PREPARAÇÃO PARA TUNNING

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PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por Ricardo em Sab Ago 16 2008, 19:11

Pessoal,

Estou criando esse tópico para quem, como eu, gosta e pensa em fazer algum tipo de preparação no seu Karro. A idéia é trocar informações sobre "receitas" e onde fazer, pois não é muito comum encontrar peças e profissionais que mexam com o motor Rocam.

O objetivo não é só falar sobre o motor, mas tb sobre suspensão, freios e demais itens que podem melhorados.

A minha primeira idéia é fazer no meu Karro uma preparação aspirada, melhorando a admissão e o escape e reprogramando a injeção.

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por Tadeu em Seg Ago 18 2008, 09:37

Já ouvi dizer que da pra instalar o superchager ( compressór mecanico acionado por correia) e remapear a injeção.

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por Ricardo em Seg Ago 18 2008, 12:01

Tadeu, realmente é possível instalar o supercharger, tanto no 1.0 como no 1.6, mas o custo é alto, acho que fica mais barato colocar um turbo. No meu caso, eu ainda não quero partir para essa solução, só quero deixar o motor um pouco mais esperto.

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por fabio junior lasarim em Ter Set 02 2008, 23:24

nao sei o carro de vc´s, mas o meu ja esta dando 190 km, e so tem 9357.6 km rodados, acho que ainda vai dar mais, ok

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por Andrezão em Ter Set 16 2008, 02:00

Fabio, já q seu carro está com o motor solto, qual eh a média
de consumo q seu carro faz??? pq meu carro está bebendo muitoo!
creio q é pelo fato de estár com o motor preso ainda... não tem nem
900km rodado... nem consegui passar de 130 tbm... i até agora
u melhor consumo q tive foi 13.5 por litro...pra um carro 1.0
está bem puxado... ¬¬

floows!

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por LeonardoHB em Ter Set 16 2008, 09:45

Isso é na gasoba né?

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por duche em Sab Set 20 2008, 01:53

preparação barata eh fazer CAI em casa mesmo colocar filtro HPF tirar catalizador e fazer escape livre em 1/78 vai ficar bem + esperto

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por Geraldo em Ter Set 23 2008, 19:33

preparação barata eh fazer CAI em casa mesmo colocar filtro HPF tirar catalizador e fazer escape livre em 1/78 vai ficar bem + esperto


só traduz aí pro portugues...hahaha

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por duche em Ter Set 23 2008, 22:48

CAI = Cold Air "Intake"(n sei se escrevi intake certo)
significa vc fazer o motor pegar mais ar frio
1º passo tira a orelha do shrek do captador de ar
segundo passo pegue uma mangueira qualquer flexivel e coloque no local
obs ve se pega uma mangueira + grossa do que a orelha logico
dai vc dobra ela e poe a boca da mangueira pegando ar frio da grade do carro la na frente mesmo fazendo um "L"
blz o cai ta feito.

2º porem seu filtro ainda é aquele podre de papelão que a cada 20 mil km em media vc troca
compre um HPF inbox é propio pro zetec rocam 1.6 e 1.0
ka/novo ka/eco sport/novo eco/fiesta/focus 1.6 bla bla bla
3º agora chegou a hora de se quiser + performance dar adeus a garantia do motor a parte eletrica e pintura ainda tem
va em uma loja BOA MESMO de escapamentos e mande fazer um cano sem catalizador sem abafador intermediario sem nada so um cano mesmo de 1/78 ou 2" porem 2" não recomendo porque o carro vai ficar dando pipoco d+ muito feio o som e não muda tanto pra valer a pena
feito o cano reto sem nada compre um abafador esportivo pois ele é pouco restritivo sendo assim seu ka vai andar BEM melhor estimando no minimo +13 cavalos no maximo estourando 18 cavalos
qual é o bom disso?
filtro HPF 80 reais e nunca precisa ser trocado basta lavar e depois untar com 5ml de cada lado com oleo de transmição de carro automatico que não custa nem 30 reais um frasco pequeno que você vai usar pra lavar a vida toda do seu carro (estimando que gaste 10ml a cada 10mil KM) de 10 em 10 mil km ou seja nada de 89 de filtro toda revisão
para fazer o cano vai gastar no maximo 500 reais + uns 250 a 300 do abafador
ou seja soma tudo menos de 900 reais para realmente ganhar 10% de potencia no caso dos 1.6 ou uns 15% no caso dos 1.0
e tambem tem mais uma coisa caso voce ande devagar o HPF + tubo de escape maior economiza combustivel andando em baixas rotações porem em alta gasta + e o som do carro fica completamente diferente fica com ronco de homem não aquela zuada fininha de motor esguelando

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por Eulalio em Qua Set 24 2008, 11:25

Essa questão de retirar o catalisador não prejudica a emissão de poluentes pelo sistema de escapamento não?

Eu sei que ele é uma das barreiras para a saída de escapamento e muitos retiram essa saída justamente para melhorar o rendimento.

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Isto é que é tunning

Mensagem por Brvita em Qua Set 24 2008, 11:53

Tunning extremo:


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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por Eulalio em Qua Set 24 2008, 14:21

queria ver esse carro com o mecânico que amassou a porta do LeonardoHB

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por Ricardo em Qua Set 24 2008, 21:56

Completando o que o duche falou, quem puder gastar mais um pouco pode mandar reprogramar a injeção, otimizando os parâmetros para andar só no alcool, isso além de trazer mais alguns cv ainda ajuda melhorar o consumo andando na boa, já que o motor vai passar a aproveitar melhor o alcool.

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por Fernando FMGJ em Qua Set 24 2008, 22:25

Duche, o K&N não é melhor que o HPF não? No meu antigo Supercharger, o HPF não se encaixava direito, já o K&N sim embora fosse mais caro um pouco. Na pratica não deu diferença nenhuma de um pra outro e com relação ao original, davam mais resultado em altas.
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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por duche em Qui Set 25 2008, 02:36

sei la foda do K e N eh q ele n filtra bem em estrada de terra

sobre o cara que perguntou do tirar catalizador continua nos niveis aceitaveis desde que anda só com alcool pode até vistoriar que passa


Última edição por fmgj em Qui Set 25 2008, 10:15, editado 2 vez(es) (Razão : Dois posts seguidos)

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por Felinto Sérgio em Qui Set 25 2008, 09:13

Essa questão do "CAI" é legal. Será que melhora mesmo ao ponto de vc notar?

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por Eulalio em Qui Set 25 2008, 09:55

Felinto, imagine que essa entrada de ar provoca uma redução do fluxo, quando você tira, aumenta o fluxo. Quando você pega a entrada que fica atrás do farol e coloca na frende da grade do carro, com certeza aumentará consideravelmente o fluxo e a mistura ar-combustível ficará mais rica e a explosão ocorrerá com maior força. Entendeu?

O mesmo ocorre com o escapamento, o catalisador é um estreitamento da saída de ar e o silenciador também, quando você retira o catalisador e aumenta a saída de ar, faz com que os gases gerados pela queima do combustível saiam com maior facilidade e não fiquem "enclausurados" esperando ser empurrados no catalisador.

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por duche em Qui Set 25 2008, 14:03

so o CAI n melhora muito n + da pra sentir + do que tirar so a orelha do sherek + tem q trocar o filtro tbm K&N ou HPF vc escolhe

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por Felinto Sérgio em Qui Set 25 2008, 16:55

Duche, vc fez o CAI no seu KA? Se tiver posta fotos. Posso colocar só o CAI sem trocar o filtro? Se trocar o filtro vou perder a garantia do motor e o CAI posso tirar em uma eventual revisão.

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por duche em Qui Set 25 2008, 22:54

cara eu ainda to sem CAI pq a magueira q eu tentei usar era frouxa e caiu no primeiro role ai to andando so mesmo sem a orelha do sherek
quanto ao filtro n perde garantia ate pq hpf eh mesma coisa do CAI quando tiver perto da revisao vc tira o HPF e poe o normal
HPF não é como filtro de cone n ele é na medida pro ZETEC ROCAM
vc abre a caixa de captação de ar tira o normal guarda e poe o HPF
e pronto mano
so isso
e vice versa não precisa de adaptação como filtro de cone n

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por Felinto Sérgio em Sex Set 26 2008, 12:52

Esse HPF é tipo carpete né? Vi uns caras falando que não encaixa direito pw ele é menor que o original. Daí pode ficar buraco e passar sujeira. Vi um outro cara que disse que tirou aquela parte vermelha do original e pregou o HPF em cima e ficou bacana. Vou tentar o filtro e o CAI pra ver se meu carro fica mais esperto. Uns caras falaram que o carro fica mais morto na lenta. Isso confere?

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por duche em Sex Set 26 2008, 16:16

mais morto na lenta nada ta loko fica + esperto em todas as faixas porem a lenta quase n percebe melhora agora a média é o que mais se ganha
sobre o HPF o meu ficou 100% vedado sem nada pra complementar fechou certinho

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por Tar em Qui Dez 11 2008, 22:01

Como tira a orelha do sherek?

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por luciano_oz em Sex Dez 12 2008, 10:23

Tar escreveu:Como tira a orelha do sherek?

puxa com força pro lado, só toma cuidado quando soltar, vc não machucar a mão igual eu Sad

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por hostert em Sex Dez 12 2008, 11:38

onde acha esse filtro HPF, ele entao nao precisa de adaptaçao? da para instalar normal sem maoires problemas? qualquer instala? tem site que vende ele? da para indicar se sim?
o consumo melhora alem do desempenho?l

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por LeonardoHB em Sex Dez 12 2008, 11:44

Site do Filtro HPF: http://www.hpf-tuning.com/

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por RMP em Sex Dez 12 2008, 12:55

Hostert, se você optar pelo cônico as modificações são pequenas, basta apenas retirar a tampa do filtro original. A caixa do filtro permanece e ainda isola o ar quente do motor que poderia ir ao filtro conico.

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por igordmb em Sex Dez 12 2008, 17:56

legal os esquemas, pena que da uma trabalhera danada, quem sabe quando eu estiver trabalhando eu nao faça isso... tambem ja comecei a me informar sobre o supercharger

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por Tar em Sex Dez 12 2008, 20:55

Tirei o do meu hoje, e só puxei com força como falaram (não machuquei a mão)

Quero ver se o consumo realmente melhora, apesar que o meu esta super bom, da pra fazer 13 no alcool em rodovia sussegado.
Mas no meu próximo tanque vou colocar gasolina, pois recomenda-se a cada 5000 km usar um tanque de gasolina aditivada, e ele esta para completar os 5 mil. Então só vou poder tirar uma média no meu próximo, próximo tanque... ahuahuahuahua

eae Duche, vc ja fez o CAI?
Se fez posta umas fotos ae que eu me interessei

abraços,

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

Mensagem por arknjo em Seg Mar 02 2009, 20:37

Alguém faça um tuto com fotos. por favor.

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Re: PREPARAÇÃO PARA TUNNING

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