Comum ou aditivada? Ford ka 99/00

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Comum ou aditivada? Ford ka 99/00

Mensagem por sllash em Ter Ago 02 2011, 15:37

Boa tarde, prezados membros do forum.

Acabei de me cadastrar no forum, mesmo estando muito claro que o forum trata de informações do novo Ka. Venho pedir uma ajuda com dúvidas que eu tenho sobre o meu Ford ka image, 99/00, motor zetec rocam.

Espero que possam me ajudar.

1º Eu ando muito na cidade, vou no trabalho, levo minha esposa na escola, e finais de semana viajo até uma cidade que fica a 25KM de onde moro, gostaria de saber se é indicado o uso da gasolina normal ou aditivada? Ou se devo usar um pouco de cada e em qual proporção.

2º Nao consegui calcular ainda o quanto meu carro está gastando, mas não está tão economico quanto achei que seria, em média qual seria o consumo ideal dele na cidade e na estrada?

3º Percebi tambem que algumas vezes quando eu o ligo e fico parado, ele dá uma tremida quase que morrendo, mas nunca morreu. Mas ele fica um pouco instavel. Qual seria o problema?

4º E ultimo, alguem teria um manual para disponibilizar via PDF, está muito dificil de conseguir e o quando acho cobram um preco altissimo, valor que nem um bestsellers valeria.

Agradeço.

sllash
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 10
Cidade/Estado : Itajuba - MG
Motorização/Cor : Ford ka 2000, azul
Código de Opcionais : x

Re: Comum ou aditivada? Ford ka 99/00

Mensagem por CadoO em Ter Ago 02 2011, 15:49

Olha, Tenho um conhecido muito próximo que faz transporte de gasolina!

Em um caminhão de 30kl, são separados por tankes de 15k 10k 5k litros.
Todos os tanques são enchidos com o mesmo tipo de gasolina, tudo COMUM, a diferença que após cheio o tanque, para cada 1000 litros de gasolina, vai UM LITRO de aditivo, tornando a tal GASOLINA ADITIVADA.

Eu particularmente, uso apenas gasolina comum.
A unica gasolina que realmente senti diferença ( não com o KA, com minha Biz ), foi utilizar a PODIUM da BR. Se não me engano paguei R$ 3.10 ~ 3.15 o Lt.

Mas hoje em dia utilizo apenas Comum.

CadoO
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 203
Cidade/Estado : Bento Gonçalevs - RS
Motorização/Cor : 1.6 - Preto
Código de Opcionais : Tecno

Mensagem por Gedson Silva em Ter Ago 02 2011, 16:00

olha o lance da gasolina aditivada não merece muita credibilidade não meu karu- não pela gasolina em si que se for ealment adtvada é mlhor... mas no brasil nao tem fsklização, nada q nos garanta q sja realment adtvada então, opto pelo adtivo- após três tanques no quarto adiciono o aditivo q compro separado no proprio post ond abasteço... acho mais confiavel
até pq a unica dferença q sinto entr a comum e aditivada é no bolso, claro, pois a adtivada é mais kara.

Gedson Silva
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 271
Cidade/Estado : Araripina-PE
Motorização/Cor : KA emotion
Código de Opcionais : fordkacinza

Mensagem por Rafael...... em Ter Ago 02 2011, 17:12

a cada 2 tanques de alcool eu coloco 1 de aditivada Vpower, sinto no piscologico que limpa os bicos.....

Rafael......
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1769
Cidade/Estado : DF Taguatinga
Motorização/Cor : 1.0 Branco
Código de Opcionais : Basico

Mensagem por AluirBh em Ter Ago 02 2011, 17:18

O forum é pra Old Ka tb o/

Faço tipo o Rafael ai...

a cada 5 idas ao posto, eu coloco uma de aditivada ou Podium (quando a grana dá xD)

Sobre o consumo, meu tá todo reguladinho e tals, faço entre 12 e 13 km por litro na cidade e na Estrada (fui poucas vezes) faço a media de 17 a 18 por litro (isso com o carro com 3 pessoas e pouca bagagem)

AluirBh
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2097
Cidade/Estado : belo Horizonte / MG
Motorização/Cor : Zetec 1.0 / Dourado
Código de Opcionais : Al. VE. TE. Farol Neblina com Xenon 6000k, Som, Câmera de Ré, Rodas aro 14 Brancas, Pedaleiras Esportivas, Máscara Branca

Mensagem por sllash em Qua Ago 03 2011, 10:29

Blz...

Vou comprar um aditivo então, e começar a colocar sempre o aditivo a parte e a cada 4 ou 5 tanques...

Vou ter que calcular para ver se o meu está tendo este mesmo consumo, mas acredito que nao.

Tenho mais uma dúvida, eu comprei meu ka a 2 semanas, eu queria saber se o Porta Luvas dele é realmente só aquele buraco. kkkkk.. tipo o meu nao tem nenhuma tampa.. é assim mesmo?

Att,

sllash
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por waguinho ka preto em Qua Ago 03 2011, 11:36

amigo se vc roda masi na cidade use aditivada ou pudium , se seu trajeto e masi rodoviario pode usar a comum, na estrada com alta velociade o aditivo nao vai ajudar muito , ja na cidade q o motor fica masi em marcha lenta primeira e segunda marchar, o aditivo ira ajudar, mas tudo depende do posto q vc abastece , tem posto que vende gasolina aditivada pelo mesmo preço da comum , é claro q esta aduterada, posto com preços fora de mercado combustivel ruin tb

waguinho ka preto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 390
Cidade/Estado : Mogi das Cruzes
Motorização/Cor : KBC9- 1.0 Preto
Código de Opcionais : Graças a Deus vendi a bombinha kkkkkkk

Mensagem por AluirBh em Qua Ago 03 2011, 13:42

Porta Luvas é só aqui la mesmo ahaahahahahaha

Tem uma tampa pra ele sim.

No Banco traseiro do lado direito, tem um porta treco tb!

AluirBh
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Código de Opcionais : Al. VE. TE. Farol Neblina com Xenon 6000k, Som, Câmera de Ré, Rodas aro 14 Brancas, Pedaleiras Esportivas, Máscara Branca

Mensagem por sllash em Qua Ago 03 2011, 14:04

hsuash.. me venderam sem a tampa então..

No ford Ka image 99/00, nao tem luz de que avisa quando chega na reserva?

Nao tenho o manual.

Att,

sllash
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por AluirBh em Qua Ago 03 2011, 14:09

tem não, tem que olhar no Marcador de combustivel mesmo, se tiver naquele quadradinho vermelho, pode ir pro posto abastecer!

AluirBh
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por sllash em Qua Ago 03 2011, 14:17

Valeu.

Abraços.

sllash
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por sllash em Qua Ago 03 2011, 14:40

Uma ultima dúvida.

Meu painel parece estar com a luz meio fraca, tem como regular a luminosidade? Trocar a lampada? ou algo do genero?

Valeu

sllash
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por AluirBh em Qua Ago 03 2011, 15:34

trocar a lampada tem, mas não sei como fazer

AluirBh
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Magri em Qua Ago 03 2011, 17:00

Vou dar o meu pitaco...

Como disse o CadoO, é no caminhão que a gasolina comum recebe o aditivo, que com o chacoalhar da viagem acaba se misturando ao combustível.

Mas o que é o aditivo? Nada basicamente além de três ingredientes: um detergente (parecidíssimo com aquele que você tem na pia da cozinha), um dispersante e um antiespumante. A função do detergente é dissolver os eventuais depósitos deixados pela gasolina não aditivada no sistema; os dispersantes agem "pulverizando" esta sujeira e, obviamente, o antiespumante evita a formação de espuma no sistema.

Quando eu tinha carro "monofuel", eu só usei aditivada. É ululante que temos que ficar de olho no posto e tal, mas isso todo mundo já sabe. De qualquer forma, eu nunca tive que fazer uma limpeza de bico, e as velas eu só troquei porque apresentavam desgaste. Mas continuavam limpinhas, sem nenhum depósito.

E os benefícios da aditivada não se resumem só a bicos, velas e câmara de combustão: por não permitir a formação de resíduos (as ditas "borras"), o desempenho do motor como um todo, inclusive da linha de combustível - fica mais próximo do original por muito mais tempo. Até mesmo o lubrificante fica menos contaminado.

A diferença de preço entre uma e outra compensa - e muito - a menor necessidade de manutenção depois.

Agora essa história de Premium... A grosso modo, a Premium é basicamente uma gasolina crackeada (destilada, obtida) em temperatura mais alta, o que significa que possui menos enxofre em sua composição e maior octanagem. Recebe também uma carga de aditivo e um corante, a fim de diferenciá-la.

Porém, seu uso fica restrito a motores de carros importados que não passaram pelo processo de adaptação à nossa gasolina, ou seja, que possuem alta taxa de compressão e que exigem combustível com mais de 95 octanas (a nossa gasolina, comum ou aditivada, tem 94 octanas, enquanto que a Premium tem 98 - pelo método RON).

Como nossos carros não tem uma taxa de compressão muito elevada - na ordem de (no máximo) 13:1, o uso da Premium não traria grandes vantagens. Aliás, a única vantagem seria a limpeza do motor, pois ela é tão eficiente quanto a aditivada no quesito limpeza, mas com o plus de não sujar o motor. Porém, seu custo acaba não compensando.

No máximo, seria interessante usar a Premium no tanquinho de partida a frio, pois este combustível mantém suas características por mais tempo do que a gasolina comum ou aditivada, que "apodrece" em cerca de 30 dias.

Magri
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 192
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 2009, 1.6 Performer, preto
Código de Opcionais : ?

http://twitter.com/a_magri

Mensagem por sllash em Seg Ago 08 2011, 17:56

Legal.. estou usando aditivada.

Tenho mais uma dúvida, eu comprei o carro agora então estou dando uma revisada em tudo.

Coloquei no sistema de arrefecimento o produto Radclean, ele serve para limpar, depois de rodar uns 8 dias vou trocar toda a agua e colocar o aditivo concentrada Radcool, como nao tenho o manual do carro me veio uma dúvida, quantos litros de agua/aditivo cabe no carro? e em qual porcentagem de ativido e agua devo misturar?

Ford ka image 99/00....

Mais uma vez obrigado

sllash
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Magri em Seg Ago 08 2011, 21:15

sllash.

O fluido de arrefecimento deve ser dosado na proporção 50-50 de aditivo (Motorcraft Anticongelante, especificação WSS-M97B44-D). A capacidade total do sistema é de:

- Motor 1.0 sem ar: 5,7 L
- Motor 1.0 com ar: 5,9 L
- Se tiver ar quente, seja 1.0 ou 1.6, a capacidade é de 6,4 L.

Abraços!

Magri
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por sllash em Ter Ago 09 2011, 10:02

Bom dia, Magri.

Desculpe mais sou totalmente leigo no assunto.

o meu tem ar quente então é 6,4 litros.

Terei de colocar 3,2 litros de aditivo e 3,2 de agua. Mas esses 3,2 de aditivo é concentrado certo? Pq comprei uma garrafa com 500Ml de aditivo concentrado.

é que me parece muito usar 3,2 litros de aditivo concentrado, seria 6 a 7 garrafas do produto que comprei, a cada garrafa me custou 23, seria um custo de R$ 160,00 só para o aditivo, sem contar a agua deionizada que nao sei o preço.

Não estou reclamando do preço, pois se é segurança tem que ser feito, mas é que vi outros comentários no forum de pessoas dizendo que gastaram 50,00 para fazer esse serviço.

Então fiquei pensando se essa medida de 50 - 50 nao seria para aditivo nao concetrado, aqueles prontos.

mais uma vez obrigado. Voce está me ajudando bastante.

sllash
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Magri em Ter Ago 09 2011, 10:31

Bom Dia, sllash.

Eu peguei os dados acima no manual de manutenção da Ford (http://bit.ly/qnFNmp).

Aqui mesmo no fórum eu achei um post sobre o fluido de arrefecimento (http://bit.ly/qYxjYt). No tópico diz que um similar que atende a especificação da Ford, vendido na rede de postos Ipiranga, pode ser encontrado duas apresentações: concentrado e já diluído. O diluído é encontrado em embalagens de 500ml, 1 litro, 20 litros e 200 litros (!). Porém, não achei o preço... Aí eu liguei na Mercadocar e achei um diluído, da Radiex, que custa R$ 15,90 o litro. Tem também um outro, de outra marca, que custa R$ 12,90.

Agora quanto à água, no caso do uso do concentrado, não precisa ser deionizada: o aditivo já prevê que será utilizada água potável comum.

Forte abraço!

Magri
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por marcoalves1970 em Ter Set 06 2011, 15:13

sllash escreveu:Boa tarde, prezados membros do forum.

Acabei de me cadastrar no forum, mesmo estando muito claro que o forum trata de informações do novo Ka. Venho pedir uma ajuda com dúvidas que eu tenho sobre o meu Ford ka image, 99/00, motor zetec rocam.

Espero que possam me ajudar.

1º Eu ando muito na cidade, vou no trabalho, levo minha esposa na escola, e finais de semana viajo até uma cidade que fica a 25KM de onde moro, gostaria de saber se é indicado o uso da gasolina normal ou aditivada? Ou se devo usar um pouco de cada e em qual proporção.

2º Nao consegui calcular ainda o quanto meu carro está gastando, mas não está tão economico quanto achei que seria, em média qual seria o consumo ideal dele na cidade e na estrada?

3º Percebi tambem que algumas vezes quando eu o ligo e fico parado, ele dá uma tremida quase que morrendo, mas nunca morreu. Mas ele fica um pouco instavel. Qual seria o problema?

4º E ultimo, alguem teria um manual para disponibilizar via PDF, está muito dificil de conseguir e o quando acho cobram um preco altissimo, valor que nem um bestsellers valeria.

Agradeço.

Olha, existe varias gasosas, Ipiranga, BR, Esso, e Shell, existe um video do ADG no you tube , ele fala q usa só gasolina comum nos carros dele e da namorada dele e q nunca deu problema mais ele disse tb q ja até introduziu uma camera na camara de combustão de um motor q só usava gasolina aditivada e notou q era igual a de um motor q usa gasolina comum, mais ele disse mais uma coisa, q a única gasolina aditivada q realmente fez diferença foi a V-power da Shell, só não tem dito nada da podium, vai de V-Power q é mais barata q a podium ok, eu só coloco etanol V-Power no meu fiesta 1.0 flex e tem um rendimento e uma resposta melhor q os outros combustiveis ok.
Vejam o video?

http://www.youtube.com/watch?v=OXe2Fuluthg&feature=results_main&playnext=1&list=PLD0E7CF049E96E794

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1090
Cidade/Estado : Franca, SP
Motorização/Cor : Honda Fit 1.4 CVT
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por djfernandolages em Sex Out 28 2011, 21:44

Também faço como o Gedson Silva, utilizo a cada tres tanques no quarto um aditivo, normalmente bardahl flex na gasosa comum, nunca tive problemas inclusive nos carros anteriores que eu já tive nunca encomodaram, gasosa comum com certeza.

djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE

http://www.djfernando.br21.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 15:58

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo