Dicas: Descer a Serra e Freio Motor...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dicas: Descer a Serra e Freio Motor...

Mensagem por Sheila Nobis em Seg Maio 23 2011, 22:50

Oi Pessoal...

Eu e minhas milhares de dúvidas sobre a arte de dirigir.. espero que vcs possam me ajudar! rs

Tô pretendendo descer a serra e gostaria de receber dicas para não judiar do meu lindo KA. Pilotos de plantão, sintam-se a vontade para para deixar aqui dicas de economia de combustível, segurança, etc.

Outra ajuda... Andei lendo sobre esse tal de freio motor, alguém poderia me explicar melhor como funciona?

Desde já agradeço...
Abraços

Sheila Nobis
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 10
Idade : 33
Cidade/Estado : POA
Motorização/Cor : SP
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 18/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas: Descer a Serra e Freio Motor...

Mensagem por thunderbirdbr em Ter Maio 24 2011, 13:01

ola...

o freio motor é utilizar o motor do carro para desacelerar, ou seja, reduzir as marchas de acordo com a velocidade e não apenas freiar... Por exemplo, se está descendo a serra a 60km/h pode usar uma 4° marcha e se for menos vai reduzindo...

Evite ficar com o pé pendurado no freio direto, isso ajuda a sobre-aquecer o sistema e consequentemente vc fica sem freio.... A dica é andar devagar na velocidade recomendada ou mais segura para a pista. Assim vc vai precisar freiar menos principalmente se utilizar freio motor...

é isso ai... espero ter ajudado..

thunderbirdbr
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 508
Idade : 32
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : Kawasaki ER-6N
Código de Opcionais : Muita adrenalina no motor e torque pra derreter asfalto
Data de inscrição : 19/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas: Descer a Serra e Freio Motor...

Mensagem por trend7 em Ter Maio 24 2011, 14:36

"Sendo o motor uma bomba de ar, e estando sua entrada fechada pela borboleta de aceleração, ele fará resistência ao deslocamento do veículo, como um freio -- daí o nome freio-motor. A resistência decorre da enorme depressão gerada no interior dos cilindros, sendo essa depressão usada pelo sistema de assistência ao freio de serviço, ou servofreio. Tanto que os motores diesel, por não terem borboleta de aceleração (e freio-motor praticamente nenhum), precisam de uma bomba de vácuo especificamente para o servofreio.

O freio-motor tem importância cada vez menor devido aos avanços que vêm sendo conseguidos nos sistema de freios, mas pode ser usado com vantagem, por exemplo, numa longa descida de serra para manter o freio de serviço (de "pé") livre de superaquecimento. Mas não precisa ser usado para ajudar numa freada forte para imobilização do veículo, que pode ser baseada exclusivamente no freio de serviço. Isso porque a potência desse freio é bem maior que a do motor. Por exemplo, um carro típico que acelere de 0 a 100 km/h em 12 segundos leva no máximo 3 s para imobilidade total a partir de 100 km/h. Portanto, numa emergência, a alavanca de câmbio deve ser esquecida.

Retirado de: http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/freiomotor.htm"

Em outras palavras, o freio-motor é aquele "peso" que se sente no carro ao tirar o pé do acelerador sem pisar na embreagem, é fácil de notar isso em um piso plano.

trend7
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 124
Cidade/Estado : Novo Hamburgo/RS
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : KUD1
Data de inscrição : 15/05/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas: Descer a Serra e Freio Motor...

Mensagem por Sheila Nobis em Ter Maio 24 2011, 19:11

Hum...

Obrigada... as coisas estão clareando!!!
Valeu mesmo...

Abraços

Sheila Nobis
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 10
Idade : 33
Cidade/Estado : POA
Motorização/Cor : SP
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 18/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas: Descer a Serra e Freio Motor...

Mensagem por Magri em Qui Ago 04 2011, 09:31

Só complementando...

O uso do freio-motor é mais do que recomendado no caso de uma descida prolongada, como numa serra. Quando desço pela Nova Imigrantes, por exemplo, desço em 4.ª marcha e o carro mantém a velocidade máxima da pista; chego lá embaixo tendo tocado o pedal do freio umas duas ou três vezes só.

Nos motores Diesel tradicionais, o freio motor é criado a partir de uma válvula no escapamento, que impede o fluxo normal de gases, criando restrições e desta forma "freando" o motor. Sistemas mais novos, como o Retarder, utilizam meios eletrônicos para isto.

Outra curiosidade: se você descer uma serra (ou qualquer outra descida longa) com um carro que tenha computador de bordo que marque o consumo instantâneo, você verá que o consumo será de 0,0 l/Km. Porquê? Porque o combustível não é injetado na câmara de combustão, uma vez que não há uso do acelerador. E como a rotação do motor é mantida por causa do uso do freio motor, o sensor de rotação não indica que há necessidade de injeção de combustível. Mas isso só acontece nos motores ciclo Otto; nos Diesel tradicionais, o combustível é sempre injetado.

Nos carros mais antigos, principalmente os a álcool, era fatal chegar no pé da serra com o motor tão frio que até mesmo chegava a dar aquelas engasgadas típicas... Isto porque o único calor gerado pelo motor é o oriundo da compressão do ar e o simples atrito, que é infinitamente menor do que o calor gerado pela combustão. Porém, o sistema de arrefecimento continua 100%, além do que o vento ajuda a manter a temperatura baixa. Então, mesmo que a válvula termostática mantenha-se fechada, é impossível manter o motor na temperatura ideal de funcionamento.

Porém, ao chegar lá embaixo, com a necessidade novamente de aceleração, a temperatura voltava ao normal em poucos minutos.

Magri
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 192
Idade : 37
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 2009, 1.6 Performer, preto
Código de Opcionais : ?
Data de inscrição : 18/07/2011

http://twitter.com/a_magri

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas: Descer a Serra e Freio Motor...

Mensagem por CadoO em Qui Ago 04 2011, 12:46

Leia essa narração que você não vai mais querer descer a serra tão devagar... ainda mais se achar um "companheiro" para viajem.

http://www.clubedonovoka.com/t3151-ka-tecno-16-x-punto-t-jet

CadoO
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 203
Cidade/Estado : Bento Gonçalevs - RS
Motorização/Cor : 1.6 - Preto
Código de Opcionais : Tecno
Data de inscrição : 20/07/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas: Descer a Serra e Freio Motor...

Mensagem por Magri em Ter Ago 09 2011, 12:50

O problema, CadoO, é que aqui em SP há um radar a cada 15cm. Na pista nova da Imigrantes, então, há um a cada boca de túnel - na entrada e na saída. DIZEM que estão instalando DENTRO dos túneis também. Pra quem não conhece, a descida dos 750m é feita basicamente por três grandes túneis, beirando os 3Km cada um. São três faixas de rolamento, praticamente uma reta só.

E a maldita Ecovias, que é a infeliz concessionária do sistema, deve achar que os carros que lá circulam são todos da década de 40: a velocidade máxima permitida na via descendente é de sonolentíssimos 80Km/h (100Km/h na ascendente), enquanto que no trecho de planalto (entre a serra e a Capital) é de 120Km/h.

Na Anchieta, que é a outra rodovia (esta sim da década de 40), o limite em alguns trechos é de 40Km/h. Tem um monte de lombada eletrônica lá pra te "lembrar" disso.

A Anchieta sim é uma estrada legal... Curvas fechadas, estreita... Mas só dá pra brincar (e mesmo assim de olho no radar) na pista de subida, porque a de descida é lotada de carretas descendo a 5Km/h... Aí vem a carreta que desce a 5,2Km/h e acha que deve ulltrapassar a que está descendo a 5...

É froid...

Magri
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 192
Idade : 37
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 2009, 1.6 Performer, preto
Código de Opcionais : ?
Data de inscrição : 18/07/2011

http://twitter.com/a_magri

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas: Descer a Serra e Freio Motor...

Mensagem por marcoalves1970 em Ter Set 06 2011, 15:23

Uso freio motor a todo o tempo, tanto q quando for trocar a pastilhas devo estar com uns 60.000 km ou mais... he he he, Ex: quando vou parar em um sinal vermelho, vou reduzindo até em segunda marcha e vou apertar o freio quando o carro estiver com 20 km/h, gera uma boa economia.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1090
Idade : 46
Cidade/Estado : Franca, SP
Motorização/Cor : Honda Fit 1.4 CVT
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 01/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas: Descer a Serra e Freio Motor...

Mensagem por Faria3 em Ter Set 06 2011, 17:43

Descer vai ser tranquilo, o difícil vai ser subir !!!!

Faria3
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 313
Cidade/Estado : Coronel Fabriciano - MG
Motorização/Cor : 1.0, Vermelho Bari
Código de Opcionais : COMPLETO + roda 14 - KPN9
Data de inscrição : 27/03/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas: Descer a Serra e Freio Motor...

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:16


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum