Dúvida em relação ao RADIADOR

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvida em relação ao RADIADOR

Mensagem por sougb em Qui Jun 02 2011, 13:25

Fala galera,

Estou com uma dúvida e gostaria de uma ajuda de vcs.
O meu carro vem esquentando muito a ponto da ventoinha ficar armada direta e muito forte.
Não esta acendendo nenhuma luz no painel indicando aquecimento. Já me disseram até que podia ser ar no sistema ou um curto na elétrica que não deixa a ventoinha desligar depois que é armada.

Mas a minha dúvida é a seguinte:
Quando fui dar uma olhada se tinha algum vazamento em alguma mangueira do sistema, reparei que no radiador, ao lado direito de quem esta olhando para o motor, e ao esquerdo de quem esta dirigindo é obvio, existem duas mangueira mais grossas que estão se conectando ao radiador. Uma é conectada na parte superior e a outra, na mesma direção só que na parte inferior.

Eu notei que a mangueira superior estava muito quente a ponto de não conseguir por a mão, provavelmente pelo aquecimento, e a mangueira da parte inferior estava fria. Não é morna, é literalmente fria.
Minha pergunta é se isso é normal pois eu achei que a agua ao circular pelo radiador e voltar para o motor ele deveria estar menos quente que ao entrar e não fria como aparenta estar. (Minha opinião)

Minha dúvida é se entrada de ar pode ocasionar isso ou se caso não for por motivo da entrada de ar. O que poderia ser a causa? OU até mesmo se isso é normal de acontecer, pois posso estar achando que é um problema e isso ser normal.
Pergunto isso antes de levar ao mecânico e ele inventar um monte de coisa para fazer no carro.

Valeu galera

sougb
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 59
Cidade/Estado : Rj
Motorização/Cor : 1.0 prata
Código de Opcionais : kpd9

Re: Dúvida em relação ao RADIADOR

Mensagem por Man On The Edge em Qui Jun 02 2011, 14:06

Sua válvula termostática não tá travando fechada, não?

Porque quando a válvula abre, libera água para circular por todo o sistema, e essa tal mangueira fria deveria estar quente.

O que faz essa válvula dar pau? Alterações na proporção água/aditivo do líquido de arrefecimento fazem com que a borra aumente e faça a válvula travar... E isso não vale só pra carro da Ford, que tem válvula eletrônica... Vale para os que tem a válvula mecânica também.

Se o carro estiver esquentando muito, cuidado! Encosta no mecânico o quanto antes... A merda da Ford fez o favor de não colocar um termômetro de temperatura no Ka. Só essa porcaria de luz que acende depois que já fudeu tudo de vez.

Vê isso o quanto antes, porque se ferver de vez, é facada na certa.

Abraços

Man On The Edge
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 481
Cidade/Estado : Rondonópolis - MT
Motorização/Cor : 1.0 - Preto Ebony
Código de Opcionais : KBC9

Mensagem por sougb em Qui Jun 02 2011, 16:58

caso seja a valvulatermostatica que esta travada, a mesma teria conserto? tipo abrir para limpar a borra? ou a solução seria apenas troca por uma nova?

só encontro essa valvula em concessionaria e o valor é absurdo.

tem outro lugar que eu possa achar essa valvula para compra caso não tenha como limpar/consertar?

sougb
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Man On The Edge em Qui Jun 02 2011, 18:35

Infelizmente, caso seja a válvula, a solução é trocá-la. Quando o carro esquenta além do normal, aí que o vaso de expansão trinca...

O problema é que se tu deixar assim, o preju depois é beeeeem maior... Aí, não adianta chorar...

E fica esperto na proporção de aditivo. Para garantir, coloque 50% de aditivo e 50% de água destilada no reabastecimento. Não caia no papo do mecânico que diz que "só 1 litro de aditivo tá bom"... Pra carro de válvula mecânica ainda é passível, mas não bobeie com a válvula eletrônica.

Ah, sim. Se tu achar a válvula fora da concessionária, compra WAHLER. Nem arrisque a comprar da MTE Thomson que não presta... Não caia na conversa de que "é a mesma coisa", porque não é!

Caso você não encontrar Wahler, compra a original mesmo... É cara? É. Mas tu pelo menos terá uma garantia de funcionamento.

Lembre-se... Trocar essa válvula sai bem mais barato do que fazer o cabeçote ou mesmo retificar o motor.

Espero ter ajudado.

Abraços e boa sorte!

Man On The Edge
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 481
Cidade/Estado : Rondonópolis - MT
Motorização/Cor : 1.0 - Preto Ebony
Código de Opcionais : KBC9

Mensagem por waguinho ka preto em Qui Jun 02 2011, 22:04

quase que certeza 100% que sua valvulaermostatica ja era ein leva no mecanico para ver antes q seu cabeçote va para saco

waguinho ka preto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 390
Cidade/Estado : Mogi das Cruzes
Motorização/Cor : KBC9- 1.0 Preto
Código de Opcionais : Graças a Deus vendi a bombinha kkkkkkk

Mensagem por Tar em Qui Jun 02 2011, 23:56

Eu pensava que a valvula liberava a água quente para ir para o radiador. E não que liberasse agua "fria" para entrar no motor

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Mensagem por sougb em Sab Jun 04 2011, 13:18

Resultado,

Realmente era problema com a valvula termostatica. Troquei hj por uma nova e ambas as mangueiras do radiador, a de cima e a de baixo, estão na mesma temperatura o que indica que a antiga valvula não deixava a agua circular no radiador.
Fica então a dica para a galera, se a mangueira que liga na parte de cima do radiador estiver muito quente a ponto de não conseguir por a mão e a de baixo estiver fria, suspeite logo da valvula termostatica antes de aconteça algo mais grave com o motor.

valeu

sougb
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:22

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo