"INSPEÇÃO VEICULAR AMBIENTAL" - atualizando conforme procedimentos

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"INSPEÇÃO VEICULAR AMBIENTAL" - atualizando conforme procedimentos

Mensagem por Shu-Sha em Seg Fev 07 2011, 11:36

Fala pessoas!!!!

Meu povo 2011 iniciando e com ele chegam o IPVA, licenciamento, DPVAT e para os que moram em São Paulo/Capital, existe a temida e ridícula "INSPEÇÃO VEICULAR AMBIENTAL" carinhosamente apelidada de CONTROLAR, por vinculo com a empresa responsável pelos procedimentos.

Pelo site da CONTROLAR o procedimento é simples e rápido (vide www.controlar.com.br), porém sabemos que existem problemas para pessoas com carros não originais esteticamente.

Para aqueles que optaram por uma motorização diferente, dotados de turbo compressores, filtros esportivos, cabos e velas de alto desempenho, o problema é fácil de ser resolvido mediante a regularização do sistema todo perante o DETRAN. Mas para aqueles que optaram por uma modificação mais estética, especificamente o sistema de escapamento, o problema começa aí.

De acordo com o site, o programa inspeciona todos os veículos registrados no município de São Paulo. O objetivo é reduzir a poluição do ar e assim melhorar a qualidade de vida de todos os paulistanos.

Vou postar aqui, um tutorial com fotos e vídeo de como foi feita a inspeção veicular no meu carro e em que condições este carro se encontrava no momento da inspeção. Vou tentar fazer a inspeção sem retirar nenhuma das modificações.

Ficha técnica:

FORD NOVO KA - ANO: 2009/2010 - MOTOR ZETEC ROCAM 1.0 – FLEX

MODIFICAÇÕES: FILTRO DE AR IN BOX (FABRICANTE IN FLOW), MANGUEIRA DE SILICONE PARA ADMISSÃO DE OXIGENIO COM BITOLA DA Ø 3", ABAFADOR ESPORTIVO ISSOTA FIGHTER, HALLMETER CONECTADO A SONDA LAMBDA.


EXPLICAÇÕES:

O Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso I/M- SP foi definido pelas Leis Municipais nº 11.733 de 27 de março de 1995, n°12.157 de 09 de agosto de 1996 e nº 14.717 de 17 de abril de 2008 e pelas resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA e está previsto no Artigo 104 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB.

O Programa mede nos automóveis e motocicletas os níveis de CO, CO2 e HC e nos veículos a diesel mede os valores de opacidade e de material particulado cujos limites são estabelecidos na Portaria 129/SVMA-G/2010.


INSPEÇÃO VISUAL

Nesta etapa o inspetor verifica o estado aparente dos itens de controle de emissão, de acordo com cada marca, modelo e ano do veículo.

Os itens avaliados são:


•Sistema PCV (recirculação de gases do cárter) ausente ou danificado;
•Fixação, conexões e mangueiras do sistema PCV, irregulares;
•Sistema EGR (recirculação de gases de escapamento) ausente ou danificado;
•Fixação, conexões e mangueiras do sistema EGR, irregulares;
•Cânister ausente ou danificado;
•Fixação, conexões e mangueiras do cânister, irregulares;
•Presença, tipo de aplicação e fixação do catalisador, irregulares;
•Presença, fixação e conexão elétrica da sonda lambda, irregulares;
•Sistema de injeção de ar secundário ausente ou danificado;
•Fixação da bomba e/ou conexões do sistema de injeção de ar secundário, irregulares;
•Existência de dispositivos de ação indesejável e adulterações do veículo que comprovadamente prejudiquem o controle de emissões;
•Falta da tampa do reservatório de combustível (principal e secundário nos veículos com motor flexíveis – álcool /gasolina e/ou álcool), ou de qualquer dos reservatórios dos diversos tipos de óleo do veículo, fluido de freio ou de arrefecimento, e da direção hidráulica, quando visíveis;
•Lâmpada (LIM) indicando funcionamento irregular do motor;
•Avarias, ausência ou estado avançado de deterioração de encapsulamentos, barreiras acústicas e outros componentes que influenciam diretamente na emissão de ruído do veículo, previstos para a marca/modelo/versão do veículo.
Se o veículo não estiver em conformidade com ao menos um dos itens avaliados, será REPROVADO, mas mesmo assim é encaminhado para a medição de gases.


•Motor com a instalação de turbo compressor ou similar que não apresente dispositivos de controle de emissão de poluentes conforme a marca, modelo e ano de fabricação do veículo;
Se for constatada alguma das irregularidades acima, o veículo será REPROVADO, mas mesmo assim fará a medição de gases.

Observação: A checagem da lâmpada LIM (Lâmpada Indicadora de Mau funcionamento), é o meio visível que informa ao condutor do veículo um mau funcionamento no sistema de controle de emissões de poluentes. A checagem na inspeção inicia-se ao girar a chave de ignição, momento que a lâmpada no painel ascende, e logo após a partida, que é apagada. Se a lâmpada LIM não ascender ao girar a chave e continuar apagada, logo após o motor funcionar, o veículo é REPROVADO. Se a lâmpada ascender em algum momento durante a aceleração a 2.500 rpm (rotações por minuto) ou na marcha lenta, o veículo é REPROVADO. Se a lâmpada ascender ao girar a chave de ignição e continuar ligada na inspeção, o veículo também é REPROVADO.


INSPEÇÃO COMPUTADORIZADA

Nesta etapa são medidos os níveis de CO, CO2, HC e o fator de diluição, para em seguida, comparar com os limites que aprovam o veículo, estabelecidos na Portaria 129/SVMA-G/2010.

No veículo movido por mais de um combustível, os testes são feitos com o GNV e com combustível líquido (gasolina e/ou álcool).

Antes de realizar a emissão de gases, o inspetor verifica a rotação de marcha lenta. Se o valor encontrado para a marcha lenta estiver fora da faixa especificada, o veículo é REPROVADO, porém mesmo assim é submetido à medição das emissões dos gases.

A medição de emissões segue as etapas abaixo:


•O sensor magnético de rotação é fixado no motor e o capô é deixado encostado;
•A sonda é posicionada no escapamento após a medição de rotação estiver medindo.
•O veículo é acelerado durante 30 segundos em velocidade angular constante de 2500 ± 300 RPM para descontaminação do óleo do cárter e logo após faz a medição.
•O equipamento efetua a medição em regime de marcha lenta e calcula o fator de diluição dos gases de escapamento. Se o fator de diluição for maior que 2,5 o processo será repetido. Se o valor elevado persistir, o veículo é considerado REPROVADO;
•Se a emissão de HC for superior a 2.000 PPM em qualquer momento da medição, a inspeção é interrompida e o veículo também será REPROVADO;
•Avaliação dos resultados de acordo com os limites estabelecidos. Em seguida, o equipamento realiza as medições sob regime de marcha lenta. Os veículos aprovados recebem o certificado de aprovação e o selo é colado no pára-brisa do carro. Caso o veículo foi selecionado para ser encaminhado ao MNS, o Certificado de Aprovação só será entregue e colado o selo no pára-brisa após a aprovação na medição de ruído;
•O Certificado de Aprovação deve informar os limites e os valores obtidos nas medições de rotações dos gases poluentes, fator de diluição e ruído;
•O Relatório de Inspeção deve informar os limites e os valores obtidos nas medições (quando medidos), o(s) item(ns) de rejeição não atendido(s) na pré-inspeção visual ou o(s) item(ns) de reprovação na inspeção visual.
Os veículos aprovados nessa etapa e selecionados para realizar a inspeção de ruído com decibelímetro, seguem para a medição de RUÍDO, última.


INSPEÇÃO DE RUÍDO

IMPORTANTE:

Para a inspeção de ruído os veículos serão selecionados de duas formas distintas: aleatoriamente via sistema ou designação do inspetor veicular conforme a Portaria 129/SVMA-G/2010.

A inspeção de ruído é iniciada junto com a pré-inspeção visual, na primeira etapa, logo após a digitação dos dados do veículo, na área de inspeção no piso azul.

O veículo será acelerado por três vezes até a metade do curso do acelerador e será realizada uma pré-análise auditiva onde se verifica timbres e níveis de ruído considerados anormais para seu modelo ou versão.

Também são verificadas anormalidades que possam influir na emissão de ruído, como peças não originais ou com características não aplicáveis ao seu modelo ou versão.

Se o veículo for aprovado na Inspeção Visual e na Inspeção de Computadorizada, mas apresentar alguma anomalia na inspeção de ruído, o mesmo será submetido ao teste via MNS (Medidor de Nível de Som).

