[DÚVIDA] - Marcador de Combustível ou Bóia Defeituosa?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - Marcador de Combustível ou Bóia Defeituosa?

Mensagem por Hamilton Cravo em Seg Mar 21 2011, 19:29

Há alguns dias notei que a luz da reserva do marcador de combustível estava acesa, e mais que depressa parei num posto e mandei completar o tanque.  Ao sair do posto notei o ponteiro não chegou no cheio e logo depois ficou descendo e subindo.  Agora o ponteiro só fica perto da reserva.
Será que a bóia esta pifando ou será outro problema?

Hamilton Cravo
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 20
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / RJ
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KPE9

Re: [DÚVIDA] - Marcador de Combustível ou Bóia Defeituosa?

Mensagem por LOIS em Seg Mar 21 2011, 21:52

No meu está ocorrendo seguinte: das duas últimas vezes que completei o tanque, o marcador indicou apenas 3/4 de tanque. Depois de uns 15 min, vai chegando ao cheio.

Parece boia agarrando, talvez a mola da haste não esteja boa.

LOIS

Número de Mensagens : 32
Cidade/Estado : BH
Motorização/Cor : 1.6 preto
Código de Opcionais : pulse + class + performer + milha

Mensagem por Fins em Qui Mar 24 2011, 16:10

Pode trocar a bóia.

115 reais original.

O meu tá assim. O engraçado e que o problema piora com gasosa.

Fins
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 146
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ka 1.0/Preto Ebony
Código de Opcionais : Compreto+ kit arranhão no parachoque

Mensagem por LOIS em Sex Mar 25 2011, 00:09

Fins, isso que relatei aconteceu exatamente qdo coloquei gasolina no tanque e olha que meu carro nunca tinha sentido o cheiro da gasosa. Ou seja, a boia deu defeito somente quando coloquei gasolina e isso bate direitinho com o seu depoimento.

A única explicação que vejo para isso é a diferença de densidade entre os dois combustíveis. Defeito justificável pelo projeto novo e tecnologia flex também nova.

Esse nosso kazinho tem cada uma...

LOIS

Número de Mensagens : 32
Cidade/Estado : BH
Motorização/Cor : 1.6 preto
Código de Opcionais : pulse + class + performer + milha

Mensagem por Fins em Seg Mar 28 2011, 09:21

Mas é isso mesmo Lois.

Só n sei se a causa do problema é de fato a diferença na densidade, pq a boia fica por cima do combustivel, bem como uma boia de privada ou caixa d´água, certo?

Kalouco....é brabo.

O mais phoda e ficar botando combustivel por nao nao saber se ta acabando ou não.

Fins
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 146
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ka 1.0/Preto Ebony
Código de Opcionais : Compreto+ kit arranhão no parachoque

Mensagem por higorreven em Seg Mar 28 2011, 11:05

so uso gasolina no meu Ka e o único problema que tenho é que a luz da reserva só acende quando o ponteiro ja está na metade da linha vermelha.

higorreven
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 281
Cidade/Estado : Natal/RN
Motorização/Cor : vermelho
Código de Opcionais : .

http://higor.thiagoarraes.com.br

Mensagem por Hamilton Cravo em Seg Abr 04 2011, 19:27

Após falarem, notei que o problema começou aparecer quando passei a colocar somente gasolina, pelo preço do alcool.
Comprei hoje a bóia, R$ 116,00 e após instalar comentarei se o problema acabou.

Hamilton Cravo

Mensagem por Hamilton Cravo em Qua Abr 06 2011, 22:37

Troquei a bóia e agora ficou tudo ok. Deu um pouco de trabalho pois tive que praticamente advinhar como tirar a peça de dentro do tanque, mas valeu.

Hamilton Cravo

Mensagem por Daniel Froner em Ter Maio 17 2011, 23:43

Fala galera... Blz??
Assim como alguns aqui... Eu tb estou tendo problema em relaçao ao marcador de combustivel. Eu estava voltando pra casa e percebi que ja estava na metade do indicador de reserva e ainda nao tinha acendido a luz da reserva, parei em um posto e pedi para colocar $20,00 de alcool, pois como nao conhecia o posto... Preferi colocar somente isso...bem... Deu quase 13 litros de alcool... Ate ai td bem, o problema em questao é: o ponteiro do combustivel foi pra quase 1/2 tanque! Ou seja... Se são 40 litros no minimo, como colocando quase 13, o ponteiro vai a 1/2 tanque? Seria problema na boia? Ou imprecisao do marcador mesmo?

Daniel Froner

Número de Mensagens : 25
Cidade/Estado : Santo André/SP
Motorização/Cor : 1.0 Flex / preto
Código de Opcionais : KPM1

Mensagem por lucasmottars em Sex Maio 20 2011, 11:20

Na verdade é problema de fabricação! A central demora a atualizar que o tanque está cheio! Da mesma forma ao final do tanque, quando vc pensa que acabou a gasol, (passando do ultimo risco depois da reserva) ele ainda gira uns 5 ou 10 km frouxo!! Podem testar!

Outro problema, alguém já reparou na diferença de ruidos da bomba de combustivel quando se troca de alcool pra gasolina? Na gasolina ele faz um zumbido que não faz utilizando alcool!

lucasmottars

Número de Mensagens : 23
Cidade/Estado : Porto Alegre-RS
Motorização/Cor : 1.6/Prata
Código de Opcionais : Tudoquetinha!

Mensagem por Eulalio em Sab Maio 21 2011, 11:35

lucasmottars escreveu:Na verdade é problema de fabricação! A central demora a atualizar que o tanque está cheio! Da mesma forma ao final do tanque, quando vc pensa que acabou a gasol, (passando do ultimo risco depois da reserva) ele ainda gira uns 5 ou 10 km frouxo!! Podem testar!

Outro problema, alguém já reparou na diferença de ruidos da bomba de combustivel quando se troca de alcool pra gasolina? Na gasolina ele faz um zumbido que não faz utilizando alcool!

Esse lance do zumbido já foi resolvido após os primeiros lotes de 2008 com a colocação de uma "proteção acústica" para minimizar o zumbido. Se o seu carro for desse ano de fabricação, é bem provável que não foi realizada essa proteção.

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por Rodrigo Sartori em Sab Maio 21 2011, 11:43

Realmente, o barulho da bomba com gasolina muda.

O meu marcador começou a ficar meio desproporcional, quando completava ele nao chegava a marca de cheio como antes e notei que o nivel baixava muito rápido, coisa q antes era na média de 100km para cada quarto depois passou a ser uns 70 a 80 no máximo. Porém o ultimo quarto de tanque durava muito e sempre q a reserva ascendia completava o tanque e só cabia no máximo 35 litros, ou seja, ainda tinha quase 10 litros lá, doidão o marcador.

Rodrigo Sartori
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2768
Cidade/Estado : Campinas / SP
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : KFC9 / Neo

http://www.CampinasBikeClube.org

Mensagem por Darksun em Ter Maio 24 2011, 07:20

Pessoal, meu ka nunca viu álcool, sempre abasteci com gasolina aditivada no mesmo posto e dificilmente ando com o carro com menos de meio tanque de combustível (adotei meio tanque como sendo minha marca para abastecer). Bom até então nunca tive problemas, só que esses dias fui sair e o ponteiro de combustível estava um pouco abaixo de meio tanque, percebi então que o ponteiro estava descendo rápido demais, no outro dia já estava praticamente com 1/4 sem eu ter andado praticamente nada, então ontem quando fui sair, fiz um percurso de cerca de apenas 10km, e de um pouco mais de 1/4 quando cheguei em casa o ponteiro desceu de vez, foi direto pro zero mesmo (final do final), fiquei muito preocupado, olhei pra ver se não tinha nenhum vazamento, mas não consegui identificar nada, tenho quase certeza que pelo normal era pra ter um pouco menos de meio tanque de gasolina e agora não sei o que fazer. Coincidência ou não, antes de dar problema precisei fazer uma "chupeta" na bateria pq ando muito pouco com o carro e descarregou, será que isso pode ter estragado alguma coisa do marcador ? apesar que logo depois que fiz aparentava continuar normal, mas logo depois começou a acontecer isso. O que vocês acham ? Mando encher o tanque no posto pra ver ? 3 conto o litro da aditivada vai doer um pouco Razz , vocês acham que é a bóia mesmo ? não posso ter perdido a gasolina ou o carro ter consumido tudo (no meu ver impossível) ? E se tiver que trocar, qualquer mecânico bom faz ? e tanque pode estar cheio para fazer a troca ? Bom, essas são minhas dúvidas, muito obrigado pessoal.

Darksun
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 681
Cidade/Estado :  
Motorização/Cor :  
Código de Opcionais :  

Mensagem por Rodrigo Sartori em Ter Maio 24 2011, 09:21

Caramba, q coisa estranha. Mas vc vai precisar encher de qualquer jeito e ai já vai descobrir se tá vazio ou se é o marcador errado.

Caso esteja vazio mesmo vai ter de verificar se há vazamento. Se for isso já vai perceber logo, principalmente pq está com gasolina (cheiro).

Rodrigo Sartori
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2768
Cidade/Estado : Campinas / SP
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : KFC9 / Neo

http://www.CampinasBikeClube.org

Mensagem por J.Felipe em Ter Nov 05 2013, 07:06

Eu to com problema parecido... eu tinha 1/4 de gasolina podium no tanque,passei no posto e completei com essa tal etanol aditivada da sheel, foram 34litros (65 dilmas) o frentista fez questao de "arredondar" os ultimos 2 reais... o marcador indicou tanque cheio e desde entao rodei quase 80km e ele continua marcando cheio... desconfio q o marcador foi pras cucuias.. alguem teve o problema com etanol?

J.Felipe

Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0 / PRETO
Código de Opcionais : KPF3

Mensagem por Dragoniten em Ter Nov 05 2013, 09:27

J.Felipe escreveu:Eu to com problema parecido... eu tinha 1/4 de gasolina podium no tanque,passei no posto e completei com essa tal etanol aditivada da sheel, foram 34litros (65 dilmas) o frentista fez questao de "arredondar" os ultimos 2 reais... o marcador indicou tanque cheio e desde entao rodei quase 80km e ele continua marcando cheio... desconfio q o marcador foi pras cucuias.. alguem teve o problema com etanol?
Nunca deixe o frentista arredondar, isso só vai detonar o filtro do canister. Se ele arredondou, quer dizer que o tanque vai parecer "cheio" por mais tempo.

Eu sempre me recuso a pagar o valor que eles arredondam, quando o fazem, pois sempre falo "só no automático", já que sempre pago no cartão. As poucas vezes que deram a arredondada, coisa de nem 1 litro, percebi que o ponteiro demorava pelo menos 20km pra COMEÇAR a se mover. Considerando os valores que você nos passou, o frentista colocou mais de 1 litro além do máximo. Rode aí mais uns km, não tem como diagnosticar um problema no seu carro porque o cara colocou um pouco mais de combustível e o ponteiro está demorando mais a baixar. Isso já era meio que esperado, né?

Sobre os problemas descritos aqui no tópico, eu infelizmente tenho os dois:
Quando abasteço com gasolina o chiado da bomba de combustível é infernal, muito incômodo mesmo (meu carro é de agosto de 2009).
O ponteiro de combustível não marca direito quando estou na gasolina e oscila muito.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

[DÚVIDA]marcador de combustível com defeito??

Mensagem por Rafael borges pinheiro em Qua Nov 20 2013, 23:46

Semana passada troquei a bomba de combustível, até ai tudo normal, mas logo que troquei essa peça eu viajei e percebi que o marcador de combustível não está marcando direito na primeira metade do tanque, e quando é para passar da metade simplesmente o ponteiro não se meche mais. fica no meio o tempo todo. agora mesmo completei o tanque, e com apenas 30 km rodados o ponteiro já está com 1/4 de consumo.. não está tendo vazamento...

Rafael borges pinheiro
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : Floriano - PI
Motorização/Cor : 1.0 - preto
Código de Opcionais : ka

Mensagem por Hound Dog em Qua Fev 11 2015, 15:28

Completei algumas vezes e o ponteiro chegava apenas no 1/4,não subia mais, entretanto quando o combustível chegava no 1/4 daí ele marcava corretamente para baixo.

A boia do KA apresenta com frequência esse problema,a peça eu paguei 45,00 e pesquisei a mão de obra e girava de 100,00 até 150,00, então eu mesmo efetuei a troca.

O processo de instalação da boia para os ka a partir de 2009 é bem simples.Fica abaixo do banco de trás,logo atrás do banco do motorista.

Retirando o banco de trás que esta preso por três parafusos,em alguns modelos há uma manta por baixo do banco e por isso será preciso retirar a manta que esta colada.Você verá um bocal e nele um anel de vedação da bomba, basta girar o anel e destravar.Retire as duas mangueiras, irá vazar um pouco de combustível, daí é só puxar para cima,preste somente atenção pois será preciso fazer um pouco de força, e cuidado para a borracha da bomba não cair no tanque.Feito isso é só puxar a bomba PARA cima e você verá a boia, ela esta encaixada e terá um plug.

Faça o serviço com o tanque na reserva

Hound Dog
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 134
Cidade/Estado : CAMPINAS(SP)
Motorização/Cor : 1.0 CINZA
Código de Opcionais : COMPLETO

Mensagem por JP em Seg Mar 16 2015, 13:22

O meu está parecido com o de vocês.

No meu carro só vai de Etanol e agora quando completo o tanque leva uns 20 minutos para ele subir até o nível máximo.

Essa semana que ele ficou estranho, completei o tanque e rapidamente (andei super pouco) ele diminuiu 1/4 de tanque. Malucão.

JP
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 210
Cidade/Estado : Piracicaba/SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KBA9

Mensagem por JP em Seg Nov 09 2015, 16:38

Conforme os amigos aí tinham relatado, hoje abasteci (completei) com Gasolina (devido ao preço) e a marcação ficou presa no 1/4 do tanque. Esperei 24hs para ver se normalizaria e nada.

O jeito vai ser trocar a maldita mesmo.

JP
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Maraccini em Seg Nov 09 2015, 21:25

Com o tempo vai entrando combustivel na bóia e altera sua densidade/flutuabilidade e começa a marcar errado ou pode ser contatos elétricos oxidados .

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1295
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por JP em Seg Nov 16 2015, 13:34

Boia trocada e problema resolvido. Mas preciso relatar tudo para que todos fiquem espertos.

Vivemos uma época de crise mas acredito que as CSS não se deram conta disso. Fui fazer um orçamento na CSS da Troca da Boia do tanque + limpeza dos bico injetores + Troca de oleo (com filtro de combustível e filtro de óleo). Adivinhem o orçamento? R$ 3.000,00 !!!!!!

Não, vc não leu errado. Eles queriam três mil reais para fazer o serviço. E quanto ficaria a troca só da boia do tanque? A CSS respondeu, ficaria R$ 2.300,00.

Aí o vendedor em toda sua sabedoria explicou:  - É que a Boia parece ser um sistema simples mas é ELA QUE ENVIA PARA O MOTOR qual é a mistura de combustível que estou usando. A boia e a bomba de combustível SÃO UMA PEÇA SÓ e para trocar a boia TEM QUE TROCAR a bomba de combustível.

E o tempo para fazer a troca? - Bem, se não for encontrado problema nenhum no outro dia fica pronto.

Parece piada não? Mas não, não é uma piada. Com certeza muitas pessoas são lesadas por empresas e profissionais como o da CSS de Piracicaba/SP.

Perguntei o motivo dos valores da CSS serem tão altos e a resposta foi que "Para podermos dar uma garantia maior para nossos clientes o nosso serviço realiza a troca total da peça e naquelas com quem ela se relaciona". E qual é a sua garantia? "6 meses"... você ouviu bem SEIS MESES DE GARANTIA.

Indaguei a ele: - P*rr* meu, você tá de sacanagem.  Até a CCE dá garantia de 1 ano e vocês estão dando 6 meses? Tá maluco? Por R$ 3.000,00 e pelo que você falou eu esperava até 1 ano de garantia.

Obviamente não fiz o serviço na CSS. Fui em uma oficina de confiança e ficou assim: Troca da Boia + Limpeza dos bicos injetores, velas, etc + troca do anel de vedação + mão de obra. Tudo por R$ 350,00. Feito tudo do meio-dia até as 16:00 da tarde do mesmo dia.

Bem mais condizente.

Isso porque nem estou querendo pesquisar e nem chorar preço. Só ficou por volta de R$ 2.650,00 mais barato que na CSS.

Lembro que ainda brinquei com o consultor da CSS quando ele falou esse preço absurdo: - Cara, minha franquia é de R$1.200,00 se eu der PT nesse carro sai mais barato para mim a franquia que arrumar a boia do tanque. E ele riu. Eu com cara de poucos amigos disse a ele para não rir... Laughing

JP
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Maraccini em Seg Nov 16 2015, 18:57

Que sacanagem imagine se fosse alguém sem conhecimento do problema !!

Quantos "argumentos" estúpidos e sem noção nenhuma de mecânica deram nesta CCS

Coloque isto em "Avaliação de assistência técnica " para prevenir o pessoal desta gangue coloque o nome. E endereço da CCS talvez Ford veja e faça algo!!

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Dragoniten em Qua Nov 18 2015, 23:13

É que a ccs com certeza só tem a peça completa, não vende as partes separadas, mas elas são separadas por módulos como nos antigos com certeza. Bomba de combustível, carcaça plástica que segura a boia e a bomba e a boia. Só achei bem estranha essa informação de que é a boia que lê a mistura de combustível, acho que jogaram um papo aí pra tentar "valorizar" a peça, mas realmente, que é um absurdo, é.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Maraccini em Qui Nov 19 2015, 11:37

Dragoniten  
 Houve  mesmo um projeto da Bosch  que foi muito ladeado na mídia para as oficinas, mecânicas e nas montadoras ( inclusive tive varias palestras quando estava na montadora !) acho que até para as revistas mandaram notas que previa identificar o tipo de combustível ou mistura pela sua densidade e a bóia era o medidor e assim faria uma pré configuração dos parâmetros da injeção/ignição no pré combustão e correção no pós combustão (lambda).
Mas segundo informação na época de um engenheiro de calibração da Bosch foi feita em cima da gasolina de calibração ( uma gasolina que tem composição controlada e padrão e  com 22% de álcool anidro ou 18% para a FIAT) e do etanol hidratado de calibração ( álcool anidro puro com menos de 0,1 % de água e hidratado ) MAS gasolina real é composta por um blend sem composição fixa e com vários hidrocarbonetos de cadeia de tamanho diferentes e a Petrobras além de comprar gasolina pronta de outros lugares ainda compra o  vários derivados de hidrocarbonetos  no mercado mundial pela oferta e menor preço ( e não pela composição da nossa gasolina) ou pelo que der a melhor caixinha vc decide qual versão acredita ! e o álcool anidro adicionado tem até 2% de água (kkk e ainda traços químicos  da fermentação e da destilação vindos da usinas ) e o etanol hidratado é feito com este ótimo (Kkkk) álcool anidro + água e ainda na época governo alterava muito a porcentagem de etanol adicionada na gasolina alterando mais ainda a densidade da gasolina e logo depois liberou a gasolina formulada (restos petroquímicos + solventes e etanol) que tem densidade bem diferente da gasolina normal ! sem contar as adulterações no mercado (batizadas) 
A idéia em si era boa mas a falta de padronização no Brasil não ajuda  Como já deve ter chego a conclusão nunca no mundo real funcionou e não sei se algum carro de alguma marca saiu com este sistema nunca vi ! 
Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Dragoniten em Sex Nov 20 2015, 22:08

Conclusão: todos deveriam utilizar o mesmo sensor que está no Up TSI que existe há mais de 15 anos, tecnologia utilizada já nos Estados Unidos em vários GM Flex Fuel que lê na própria linha de combustível a quantidade de álcool e até a temperatura do combustível, podendo indicar em apenas algums milissegundos a quantidade de etanol no combustível e dar a mistura perfeita para o motor.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Maraccini em Dom Nov 22 2015, 18:28

Verdade Inclusive isto está no tópico a verdade sobre o carro flex .

Melhor ainda se ainda pudesse identificar gasolina de alta octanagem e fazer (ter calibração para isto) pois lembra do Golf turbo antigo que tinha 180 cv e com gasolina Podium tinha 193 cv e consumo menor !

Isto nos Flex seria muito bem vindo com taxa alta e ponto mais adiantado conseguiria um consumo muito melhor ! 

A alguns anos usei um corsa 1.6 wagon no Chile com gasolina Podium pura e a 130 km/h ele fez 23 km/l.

A Podium é tão boa que é a única gasolina no Brasil que não precisaria da aditivação de álcool anidro com aditivo anti detonante ( 12 a 15% ) o resto para 27 % ou 25% para as premium é para ajudar caixinha dos usineiros e políticos tem etanol por força de lei (entenda como lei burra e políticos incompetentes !)
Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 22:16

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: