Calculo para aro 17". Vc se enquadra na resolução 262 do Contran?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Calculo para aro 17". Vc se enquadra na resolução 262 do Contran?

Mensagem por romrj em Qua Jan 05 2011, 10:41

Bom,

Não costumo postar muito aqui no fórum mas acompanho com certa frequência, tenho também um Ka tirando o consumo estou satisfeito...Shocked
Estou pra colocar um aro 17” Noova NV10 ( não é o Black Diamond) com pneus 205/40, acontece que andei fazendo alguns calculos de acordo com a resolução 262:

Art. 8º Ficam proibidas:
I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
II - O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;

Como o offset da roda é 40 acredito que não vai ultrapassar o limite do paralamas, mas pegou no “ aumento ou diminuição do diametro externo...

Pelos meus cálculos ficaram o seguinte. Pneu do meu carro:

165/70 R13
Largura: 165mm
Altura= 165x0,7 = 115,5
Diametro= 13 x 25,4 = 330
Diametro externo é igual a 2x altura + diametro
logo: 2 x 115,5+ 330 = 561mm

Consultei na ford e as maiores medidas do conjunto Pneu/Roda que saem no Ka é:
175/65 R14 Calculando
Largura: 175mm
Altura= 175x0,65 = 113,7
Diametro= 14 x 25,4 = 355,6
2 x 133,7 + 355 = 582mm ( Não pode ultrapassar) Evil or Very Mad

Calculo para aro17”
205/40 R17
Largura: 205mm
Altura: 205x0,4 = 82mm
Diametro= 17 x 25,4 = 431,8
2 x 82 + 432 = 596mm

Sendo assim as medidas para o aro 17” estaria por muito pouco fora do padrão, logo os “homi” podem implicar. Procurei mas não achei pneu com largura ou perfil menor para tentar diminuir a medida externa e não ultrapassar os 582mm.
O mas fácil seria a nossa querida ford fazer o Kazinho sair com 175/70 R14 que ai subiria a medida para 600mm e nossos queridos aros 17” não estariam fora da lei!! Twisted Evil
Ou então não parei pra calcular as medidas para o aro16, mas acredito que não teria problema.

Gostaria de saber o que o pessoal pensa disso? Dane-se vou continuar a andar de aro 17” ou 16” passa a ser uma boa opção?

Assim que estiver com as rodas coloco fotos!

Vlw

romrj
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 405
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KBD1 + Kit Somma + aro 17"+ xenon 6000k + Noise N1-4

Re: Calculo para aro 17". Vc se enquadra na resolução 262 do Contran?

Mensagem por robshow em Qua Jan 05 2011, 11:00

vc acha mesmo que se for parado o policial vai saber o diametro em milimetros da roda original do ka ? kkkkkkk
se vc disser q veio com aro 15 ele engole.

eu tenho 16, com pneu /40 e é legal \o/

acho linda essa NV10 no aro 18 e toda cromada...

mete as 17 com pneu /40 e ja era, vc não estará fora da lei.

robshow
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1387
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0 Flex Vermelho Bári
Código de Opcionais : AR+DH+VE+TE+RODA 16+COURO+SUB BOMBER 10+CORNETA+TWEETER+SENSOR DE RE+Silver Vision+mascara+GPS+Soleira+DVD+TV DIGITAL+Film G20 trancado+detalhes cromados (KPE9)

http://www.rbacarin.com.br

Mensagem por romrj em Qua Jan 05 2011, 11:05

Robshow...

Também tenho certeza que a puliçada não vai saber, a partir do momento em que você demonstra conhecer um pouco do que tá falando acaba até convencendo a pessoa que está certo!!hahahaha

Pensei mas na possibilidade de no momento de vistoria no Detran não precisar tirar as 17", afinal não sei nem se o pessoal costuma fazer isso!!

vlw,

romrj
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por robshow em Qua Jan 05 2011, 11:10

aqui em sampa não precisa fazer vistoria todo ano, não sei aí no rio...
vistoria do detran é outra história, lá eles podem ter alguém que manje de especificações técnicas e pode dar problema.

eu lembro q uma vez o vogel me disse foi parado numa blitz, e implicaram com as 17 dele, e ele disse justamente que vinha com 15 de fabrica, a lei permitia ele alterar até tal medida sem problema e num pegou nada.

robshow
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1387
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0 Flex Vermelho Bári
Código de Opcionais : AR+DH+VE+TE+RODA 16+COURO+SUB BOMBER 10+CORNETA+TWEETER+SENSOR DE RE+Silver Vision+mascara+GPS+Soleira+DVD+TV DIGITAL+Film G20 trancado+detalhes cromados (KPE9)

http://www.rbacarin.com.br

Mensagem por Vogel Design em Qua Jan 05 2011, 15:32

exatamente, segundo os HOMI! heheheh eles consideram o seguinte, se vc sai com o carro original com roda 13" então teoricamente se vc subir 2" de aro de roda vc vai manter as medidas originais! logo vc consegue se livrar facil com policiais menos avisados, afinal o ka sai no máx. com 14" então no caso do robshow ta tudo ok roda aro 16" quando me pararam eu falei que meu carro veio com 15" de fabrica! e 2" era permitido segundo o que eu tinha lido e fui liberado (mas meu carro veio com 13") agora esta agendado e até o fim do mês chega meu novo documento já regularizado rodas, suspenção, freios especiais, escape especial, motor preparado, xenon e intrumentos de painel! ai posso ser parado quantas vezes quiser que no documento ta tudo legal! isso claro, a partir de fevereiro heheheh

Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel

Mensagem por Vogel Design em Qua Jan 05 2011, 15:34

a, e olha que meu carro acredito eu é um dos que mais estão mexidos no clube, moro em pleno centro de são paulo e ainda não tive grandes dores de cabeça com policia (só pequenos esculachos e coisas do tipo, e geralmente elogios do tipo, porra, carro bacana, ou coisas do tipo, que retrovisor é este!?)
se quiser é só dar uma olhada!
http://www.clubedonovoka.com/t3990-transformacao-ford-ka-rs

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por Rafael...... em Qua Jan 05 2011, 22:13

Cara isso é muito estranho pois em brasilia tem um valor minimo que pode ultrapassar, se não me engano , é de 5 MM pode ultrapassar

Mas vou tenta legalizar minha suspensão rebaixada, só to querendo vender minhas rodas originais, mas to com medo arrumei 500 reais nelas.

Rafael......
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1769
Cidade/Estado : DF Taguatinga
Motorização/Cor : 1.0 Branco
Código de Opcionais : Basico

Mensagem por romrj em Qui Jan 06 2011, 07:38

Vogel Design escreveu:exatamente, segundo os HOMI! heheheh eles consideram o seguinte, se vc sai com o carro original com roda 13" então teoricamente se vc subir 2" de aro de roda vc vai manter as medidas originais! logo vc consegue se livrar facil com policiais menos avisados, afinal o ka sai no máx. com 14" então no caso do robshow ta tudo ok roda aro 16" quando me pararam eu falei que meu carro veio com 15" de fabrica! e 2" era permitido segundo o que eu tinha lido e fui liberado (mas meu carro veio com 13") agora esta agendado e até o fim do mês chega meu novo documento já regularizado rodas, suspenção, freios especiais, escape especial, motor preparado, xenon e intrumentos de painel! ai posso ser parado quantas vezes quiser que no documento ta tudo legal! isso claro, a partir de fevereiro heheheh

Vogel,

Essa de subir 2" não sabia, isso pode ser uma maneira mais fácil que os HOMI (hehehee) acharam pra saber se a medida usada ultrapassou o limite ou não, pela resolução pra tirar a "prova real" só fazendo os cálculos mesmo...no olhômetro ou achometro complica!!!
Cara dei uma olhada na sua KAranga ( apelido no meu), tá show...parabéns! Com relação aquele spoiler, já tem previsão de venda?

Robshow escreveu:aqui em sampa não precisa fazer vistoria todo ano, não sei aí no rio...
vistoria do detran é outra história, lá eles podem ter alguém que manje de especificações técnicas e pode dar problema.

eu lembro q uma vez o vogel me disse foi parado numa blitz, e implicaram com as 17 dele, e ele disse justamente que vinha com 15 de fabrica, a lei permitia ele alterar até tal medida sem problema e num pegou nada.

Aqui no RJ a vistoria no detran é anual sim!!

Rafael escreveu:Cara isso é muito estranho pois em brasilia tem um valor minimo que pode ultrapassar, se não me engano , é de 5 MM pode ultrapassar

Mas vou tenta legalizar minha suspensão rebaixada, só to querendo vender minhas rodas originais, mas to com medo arrumei 500 reais nelas.

Rafael,

Cara se este valor que você está falando é comparando com o aro original e mesmo ultrapassando em 5mm ainda não é considerado proibido beleza...me surgiu esta dúvida ontem.

Achei um tópico do amigo Robshow em que ele coloca um site da ABC Pneus que faz os cálculos e informa se é possível fazer a conversão ou não! Fiz o calculo usando como base as medidas de Roda/Pneu do aro 14 e passando a usar o aro 17 com medidas 205/40 informa que é possível SIM, pois tem uma Tolerância máxima pra + ou pra - de 3%.

Uma coisa é certa, se pararem na rua ou você faz os cálculos e mostra no papel que não infringiu nenhuma regra, ou tenta quebrar na idéia e se safa da situação!
Certo é que vou colocar as 17" podendo ou não...

Valeu,

romrj
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por dinho2k2 em Qui Jan 06 2011, 10:23

Manda Bala... eu já prei em comando da policia Rodiviaria Federal com minhas rodas 17 205/40 e nem comentaram nada... não estão nem ae... só chegar na humildade que não pega nada....

Mas vale a desculpa de falar que saiu com aro 15 de fabrica seu ka caso complica.

dinho2k2
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 12
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : Ka 1.6 - Preto
Código de Opcionais : DH, AR, Rodas 17, TE, VE, FM, Couro, Xenon + Body Kit

Mensagem por Vogel Design em Qui Jan 06 2011, 17:03

heheheheh então, eu já fui parado até que algumas vezes rasoavéis, desço muitas vezes pra santos (pois morava la ai etm niver de amigos e etc e agora minha mãe esta morando la, então vou visita-la) e de vez em quando me enchem o saco, mas tranquilo, nunca conseguiram achar nada hehehe! e olha que andei 2 anos (todo dia) com a minha carta caçada (pois vendi um carro que tinha pra comprar o ka e o novo dono nunca nem se quer pagou o financiamento do carro e nunca passou pro nome dele, me dando 47 pontos na carteira que agora esta resolvido) e nem por isso rodei, e olha que já cheguei a tomar enquadro de pegarem documento e baixar no sistema e tudo e me liberarem hahahhaha

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por Vogel Design em Qui Jan 06 2011, 17:04

sobre o lance dos spoilers ainda não tenho muita previsão mas acredito que até o meio do ano esteja pronto pra venda, ai tera anuncios no site!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por Rafael...... em Sab Jan 08 2011, 00:00

dinho2k2 escreveu:Manda Bala... eu já prei em comando da policia Rodiviaria Federal com minhas rodas 17 205/40 e nem comentaram nada... não estão nem ae... só chegar na humildade que não pega nada....

Mas vale a desculpa de falar que saiu com aro 15 de fabrica seu ka caso complica.

Fala, que tem o ford KA ST uma serie especial que sai com rodas 15.

Posta fotos do seu carro po.

Rafael......
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1769
Cidade/Estado : DF Taguatinga
Motorização/Cor : 1.0 Branco
Código de Opcionais : Basico

Mensagem por Vogel Design em Sab Jan 08 2011, 19:09

é o que falo as vezes, mas nem pega nada! é mais facil te pentelharem que teu carro ta baixo que com roda grande hehhe

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por Nenzinho em Qui Fev 24 2011, 16:59

Noussa qnta enrolaçao !
metade dos policiais passado em concurso, passaram bebados !
nao se preocupe erraram o calculo se algum ele fizerem, que seria nunca ;D

Nenzinho
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 32
Cidade/Estado : Rio branco - Ac
Motorização/Cor : 1.0 PRATA
Código de Opcionais : suspensao e aro

Mensagem por Vogel Design em Qui Fev 24 2011, 19:33

heheheh bom, depois do carnaval to tranquilo que chega meu documento novo ehehehhe segunda to indo fazer a inspeção no inmetro!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 09:57

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: