Overdrive X Freio-Motor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Overdrive X Freio-Motor

Mensagem por Rhodnius em Ter Mar 29 2011, 22:51

Boa noite!

Postei este tópico na seção "Desempenho" pois não encontrei nenhuma outra seção na qual ele se enquadrasse. Espero que ele esteja bem posicionado. Do contrário, me avisem e corrigiremos.

Bem, vamos lá...

O manual do Novo Ka traz que a 5ª marcha é Overdrive, correto?
Eu, leigo, não fazia idéia do que isso significava. E fiquei muito tempo sem saber, até que fui buscar uma luz no Tio Google.

O Tio Google me contou então que Overdrive é uma marcha com relação menor que 1:1. Ou seja, grosseiramente falando de forma simples, é como dizer que o giro das rodas está mais alto que o giro do motor, correto?

Neste sentido, encontrei também que em 5ª marcha (Overdrive) não há freio-motor, pois o motor não "segura" as rodas.
Isso é verdade?

Se for, estou fazendo freio-motor errado, pois sempre uso a 5ª marcha nas frenagens em decidas e planos acima dos 50 km/h.

Muito obrigado!

P.S.: Como citei, sou leigo. Portanto, peço que corrijam as informações nas quais porventura eu tenha me equivocado.

Rhodnius
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 57
Cidade/Estado : Londrina/PR
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : 1

Re: Overdrive X Freio-Motor

Mensagem por a.j_tech em Ter Mar 29 2011, 23:29

Bom migão com certeza vc ta usando o freio motor errado heheee !!!

Então sobre a quinta marcha reduzir, acho dificil, só se for em subidas ou em planos sem acelerar a 50km/h, ai o atrito da cabo de fazer isso, mas em velocidades mais elevadas só o freio mesmo e reduzindo a marcha para uma quarta ou terceira até dependendo da cituação !!!

Um lugar bem legal para vc treinar reduzidas é em serras, mas tome cuidado, eu viajo bastante faço faculdade em registro e tem 3 possibilidades de vir para cá a serra da macaca, a serra da cabeça da anta, e a serra do cafezal-br-116, resumindo só serra heheee !!!

Nas descidas de serra vc geralmente vê algumas placas escritas "desça engrenado" ou "use o freio motor" e faz todo o sentido de usar o freio motor, pois além de não consumir combustivel a mais no nosso caso por causa do sistema "cut-off" voce economiza ainda o freio pois o motor realmente está segurando o carro !!!

Outro caso para se usar reduzida é em ultrapassagens, porem o sentido é outro ao invez de freiar e economizar combustivel nos aceleramos para gerar mais velocidade e torque para realizar ultrapassagens assim gastamos mais combustivel, por isso sempre que for ultrapassar e tiver nescessidade de ser uma ultrapassagem rápida, reduza a marcha pegue mais torque e velocidade com o carro e faça a ultrapassagem !!!

Tem mais um caso de reduzida, que entra nos jipes e tratores que o sistema de redução é fabricado para gerar força abusurda, porem sem velocidade, não cabe a nos, mas quem quiser pede a explicação que depois eu passo !!!

Abrasss galera !!!
T+ !!!

a.j_tech
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 614
Cidade/Estado : Cosmópolis - SP/Registro - SP
Motorização/Cor : 1.0
Código de Opcionais : farol auxiliar, calhas, 2 kits 2 vias Selenium Xclusive, cd player Pioneer DEH-5280SD, Sub Selenium Xclusive 12", Modulos ALPINE por hora.

Mensagem por a.j_tech em Qua Mar 30 2011, 00:52

Só complementando a questão do overdrive !!!

http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/over.htm

Abrass !!!

a.j_tech
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Código de Opcionais : farol auxiliar, calhas, 2 kits 2 vias Selenium Xclusive, cd player Pioneer DEH-5280SD, Sub Selenium Xclusive 12", Modulos ALPINE por hora.

Mensagem por Rhodnius em Qua Mar 30 2011, 02:36

a.j_tech, obrigado pelas informações!

Bem, na verdade eu tô por dentro de quase tudo o que você falou (sim, eu sei ultrapassar, hehehe), e nisso você acabou não respondendo minha dúvida:

Quero saber se, ao descer engrenado em 5ª marcha (sem acelerar, óbvio), há freio-motor. Ou o correto, para haver freio-motor, é engatar a 4ª marcha, mesmo descendo uma serra a 100 km/h?

Rhodnius
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por kaverick em Qua Mar 30 2011, 10:53

kra, não tenho embasamento teórico sobre isso mas vou dizer oq percebo dirigindo mesmo.

a 50km/h em quinta o se vc solta o acelerador o carro continua normalmente, se vc colocar 4 vai sentir ele dar uma seguradinha de leve, se botar 3 ele vai dar uma segurada de verdade....
o negocio eh usar o cambio tanto acelerando como reduzindo ae vc vai perceber qual marcha segura em qual velocidade
se vc estiver a 130km/h em 5 e soltar o acelerador vai sentir o motor segurando o carro (freio-motor), a 50 km/h não.
tudo depende da velocidade q vc esta andando
quanto mais devegar menor a marcha pra utilizar o freio-motor
se eu estiver falando bobagem aqui alguem me corrige mas pelo q ja experimentei na pratica eh isso

abraço

kaverick
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 10
Cidade/Estado : Curitiba / PR
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : CLASS

Mensagem por a.j_tech em Qua Mar 30 2011, 12:58

Rhodnius escreveu:a.j_tech, obrigado pelas informações!

Bem, na verdade eu tô por dentro de quase tudo o que você falou (sim, eu sei ultrapassar, hehehe), e nisso você acabou não respondendo minha dúvida:

Quero saber se, ao descer engrenado em 5ª marcha (sem acelerar, óbvio), há freio-motor. Ou o correto, para haver freio-motor, é engatar a 4ª marcha, mesmo descendo uma serra a 100 km/h?

Então Rhodnius, como eu falei antes depende da situação, mas assim em uma descida a 100km/h o carro vai dar uma seguradinha sim de leve mas não é o freio motor e sim por causa o atrito com o solo, ar, peças internas do motor, etc ,pois a 5ª marcha como vc falou é overdrive, resumindo vc alcança a velocidade maxima na 4ªmarcha a 5ªmarcha ela tem uma relação menor para reduzir o barulho e gerar uma economia de combustivel.

Resumindo freio motor é 2ª, 3ª e 4ª !!!

abrasss

a.j_tech
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Bruno Avellar em Qua Mar 30 2011, 13:44

O Bestcars tem uns artigos muito bons mesmo, e é como eles falam aí nesse link que você colocou. O Ka tem relação 4+E (quinta em overdrive). Sobre o freio motor, a marcha overdrive atua normalmente (inclusive quanto ao cutoff, relevante em matérie de direção eficiente).

Bruno Avellar
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 67
Cidade/Estado : Goiânia
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KBD1 + Neo

Mensagem por Rhodnius em Qua Mar 30 2011, 15:15

a.j_tech escreveu:Resumindo freio motor é 2ª, 3ª e 4ª !!!

Bruno Avellar escreveu:Sobre o freio motor, a marcha overdrive atua normalmente...

Agora fiquei totalmente confuso! hehehehehehe
Alguém dá mais uma luz?

Rhodnius
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Vogel Design em Qua Mar 30 2011, 16:12

cara, freio motor praticamente toda marcha tem! porem depende da rotação do motor e velocidade que o carro se encontra, vc deve encontrar a melhor marcha para que tenha uma melhor eficiencia! por exemplo, se no caso vc esta a 60Km/h em uma terceira marcha! não ah sentido em colocar uma quinta! já que a intenção é parar e não acelerar mais! então o que se deve fazer é, pisar no freio e reduzir as marchas! de preferencia uma a uma até ter a parada total do veiculo!
por exemplo, se vc esta a 130 km/h, deve-se frear e a uns 90Km/h já da pra se engatar uma quarta! porem ainda com o pé no freio, e a 70km/h ou 60 mais ou menos, terceira! 40 vai pra segunda até frear totalmente o carro! pronto! vc usou o freio motor! agora estar a sei la, 50km/h em terceira e engatar uma quinta! não tem sentido, pois a relação da marcha é praticamente 1:1 que significa o seguinte, a rotação do motor é praticamente o mesmo exercido pelas rodas! enquanto nas outras marchas não, tem a tendencia de segurar isso
pq? pq todo motor tem uma coisa chamada TORQUE?! o que é o torque, é a força do motor sobre o carro. ai façamos as contas, nosso carro pesa por volta de uns 900 Kg e nosso motor tem torque maximo de uns 15Kgf (Kilo Grama Força) logo, 15Kgf não faz 900Kg se mover! por isso existe o cambio! com ele vc praticamente transforma estes 15Kgf em força suficiente para arrastar os 900kg do carro, depois do carro já estando em movimento a inercia faz o resto, afinal, todo corpo em movimento tende a manter-se em movimento! então vc já não precisa de uma marcha para dar tanta força e sim um pouco mais de rotação! logo, existe a escalonagem de marcha! e bom, o resto já ta explicado!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel

Mensagem por Bruno Avellar em Qua Mar 30 2011, 17:07

Vogel explicou de uma forma prática e interessante o uso do freio motor, e parece concordar comigo: existe freio-motor em toda e qualquer marcha, guardadas, naturalmente, as proporções entre elas (o freio da primeira é muito mais intenso do que o da quinta). O fato de haver overdrive ou não surge exclusivamente do escalonamento das marchas e não tem nada a ver com a atuação do freio-motor, que é resultado do próprio fato de haver engate e resistência dos componentes e massas de ar em interação no propulsor. A quinta é mais longa do que a quarta a ponto de ser atingida a velocidade máxima nesta, fato que não implica ausência de efeito freio-motor.

Ressalvo ainda que a redução progressiva de marchas não é recomendada em uso comum por desgastar o câmbio em proporção que torna despresível a economia de freios, além de não contribuir para a economia do trajeto, visto que o Ka pode ir em quinta-cutoff até, tranquilamente, 30km/h.

Espero ter ajudado ^^

Bruno Avellar
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Vogel Design em Qua Mar 30 2011, 17:58

com certeza, dei a dica e ir reduzindo justamente pra pegar a manha e sentir mais o carro! porem realmente não vale a pena até mesmo pela paulada dada a todo momento na embreagem e etc! claro que muitas vezes faço assim, principalmente quanto estou com pressa já que com muitos farois e etc evito ficar todo momento com pé no freio já que por ser solido o aquecimento prematuro e a ineficiencia se acentuam D+ heehehheh eu mesmo já fiquei umas 3 vezes sem freio por ficar brincando por ai! até mesmo pq tenho rodas 17" que acentuam bastante este desgaste! mas em breve pretendo trocar todo o conjunto por algo que de uma pequena ancorada no carro heheheh como por exemplo uns disquinhos de uns 320mm

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por Rhodnius em Qua Mar 30 2011, 23:15

Galera, muito obrigado pelas orientações!

Aqui vão minhas últimas dúvidas:

Vogel Design escreveu:se no caso vc esta a 60Km/h em uma terceira marcha, não ha sentido em colocar uma quinta! já que a intenção é parar e não acelerar mais! então o que se deve fazer é, pisar no freio e reduzir as marchas! de preferencia uma a uma até ter a parada total do veiculo!
por exemplo, se vc esta a 130 km/h, deve-se frear e a uns 90Km/h já da pra se engatar uma quarta!

Mas e se minha intenção é manter (e não reduzir) a velocidade no plano e na descida, posso usar a 5ª marcha como freio-motor?
Assim, se quero manter 110 km/h na estrada, numa descida, posso manter em 5ª marcha como freio-motor?
E se estou na cidade, também numa descida, só que mantendo 60 km/h, dá pra usar a 4ª marcha como freio-motor?

Bruno Avellar escreveu:...o Ka pode ir em quinta-cutoff até, tranquilamente, 30km/h.

Em 5ª marcha a 30 km/h ainda há cut-off? Sei que o cut-off acontece quando o motor está acima da rotação de marcha-lenta, porém meu Ka não tem conta-giros, então fica a pergunta.

Novamente obrigado! O Fórum está de parabéns, tudo que preciso encontro aqui! lol!

Rhodnius
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por a.j_tech em Qua Mar 30 2011, 23:57

Galera, não querendo ser chato, mas já sendo a quinta de nosso carro é overdrive correto !?!

Portanto essa teria em tese de ter uma relação menor, devido ao barulho e a economia de combustivel, correto ?!?

A marcha mais longa de nosso carro é quinta justamente por essa relação ser menor, mas a velocidade Maxima é alcansada em 4 com torque maximo do motor, "sei que o torque max de nosso carro fica perto de 4,500rpm" !?!

Então como uma marcha com relação menor pode reduzir, digo isso em questão de torque de realmente segurar o carro, o atrito nos ajuda muito, não só nos pneus, mas em tudo !?!

Alguem clareia as idéias aqui por favor que agora até eu to confuso !!!

abrasss

a.j_tech
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Bruno Avellar em Qui Mar 31 2011, 14:29

Rhodnius escreveu:Galera, muito obrigado pelas orientações

Bruno Avellar escreveu:...o Ka pode ir em quinta-cutoff até, tranquilamente, 30km/h.

Em 5ª marcha a 30 km/h ainda há cut-off? Sei que o cut-off acontece quando o motor está acima da rotação de marcha-lenta, porém meu Ka não tem conta-giros, então fica a pergunta.

Novamente obrigado! O Fórum está de parabéns, tudo que preciso encontro aqui! lol!
Você tem razão. A marcha lenta do Ka fica em torno de 800rpm e, quando em quinta marcha e a 30km/h, você está a uns 1000rpm pelo que pude aferir e, por isso, o cutoff ainda está em curso.

Espero ter ajudado!

Última edição por Bruno Avellar em Qui Mar 31 2011, 14:48, editado 2 vez(es)

Bruno Avellar
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Bruno Avellar em Qui Mar 31 2011, 14:47

a.j_tech escreveu:Galera, não querendo ser chato, mas já sendo a quinta de nosso carro é overdrive correto !?!

Portanto essa teria em tese de ter uma relação menor, devido ao barulho e a economia de combustivel, correto ?!?

A marcha mais longa de nosso carro é quinta justamente por essa relação ser menor, mas a velocidade Maxima é alcansada em 4 com torque maximo do motor, "sei que o torque max de nosso carro fica perto de 4,500rpm" !?!

Então como uma marcha com relação menor pode reduzir, digo isso em questão de torque de realmente segurar o carro, o atrito nos ajuda muito, não só nos pneus, mas em tudo !?!

Alguem clareia as idéias aqui por favor que agora até eu to confuso !!!

abrasss
Não tenho certeza de ter entendido a dúvida, mas vá: a quinta marcha é, nesse caso, alongada em relação ao escalonamento tradicional. A quinta, assim como qualquer outra, segura o carro por manter em interação as resistências internas dos componentes do motor que existem por ação dos fluidos envolvidos em seu funcionamento (ar, combustível) e pelo atrito dos componentes mecânicos do conjunto. A quinta possui efeito freio-motor menos notável do que o da quarta pela própria conformação física que a faz ser chamada "mais longa", ou mais "pesada". O fato de ser 4+E a configuração implantada no Ka não implica que a overdrive seja disprovida de freio-motor, ou mesmo que fuja à lógica do escalonamento progressivo das marchas ascendentes.

Abraços.

Bruno Avellar
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Rhodnius em Sex Abr 01 2011, 22:53

Mais alguém?

Rhodnius escreveu:

Vogel Design escreveu:se no caso vc esta a 60Km/h em uma terceira marcha, não ha sentido em colocar uma quinta! já que a intenção é parar e não acelerar mais! então o que se deve fazer é, pisar no freio e reduzir as marchas! de preferencia uma a uma até ter a parada total do veiculo!
por exemplo, se vc esta a 130 km/h, deve-se frear e a uns 90Km/h já da pra se engatar uma quarta!

Mas e se minha intenção é manter (e não reduzir) a velocidade no plano e na descida, posso usar a 5ª marcha como freio-motor?
Assim, se quero manter 110 km/h na estrada, numa descida, posso manter em 5ª marcha como freio-motor?
E se estou na cidade, também numa descida, só que mantendo 60 km/h, dá pra usar a 4ª marcha como freio-motor?

Alguém responde a essa pergunta? hehehe

Obrigado!

Rhodnius
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Bruno Avellar em Sab Abr 02 2011, 01:19

Rhodnius escreveu:Mais alguém?

Rhodnius escreveu:

Alguém responde a essa pergunta? hehehe

Obrigado!
Sim, você pode (e deve) usar a quinta marcha. É provável que, dependendo das condições do calçamento, você perca velocidade lentamente, mas isso não deve importar diante da economia de combustível e redução no desgaste dos componentes do veículo. Se manter velocidades muito específicas for necessário (por pardais, por exemplo), o melhor a fazer é se manter em quinta marcha, modulando com o freio os ganhos excessivos de velocidade, ou compensando perdas com leves toques no acelerador.

Bruno Avellar
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Vogel Design em Dom Abr 03 2011, 16:55

cara, tudo é relativo, depende da velocidade que vc quer manter, por exemplo, eu moro em sampa, e vou sempre para santos! e quando pego a estrada imigrantes, na descida da cerra o limite é de 80Km/h e é uma baita descida, andar em 5 la tem um desperdicio absurdo de freio, já que o tempo todo tenho que frear! já em quarta consigo manter melhor os 80Km/h e quando preciso de motor sei que ele ta cheio pra responder! agora na reta, dependendo da velocidade tbm vc pode manter 4 dando uma leve carga no acelerador e manter uma velocidade constante! e quinta, se vc simplesmente estiver na reta e por quinta! e tirar o pé do freio o carro simplesmente vai deixar de manter a velocidade, a tendencia é reduzir a velocidade pelo atrito com o solo entre outras coisas! até chegar a uma velocidade constante de quinta marcha que deve ser por volta de miseros 30Km/h

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por Bruno Avellar em Dom Abr 03 2011, 19:36

Vogel Design escreveu:cara, tudo é relativo, depende da velocidade que vc quer manter, por exemplo, eu moro em sampa, e vou sempre para santos! e quando pego a estrada imigrantes, na descida da cerra o limite é de 80Km/h e é uma baita descida, andar em 5 la tem um desperdicio absurdo de freio, já que o tempo todo tenho que frear! já em quarta consigo manter melhor os 80Km/h e quando preciso de motor sei que ele ta cheio pra responder! agora na reta, dependendo da velocidade tbm vc pode manter 4 dando uma leve carga no acelerador e manter uma velocidade constante! e quinta, se vc simplesmente estiver na reta e por quinta! e tirar o pé do freio o carro simplesmente vai deixar de manter a velocidade, a tendencia é reduzir a velocidade pelo atrito com o solo entre outras coisas! até chegar a uma velocidade constante de quinta marcha que deve ser por volta de miseros 30Km/h
Sim, com certeza. Vale lembrar que ao ter de optar entre manter leve pressão no acelerador em quarta marcha ou frear eventualmente em quinta, é interessante dar preferência a primeira opção por razão de economia de combustível (cutoff). Nesse tipo de situação um uso brando dos freios deve ser o bastante para equilibrar a velocidade sem que haja sobreaquecimento ou desgaste intenso dos componentes do sistema de frenagem. Manter a velocidade praticamente constante em quinta marcha declives leves é comum, prático e econômico.

Bruno Avellar
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Rhodnius em Seg Abr 04 2011, 02:12

Bruno Avellar escreveu:Sim, com certeza. Vale lembrar que ao ter de optar entre manter leve pressão no acelerador em quarta marcha ou frear eventualmente em quinta, é interessante dar preferência a primeira opção por razão de economia de combustível (cutoff).

Mas "mantendo leve pressão no acelerador em quarta marcha" (a primeira opção) não haverá cut-off, já que estamos acelerando!

Rhodnius
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Vogel Design em Ter Abr 05 2011, 04:55

não importa, ainda prefiro gastar um pouco de gasolina a mais (que convenhamos, discução besta, já que prefiro andar do que ficar me policiando pensando em combustivel) do que gastar em freio e quando precisar ele estar quente ao ponto de não querer frear!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por Bruno Avellar em Qui Abr 07 2011, 13:54

Rhodnius escreveu:
Bruno Avellar escreveu:Sim, com certeza. Vale lembrar que ao ter de optar entre manter leve pressão no acelerador em quarta marcha ou frear eventualmente em quinta, é interessante dar preferência a primeira opção por razão de economia de combustível (cutoff).

Mas "mantendo leve pressão no acelerador em quarta marcha" (a primeira opção) não haverá cut-off, já que estamos acelerando!
Desculpa, quis dizer "é interessante dar preferência a segunda".

Bruno Avellar
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Fabiop em Sab Abr 30 2011, 15:17

Excelente debate.

Voltando à questão do Overdrive, pois me surgiu uma dúvida.
A relação 4+E também existe no motor Rocam 1.6?

Fabiop
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 70
Cidade/Estado : Rio de Janeiro/RJ
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : AR/DH/VE/TE

Mensagem por Bruno Avellar em Ter Maio 10 2011, 17:08

Fabiop escreveu:Excelente debate.

Voltando à questão do Overdrive, pois me surgiu uma dúvida.
A relação 4+E também existe no motor Rocam 1.6?
Julgando pela relação de marchas dele, sim.

Bruno Avellar
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 02:12

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares