Ciclistas e Motoqueiros...um perigo constante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ciclistas e Motoqueiros...um perigo constante

Mensagem por henrique_upside em Dom Dez 26 2010, 13:13

pessoal, nesse meu primeiro tópico no clube, vou falar sobre algo que recentemente ( ontem dia 25 de Dezembro de 2010 ), me afligiu.
la ia eu pela avenida caxangá, uma importante via da cidade do recife, que dispõe da faixa dupla em ambos os sentidos, o trânsito estava bem vazio, quase não haviam carros, devido ao feriado de natal.
neste cenário de calma e bucolismo viário, surge ao longe um ciclista, aparentemente aproveitando a "tranquilidade" da via que em dias normais é altamente movimentada. O mesmo estava ziguezagueando na avenida...alternando sua trajetória entre a linha de meio fio e o meio da via.
ao longe eu avisto e começo a buzinar avisando da presença do meu veículo e dos demais que vinha logo atrás do meu, adivinhem...o cara nem esboçou reação...ao se aproximar dele tratei de diminuir a velocidade, GRAÇAS A DEUS FIZ ISSO, o cara do nada voltou a ir para dentro da via...PIMBA, graças a baixa velocidade e ao reflexo desviei ,mas ele ainda acertou o retrovisor esquerdo, o retrovisor foi posto pra "dentro", a frente parei o carro e ajeitei a posição, de avarias soh uns pequenos trincos no espelho, e um arranhão quase imperceptível no plástico que reveste o espelho retrovisor. nada grave..o espelho depois compro um novo..não custa muito mesmo..coisa de 20...25 reais pelo que vi na internet.
não parei para esboçar "socorro' pois ao ver o individuo pelo espelho, vi que nem caiu da bicicleta, e além disso, era de aparência muuito suspeita, tendo em vista que a área da caxangá é conhecida por assaltos e seu nível de periculosidade alta.

com isso eu fico me perguntando, por mais que tenhamos cuidado, por que eles, os ciclistas e motoqueiros, não tratam de cuidar das próprias vidas no trânsito?
sempre somos nós os culpados e eles as vítimas, mas é fato que em muitos casos os causadores são eles mesmos, que usam da agilidade de seus veículos para adentrar nos corredores formados pelos veículos, tirando assim a total e já pouca noção espacial que seus veículos proporcionam, tornando-se invisíveis aos mais cuidadosos olhos.

gostaria de externar esse fato e também de abrir esse debate que acredito que aflija a mais ou praticamente todos nós motoristas.

e claro,....não poso deixar de dizer que sou muito feliz em fazer parte dessa comunidade, que já acompanhava antes mesmo de ter meu ka =DDD

vlw galera !!!!

cheers

henrique_upside
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 156
Cidade/Estado : Recife/Pernambuco
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho
Código de Opcionais : kit Fly + Somma

Re: Ciclistas e Motoqueiros...um perigo constante

Mensagem por Tar em Dom Dez 26 2010, 13:39

Cara, só olhe como escreva, pois não são todos os ciclistas e motoqueiros que são assim

Como existem muitas pessoas sobre 2 rodas ignorantes, existem muitas sobre 4 rodas piores ainda...

pense nisso

Wink

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Mensagem por henrique_upside em Dom Dez 26 2010, 14:12

sim, tenho amigos que utilizam de ambos os meios de transporte, mas é evidente que MUITOS fazem esse tipo de uso imprudente de motos e bicicletas. peço desculpas se o que escrevi acabou por ofender alguém, mas se trata de um relato e o que eu escrevi é evidente que se refere aqueles que cometem tais atos de imprudência.

e eu sei sim que existem motoristas de veículos de 4 rodas que são tão ou mais doidos e despreparados, mas volto a afirmar que o que falei se refere ao enorme número de incapacitados que guiam motos e bicicletas que acabam por manchar a imagem dos demais usuários destes meios de transporte.
espero não ser recriminado por isso.

henrique_upside
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Tar em Dom Dez 26 2010, 14:25

Concerteza, vc expressou o seu ponto de vista... eu por exemplo ja defendi que não são todos desse jeito (tinha a bibicleta como meio de transporte desde os 9 anos até perto dos 19, quase 10 anos e nunca me envolvi em um acidente com algum veículo)

Mas observamos motoristas irresponsáveis de todos os lados, acredito que sejam que esses sejam mais visiveis sobre duas rodas devido à facilidade ($$) de se obter e manter uma moto hoje em dia

Mas vc esta completamente certo que o mais "fraco" deveria ter mais cuidado... Principalmente evitar bobeiras como a do ciclista que danificou o seu restrovisor... e se tivesse acontecido algo mais grave, pode saber que só iria arrumar para a cabeça por conta de irresponsabilidade dele

Wink

Última edição por Tar em Dom Dez 26 2010, 14:31, editado 1 vez(es)

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Mensagem por henrique_upside em Dom Dez 26 2010, 14:29

com certeza Tar,
esse ponto que você citou é primordial, a facilidade de acesso a esse tipo de meio de transporte faz com que a sua presença negativa seja mais percebida do que a dos veiculos de porte médio e grande, o caso dos carros, caminhonetes e veiculos pesados como onibus e caminhões.

acho que é bem deficiente a formação dos condutores, principalmente no que diz respeito as motos.
quando fiz auto-escola percebi isso, as noções de segurança são minimas, sem falar que não existe praticamente nada de direção defensiva, basicamente é como se o detran( no meu caso aqui o detran-pe) desse a CNH para motos basicamente se você se mantiver equilibrado e sem cair em um trajeto ...isso é ridículo, pois o trânsito é mais do que um jogo de equilíbrio.

henrique_upside
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Makoto em Dom Dez 26 2010, 14:40

Infelizmente motocicletas são meios de transportes MUITO PERIGOSOS. Principalmente porque não basta somente vc ser prudente, tem q contar com a colaboração de outros motoristas.
Motoristas de automóveis estão protegidos com a carcaça do carro, mas o motoqueiro absorve TODA A ENERGIA CINÉTICA com o próprio corpo.
É um meio de transporte barato, econômico, rápido (principalmente no trânsito de São Paulo), prático e muito prazeroso de pilotar. A sensação de liberdade é indescritível! Só para quem já andou de moto pra saber do q estou falando!
Mas, muitas vezes o motociclista acaba por pagar caro: com todos os tipo de lesões q já vi em muuuuuitos plantões em pronto-socorros de trauma em São Paulo (trauma crânio-encefálico e coma, tetraplegia, fraturas expostas de perna, quadril, bacia, amputação parcial ou total de membros, hemorragia interna grave, evisceração, queimaduras, destruição de face, etc, etc, etc...).
E não é somente motoqueiro imprudente q se lasca, não! Muito motociclista prudente e cuidadoso se fode igual ou até pior!
Tudo tem um preço. Infelizmente.

Makoto
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 510
Cidade/Estado : Nômade
Motorização/Cor : 1.6/Preto Ebony
Código de Opcionais : KPG9

Mensagem por henrique_upside em Dom Dez 26 2010, 15:06

é makoto, as vezes que andei de moto ( como garupa apenas ) realmente é muito boa a energia que a moto dá para quem está nela, a liberdade é realmente incrível, mas como você também de maneira acertada falou....na moto você absorve toda a energia cinética....ou seja..você é o para choque!

henrique_upside
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Makoto em Dom Dez 26 2010, 15:48

Isso mesmo!
Ou seja... O motociclista precisa pilotar com cuidado EXTREMO pra não dizer CUIDADO MORTAL!!

Makoto
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 510
Cidade/Estado : Nômade
Motorização/Cor : 1.6/Preto Ebony
Código de Opcionais : KPG9

Mensagem por Adriano Maggo em Dom Dez 26 2010, 16:04

Bom, eu sou suspeito para falar, pois gosto muito mais de veiculos com duas rodas do que veiculos com quatro, minha paixão sempre foi moto e bicicleta, possuo os dois atualmente além do Ka.

Sei que ñ sou nenhum santo sobre duas rodas, de bike me aventuro a fazer trilhas e ir trabalhar todos dias, de moto, tiro o stress da semana enrolando o cabo nos fds, porém só em rodovia e com uma boa visão.

Infelizmente é a lei do mais forte contra o mais fraco que reina, sempre qdo ando de bicicleta passo por alguns apertos, quando estou de carro e vejo ciclistas e motociclistas os respeito, pois sei que se todo mundo fizesse isso comigo, eu poderia andar tranquilo.

Mas que existe pessoas folgadas, pedestres, ciclistas, motociclistas, automóveis, caminhões..... ahhhhh, isso existe...

Abraços,
Maggo...

Adriano Maggo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 544
Cidade/Estado : Poços de Caldas MG
Motorização/Cor : 1.0 Azul Iporanga
Código de Opcionais : KFC9

http://www.dmepc.com.br

Mensagem por henrique_upside em Dom Dez 26 2010, 18:08

pois é maggo,
é como meu tio sempre diz, temos que dirigir por nós e principalmente pelos outros...

henrique_upside
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:34

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares