Qual o princípio do funcionamento do marcador ECONOMY da FIAT? Tem como adaptar ao KA?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qual o princípio do funcionamento do marcador ECONOMY da FIAT? Tem como adaptar ao KA?

Mensagem por Carlos Filho em Qui Fev 17 2011, 11:31

Olá pessoal,
Fiz uma viagem com um amigo, e ele tem um novo uno, que ele não tem pena, bota pra torar hahahaha
Passa em buraco, sobe serra, desce, quebra mola não existe... Pau em poça d'agua, ta nem ai, hehehe, é maluco.
Pois é, percebi que no painel (ja tinha visto em outros carros da fiat), tem um marcador que varia de uma área verde a uma área vermelha, indicando o momento em que o carro ta consumindo menos combustivel (no caso, na área verde). Isso é sem dúvida uma ótima idéia que algum maluco la da fiat teve. Percebi que o funcionamento dele é semelhante aqueles Hall-Metter que marcam a mistura Ar+Combustivel, isso se torna uma coisa relativamente 'util', já que todos nós sabemos que o ka não é lá essas coisas de econômico na cidade.... Pelo menos o meu e de algumas pessoas que vejo aqui no fórum, hehehe.
Então, alguém já viu? Alguém tem alguma noção para adaptar? É realmente a mistura ar+combustivel que é marcado ali?
Alguma luz?

Valeu Galera. cheers

Carlos Filho
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 553
Cidade/Estado : Teresina/PI
Motorização/Cor : 1.0L / Preto Ebony
Código de Opcionais : KBD1

Re: Qual o princípio do funcionamento do marcador ECONOMY da FIAT? Tem como adaptar ao KA?

Mensagem por a.j_tech em Qui Fev 17 2011, 13:32

Amigo pelo que sei esse marcador dos Economy não tem sensor direto, quem o comanda é a central que faz o cálculo com base na RPM do motor, fluxo de ar admitido, pulso dos bicos, temperatura da água, etc...

olha acho que para adpatar vc teria que mexer na injeção, agora como mexer já é um misterio heheee !!!

abraço !!!
T+ !!!

a.j_tech
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 614
Cidade/Estado : Cosmópolis - SP/Registro - SP
Motorização/Cor : 1.0
Código de Opcionais : farol auxiliar, calhas, 2 kits 2 vias Selenium Xclusive, cd player Pioneer DEH-5280SD, Sub Selenium Xclusive 12", Modulos ALPINE por hora.

Re: Qual o princípio do funcionamento do marcador ECONOMY da FIAT? Tem como adaptar ao KA?

Mensagem por joaomedina em Qui Fev 17 2011, 14:30

Já testei um... esse "econometro"nada mais é que um vacuometro!!!

Tem como instalar sim, só não sei como é...

joaomedina
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 276
Cidade/Estado : Porto Alegre
Motorização/Cor : Kapetão 1.nada
Código de Opcionais : KPM9

Mensagem por Vinícius Laydner em Qui Fev 17 2011, 14:56

Buenas Carlos, Sou novo no Clube, mas acho que posso te ajudar.
Esses Vacuometros já eram utilizados pela Fiat no Tipo 2.0 8V e 2.0 16 V. aliás, andavam estupidamente muito bem, já o consumo......!!!!!
quanto o maior o giro do motor, maior a entrada de ar e combustível.

Não sei se é possível a instalação (ou a adaptação) desse acessório no Ka, sem falar que você vai ter que adaptar um "marcador" dentro do teu Ka, o que não sei se estéticamente ficaria legal. Mas qualquer mecânica de confiança poderia fazer essa adaptação!

Outra possibilidade, mais ai o gasto é bem maior, seria a instalação de uma injeção Fuel Tech (http://www.fueltech.com.br), que aqui no Sul está fazendo sucesso, e você tem vários módulos de regulagem, tanto para mais econômico quanto mais potente.

Espero ter ajudado.

Abraço

Vinícius Laydner
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 14
Cidade/Estado : Porto alegre / Rio Grande do Sul
Motorização/Cor : Ka 1.0 Preto
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por P.R.Designer em Qui Fev 17 2011, 15:13

acho que até pode instalar, mas não vai ter utilidade alguma.

P.R.Designer
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 853
Cidade/Estado : Porto Alegre / RS
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho Bari
Código de Opcionais : BBS 15X7 + Suspensão preparada + xenon nos milhas.

Mensagem por a.j_tech em Qui Fev 17 2011, 15:41

manda logo uma fulltech, mais uns bicos ford racing heheee o foda é o custo !!!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-169370844-injeco-eletronica-programavel-fueltech-ft300-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-171160153-bicos-ford-racing-cabeca-branca-150lb-fueltech-pandoomsd-_JM

Brincando ai fica só nos R$2,800,00m heheee !!!

Ai para ficar legar coloca um intercooler e um blower m24 da eaton !!!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-173245916-supercharger-eaton-m24-blower-_JM

Ai soma mais uns R$2,500,00 de blowe + intercooler hehee !!!

Brincando sai tudo 5 pila O.o !!!

ai depois colocar os instrumentos no painel para ficar legal =] !!!

a.j_tech
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Código de Opcionais : farol auxiliar, calhas, 2 kits 2 vias Selenium Xclusive, cd player Pioneer DEH-5280SD, Sub Selenium Xclusive 12", Modulos ALPINE por hora.

Mensagem por Vogel Design em Qui Fev 17 2011, 17:17

bom, vamos por partes! o econometro não é um vacuometro, como nosso amigo mesmo disse, é nada mais nada menos que um computador de bordo que faz os calculos e tal! a unica diferença e que a fiat lançou um relogio pra ocupar mais espaço no painel!
tive um palio antigo, serie 25 anos se não me engano e já tinha isso, porem no odometro digital! vc apertava o menu do painel e via o quanto estava bebendo e etc!
no punto do meu irmão tbm tem! na mercedes classe A tbm tem! no citroen C3 tbm tem! simples! ele faz o calculo da injeção dos bicos e tal com a km rodada pelo carro! existem sistemas que já vendem onde vc simplesmente rouba umas informações da injeção eletronica e já era! põe no painel!
acho na verdade bem escroto aquele ponteiro, subindo e descendo, acho mil vezes melhor os que vem no odometro digital! vc tem uma leitura BEEEEMMMM melhor!
sobre colocar fueltech e etc! em um carro 1.0! não vejo vantagem! fultech, megasquirt e outras injeções programaveis vale a pena pra quem tem carro preparado! tipo turbo sei la!
sobre o compressor! tbm não acho vantagem! principalmente pra um carro 1.0, um compressor deste tipo acaba dando mais potencia pra virar o proprio compressor do que tem de ganho real! vale muito mais a pena por exemplo colocar um turbo!
trocar bicos e etc tbm é besteira! uma injeção programavel serve justamente pra vc não ter este tipo de gasto a toa! com um bico original por exemplo vc consegue fazer um carro com um turbo suave rodar de boa e bem regulado! isso claro se souber regular!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel

Mensagem por Vinícius Laydner em Qui Fev 17 2011, 18:28

Boa Vogel,

Só citei a Fuel Tech, por que tem uns malucos aqui em POA colocando em carro 1.0, que fica dando laço em 1.6 e 1.8 original.
Claro que tem mais uns segrdinhos nesses motores, mas o principal é a Fuel Tech.

Mas enfim,
Não entendo muito do assunto,

Abraço.

Vinícius Laydner
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 14
Cidade/Estado : Porto alegre / Rio Grande do Sul
Motorização/Cor : Ka 1.0 Preto
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por Vogel Design em Qui Fev 17 2011, 18:37

hehehheheh de boas! é que o rendimento que da! só um fueltech por exemplo não vale pelo gasto, se for pra gastar com fuel tem que ter o carro já mexido! colocar pra deixar tudo igual não vale muito a pena hehehehe aqui por sampa por exemplo carro 1.0 geralmente vai o famoso kit coxinha de turbo e um acerto basico! mas já nos 1.6, 2.0 ai geralmente a galera brinca com injeção programavel! mas aqui o que anda pegando muito é megasquirt, que é mais barata e a injeção top da fuel tech é copia da mega! hehehhe então ainda prefiro a mega!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por a.j_tech em Qui Fev 17 2011, 18:56

galera curto injeção eletronica, mas para carros de corrida ainda prefiro um edelbrock quadrijet heheeee !!!

a.j_tech
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por PedroMachado em Qui Fev 17 2011, 19:02

Existe algum jeito de instalar por fora um medidor de consumo?

PedroMachado
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 409
Cidade/Estado : Campo Grande - MS
Motorização/Cor : 1.6 / Preto
Código de Opcionais : KUG1

Mensagem por Vogel Design em Qui Fev 17 2011, 21:05

tem sim, já vi inclusive pra vender! só não lembro onde! se eu achar posto aqui!
sobre carro de corrida usando carburador!? sei não em! talvez pra carro de 10s, tipo arrancada e tal, pq um carro de pista mesmo, com carbura!? toma pau facil!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por Renato F. em Qui Fev 17 2011, 21:12

Conheci pela primeira vez o econometro naquela última geração de Monza lançada pela GM. Ou seja, a idéia não é tão recente assim.

Renato F.
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 225
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : KPD9

Mensagem por Vogel Design em Qui Fev 17 2011, 21:27

qui nada isso é veio pra KCT! vou ver com uns amigos qual o jeito mais barato de fazer uma porra dessa! ai posto pra galera!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por Renato F. em Qui Fev 17 2011, 21:57

será que explica o principio no howstuffworks?

Renato F.
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 225
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : KPD9

Mensagem por a.j_tech em Qui Fev 17 2011, 23:35

Vogel Design escreveu:tem sim, já vi inclusive pra vender! só não lembro onde! se eu achar posto aqui!
sobre carro de corrida usando carburador!? sei não em! talvez pra carro de 10s, tipo arrancada e tal, pq um carro de pista mesmo, com carbura!? toma pau facil!

Então vogel com um carbura afinado bunitinho nos trinks e alguns acessórios "eletronicos">>> aqui ta o segredo<<< já vi carro carburado dando pau em injeção !!!

Tem um amigo meu aqui de cosmópolis ele tem um maverick verde musgo ele viaja nos fds com o carro, e o carro é maluco ta com um V8, carburador quadrijet, blower, intercooler...

Resumindo ta praticamente um avião só falta as asas heheee !!!

Ele tava me contando que já deu pau na castelo em um honda civic si, quer carro com mais eletronica que esse !!!

a.j_tech
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Código de Opcionais : farol auxiliar, calhas, 2 kits 2 vias Selenium Xclusive, cd player Pioneer DEH-5280SD, Sub Selenium Xclusive 12&quot;, Modulos ALPINE por hora.

Mensagem por Carlos Filho em Sex Fev 18 2011, 03:12

hahahah, gente, vocês falando em turbo, carburador, intercooler, bicos, acerto em injeção, eu quero é ECONOMIA!!! kkkkkkkkkkkk se o econômetro é tão velho assim, se alguém conseguir um link de algum lugar que tenha pra vender, que seja bonitinho e talz, mostra ae! Very Happy nao guento mais a instabilidade do meu ka! as vezes boto 20 reais, faço 60km, e as vezes faço 80km! ai com esse tal de econômetro vou saber as manias que tenho de errado e corrigir Very Happy

valeu galera!

Carlos Filho
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Vogel Design em Sex Fev 18 2011, 03:46

ok, vou descobrir e posto ai carlos, pode ficar sussa!
sobre o lance de um maveco dando pau em SI! bom, ai vc tem que ver a diferença né!? os 2 mesmo que tiverem mesma potencia (o que é dificil, o V8 deve ter mais, até mesmo pq ta meio mexido) o torque faz MUITA diferença na hora de colocar o carro na pista! e carro V8 o que não falta é torque! pra se ter uma idéia, um small block da ford o 302 deve ter uns 35 a 38 Kg de torque nas rodas, enquanto um SI não deve chegar nos 30! inclusive carro aspirado preparado, geralmente da pau em carro turbo nos 400 metros! até mesmo o turbo tendo uns 100, 150 Cv a mais! se o aspro tiver bem acertado, nos 400 metros ainda leva um turbo, pois ele tem praticamente o torque max. sempre ali, pq o motor gira rapido e pega o torque rapido, enquanto um turbo tem o leg para encher! mas depois disso o turbo vem buscando, justamente pq o torque geralmente é quase o dobro de um aspro!
agora pegar um aspirado orginal FORTE como um V8, ainda com um puta torque sem porra nenhuma! dependendo do carro, pode até ser turbo e vai continuar tomando pau heheheheh
sei la, só escrevi por nivel de comparação que vc fez! um SI com um V8! mas pra PISTA, onde tem retomada, frenagem e tal! um injetado, tende a render mais, até mesmo pelo lance do acerto, que é MUITO mais facil de acertar que um carburado! quero ver achar cara realmente BOM pra mexer com carbura!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por a.j_tech em Sex Fev 18 2011, 10:02

Vogel Design escreveu:ok, vou descobrir e posto ai carlos, pode ficar sussa!
sobre o lance de um maveco dando pau em SI! bom, ai vc tem que ver a diferença né!? os 2 mesmo que tiverem mesma potencia (o que é dificil, o V8 deve ter mais, até mesmo pq ta meio mexido) o torque faz MUITA diferença na hora de colocar o carro na pista! e carro V8 o que não falta é torque! pra se ter uma idéia, um small block da ford o 302 deve ter uns 35 a 38 Kg de torque nas rodas, enquanto um SI não deve chegar nos 30! inclusive carro aspirado preparado, geralmente da pau em carro turbo nos 400 metros! até mesmo o turbo tendo uns 100, 150 Cv a mais! se o aspro tiver bem acertado, nos 400 metros ainda leva um turbo, pois ele tem praticamente o torque max. sempre ali, pq o motor gira rapido e pega o torque rapido, enquanto um turbo tem o leg para encher! mas depois disso o turbo vem buscando, justamente pq o torque geralmente é quase o dobro de um aspro!
agora pegar um aspirado orginal FORTE como um V8, ainda com um puta torque sem porra nenhuma! dependendo do carro, pode até ser turbo e vai continuar tomando pau heheheheh
sei la, só escrevi por nivel de comparação que vc fez! um SI com um V8! mas pra PISTA, onde tem retomada, frenagem e tal! um injetado, tende a render mais, até mesmo pelo lance do acerto, que é MUITO mais facil de acertar que um carburado! quero ver achar cara realmente BOM pra mexer com carbura!

É realmente não é facil achar pessoal bom para mexer com carbura, mas sobre o lance do torque me toquei depois que vc falou heheee, não tinha pensado nele ainda, a verdade é que pros v8 sobra torque =] !!!

Rapaz ta dificil achar econometr para vender em, achei estes dois no ML !!!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-169727441-econmetro-vw-passat-gl-village-15-16-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-171906546-econmetro-gol-gt-original-vw-novo--_JM

Mas aconselho vc a ir em algum desmache ou ferro velho e procurar nos carros e conversar com o pessoal lá é até capaz de vc achar um bom funcionando perfeitinho em otimas condições e barato !!!

a.j_tech
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Código de Opcionais : farol auxiliar, calhas, 2 kits 2 vias Selenium Xclusive, cd player Pioneer DEH-5280SD, Sub Selenium Xclusive 12&quot;, Modulos ALPINE por hora.

Mensagem por oReIaAaA em Sex Fev 18 2011, 14:21

intaum kra.. mais esses ai ke vc axou no ML axo ki naum vai dar mtu certo...
pq as marcações são muito altas pro nosso ford ka beberão!!..
o do gol ateh da certo.. a mais baixa é 6km/l (jah gente falando aki que no alcool faz 5km/l)..
mais o do passat não rola.. a marcação minina é 10km/l..

oReIaAaA
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 576
Cidade/Estado : Marília/SP
Motorização/Cor : 1.0/Branco
Código de Opcionais : chimbiKa - Completasso!!!

Mensagem por Vogel Design em Sex Fev 18 2011, 14:36

cara, tem uns digitais tbm! não necessariamente relogio! mais provavel que terça eu tenha a resposta!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por Carlos Filho em Sab Fev 19 2011, 23:35

Very Happy
no caso, ele faz os calculos ali na hora e fica mostrando o consumo, massa, to no aguardo galera, muito obrigado!

Carlos Filho
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Vogel Design em Seg Fev 21 2011, 03:53

amanhã de noite vou falar com meus amigos que manjam de praticamente tudo, ai posto na terça!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por marcelolimajr em Ter Mar 29 2011, 10:46

eu tbm quero saber se e possivel por no Ka hihi

marcelolimajr
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 351
Cidade/Estado : Rs - Santa Maria
Motorização/Cor : 1.0/ Preto
Código de Opcionais : vidro eletrico, farol neblina, ar condicionado

Mensagem por Vogel Design em Ter Mar 29 2011, 12:26

então, eu falei com uns amigos, o vacuometro funciona um pouco como o economy! porem não é tão preciso, pra ser mais preciso existem outras leituras e tal!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por marcelolimajr em Ter Mar 29 2011, 14:01

entao da ou nao da pra por? se da, sera os mecanico da ford pode fazer pra nos?

marcelolimajr
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 351
Cidade/Estado : Rs - Santa Maria
Motorização/Cor : 1.0/ Preto
Código de Opcionais : vidro eletrico, farol neblina, ar condicionado

Mensagem por Vogel Design em Ter Mar 29 2011, 14:06

cara, este é um relogio chamado vacuometro! vende em tudo quanto é canto! a instalação é simples, só seguir o manual e já era!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-173807002-vacumetro-cronomac-sport-52mm-manmetro-led-neon-tuning-_JM
tipo isso!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por Carlos Filho em Sex Abr 01 2011, 01:46

Pra falar a verdade, depois que coloquei as rodas aro 15 o carro ta mais econômico! fiz média de 13,8km/L na estrada e 11~12km/L na cidade! Não sei se foi conhecidencia... mas... Tá do jeito que eu queria.

Carlos Filho
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 05:57

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: