k(parece 6000k)+piscas osram diadem+insulfilm(G20 em tudo e G35 no frontal)+filtro conico duplo fluxo com short ram intake + ...............

Mensagem por PedroMachado em Seg Out 11 2010, 18:07

é o seguinte...
pra reduzir as marchas voce tem que ver mais ou menos em que velocidade voce sobe as marchas.
Então vamos dizer que você passa da terceira pra quarta em 60km/h.
Se você está a 75km/h em quarta marcha e começa a freiar, assim que o carro atingir 60km/h você passa pra 3ª, chegando em 40km/h você passa pra 2ª, até freiar completamente.

PedroMachado
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 409
Cidade/Estado : Campo Grande - MS
Motorização/Cor : 1.6 / Preto
Código de Opcionais : KUG1

Mensagem por zervesff em Seg Out 11 2010, 18:24

Foi oque eu disse, só que em poucas palavras, presumindo que você leria o manual do veículo, oreia!!!!

zervesff

Número de Mensagens : 21
Cidade/Estado : Ribeirão Preto - SP
Motorização/Cor : 1.0 SE Preto
Código de Opcionais : SE

Mensagem por marcoalves1970 em Qua Out 13 2010, 11:15

Rekens escreveu:Acho que o segredo é anda na " banguela" ! rsrsrsrsrs! Sei que todos falam que em carro com injeção eletrônica isso não funciona, pelo contrário, gasta mais. Mas acho que isso é conversa fiada! Ontem peguei uma carona com um amigo meu - motorista de ônibus a mais de 40 anos - e ele tem uma sprinter, todo morro que ele descia por menos que fosse o declive ele colocava o veículo em ponto morto. Perguntei a ele se aquilo economizava combustivel e ele me disse que economizava demais! principalmente carros a diesel! não consigo entender porque muitos mecanicos dizem que isto não funciona. indignado com isso pedi a um outro amigo meu que tem um uno economy para fazermos um teste proposto por mim.como o uno economy possui o econômetro, pedi para meu amigo desengrenar o carro numa descida. o econometro foi imediatamente para o verde, ou seja, economia total! Gostaria que alguem me desse uma explicação cientifica de que a famosa banguela não funciona em carros com injeção! não estou fugindo do tema do topico, mas acho que isso deve ser eclarecido. Completei o tanque ontem e estou rodando so na banguela! ahahahahahahahaha! Vamos ver no q vai dar! Assim que tiver um resultado posto aqui!

Olá... blza? Pode apostar q economiza sim engrenado, esse econômetro do mille é fantasioso pois tenho um amigo q tem um mille economy e ele me disse q nunca conseguiu fazer a mesma média q o econômetro do carro, sempre gastou mais do q marcava... piada. Mais voltando a banguela, é bobagem, eu moro em Ribeirão Preto interior de SP e vou pra Franca todo o fim de semana 89 km pra ir e 89 pra voltar, pra ir é só subida e o q ajuda é algumas descidas, deixo engrenado em quinta e boa... faz 13 km/L etanol pra ir e pra voltar ja é mais descida e aí é beleza, 15 km/L etanol... se eu deixasse em ponto morto (banguela), num fazia nem 13 valeu.

Última edição por marcoalves1970 em Qua Out 13 2010, 14:34, editado 1 vez(es)

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1090
Cidade/Estado : Franca, SP
Motorização/Cor : Honda Fit 1.4 CVT
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por Tar em Qua Out 13 2010, 11:26

marcoalves1970 escreveu:
Rekens escreveu:Acho que o segredo é anda na " banguela" ! rsrsrsrsrs! Sei que todos falam que em carro com injeção eletrônica isso não funciona, pelo contrário, gasta mais. Mas acho que isso é conversa fiada! Ontem peguei uma carona com um amigo meu - motorista de ônibus a mais de 40 anos - e ele tem uma sprinter, todo morro que ele descia por menos que fosse o declive ele colocava o veículo em ponto morto. Perguntei a ele se aquilo economizava combustivel e ele me disse que economizava demais! principalmente carros a diesel! não consigo entender porque muitos mecanicos dizem que isto não funciona. indignado com isso pedi a um outro amigo meu que tem um uno economy para fazermos um teste proposto por mim.como o uno economy possui o econômetro, pedi para meu amigo desengrenar o carro numa descida. o econometro foi imediatamente para o verde, ou seja, economia total! Gostaria que alguem me desse uma explicação cientifica de que a famosa banguela não funciona em carros com injeção! não estou fugindo do tema do topico, mas acho que isso deve ser eclarecido. Completei o tanque ontem e estou rodando so na banguela! ahahahahahahahaha! Vamos ver no q vai dar! Assim que tiver um resultado posto aqui!

Olá... blza? Pode apostar q economiza sim engrenado, esse econômetro do mille é fantasioso pois tenho um amigo q tem um mille economy e ele me disse q nunca conseguiu fazer a mesma média q o econômetro do carro, sempre gastou mais do q marcava... piada. Mais voltando a banguela, é bobagem, eu moro em Ribeirão Preto interior de SP e vou pra Franca todo o fim de semana 89 km pra ir e 89 pra voltar, pra ir é só subida e o q ajuda é algumas descidas, deixo engrenado em quinta e boa... faz 13 km/L etanol pra ir e pra voltar ja é mais descida e aí é beleza, 15 km/L etanol... se eu deixasse em ponto morto (banguela), num fazia nem 13 e o pior, o motor esfria no final da descida e quando vc engata quinta e ascelera de 1000 pra 4000 rpm o motor já mais frio aquece muito rápido q tb num é muito bom valeu.
Não é bem assim cara, o motor não vai "esfriar", pois ele tem a valvula termostática, qndo a temperatura começar a diminuir, ela vai fechar totalmente ou parcialmente e não vai mandar ou mandar menos agua para o radiador, matendo na temperatura ideal o motor
E não sei de onde vc tirou essa teoria "que o motor vai aquecer muito rápido e que é prejudicial", esta parecendo muito um "achômetro" isso |

Rekens escreveu:Ontem peguei uma carona com um amigo meu - motorista de ônibus a mais de 40 anos - e ele tem uma sprinter, todo morro que ele descia por menos que fosse o declive ele colocava o veículo em ponto morto. Perguntei a ele se aquilo economizava combustivel e ele me disse que economizava demais! principalmente carros a diesel!

Cara, o motor diesel é um pouco diferente do ciclo otto... tem coisas que para ele "não vale"
Por exemplo, a quantidade de combustivel injetada, não é em razão da quantidade de ar que entra (pois o motor não possui borboleta) mas sim, pela quantia que a bomba injeta, em automóveis mais antigos (digo isso pois não conheço o sistema eletronico dos mais novos), o cabo do acelerador era ligado diretamente à bomba injetora

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Mensagem por Leonardo andrade em Qui Out 14 2010, 01:44

PedroMachado escreveu:C******! Novo UNO fazendo 6,9 no Etanol. O meu, que é 1.6 tá fazendo mais que isso.

concordo, meu primo tem o novo uno 1.0 e tá fazendo 9km/l na gasolina.

Leonardo andrade
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 689
Cidade/Estado : Rio Branco/Ac
Motorização/Cor : 1.0 /Branco Ártico
Código de Opcionais : Pulse + class

http://www.orkut.com.br/Main#Home

Mensagem por Cauê em Qui Out 14 2010, 07:01

Rodei 2 tanques com gasolina podium, quando chegou a 1/4 do tanque, completei com álcool, o carro não está bebendo nada nesta proporção! Fiz 8,5 km/l (motor 1.6), na cidade, vou começar a colocar esta mistura, parece ser mais econômico.

Flw!

Cauê
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1513
Cidade/Estado : Rio de Janeiro e Macaé / RJ
Motorização/Cor : 1.6 / Preto
Código de Opcionais : KPG9 [x] - C.A.I. (Cold Air Intake) [x] - Filtro inbox HPF INflow [x] - Militec [x] - Comando SWR2 [ ] - Unichip [ ] - Coletor SWR 4x2x1 [ ] - Escape 2" [ ] - Rodas do Focus GLX [x] – Pneus Yokohama A.Drive 195/55/R15 [x] – Farol de Neblina [x] – Faróis Night Breaker [x] - Piscas Diadem [x] - Palhetas Flat Blade [x] - Inserto da manopla [x] - Insulfilm [x] - Volante KA XR [x] - Ponteira 3" [x] - Pedaleiras [ ] - Couro [ ] - Sony X-Plod CDX M8807 (mosca branca! raridade!) [x]

http://www.clubedonovoka.com

Mensagem por Bruno Avellar em Seg Out 18 2010, 23:55

Por favor. Eu peço de joelhos que leiam esse texto com atenção:
http://www2.uol.com.br/bestcars/servico/consumo-1.htm

Feito com total apreço e critério. Parem com essas coisas de "pisar mais faz injetar tanto combustível que é melhor ficar em rotação mais alta", ou "deixar na banguela que é bom". Esta discussão já está totalmente superada.

Obrigado Shocked

Bruno Avellar
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 67
Cidade/Estado : Goiânia
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KBD1 + Neo

Mensagem por Vogel Design em Ter Out 19 2010, 04:09

obrigado Bruno hhehhehhee

Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel

Mensagem por Rekens em Ter Out 19 2010, 09:36

Bruno Avellar escreveu:Por favor. Eu peço de joelhos que leiam esse texto com atenção:

Feito com total apreço e critério. Parem com essas coisas de "pisar mais faz injetar tanto combustível que é melhor ficar em rotação mais alta", ou "deixar na banguela que é bom". Esta discussão já está totalmente superada.

Obrigado Shocked

Muito bom a matéria Bruno! Parabéns! Mas atente-se que não teve um Ford nesses testes e geralmente os Fords desempenham-se melhor com o metodo rotação. Comprovei isso no meu Ka!

Rekens
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 130
Cidade/Estado : Betim - MG
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KBC1

Mensagem por marcoalves1970 em Ter Out 19 2010, 15:31

Estou fazendo agora como manual, mudando as marchas em rotação de 3000 rpm e estou gostando... por enquanto não fiz a média mas deu pra ver q o ponteiro está demorando mais pra baixar. Realmente da pra entender pq economiza, se prestarmos bem atenção quando engatamos a 1ª e saimos, asceleramos até 3000 rpm e depois q está no embalo não precisamos ascelerar muito pra chegar a 3000 rpm pra mudar pra 3ª e assim por diante... vai ver q é por isso q economiza, verifiquem isso no pedal do ascelerador?

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1090
Cidade/Estado : Franca, SP
Motorização/Cor : Honda Fit 1.4 CVT

Mensagem por Vogel Design em Qua Out 20 2010, 03:40

eu ainda prefiro só andar com o carro! até mesmo pq o meu nem conta giros tem!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por Mabreux em Seg Nov 01 2010, 23:29

GRATON escreveu:Muitas vezes eu ja fui esculaxado aki no Clube por ter dito que meu KA faz 17KM/L a gasolina na estrada.
Todos disseram que eh mentira, entao parei de postar nos topicos sobre consumo, ja que eu estava passando por mentiroso.
Pois bem, eu sempre mudei a marxa conforme vc disse acima.
Meu KA eh 1.0 pelado, so ando a Gasolina. minha roda eh aro 13, ando sempre sozinho e em alta velocidade. Nao tenho KIT aerodinamico e rodo muito com ele, sempre com o pneu calibadro, sem ar condicionado, e, normalmente, vidros fechados. Estou 100% satisfeito com o consumo do meu carro.

MEU KA EM VIAGEM FAZ ENTRE 19 E 20KM/LITRO. POREM NA CIDADE AINDA NÃO CONSEGUI ACERTAR O PÉ. ELE FAZ ENTRE 8 E 9 COM GASOLINA E 5 E 6 COM ALCOOL.

Mabreux
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 7
Cidade/Estado : Lages - SC
Motorização/Cor : 1.0 Verde Laguna
Código de Opcionais : FLY KFM0

Mensagem por KA GL em Ter Nov 02 2010, 02:50

Rapaz... a cada topico sobre consumo... cada vez mais tenho certeza que o meu proximo carro vai ser um 2.0 ou um 0.8... pq os 1.0 bebem quase igual aos 2.0 e tem a lenda da economia dos 0.8... então... vou apelar pro "8 ou 80" mesmo... hehehe... Como já citei em outro topico... tenho um amigo com um c4 ratch 2.0 e outro com um corolla seg 1.8... o c4, segundo ele q vive medindo, faz em media 6km no alcool (cambio manual)... e o corolla faz em media 8km no alcool (cambio automatico)... ai não sei... os 1.0 me parecem ser a pior escolha mesmo... da a ilusão de economia mas precisam gastar muito pra ter força...

KA GL
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 648
Cidade/Estado : PE
Motorização/Cor : 1.0/prata
Código de Opcionais : GL

Mensagem por Vogel Design em Ter Nov 02 2010, 20:28

lógico! inclusive procure pela europa e outros lugares do mundo, onde as normas de emissões são bem complicadas e as montadoras fazem carros de verdade! procure carros 1.0 la fora! são meio que moscas brancas ehehheh

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por Luana Valente Lima em Qua Nov 03 2010, 13:12

Estou com o Kazin há 2 meses, e achei que o problema era comigo. Realmente..ta fazendo 6km/l, mas com esta nova dica do amigo ai, vou fazer um teste...espero que melhore um pouco...

bjin Wink

Luana Valente Lima
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : Osasco - SP
Motorização/Cor : 1.0 vermelho
Código de Opcionais : TE VE DH

Mensagem por mpxt em Qua Nov 03 2010, 13:16

O meu está com mais ou menos 7400 Km, e está começando a ficar mais economico. Quando zero, todo com gasolina, chegou a fazer 10,5 km/L. Hoje, com 1/4 de alcool e o restante gasolina, faz 10,6 km/L.

mpxt
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 148
Cidade/Estado : São Bernardo do Campo/São Paulo
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPM0

Mensagem por grwfguns em Qui Nov 11 2010, 17:28

o meu estabilizou um pouco o gasto, e tá na ordem dos 10km/l -> 12km/l dentro da cidade.
isso com 12 mil km e só gasolina.
sem esquecer que tenho rodas 15'' que implicam em um consumo maior.
não é uma média boa perto de um gol,
mas tá valendo.
quero fazer o teste dos 3 mil rpm pra ver se melhora ou piora.
abraço gurizada.

grwfguns
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 423
Motorização/Cor : Celta

Mensagem por Bruno Avellar em Dom Nov 14 2010, 14:24

Bruno Avellar escreveu:Por favor. Eu peço de joelhos que leiam esse texto com atenção:

Obrigado Shocked
Para esclarecer algumas dúvidas que possam surgir, o método vale para qualquer motor a quatro tempos de ciclo Otto, ou seja, qualquer carro de passeio que você possa imaginar. Não é uma questão de montadora, potência, número de válvulas, cilindros, etc. Consegui após três medições sucessivas uma melhora média de 14% no consumo urbano com álcool utilizando o método descrito no artigo. Meu Ka 1.0 faz agora algo em torno de 8.1 km/l na cidade.

Informações adicionais: http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/economia.htm

Abraços.

Bruno Avellar
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 67
Cidade/Estado : Goiânia
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KBD1 + Neo

Mensagem por grwfguns em Qua Nov 24 2010, 20:34

bom, fiz o teste com 1 tanque, trocando as marchas sempre em 3 mil rpm.
bom a média piorou:
fez 9,75km/l.
não foi uma diferença tão grande....
perto dos 12km/l andando com pé sem forçar.

mas mesmo assim, ainda acho que vale a pena fazer 2km/l a mais, trocando sempre a 2 mil rpm.
anda mais devagar, mas o bolso e o motor doem menos.
hehe.

grwfguns
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por higorreven em Qua Nov 24 2010, 22:35

Sempre troquei as marchas em 3000rpm, só como sou marinheiro de primeira viajem, não sei muito bem como reduzir na hora certa. percebo que precisa ser do mesmo modo que sobe as marchas. mais como ? piso no freio e na embreagem ao mesmo tempo, reduzo a marcha e solto devagar a embreagem? desculpa ai a ignorância, é que fui motoqueiro e esse é meu primeiro carro.

higorreven
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 281
Cidade/Estado : Natal/RN
Motorização/Cor : vermelho
Código de Opcionais : .

http://higor.thiagoarraes.com.br

Mensagem por Tar em Qua Nov 24 2010, 22:51

higor, vc esta perguntando isso pois esta dando "tranco" nas reduções?

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Mensagem por higorreven em Qua Nov 24 2010, 23:24

quando reduzo sinto o carro forçar demais o motor.

higorreven
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Vogel Design em Qui Nov 25 2010, 01:11

cara, é relativo, se vc der uma pisada na embreagem e dar uma pisadinha no acelerador, quando vc reduz com o motor cheio vc sente menos tranco, seria mais um modo esportivo de dirigir, mas se vc prefere economia não é a melhor opção, porem eu dirijo assim hehehe, prefiro, pois sempre tenho motor cheio para retomadas!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por grwfguns em Sex Nov 26 2010, 12:20

higorreven escreveu:quando reduzo sinto o carro forçar demais o motor.
de certo tu tá reduzindo a marcha com o carro mto acelerado.
reduz qndo ele estiver à uns 1800-2000 rpm que fica tranquilo, sem tranco e sem forçar o motor.
se bem que o tranco vai da embreagem, tem que ser suave com a embreagem, que a troca vai ser tranquila.

grwfguns
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por thairone em Sex Nov 26 2010, 18:39

Só lembrando que o consumo é sempre menor na estrada do que na cidade, entre outros motivos (sinaleira, engarrafamento, paradas, retomadas) é que na estrada, usamos velocidade maior e quase sempre estamos na 5a marcha, que segundo o manual é a nessa situação que ocorre o menor consumo.

thairone
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : Salvador/Ba
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KBC0

Mensagem por higorreven em Sex Nov 26 2010, 18:48

ai é que ta. por que tão dizendo que economiza mais andando sempre com rpm em 3000, trocando de marcha nesse momento? Já o manual diz que na quinta economiza mais ?

higorreven
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 23:54

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 13 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 11, 12, 13  Seguinte