Chevrolet Celta perde água do radiador e culpa é da bomba de água
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Chevrolet Celta perde água do radiador e culpa é da bomba de água
Autor: Eber
27/12/2010
27/12/2010

Vários proprietários do popular Celta tem reclamado sobre seus veículos perderem água do radiador sem mais nem menos. O nível cai rapidamente, e nunca se nota água embaixo do carro. A revista Quatro Rodasfalou este mês sobre o assunto, chegando à conclusão de que o problema está na bomba de água.
Muitos só percebem o problema quando vão trocar a correia dentada. Nesta ocasião, o mecânico nota marcas de aditivo no bloco do motor, o que indica falta de água. O que acontece com os Celta 2008 em diante é que a bomba de água deles passou a ter base de plástico. Este plástico é resistente ao calor, chamado de baquelite.
Anteriormente, a bomba d’água tinha base de ferro, e o problema não acontecia, tanto que Celtas até 2007 não perdem água do radiador. Com o tempo, aquele plástico da base da bomba se resseca, e começa a vazar. Os vazamentos nunca são notados pois o calor do motor faz com que a água evapore.
Outro problema é que as concessionárias que notam o problema (nos carros ainda na garantia) acabam trocando a bomba por outra com base de plástico. Aí é só uma questão de tempo para que o carro comece a apresentar a situação anterior, de vazamento.
Muitos só percebem o problema quando vão trocar a correia dentada. Nesta ocasião, o mecânico nota marcas de aditivo no bloco do motor, o que indica falta de água. O que acontece com os Celta 2008 em diante é que a bomba de água deles passou a ter base de plástico. Este plástico é resistente ao calor, chamado de baquelite.
Anteriormente, a bomba d’água tinha base de ferro, e o problema não acontecia, tanto que Celtas até 2007 não perdem água do radiador. Com o tempo, aquele plástico da base da bomba se resseca, e começa a vazar. Os vazamentos nunca são notados pois o calor do motor faz com que a água evapore.
Outro problema é que as concessionárias que notam o problema (nos carros ainda na garantia) acabam trocando a bomba por outra com base de plástico. Aí é só uma questão de tempo para que o carro comece a apresentar a situação anterior, de vazamento.
Hugo Vinícius 51p · 1 dia atrás
No meu Celta 2007/08 perdeu a água todinha esses dias atrás. O problema era realmente a bomba d'água. Tinha um furo pequeno bem no meio dela...
Hugo Vinícius 51p [i] · 1 dia atrás[/i]
na bomba d'água. cara, mas como fiquei puto. eu pego estrada todos os dias (moro numa cidade e trabalho em outra), por sorte, nesse dia eu não precisei de ir ao trabalho, pois fui numa reunião na minha cidade mesmo.
quando tava voltando pra casa, aí me vem a surpresa. foi o maior sufoco com o carro pra levar o carro até o meu mecanico de confiança: era 12:30 (quente pra caralho aqui em goiania). o motor chegou numa temperatura que nunca tinha alcançado (metade da gradação, bem antes do ponto vermelho) e continuava subindo.
desliguei o carro, ficou só com a vetoinha ligada e a temperatura chegou no que deveria ser o normal (1/4 de gradação). esperei uns 15 min e fui me arriscar e abrir a tampa do radiador. não espirrou água nem nada, pois tava seco, seco, seco. e não é sem vergonhice não, faço toda a manutenção do meu carro, inclusive, tinha mandado limpar o radiador e colocar novo fluido refrigerante uns 2 meses antes.
liguei o carro, pedi água emprestado para uma sra. e coloquei no carro e vazou tudinho. coloquei de novo, fechei o capô do carro e levei o carro pra mecanica num medo de dar mais zica ainda. o escroto é que não deu problema até chegar lá. a temperatura do motor tava no que sempre foi
lá no mecanico, ele me falou que o problema era a bomba d'água que tava furada e que nunca tinha visto isso. Não sei descrever como é uma bomba, mas era um furo pequeno, coisa de 3, 4 mm, perto de umas pás, que, imagino eu, sejam responsáveis por forçar o fluxo da água.
sabe qq isso? é como os colegas disseram aqui no post: economia porca e quem paga a conta somos nós.
foi até bom eu saber que isso pode acontecer de novo, pra ficar velhaco com isso.
Fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br/chevrolet-celta-perde-agua-do-radiador-e-culpa-e-da-bomba-de-agua/

Sou eu no South Park!
"Se um dia disserem que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: a Arca de Noé foi construída por
amadores; profissionais construíram o Titanic..."
Novo KA 1.0 - Preto Ebony

Brvita- Administrador

- Número de Mensagens: 503
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Motorização/Cor: 1.0/Black - Preto Ebony
Código de Opcionais: SOMMA - KBB9
Re: Chevrolet Celta perde água do radiador e culpa é da bomba de água
Até onde o plástico vale à pena?
Por outro lado, este material deverá possuir durabilidade tal que esteja especificado no manual de manutenção do veículo, pois um vazamentos desses pode prejudicar todo o conjunto do motor.
Por outro lado, este material deverá possuir durabilidade tal que esteja especificado no manual de manutenção do veículo, pois um vazamentos desses pode prejudicar todo o conjunto do motor.

Eulalio- Administrador

- Número de Mensagens: 2403
Cidade/Estado: Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor: 1.0/Prata
Código de Opcionais: Básico
Re: Chevrolet Celta perde água do radiador e culpa é da bomba de água
hahhahah fala isso pra uma montadora hehehhe, o nosso se não me engano tem o mesmo problema! começou vindo com os de metal e agora é plastico, pelo menos eu já tive que trocar um meu e era de metal e quando fui comprar outra em concessionaria veio de plastico e questionei, e a resposta foi: amigo, agora todas as bombas são de plastico, se quiser de ferro só mercado paralelo!
ai te pergunto, sera mesmo que peça original é sempre a melhor opção!? aquele famoso paralelo que sempre dizem dar defeito mais rapido sera que é verdade?!
ai te pergunto, sera mesmo que peça original é sempre a melhor opção!? aquele famoso paralelo que sempre dizem dar defeito mais rapido sera que é verdade?!

Vogel Design- Moderador

- Número de Mensagens: 9401
Cidade/Estado: São Paulo / SP
Motorização/Cor: 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais: Tudo que for possivel
Tópicos similares» Bomba a Vacuo
» Caminhão Chevrolet 3/4 1951
» Chevrolet Celta perde água do radiador e culpa é da bomba de água
» Comparativo Ford Ka 1.0 Flex x Chevrolet Celta Life 1.0 Flexpower
» Duelo de compactos: Chevrolet Celta X Ford Ka (04/01/09) Vrum TV (SBT)
» Caminhão Chevrolet 3/4 1951
» Chevrolet Celta perde água do radiador e culpa é da bomba de água
» Comparativo Ford Ka 1.0 Flex x Chevrolet Celta Life 1.0 Flexpower
» Duelo de compactos: Chevrolet Celta X Ford Ka (04/01/09) Vrum TV (SBT)
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: