[DÚVIDA] - Pq a ventoinha do radiador não desliga?

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - Pq a ventoinha do radiador não desliga?

Mensagem por Vogel Design em Sab Dez 25 2010, 15:03

cara, relaxa que é normal, deve existir alguma diferença entre ano e modelo dos carros pois o meu quando desligo a chave ele tbm desliga a ventoinha, porem deve ter outros modelos que trabalham como a Fiat, mesmo com o carro desligado a ventoinha fica ligada até atingir a temperatura ideal!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel

Mensagem por LEMOSMOTORISTA em Sab Maio 07 2011, 21:18

ola, galera, prestem atençao nessa dica
pressostato do ar condicionado, esse e o nome da maldita peça que deixa a bendita da ventoinha ligada direto, olhando de frente para o carro , essa peça fica do lado inferior esquerdo, ela fica conectada na serpentina do ar condicionado, basta desonroscar, chave 10, custa uns 120 reais, costuma dar defeito devido a entrada de aqua, por isso sugiro, protejela contra agua.

qualquer duvida estou a disposiçao

LEMOSMOTORISTA
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 21
Cidade/Estado : são gonçalo, rio de janeiro
Motorização/Cor : 1.0 8V flex / vermelho
Código de Opcionais : AR, TRAVA, ALARME ORIGINAL, KIT GÁS

Mensagem por Alessandro em Qui Maio 19 2011, 09:57

Ih Galera o meu Karango tava tenso e nem desligava a santa ventoinha.

Andando com ele a 1 mes e ele nem desligava a ventoinha, ligava direto no 2ª estágio( dizendo tem algo tenso), e ele ficava amarrado, gastão pra caramba, quente. Aff

Fui ver no mecânico e eles acharam q era o fusivel, pq não desligava e ele estava azulado nos conectores, fui na concessinária e o vendedor pode ser q não seja essa peça. E q em 98.3% dos casos seja a Resistencia ( $ 225,00 na concessionaria), mas ele disse porem não a tenho em estoque e nem nenhuma das concessionarias daqui temos 3). Pensei Ferro.

E andando nas auto-peças achei a peça, só mudava os 4 primeiros cógidos e o meu era tenso pq tem o A/c, e achei em uma auto-peça perguntei o $$, o vendedor R$ 25,00, ai vo levar e pelo q vi ela é original Ford/Valeo \o/

Fui no mecanico e trocado e nada ficava do msm jeito com aditivo e tals, e a q estava original, tava só o bagaço.

E tudo montado e contiuava e percebi q a mangueira q fica de "frente" ligada no radiador estava pelando pra caramba.

E foi trocado o sensor da carcaça da termostatica e nada de normalizar só ficava no 1 ª estágio e nem desarmava.

E ontem fui de novo e foi trocado a mlk da termostática e era ela msm, e sorte q travou aberta, trocada por uma nova só a termostática a carcaça é a original, pq se vc for ver a completa sair por 450 a 480 reais e fora a mão de obra. Só a peça 250 a 280 original esses preços.

Agora tá tudo em ordem, ele desarma o primeiro estágio a 96° e desarma em 86°, agora tá tudo certo.

Dica galera:

Valvula de ar quente;
Termostática;
Sensor de temperátura;
Bomba d' água;
Reservatório de água;
Aditivo nas especificações;
Resistência.

Esses são tensos e ficam de olho, apresentou problema em 1 verifica todos, pois é melhor pecar pelo excesso do q pela falta de cuidado.

Dica do Vogel q passou pra mim: " Se a bomba d' água ficou travada ou zuada da pra perceber, quando vc liga o Ka ela fica assobiando e alto, ou na correa do sistema q liga ela, bomba de DH e o compressor do A/C ( se tiver) e do altenador ficar balancando é pq ela já foi.

Espero ter ajudado. Very Happy

Pneus do Karango são Yokohama C.drive2 185/60R14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles....  Twisted Evil  Razz

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4655
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Mensagem por Edwiges em Qui Maio 19 2011, 17:23

Eu estava com esse problema há cerca de uma semana.

O carro, após 30 segundos de ligado, acionava a ventoinha na "fase dois", bem alta e ruidosa mesmo, a ponto do porteiro do prédio saber que eu estava chegando ainda na entrada da rua. Mas o desempenho do carro não era alterado (aparentemente) e nenhuma luz de aquecimento acendeu.

Hoje fui na concessionária Morena, aqui em Salvador, onde adquiri o veículo há 1 ano e meio. O problema foi resolvido em cerca de uma hora após alguns testes com o contato elétrico da ventoinha, que estava úmido e um pouco oxidado. Eles passaram um limpa-contato, desumidificaram com jato de ar, recolocaram e reforçaram o isolamento, para evitar novas molhações.

Nessa época do ano chove muito em Salvador e é normal passar por alguns pontos alagados, o que deve ter ocasionado essa "inundação" do contato.

Não me foi cobrado nada pelo serviço, o que me fez sair ainda mais feliz e satisfeito sem aquela barulheira incômoda.

Edwiges

Número de Mensagens : 27
Cidade/Estado : Salvador/Bahia
Motorização/Cor : 1.0 branco
Código de Opcionais : Tecno

http://www.flickr.com/danielveiga

Mensagem por PedroCVL em Sex Abr 20 2012, 18:35

Galera, estou com um problema que quando a ventoinha é acionada no maximo não desliga mais, continua sempre no maximo, mas eu já reparei que quando ela não chega nesse ultimo estagio ela desliga normalmente caso a temperatura do motor diminua.
Tb acredito que não seja o motor esquentando mais do que o normal pq já abri o capo com a ventoinha no maximo e não senti nada muito quente. Em seguida desliguei o carro e com isso a ventoinha desliga e a temperatura estava normal ( quente, mas normal).

PedroCVL
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 54
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Basico + ar

Mensagem por Lasek em Sex Abr 20 2012, 18:38

não é a batinha cebolinha entrando em parafuso...ai a ventoinha pira! um bom eletricista resolve isso pra vc!!

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo

Mensagem por PedroCVL em Sex Abr 20 2012, 20:11

Lasek escreveu: não é a batinha cebolinha entrando em parafuso...ai a ventoinha pira! um bom eletricista resolve isso pra vc!!

Lasek, se você respondeu o meu problema, poderia me explicar melhor? Pq não entendi não hahaha

PedroCVL
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Lasek em Sex Abr 20 2012, 22:00

hehehe o ka tem um sensor q aciona a ventoinha quando ela esquenta aciona o ventilador pra troca de calor... As vezes isso pifa nos carros, por isso que ti falei pra levar levar em um eletricista bom q resolve facim facim pra vc!!!

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo

Mensagem por Alessandro em Dom Abr 22 2012, 10:19

Isso msm é a resistência, q fica no radiador no fundo do lado direito é essa peça aq

Resistência

E quando foi trocado no meu a cerâmica a parte verde já tinha ido para o beleleu, e no nosso Ka tem 2, um q controla a ventoinda e o outro q controla a temperatura do A/C e do ar quente q fica dentro do Ka, é vc entrar pelo passageiro e olhar vai ter um caixa preta um conector do lado esquerdo, e ai é esse outra resistência da temperatura do painel... Very Happy

Resistência da Ventilação forçada

Pneus do Karango são Yokohama C.drive2 185/60R14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles....  Twisted Evil  Razz

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4655
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Mensagem por Keveron em Qua Maio 09 2012, 01:48

tive ese problema da ventoinha do radiador que não desligava neim a pau quando voltei de viagem
desmontei o carro na oficina fui ver a valvula termostatica ELETRONICA travou
r$:280,00 a valvula + r$:50.00 carcaça da valvula

[pra checar e coisa rapido e facil]
verifica as duas mangueiras do radiador [caso uma tiver Fria e outra quente e valvula TRAVADA] [foi iso que ocorreu com o meu ka .... ainda bem que durou 4 anos esa valvula

Keveron
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 239
Cidade/Estado : Londrina-parana
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : Tecno-2009 Modelado 2012

Mensagem por PedroCVL em Seg Maio 14 2012, 21:56

éé, foi a bendita válvula termostática! Só achei sacanagem porque meu reservatório foi trocado com um ano de uso, e todo o fluído consequentemente também foi, serviço realizado na CSS. Depois disso o reservatório continua limpo (sem ferrugens) e o fluido ainda estava dentro do prazo de especificação, então não era pra ter travado a válvula...

Gastei R$450,00. Espero não ter outro problemas

PedroCVL
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mecanico diz que o problema é na central

Mensagem por Márcia Falci em Sab Jan 30 2016, 18:28

Gente, por favor, me ajudem. Só fazem 20 dias que estou com um ka 2010, 20mil km rodados, e há 4 dias percebi que a ventoinha liga assim que giro a chave e não desarma mais. Meu mecânico trocou a válvula termostatica, a bomba d'água e o sensor da válvula, mesmo assim não resolveu. Agora ele diz que o problema é na central. Já gastei 470 só nessa brincadeira. E ainda tô com medo de ficar andando com o carro e ferrar o motor. O que vocês acham?

Márcia Falci
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : Juiz de fora
Motorização/Cor : Ford ka 2010 preto
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por Maraccini em Dom Jan 31 2016, 16:34

O que é sensor da válvula ? seria o sensor de temperatura da água no bloco ( grande chance de ser este o problema ) se for peça nova pode estar com problema .

Trocar bomba e valvula termostatica sem apresentar sinal de superaquecimento (pelo menos mediu a temperatura de trabalho e mediu o sinal do sensor de temperatura, passou pelo scanner ?? Aposto que não !) parece meio (bem) ilógico estas substituições ainda mais num carro com 20.000 km tente outro mecânico (quem fica trocando de peças até achar defeito nem deveria ser chamado de mecânico ) e troque o sensor de temperatura da água (custo baixo) se não der certo primeiro veja com um eletricista se tem algum curto ou outro problema antes de mexer na central ECU !!

Seu carro tem A/C se ligar carro mesmo frio com o ar ligado ventoinha liga junto !

Até defeito no termostato pode ocasionar (se tiver A/C ) este defeito !!

Não sei no G2 mas no G 3 se direcionar o vento (ar) para o parabrisa liga o A/C mas não acende a luz no painel e tb liga a ventoinha !

Boa sorte e abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1306
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por Maraccini em Dom Jan 31 2016, 16:48

Saiu errado quis dizer veja o Sensor de pressão do ar condicionado ou  pressostato que costuma dar este defeito na ventoinha .

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Márcia Falci em Seg Fev 01 2016, 12:30

Engracado vc dizer isso pq meu carro esta sempre com o ar direcionado para o parabrisa, vou fazer esse teste imediatamente. Fiquei mesmo muito desconfiada do mecanico e resolvi trocar esse pressostato caso ainda persista o problema. Depois coloco aqui os resultados. MUITO OBRIGADA pela ajuda. Estava eu aqui desesperada pela minha central.

Márcia Falci
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Maraccini em Seg Fev 01 2016, 17:45

Marcia De uma olhada tb no sensor de temperatura da água (liquido de arrefecimento) mesmo que já tenha sido trocado pode estar com problema (defeito de fabrica). Outra peça que costuma dar este defeito !
Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Márcia Falci em Ter Mar 01 2016, 08:36

Oi, Gente!
Compartilhei o problema do meu Ka aqui no fórum e, segundo as dicas, resolvi procurar um bom eletricista depois de alguns dias. Aconteceu a coisa mais engraçada: no dia em que ele testou o carro, ele estava funcionando normalmente e até hoje não voltou a dar problemas. Não entendi até agora... De qualquer forma, fiquei feliz, não tive que gastar mais. Obrigada pelas dicas e pela ajuda de vocês!

Márcia Falci
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Maraccini em Ter Mar 01 2016, 16:48

Vai ver que era mal contato nos conectores e quando testou apertou e acabou com este mal contato !
Bom que resolveu e não trocou o modulo !!
Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:01

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: