Problema de desempenho - Resolvi testar a sonda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Problema de desempenho - Resolvi testar a sonda

Mensagem por Igorlongo em Dom 11 Set - 21:28

Olá amigos! Hoje resolvi colocar a mão na massa para ver o que está acontecendo e tentar identificar alguma coisa referente àquela hesitação na resposta do motor do kazinho.

Já existe tópicos aqui no fórum falando que o motor "rateia" demais em algumas situações, como por exemplo atravessar uma esquina.
Eu também já havia criado um tópico falando como o motor muda da água pro vinho nessa situação de arrancada (sem "encher o motor") quando se desconecta a sonda lambda.

Fiz o teste da leitura da sonda lambda com o motor em funcionamento:

Sonda ligada: Tanto na marcha lenta quanto em rotação constante a leitura da sonda oscilava entre 50mV e 1V, indicando mistura adequada. Em aceleração forte, a partir da lenta até perto de cortar giro, a leitura da sonda fica em torno de 45mV, o que indica mistura bem pobre. Logo após soltar o acelerador a leitura pula para perto de 1V (parece normal) e depois cai de novo enquanto o motor baixa a rotação até perto da lenta. (parece normal, indicando cutoff). Nessa situação percebe-se claramente uma demora exagerada para subir giro.

Sonda desligada: Depois de esperar o motor se adaptar, fiz o mesmo teste. Tanto em rotação constante quanto em aceleração forte a leitura da sonda fica perto de 990mV, indicando mistura bem rica. Da mesma forma que o outro teste, a leitura cai para perto de 50mV enquanto o motor baixa a rotação. Nesse caso, sem sonda, percebe-se que o motor sobe giro absurdamente mais rápido.

Peço desculpa se alguma coisa está errada, já que sou novato com motores.

Mas agora chega a hora em que peço ajuda pra vocês: Por que está acontecendo isso? Li em vários lugares que durante acelerações fortes a mistura deveria enriquecer, bem ao contrário do que o meu kazinho tá fazendo.

Igorlongo
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens: 40
Cidade/Estado: Pelotas - RS
Motorização/Cor: 1.0 / Azul
Código de Opcionais: Vários

Re: Problema de desempenho - Resolvi testar a sonda

Mensagem por gabituh em Dom 11 Set - 21:54

poxa, onde se localiza isso ? como que se desliga ?
prejudica alguma coisa ?
Se desligar isso ai, ele não vai ''beber'' + ??

Vou procurar seu topico brother e ler ! Wink

Mas eu ja to di cara com a resposta dele .. e tem essa agora, que se esperar 10mil km como diz o pessoal aqui o carro anda e vira economia .. acho que não tem nada haver isso hein ..

Vai sabe tbm ! hauiehauiehuiae !!
=/

Obs. vc é de Pel .. 1 hora daki ! hehe !

Edti.. li o outro Topico, vi que prejudica o motor e sistema de ignição e etc ..
Poxa o celta 1.0 2002 que era da minha dinda acelerava mtoo bem .. ela mesmo comprou um Ka agora e esta achando mtoo amarrado .. =/

Sei la, eu to achando mto estranho ..

quando comprei o 207 em pelotas, ate aqui onde moro é 1hora, notei que o carro naum ''andava'' obs. estava igual ao Ka agora ... depois de uns 500km rodados, o 207 ta um canhão .. responde mto bem, forte e mto economico .. ja o meu KA com quase mil km ta uma tartaruga e bebado ! rsrsr ..

gabituh
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens: 877
Cidade/Estado: Big River | RS
Motorização/Cor: 1.0 8V
Código de Opcionais: Bonito Apenas ! =)

http://www.facebook.com/profile.php?id=100003046376083

Mensagem por Igorlongo em Dom 11 Set - 23:15

Pelo que eu andei lendo a maior chance de dar danos é no catalisador... Eu não arrisco, deixo sempre ligada. Vou procurar alguém aqui na volta que seja bom em injeção eletrônica pra ver isso.

Mas a quilometragem não faz muita diferença não. O meu tá com 16 mil... Parece um pouco mais solto, mas nada de muito diferente.

Igorlongo

Mensagem por gabituh em Ter 13 Set - 11:58

Poiseh, ja oui falar aqui em rio grande que o pessoal tem mais de 10mil km e ta mesma coisa ..

=/
Ja mi dei mal aqui atravessando umas ruas .. hehehe ..

gabituh
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens: 877
Cidade/Estado: Big River | RS
Motorização/Cor: 1.0 8V
Código de Opcionais: Bonito Apenas ! =)

http://www.facebook.com/profile.php?id=100003046376083

Mensagem por Nithium em Ter 13 Set - 13:17

Meu Ka anda meio que dormindo ultimamente seria relacionado a sonda o problema?

Nithium
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens: 606
Cidade/Estado: Rio Branco - Acre
Motorização/Cor: 1.0 Vermelho
Código de Opcionais: ar+som

Mensagem por Igorlongo em Ter 13 Set - 18:52

Nithium escreveu: Meu Ka anda meio que dormindo ultimamente seria relacionado a sonda o problema?

Você pode testar isso ou levar em alguém que saiba como mexer. Mas o meu ka fica com um comportamento bem selvagem quando a sonda está inoperante Twisted Evil

Igorlongo

Mensagem por djfernandolages em Ter 21 Fev - 13:58

Meu tio que é mecânico especializado falou que a sonda deve ser feita uma limpeza periódica, coisa que não está nos manuais especificando, ele fez uma limpeza pra mim no meu, ficou bem melhor de resposta e consumo, valeu a pena limpar, pois com o tempo vai formando um carvão devido aos gases de escapamento, e a sonda tem difculdade de leitura devido a sujeira, é bem fácil limpar, basta retirar com cuidado e passar spray limpa-contato em abundância, tendo cuidado de passar bem nos pequenos orifícios dela, mais vale uma limpezinha periódica do que ter que trocar a "mardita".

djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens: 238
Cidade/Estado: Lages-SC
Motorização/Cor: KA 1.0-Vermelho
Código de Opcionais: AQ, DT, LT, VE, TR, AL

http://www.djfernando.br21.com

Mensagem por Gabriel Crisanto em Qui 23 Fev - 17:44

Ate que enfim achei algo a respeito....
Eu to ate dando um up no meu motor 1.0 2010, pq eu acho o carro pato demais, meu irmao tem um uno fire 1.0 2010 tbm que da um coro no meu ka, e ele dirigi igual uma velha e eu to sempre com o pé no fundo, acho que a injeção ja deveria ter se acostumado comigo...
Mas na pratica, se eu desligar essa bendita sonda, o que pode ser prejudicado realmente?
Alguma outra peça pode ser danificada?

Gabriel Crisanto
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 17
Cidade/Estado: Itajaí/SC
Motorização/Cor: 1.0 Flex Preto
Código de Opcionais: 10

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: