Vantagens e desvantagens de um aro maior

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vantagens e desvantagens de um aro maior

Mensagem por Dario Pouso em Qua Jul 27 2011, 15:30

Olá amigos do fórum. Gostaria de saber as vantagens e desvantagens em se trocar as rodas originais por rodas de um aro maior. Esteticamente gosto como ficam as rodas de aro maior, mas quanto às consequencias mecânicas não sei nada; Se puderem gostaria que me explicassem se ao colocar um aro maior o desempenho mecanico é prejudicado e ainda, se ao colocar roda maior corre o risco de o peso dos passageiros fazer com que o paralama encoste na roda. Muito obrigadol, aguardo respostas.

Dario Pouso
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 2
Cidade/Estado: Brasília DF
Motorização/Cor: 1.0 Preta
Código de Opcionais: ...

Re: Vantagens e desvantagens de um aro maior

Mensagem por Naruzinha em Qua Jul 27 2011, 18:33

Ahh isso eu tb queria saber, fiquei sabendo que quanto maior a roda mas duro fica o carro o_o mas não sei se isso é verdade XD

Naruzinha
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens: 101
Cidade/Estado: São Paulo Sp
Motorização/Cor: 1.0 Kuro
Código de Opcionais: Adesivo, Lanternas traseiras! XD

Mensagem por Dario Pouso em Qui Jul 28 2011, 07:46

Obrigado. Vamos aguardar mais respostas.

Dario Pouso
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 2
Cidade/Estado: Brasília DF
Motorização/Cor: 1.0 Preta
Código de Opcionais: ...

Mensagem por Pedro Josino em Qui Jul 28 2011, 13:57

Na minha opinião eu acho que varia muito de acordo com a roda, pneu, etc..

Existem no mercado pneus que são considerados bons mas que são muito duros. Um pneu desse com perfil mais alto, se torna mais confortável, pois o pneu absorve mais o impacto, já uma roda maior, com perfil mais baixo, existe menos pneu pra absorver o impacto, por isso muitos dizem que o carro fica mais duro. Uma comparação que eu faço é: eu tenho um Vectra que os pneus originais eram Firehawk 600 195/60 R15, com pouco tempo eu substitui pelos Nexen N3000 225/40 R18 e nesse caso eu ganhei em conforto, apesar do pneu ter um perfil mais baixo, logo o pneu absorve menos impacto, mas o material de construção do pneu é bem melhor. Se eu tivesse colocado um Pirelli Pdragon no lugar do Nexen, concerteza eu teria ficado com o carro desconfortável.

Outra coisa que pode influenciar, é o peso da roda e a largura da mesma. Geralmente carros pequenos que vem com roda grande de fábrica, como o i30, Cerato, Vectra Elite, eles vem com rodas com a tala no máximo 7" e são aro 17". Já cheguei a ver carro com roda 17" e a tala 6.5". O que isso influencia? Quanto maior a largura da roda, maior a área de contato no solo, logo o carro terá mais aderência, porém precisará de mais força para sair, então isso a longo prazo pode prejudicar as homocinéticas, além do aumento do consumo. No caso do Vectra a roda original dele era 15x6" eu coloquei uma 18x8", o carro ficou bem mais lento para sair e apesar do motor 2.0 o consumo aumentou coisa de 1km/l.

Mas existe ainda a questão do peso da roda. Se seu carro tem uma roda 14" que pesa 8kg e você substitui por uma 17" que pesa 6kg, acredito que o carro fará menos esforço para andar, e ainda, com o menor peso da roda, terá uma melhoria no consumo (será?) e os amortecedores irão sofrer menos, pois no impacto, as rodas terão menos peso na questão do impacto.

Essas teorias que falei aqui, foram coisas que já conversei com amigos, dentre eles vendedores de rodas e pneus. Essa foi uma linha de raciocínio mais lógico que achamos. Não digo que isso seria verdade absoluta, nunca fiz vários testes, aonde testei na prática e senti diferença, eu citei um caso prático, aonde existe apenas a teoria, é uma teoria que no meu ver, faz sentido.

Então, vamos debater o assunto.

Pedro Josino
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens: 265
Cidade/Estado: Natal - RN
Motorização/Cor: 1.0 Azul Iporanga
Código de Opcionais: KPE9

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: