GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

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GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por Robin-H00D em Seg Ago 25 2008, 15:27

E ai Galera,

Tomei uma atitude um tanto corajosa, coloque um kit Gás(GNV) no meu ka com o cilindro de 10 m³, ele ficou mais fraco porem muito mais econômico, agora fiz 16,69 km/m³ e 17,86 km/m³ nas duas primeiras medições.

Estudei muito antes de me decidir e apesar do aumento do gás pelo governo vi que ainda é vantagem ter um carro GNV, após muitos cálculos e consulta a concessionária resolvi arriscar.
A concessionária disse que eu perderia a garantia apenas no que estiver relação direta com o Kit GNV, e as duas revisões grátis eu não perderia, vou fazer a primeira mês que vem, em fim, como estou com o carro já a mais de 5 meses sem problemas resolvi arriscar em prol do custo beneficio, pois moro em Camaçari-BA e trabalho em Salvador, são cerca de quase 100 km diários.
Estou ainda testando o carro após o kit, qualquer coisa eu posto pra vcs.
Quem ficar interessado em mais detalhes é só falar.

Abraços,


Robson Dantas
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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por LeonardoHB em Seg Ago 25 2008, 15:33

Mto bom... um assunto novo para debatermos aqui no fórum...

Acho que o problema é a diminuição de porta-malas... rs

Falows!

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por Robin-H00D em Seg Ago 25 2008, 15:42

LeonardoHB escreveu:Mto bom... um assunto novo para debatermos aqui no fórum...

Acho que o problema é a diminuição de porta-malas... rs

Falows!

Também achei que seria problema, mas parei e pensei, eu só encho esse porta malas quando faço compras, uma ou duas vezes no mês e comparado a economia te digo, é melhor colocar 4 sacolas de compra no banco traseiro e rodar a R$ 0,10 centavos por km que ter um porta mala que fica quase o tempo todo vazio.
E pra falar a verdade ocupou menos do que eu pensavam, pelo menos quanto a isso ainda não me arrependi.

Abraços,
Robson Dantas

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por Túlio em Seg Ago 25 2008, 16:43

Eu não entendo nada disso... muito menos desses números (porem muito mais econômico, agora fiz 16,69 km/m³ e 17,86 km/m³ nas duas primeiras medições).

Teria como dizer qual o preço do quilômetro rodado?

Grato.


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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por LeonardoHB em Seg Ago 25 2008, 16:56

Ele disse no post de cima... R$0,10 por km rodado!

Falows!

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por Túlio em Seg Ago 25 2008, 17:20

Ô pressa danada a minha... falta de atenção.... depois batem no meu carro e eu não sei pq... se estivesse atento, teria engatado a primeira e escapado do barbeiro! hahahaha

Valeu!

Mas não tem gente aí que consegue 0,13 no álcool?
De quanto é o investimento pra colocar GNV?
Economicamente será que vale à pena realmente?
Façamos esta conta.

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por Robin-H00D em Ter Ago 26 2008, 11:39

Túlio escreveu:Ô pressa danada a minha... falta de atenção.... depois batem no meu carro e eu não sei pq... se estivesse atento, teria engatado a primeira e escapado do barbeiro! hahahaha

Valeu!

Mas não tem gente aí que consegue 0,13 no álcool?
De quanto é o investimento pra colocar GNV?
Economicamente será que vale à pena realmente?
Façamos esta conta.

Isso vai depender do valor do álcool na sua região, aqui por exemplo com álcool ficaria mais de R$ 0,18, a formula desse calculo é Valor do Combustivel/KMs Rodado com 1 Litro, ex:
GNV - R$ 1,73 / 17,86 Km = R$ 0,0968/Km
Álcool - R$ 1,79 / 9,6 Km = R$ 0,1864/Km
Gasolina - R$ 2,68 / 12,5 Km = R$ 0,2144/Km

Eu paguei R$ 1200 pelo kit com cilindro de 10m³ + a liberação do IMETRO R$ 100 + Detran R$ 30

Abraços,

Robson Dantas

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por Geraldo em Ter Ago 26 2008, 16:25

Tive carro a gás na época que uma conversão custava mais de R$ 2 mil, mas o metro cúbico do gás custava R$ 0,70. Hoje em dia o álcool consegue fazer a vez de combustivel barato. tomara q isso dure bastante...pq o gás já é vendido por R$ 1,60

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por Fernando FMGJ em Qua Out 08 2008, 14:05

Da mesma forma que o Geraldo, tive GNV no meu último carro, instalei na BIGÁS quando o metro custava 0,70 também e o kit saiu por 2200,00 e nunca tive problemas ( nenhum mesmo ) e o kit se pagou em menos de 6 meses pois na época eu rodava muuuuuuuuito com o carro. Não pretendo colocar GNV no Kazim porque pelo menos aqui no RJ a situação se inverteu ao ponto de se achar álcool por 1,40 e gás a 1,70 .
Mas pra quem anda muito, muito mesmo ainda vale a pena porque o carro fica mais econômico, mas o chato é que fica mais fraco também, infelizmente.

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por Felinto Sérgio em Qui Out 09 2008, 09:17

Um kazinho 1.0 com gás deve rodar pra caramba, mas em compensação pegando uma serra com ar ligado e cinco pessoas dentro. uhahauuha. Passa mal.

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por fabio.mfp em Seg Nov 10 2008, 18:37

Um vizinho meu, engenheiro da Ford, q tb vai td dia pra Camaçari (fabrica) colocou GNV no dele, mas eh 1.6 o dele.

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por vinribeiro05 em Sab Dez 20 2008, 20:40

Sou novo aqui no fórum! Quero colocar GNV no meu KA. Alguns não aconselham por causa do coletor que é de plástico, outros por causa do motor zetec rocam? Outros dizem que existe um reforço do coletor, que não teria problema instalar GNV. Outros falam que os novos kit´s GNV já possuem tecnologia para o motor zetec rocam? Alguém pode me orientar? Grato.

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por sougb em Sab Dez 20 2008, 22:21

Alguém pode postar a foto do porta malar para vermos como fica?

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por Cesar em Dom Dez 21 2008, 02:10

gostaria de ver fotos também!

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por igordmb em Dom Dez 21 2008, 06:32

se vale a pena por que nao?

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por Sanvido em Ter Jan 06 2009, 20:31

Eu tive um Fiesta Street com kit GNV instalado aos 3000km. O pessoal da concessionária disse a mesma coisa: que o carro só perderia a garantia se o problema tivesse sido causado pelo kit.
Com 34000km a hélice da ventoinha soltou e perfurou o radiador, fazendo com que o motor fundisse. O consultor da concessionária disse que o problema não tinha relação com o gnv, nas a Ford não autorizou o reparo!!! Resultado: um carro com cerca de 1 ano de uso e eu tive que ga$$$tar para fazer o motor!!!
Não confiem na informação dos consultores!!!

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por marcelo em Ter Jan 06 2009, 21:38

Na auto-escola onde eu tirei carteira as pessoas odiavam carro a gás. Ainda mais em carro 1.0, onde a potência já é baixa, com a perda natural que ocorre quando se usa este combustível, disseram que o carro fica impraticável.

Você notou muita perda de potência?

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por igordmb em Qua Jan 07 2009, 02:05

e mesmo, como e que ta o desempenho do carro?

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por Robin-H00D em Qua Jan 07 2009, 13:46

Não perde muito não, eu uso álcool ou gnv e a diferença é pouca, dá para notar mas o carro anda bem em qualquer situação, eu instalei o Ar condicionado nele, ai sim ficou fraco no gnv, mesmo assim da pra andar, mas na cidade transito ruim ando no álcool quando quero usar ar condicionado.
Depois mando foto da mala.

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por marcelo em Ter Jan 13 2009, 07:13

O GNV tem aquele lance da chavinha pra você escolher a qualquer momento se usa o tamque de líquido ou de gás?

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por jefer em Ter Jan 13 2009, 10:18

Álcool barato faz motoristas de três capitais desistirem do gás natural


Em São Paulo, o preço do GNV subiu, em um mês, cerca de 18%.
Quem fez conversão precisa rodar 260 mil km para recuperar investimento.

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por Juliana em Ter Jan 13 2009, 11:10

QUe bacana hein, hoje em dia, como mostrado aí na reportagem, não está valendo a pena instalar o GNV, mas sei lá sabe....Tudo é mercado de risco...hoje tá bom o álcool, amanhã não mais...e assim vai pra todos....o GNV única coisa que acho foda é que ainda não abaixou o custo de instalação dele...acho que já tava na hora...ainda mais agora que não tá mais compensando taaaantooo colocar.

Fora isso se fosse acessível e o retorno não fosse tão a longo prazo eu colocaria.....não só pela economia, até pq o cara tem que visar isso pq o rendimento cai mesmo, mas tbm pela vida útil do motor, escapamento, óleos, etc etc....td ajuda e se conserva mais.

Bacana...

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por Robin-H00D em Ter Jan 13 2009, 11:49

marcelo escreveu:O GNV tem aquele lance da chavinha pra você escolher a qualquer momento se usa o tamque de líquido ou de gás?
Tem Sim, e a mudança é imediata, já aconteceu caso de numa ultrapassagem em situação de emergencia, eu precisar de potencia para avançar rapido e ao desligar o GNV na mesma hora o alcool entra e o carro avança, parece até aqueles carros que o cara liga o Nitro e o carro avança.
Dessa forma vc pode escolher livremente o combustivel que quer usar, AL,GAs e GNV.
E muita gente não sabe mas como Juliana falou, o GNV aumenta a vida útil de varios componentes do carro pois é um combustivel limpo, por outro lado vc precisa usar uma vez por dia por uns 2 km combustivel liquido(al ou gas) para molhar o sistema, pois o GNV é seco(gasoso).
Quanto ao preço de instalação acredito que vai cair sim, já caiu em muito lugar, eu mesmo paguei apenas 1200, acho que foi barato, o cilindro de 10, e estou satisfeito, acho que o GNV vai voltar a valer ainda esse ano, e quem instalar nesse período ruim vai se dar bem.

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por igordmb em Ter Jan 20 2009, 01:05

o problema do gnv e que ele carboniza mais o motor

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por Renato F. em Ter Jan 20 2009, 09:48

Igor, Muito pelo contrário, o GNV é tido como um combustível limpo por causa da sua baixa relação Carbono/Hidrogênio. Na pratica isso significa mais vapor de água e menos gas carbonico, monoxido de carbonico, e particulado nos gases de escape do carro.
Por isso no Brasil se fala tanto em gás nos ultimos anos. Não é só pra carros não, mas as industrias estão substituindo o óleo combustível por gás, reduzindo assim particulado nos fornos, caldeiras, e ainda com o benefício ambiental.

Abs,

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por Dorian em Ter Jan 20 2009, 09:59

motor a gas anda mas quente?!

é o q me falaram q os carros com kit gás trabalham em temperatura maior!!! se realmente for, a vida util do motor almenta por um lado e diminui pelo outro entao!!!

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por Renato F. em Ter Jan 20 2009, 22:04

Dorian,

Isso é verdade. A explicação é simples. O alcool e a gasolina entram no motor nebulizado, em pequenas, bem pequenas gotículas de combustível. Quando entram em contato com o cilindro elas roubam um pouco do calor do motor e aí vaporizam-se.
É assim que modelamos o motor, sob o ponto de vista termodinâmico na engenharia mecânica. Essa troca não é desprezível, como pensamos com nossa intuição.
Já o gás não tem esse poder de "refrigeração".

Abs,

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por igordmb em Qua Jan 21 2009, 00:03

Renato F. escreveu:Igor, Muito pelo contrário, o GNV é tido como um combustível limpo por causa da sua baixa relação Carbono/Hidrogênio. Na pratica isso significa mais vapor de água e menos gas carbonico, monoxido de carbonico, e particulado nos gases de escape do carro.
Por isso no Brasil se fala tanto em gás nos ultimos anos. Não é só pra carros não, mas as industrias estão substituindo o óleo combustível por gás, reduzindo assim particulado nos fornos, caldeiras, e ainda com o benefício ambiental.

Abs,

rapaz, se ta certo, to olhando na internet agora e fala que o gnv quase nao carboniza ou nao carboniza nada... fiquei espantado porque quem me falou que carboniza foi um vizinho meu que ja trabalhou como mecanico
imagina colocar um carro nao mao dele

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por Angelo em Qua Jan 21 2009, 11:02

Cuidado com o vizinho rsss... Arriscado

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

Mensagem por Dorian em Qui Jan 22 2009, 11:30

Renato F. escreveu:Dorian,

Isso é verdade. A explicação é simples. O alcool e a gasolina entram no motor nebulizado, em pequenas, bem pequenas gotículas de combustível. Quando entram em contato com o cilindro elas roubam um pouco do calor do motor e aí vaporizam-se.
É assim que modelamos o motor, sob o ponto de vista termodinâmico na engenharia mecânica. Essa troca não é desprezível, como pensamos com nossa intuição.
Já o gás não tem esse poder de "refrigeração".

Abs,


ha ta, vlw pela dica, então pra longo prazo não é viável o GNV não hora!!! pois com o aumento da temperatura ocorre o ressecamento das borrachas, mangueiras que podem causar a quebra dessas partes com a vibração, e prováveis problemas com o sistema de refrigeração, e o nosso carro não tem nem marcador de temperatura só avisa quando a situação já ta feia!!!

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Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !

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