O veículo selecionado na primeira etapa da inspeção realizará a Medição de Nível de Som com o decibelímetro, como segue:


•O veículo será posicionado na área de ensaio específica, com o motor em sua temperatura normal de trabalho e a alavanca de mudança das marchas na posição neutra e sem o acionamento da embreagem.
•O motor será mantido em marcha lenta, para a medição do ruído nesta condição (RML – Ruído Marcha Lenta).
•Em seguida o veículo será acelerado até a rotação máxima definida para o teste, e bruscamente desacelerada para a condição de marcha lenta novamente.
Caso seja constatada alguma anormalidade no funcionamento do motor durante a medição de ruído, o veículo será considerado REJEITADO na Inspeção Ambiental Veicular.

Se os níveis de ruído medidos forem superiores ao limite estabelecido, o veículo será considerado REPROVADO na Inspeção Ambiental Veicular.

Se os níveis de ruído estiverem de acordo com os limites estabelecidos e não for constatada nenhuma anormalidade durante a medição de ruído, o veículo será considerado APROVADO na Inspeção Ambiental Veicular.

Os limites aplicáveis são de 95 db para veiculos de passageiros até 9 lugares e veiculos de uso misto derivado de automoveis com motor dianteiro e de 103 db para veiculos de passageiros até 9 lugares e veiculos de uso misto derivado de automoveis com motor traseiro.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Há alguns itens importantes que são observados antes de levar o veículo a um dos Centros de Inspeção:


•Ausência ou sem operação da haste/ amortecedor do capô;
•Freio a disco ou a tambor inoperantes ou deficientes;
•Ausência da grade dianteira do motor abaixo do capô com a ventoinha do sistema de arrefecimento aparente;
•Freio de mão inoperante e/ ou veículo automático com motor acelerado e freio de mão deficiente;
•Tampa do reservatório de arrefecimento rachado ou danificado;
•Fita isolante ou qualquer outro artifício não original que utilize para evitar a verificação do sistema de admissão;
•Sistema de admissão original faltando componentes ou com conexões irregulares;
•Sistema de admissão com filtro de ar esportivo com conexões irregulares;
•Escapamentos reparados com qualquer tipo de massa;
•Estouros no escape durante a aceleração na inspeção ambiental veicular.
Se for constatada pelo menos uma das irregularidades acima, o veículo será REJEITADO e não fará as medições de gases e de ruído. Se o veículo for REJEITADO por existência de qualquer anormalidade que possa apresentar risco de acidentes, ou danos aos instrumentos de medição, ao veículo ou ao inspetor durante a inspeção, a inspeção será interrompida e não serão checados os itens de pré e inspeção visual.

Veículos movidos por mais de um combustível (bicombustíveis ou tetrafuel) devem comparecer à inspeção com ambos os tanques abastecidos - GNV (Gás Natural Veicular) e combustível líquido. Caso contrário, será REJEITADO

Os veículos flex (gasolina e/ ou álcool), serão inspecionados com o combustível que estiver no tanque no momento da inspeção.

Verifica-se se a tarjeta da placa do veículo é do município de São Paulo. Caso a plaqueta seja de outro município, deve-se regularizar e re-agendar a inspeção para outro dia. Em seguida verifica-se a compatibilidade de cor, combustível, categoria, marca e modelo do veículo com relação aos dados cadastrados no DETRAN. Se um desses dados estiver em desconformidade, o veículo é REJEITADO.

Na pré-inspeção verifica-se também:


•Funcionamento irregular do motor;
•Emissão de fumaça azul ou preta muito intensa, exceto vapor d'água;
•Vazamentos aparentes de fluidos (gotejamento de óleo, combustível, água, outros fluídos);
•Alterações, avarias ou estado avançado de deterioração no sistema de escapamento (corrosão excessiva, furos não originais, falta de componentes), que causem vazamentos ou entradas falsas de ar ou aumento do nível de ruído;
Obs.: Os sistemas de escapamento ou parte destes, não originais, poderão ser admitidos, desde que não prejudiquem os padrões originais de desempenho.


•Alterações, avarias ou estado avançado de deterioração no sistema de admissão de ar, que causem vazamentos ou entradas falsas de ar ou aumento do nível de ruído;
•Insuficiência de combustível para a realização da medição de emissão;
•Ausência de vareta medidora de óleo lubrificante;
•Fuga de corrente no sistema de ignição, impedindo ou dificultando a captação da rotação ou causando interferência no equipamento de medição;
•A existência de qualquer anormalidade que possa apresentar risco de acidentes, ou danos aos instrumentos de medição, ao veículo ou ao inspetor durante a inspeção.
Se o veículo apresentar pelo menos uma das irregularidades acima, será REJEITADO e não fará a medição de gases e ruído.


•Antes de levar seu veículo para a inspeção.Realize o agendamento prévio da sua inspeção. São recepcionados apenas veículos agendados.

Não são realizados atendimentos pessoais, emissão de guia ou agendamentos nos Centros de Inspeção.

Para essas necessidades a Controlar disponibiliza a internet e o Serviço de Atendimento Controlar, pelo telefone 3545-6868.

É importante realizar manutenção preventiva nos veículos, por isso, antes de comparecer ao Centro de Inspeção, procure seu mecânico de confiança para que seu veículo esteja sempre bem regulado.


•Alguns itens podem impedir que seu veículo seja aprovado, por isso, certifique-se que:As informações cadastradas no DETRAN são compatíveis com as características do veículo, tais como cor, tipo de combustível, categoria e placa da cidade de São Paulo. Caso o veículo tenha sido transferido para a cidade, a tarjeta já deve constar como São Paulo.


•O funcionamento do motor está regular.
•Não há emissão de fumaça visível (exceto vapor d água).
•Não apresenta vazamentos de óleo, água ou qualquer outro líquido.
•O sistema de escapamento não apresenta alteração, como corrosão excessiva, furos ou falta de algum componente.
•Os componentes e sistemas originais de controle e/ou redução de emissões de gases e evaporativas estão preservados.
•Os níveis de óleo lubrificante e da água estão adequados.
•Impossibilidade de manter o capô aberto com segurança durante a inspeção visual.
•A rotação de marcha lenta está em conformidade com as especificações do fabricante.
•Não existam falhas no sistema de injeção eletrônica e que os bicos de injeção estejam em boas condições.
•O carburador esteja regulado.
•Ponto de ignição não esteja fora de especificação.
•As velas não estejam sujas ou desreguladas.
•Catalisador (nos carros equipados com esse item) não esteja avariado.
•Motor não esteja com desgaste excessivo nos anéis.
Ao dirigir-se ao Centro de Inspeção:

Procure chegar no horário agendado. Os veículos são recepcionados com uma tolerância máxima de 30 minutos, antes ou depois do horário agendado e limita-se ao horário de funcionamento do centro, ou seja, antes do horário de abertura e após o horário de encerramento das atividades não se aplica a tolerância de 30 minutos.

Nas dependências do Centro de Inspeção:


•A velocidade máxima permitida é de 20km/h.
•Ao conduzir o veículo para a linha de inspeção, pare antes da faixa amarela.
•Antes de entregar o veículo ao funcionário da Controlar, retire todos seus objetos de valor de dentro do veículo.
•Evite levar animais aos Centros de Inspeção, mas se não for possível, pedimos retirá-los do veículo ao iniciar o procedimento de inspeção.
•Nenhum veículo pode ser inspecionado em reboques ou guinchos.
•Caso tenha alguma dúvida durante a inspeção, converse com os profissionais uniformizados com aventais azul escuro ou branco.
•Para sua segurança e dos demais clientes, permaneça na área de espera.
Realizar a manutenção preventiva de seu veiculo diminui os riscos de acidentes e reduz a emissão de poluentes. Veja algumas dicas:


•Verifique se o sistema de exaustão(escapamento e catalisador) está em boas condições de uso.
•Verifique se há vazamentos de óleo ou outro líquido.
•Cheque velas e cabos do motor.
•Ande com o pneu do carro calibrado adequadamente e evite, assim, o gasto excessivo de combustível e desgaste da roda.
•Para evitar o super aquecimento do motor, sempre que abastecer o veículo, peça ao frentista para verificar e completar o nível de água do radiador e óleo do motor.
•Ande sempre com o carro em uma rotação de no máximo 3.500 RPM. Com isso, você polui menos o meio ambiente e gasta menos combustível.
•Evite andar com o carro na reserva de combustível, pois poderá queimar a bomba.

IMPORTANTE:

A Controlar não informa o problema mecânico que causou a reprovação de seu veículo.

Atenção aos motoristas:

Veículos REPROVADOS ou REJEITADOS na primeira inspeção têm até 30 dias corridos para realizar os reparos e voltar para uma re-inspeção gratuita, que também deve ser agendada. Em caso de nova reprovação/rejeição, devem recolher nova tarifa.

Veículos aprovados na inspeção visual e computadorizada (emissão de gases) e reprovado na emissão de ruídos deverão realizar todo o processo de Inspeção Ambiental Veicular novamente.

Para informações completas sobre o procedimento, consulte a Portaria 129/SVMA-G/2010.


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Re: "INSPEÇÃO VEICULAR AMBIENTAL" - atualizando conforme procedimentos

Mensagem por hostert em Seg Fev 07 2011, 12:32

tanta coisa mas grave para resolver ...isso eh ridiculo.

quando saira a inspeçao de politicos velhacos e desonestos e toda mafia por de tras deles? Telefone

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Re: "INSPEÇÃO VEICULAR AMBIENTAL" - atualizando conforme procedimentos

Mensagem por rpedra em Seg Fev 07 2011, 16:43

Bom ... não sei no seu caso mas no ano passado o Celta aqui de casa foi reprovado no quesito poluição sonora, foi "selecionado" para fazer a vistoria de barulho mas no final, era só um alerta que a partir de 2011 não passaria mais.
Esse ano, vou levar o meu sem o INFLOW .... que com certeza irá alterar os valores de emissão.

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Re: "INSPEÇÃO VEICULAR AMBIENTAL" - atualizando conforme procedimentos

Mensagem por robshow em Seg Fev 07 2011, 19:02

acho que a controlar deve ter feito parcerias com oficinas em são paulo, eles nem mesmo informam o problema que o carro tem, justamente para ter que ser levado para oficina.

Acho que a ultima intenção deles é melhoria ambiental.... o dinheiro vem em primeiro lugar.

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Re: "INSPEÇÃO VEICULAR AMBIENTAL" - atualizando conforme procedimentos

Mensagem por Paulinho.Mendes em Qua Fev 09 2011, 21:32

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

vota nesas merda de prefeito viado ai!


nao pode isso nao pode akilo e nao pode akilo tmb

daki a pouco nao pode respirar mto tmb pq vc vai poluir

po barulhoo
qro ve akelas shadow virago harley passar
pq elas tem escape direto memo

faz um barulho da porra

alguem tem q ter ""MEIOS"" de contornar isso!!!

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Re: "INSPEÇÃO VEICULAR AMBIENTAL" - atualizando conforme procedimentos

Mensagem por Vogel Design em Qui Fev 10 2011, 17:09

mas este ano entra a emissão de ruidos tbm! pra todo mundo!

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Re: "INSPEÇÃO VEICULAR AMBIENTAL" - atualizando conforme procedimentos

Mensagem por Shu-Sha em Dom Fev 13 2011, 22:36

Bom pessoal,

O mistério foi desvendado....

Cheguei no posto controlar da água funda, fui recebido normalmente na guarita de conferência. Não foi feita nenhuma destinção quanto a ruído ou carro visualmente medificado.

Me dirigi até o ponto de inspeção, onde entreguei o carro ligado ao inspetor.

O mesmo procedeu normalmente ligando os instrumentos no veiculo, e também não discriminando a existência do filtro esportivo e do CAI. Nem a ligação do Hallmeter a sonda lambda foi questionada.

O procedimento de inspeção seguiu com a medição dos gases, procedimento ao qual foi inspecionado e aprovado tranquilamente.

Então fui encaminhado ao setor de medição de ruídos. A medição de ruídos não é para todos os veículos. O veiculo é selecionado conforme decisão do inspetor, se ele acha que o barulho não condiz com o carro o mesmo é seleconado para o teste.

Uma vez no ponto de teste, foram posicionados dois microfones sendo um no motor e um a alguns centimetros afastados da ponteira.

O motor foi acelerado até 4.500 RPM por 4 vezes seguidas.

O resultado foi comparado a uma tabela enviada pelas montadoras. E foi considerado reprovado.

Segundo a tabela da Ford o Ka tem que emitir 91 Db, e foi medido 100 db.

A informação passada pela inspetora é que o abafador deve ser torcado pelo original, medido os gases e sonoro novamente para que ai seja aprovado totalmente.

Ou seja a saga não terminou...


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Re: "INSPEÇÃO VEICULAR AMBIENTAL" - atualizando conforme procedimentos

Mensagem por Paulinho.Mendes em Dom Fev 13 2011, 23:23

pqp eles taum fazendo de td pra arrecada mesmo

daki a pouco vai ve se os insulfilm ta na lei as rodas freio suspençao

mas pro abafador um atenuador nun resolveria ?

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Re: "INSPEÇÃO VEICULAR AMBIENTAL" - atualizando conforme procedimentos

Mensagem por robshow em Seg Fev 14 2011, 11:26

que zica shusha....


vai ter que por o original pra resolver

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Re: "INSPEÇÃO VEICULAR AMBIENTAL" - atualizando conforme procedimentos

Mensagem por Vogel Design em Seg Fev 14 2011, 18:22

no caso do escape dele e no meu não existe atenuador! isso geralmente tem nos escapes mais boquetas! comuns!
agora uma coisa fiquei na duvida! o filtro esportivo faz bastante barulho tbm! no meu caso só tem o escape! vou tentar passar mais pra frente na oficina de um conhecido só pra ver se passa no sonoro! ele deve ter o equipamento la, assim que eu descobrir alguma coisa posto pra galera!

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Re: "INSPEÇÃO VEICULAR AMBIENTAL" - atualizando conforme procedimentos

Mensagem por Shu-Sha em Qui Abr 28 2011, 14:26

E lá vamos nós...

Com um pouco de atraso, mas ainda válido...

Agendada uma nova data para isnpeção, tomei as devidas providencias para garantir a aprovação. Que providências foram estas?

Simples! Troquei o abafador Isotta pelo abafador original. Só isso...

Retornei ao porto do controlar na data agendada e iniciei a inspeção. Que surpresa!! Meus indices de poluição sofreram leve alteração para mais, porém, ainda dentro dos padrões.

Já na inspeção sonora, o carro atingiu os incriveis 73 Db...?????!!!!!???

Isso mesmo 73 Db!!!! Caracas!!! porque tanta diferença? "...Sei não! só sei que foi assim!..."

Bom! para finalizar, carro aprovado e depois de uma horinha do selo colado voltei a ser um roncador!!!!

Sabem o que é um roncador??? Roncador é um sujeito que quando passa faz.... VVVVVVVRRRRRRUUUUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!!

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Re: "INSPEÇÃO VEICULAR AMBIENTAL" - atualizando conforme procedimentos

Mensagem por robshow em Qui Abr 28 2011, 14:29

booooa shusha \o/

minha inspeção é em junho...

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Re: "INSPEÇÃO VEICULAR AMBIENTAL" - atualizando conforme procedimentos

Mensagem por Vogel Design em Sex Abr 29 2011, 20:32

ehehhehehe a minha em setembro, veremos como vai ser!

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Re: "INSPEÇÃO VEICULAR AMBIENTAL" - atualizando conforme procedimentos

Mensagem por tnkbno em Sab Ago 13 2011, 23:22

Levei o meu sexta a tarde, passou com 0% de emissão de poluentes haha, meu carro é verde AUSHUSAHUSAHUSUAHA (só falta fazer milhares de quilometros com um litro de alcool pra ficar 100%)

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nao passei!

Mensagem por ricardo85x em Qua Dez 21 2011, 12:25

Segundo o cara da controlar meu carro ta faltando o duto de ar!

de um olhada nesta foto por favor e me digam como chama este item que ta faltando e quando voces acham que custa e se é facil de colocar.

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Re: "INSPEÇÃO VEICULAR AMBIENTAL" - atualizando conforme procedimentos

Mensagem por Lasek em Qua Dez 21 2011, 12:34

pelo jeito oq falta é a orelha do sherek, isso ai é baratim e só encaixado!acho q uns 20 reais em um auto peças...

Lasek
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Re: "INSPEÇÃO VEICULAR AMBIENTAL" - atualizando conforme procedimentos

Mensagem por Reginaldo em Qua Dez 21 2011, 12:44

Caramba, reprovaram só por isso? Não sei se é a mesma, mas http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-212134123-tubo-saida-lateral-filtro-ar-novo-ka-16-flex-08-_JM

Graças a Deus, aqui não tem esse negócio de inspeção veicular. Quer dizer até aprovaram o projeto, mas antes de começar a valer, encontraram irregularidades e algumas pessoas passiveis a responder processo. MP está em cima!

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Re: "INSPEÇÃO VEICULAR AMBIENTAL" - atualizando conforme procedimentos

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