[DÚVIDA] - Problema de desempenho - Resolvi testar a sonda. O que fazer mais?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - Problema de desempenho - Resolvi testar a sonda. O que fazer mais?

Mensagem por Igorlongo em Dom Set 11 2011, 21:28

Olá amigos! Hoje resolvi colocar a mão na massa para ver o que está acontecendo e tentar identificar alguma coisa referente àquela hesitação na resposta do motor do kazinho.

Já existe tópicos aqui no fórum falando que o motor "rateia" demais em algumas situações, como por exemplo atravessar uma esquina.
Eu também já havia criado um tópico falando como o motor muda da água pro vinho nessa situação de arrancada (sem "encher o motor") quando se desconecta a sonda lambda.

Fiz o teste da leitura da sonda lambda com o motor em funcionamento:

Sonda ligada: Tanto na  marcha lenta quanto em rotação constante a leitura da sonda oscilava entre 50mV e 1V, indicando mistura adequada. Em aceleração forte, a partir da lenta até perto de cortar giro, a leitura da sonda fica em torno de 45mV, o que indica mistura bem pobre. Logo após soltar o acelerador a leitura pula para perto de 1V (parece normal) e depois cai de novo enquanto o motor baixa a rotação até perto da lenta. (parece normal, indicando cutoff). Nessa situação percebe-se claramente uma demora exagerada para subir giro.

Sonda desligada: Depois de esperar o motor se adaptar, fiz o mesmo teste. Tanto em rotação constante quanto em aceleração forte a leitura da sonda fica perto de 990mV, indicando mistura bem rica. Da mesma forma que o outro teste, a leitura cai para perto de 50mV enquanto o motor baixa a rotação. Nesse caso, sem sonda, percebe-se que o motor sobe giro absurdamente mais rápido.

Peço desculpa se alguma coisa está errada, já que sou novato com motores.

Mas agora chega a hora em que peço ajuda pra vocês: Por que está acontecendo isso? Li em vários lugares que durante acelerações fortes a mistura deveria enriquecer, bem ao contrário do que o meu kazinho tá fazendo.

Igorlongo
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 45
Cidade/Estado : Pelotas - RS
Motorização/Cor : 1.6 Prata
Código de Opcionais : Tudo e mais um pouco

Re: [DÚVIDA] - Problema de desempenho - Resolvi testar a sonda. O que fazer mais?

Mensagem por Convidado em Dom Set 11 2011, 21:54

poxa, onde se localiza isso ? como que se desliga ?
prejudica alguma coisa ?
Se desligar isso ai, ele não vai ''beber'' + ??

Vou procurar seu topico brother e ler ! Wink

Mas eu ja to di cara com a resposta dele .. e tem essa agora, que se esperar 10mil km como diz o pessoal aqui o carro anda e vira economia .. acho que não tem nada haver isso hein ..

Vai sabe tbm ! hauiehauiehuiae !!
=/

Obs. vc é de Pel .. 1 hora daki ! hehe !

Edti.. li o outro Topico, vi que prejudica o motor e sistema de ignição e etc ..
Poxa o celta 1.0 2002 que era da minha dinda acelerava mtoo bem .. ela mesmo comprou um Ka agora e esta achando mtoo amarrado .. =/

Sei la, eu to achando mto estranho ..

quando comprei o 207 em pelotas, ate aqui onde moro é 1hora, notei que o carro naum ''andava'' obs. estava igual ao Ka agora ... depois de uns 500km rodados, o 207 ta um canhão .. responde mto bem, forte e mto economico .. ja o meu KA com quase mil km ta uma tartaruga e bebado ! rsrsr ..

Convidado
Convidado

Re: [DÚVIDA] - Problema de desempenho - Resolvi testar a sonda. O que fazer mais?

Mensagem por Igorlongo em Dom Set 11 2011, 23:15

Pelo que eu andei lendo a maior chance de dar danos é no catalisador... Eu não arrisco, deixo sempre ligada. Vou procurar alguém aqui na volta que seja bom em injeção eletrônica pra ver isso.

Mas a quilometragem não faz muita diferença não. O meu tá com 16 mil... Parece um pouco mais solto, mas nada de muito diferente.

Igorlongo

Mensagem por Convidado em Ter Set 13 2011, 11:58

Poiseh, ja oui falar aqui em rio grande que o pessoal tem mais de 10mil km e ta mesma coisa ..

=/
Ja mi dei mal aqui atravessando umas ruas .. hehehe ..

Convidado
Convidado

Mensagem por Nithium em Ter Set 13 2011, 13:17

Meu Ka anda meio que dormindo ultimamente seria relacionado a sonda o problema?

Nithium
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 717
Cidade/Estado : Rio Branco - Acre
Motorização/Cor : 1.0 Vermelho
Código de Opcionais : ar+som

Mensagem por Igorlongo em Ter Set 13 2011, 18:52

Nithium escreveu: Meu Ka anda meio que dormindo ultimamente seria relacionado a sonda o problema?

Você pode testar isso ou levar em alguém que saiba como mexer. Mas o meu ka fica com um comportamento bem selvagem quando a sonda está inoperante Twisted Evil

Igorlongo

Mensagem por djfernandolages em Ter Fev 21 2012, 14:58

Meu tio que é mecânico especializado falou que a sonda deve ser feita uma limpeza periódica, coisa que não está nos manuais especificando, ele fez uma limpeza pra mim no meu, ficou bem melhor de resposta e consumo, valeu a pena limpar, pois com o tempo vai formando um carvão devido aos gases de escapamento, e a sonda tem difculdade de leitura devido a sujeira, é bem fácil limpar, basta retirar com cuidado e passar spray limpa-contato em abundância, tendo cuidado de passar bem nos pequenos orifícios dela, mais vale uma limpezinha periódica do que ter que trocar a "mardita".

djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE

http://www.djfernando.br21.com

Mensagem por Gabriel Crisanto em Qui Fev 23 2012, 18:44

Ate que enfim achei algo a respeito....
Eu to ate dando um up no meu motor 1.0 2010, pq eu acho o carro pato demais, meu irmao tem um uno fire 1.0 2010 tbm que da um coro no meu ka, e ele dirigi igual uma velha e eu to sempre com o pé no fundo, acho que a injeção ja deveria ter se acostumado comigo...
Mas na pratica, se eu desligar essa bendita sonda, o que pode ser prejudicado realmente?
Alguma outra peça pode ser danificada?

Gabriel Crisanto
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 19
Cidade/Estado : Itajaí/SC
Motorização/Cor : 1.0 Flex Preto
Código de Opcionais : 10

Mensagem por Marcelo Armesto em Ter Jul 17 2012, 13:17

Ouvi dizer que prejudica o catalizador, e a injeção eletronica fica embaralhada.
Além do que deve beber que é uma beleza com a sonda desconectada.

Marcelo Armesto
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1354
Cidade/Estado : Santos - Sp
Motorização/Cor : Vermelho 1.0
Código de Opcionais : Dvd; 48 leds na cortesia; volante esportivo shutt; rodas aro 17; suspensão fixa; xenon 8000k nos milhas, abafador esportivo; teto, grade e outros detalhes envelopados; pinças e tambores de freio em amarelo luminoso.

Mensagem por alex63 em Ter Jul 17 2012, 13:52

Amigo,

Retirar a sonda lambda, faz com que o motor , trabalhe de forma diferente da que foi projetado. De cara, vc terá alarme de injeção ( MIL) acesso . Sim, seu catalisador poderá ir para o " saco" não imediatamente, mais sim com o uso contínuo de mistura inadequada. Vale ressaltar, que o aumento de potencia não será tão grande assim, na verdade será mais " psicológico", mais haverá sim aumento de consumo este expressivo, poderá haver aquecimento do motor ( mistura pobre) ou aquecimento excessivo da descarga e do catalisador ( mistura rica) . Sem contar, que seu carro estará irregular perante os órgãos fiscalizadores....

Pergunto, seu carro é flex ? Se é passe a usar só etanol, desta forma vc ganha mais 5 Cvs.... extras...... sem se aporrinhar ... sem estar fora da lei.... e sem prejudicar o meio ambiente !!!

Seus futuros filhos lhe agradecerão !!!

Abcs

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por marcoalves1970 em Qua Jul 18 2012, 06:57

alex63 escreveu:Amigo,

Retirar a sonda lambda, faz com que o motor , trabalhe de forma diferente da que foi projetado. De cara, vc terá alarme de injeção ( MIL) acesso . Sim, seu catalisador poderá ir para o " saco" não imediatamente, mais sim com o uso contínuo de mistura inadequada. Vale ressaltar, que o aumento de potencia não será tão grande assim, na verdade será mais " psicológico", mais haverá sim aumento de consumo este expressivo, poderá haver aquecimento do motor ( mistura pobre) ou aquecimento excessivo da descarga e do catalisador ( mistura rica) . Sem contar, que seu carro estará irregular perante os órgãos fiscalizadores....

Pergunto, seu carro é flex ? Se é passe a usar só etanol, desta forma vc ganha mais 5 Cvs.... extras...... sem se aporrinhar ... sem estar fora da lei.... e sem prejudicar o meio ambiente !!!

Seus futuros filhos lhe agradecerão !!!

Abcs

Fala ae Alex, beleza? Gostaria q vc desse uma opnião sobre esse tópico?
http://www.clubedonovoka.com/t7592-alguem-por-aqui-ja-colocou-direcao-hidraulica-ficou-bom-ou-ruim

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1090
Cidade/Estado : Franca, SP
Motorização/Cor : Honda Fit 1.4 CVT
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por Jonasknebel em Sab Nov 17 2012, 11:08

Galera...
Entrei nesse fórum buscando mais informações sobre um probleminha com meu Ka (1.0 class completo 2012)
Quando vou arrancar normalzinho (pior se for em aclive) ele não vai, fica amarrado, apanhando e derrepente ele dispara a andar. Acho muito estranho isso.
Na 1ª revisão comentei sobre isso e eles testaram a injeção e não acharam nada, só que nesse mês faço a última revisão com garantia e quero resolver esse problema.
Alguém aí teve o mesmo problema? sabe o que aconteçe?
Agradeço aí pessoal.

Jonasknebel
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : santa rosa/RS
Motorização/Cor : 1.0/branco
Código de Opcionais : completo

Mensagem por Luluka em Ter Abr 08 2014, 18:43

Em um sinal, ao arrancar em CNTP, é absolutamente normal o veículo ter este comportamento. Afinal, ele está acelerando.

Se em uma rotação, velocidade e marcha constantes em linha reta e, então entra em aclive mantendo os mesmos parâmetros, não é anormal sentir o motor "amarrado" de início da subida e depois, sentí-lo arrancar. Este efeito, de forma genérica, trata-se justamente do ajuste da injeção para obter o melhor desempenho do seu motor na subida.

Outro exemplo é com o carro frio, ligando em aclive. Natural esta sensação de "amarrado" ocorrer de início.

Última edição por Luluka em Ter Abr 08 2014, 18:48, editado 1 vez(es) (Razão : Adições)

Luluka

Número de Mensagens : 43
Cidade/Estado : Rio de Janeiro/RJ
Motorização/Cor : 1.0/preto
Código de Opcionais : Class

Mensagem por caioval14 em Seg Abr 14 2014, 22:26

djfernandolages, bom saber que é uma parte que deve ser limpada, mas onde se localiza essa sonda no ka, e esse spray, onde encontra?

caioval14

Número de Mensagens : 20
Cidade/Estado : Curitiba-PR
Motorização/Cor : 1.0ZR/azul
Código de Opcionais : KFD9

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:29

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: