[DÚVIDA] - PQ ESTÁ SAINDO DIRETO AR QUENTE NAS SAÍDAS DE AR?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - PQ ESTÁ SAINDO DIRETO AR QUENTE NAS SAÍDAS DE AR?

Mensagem por Marcelo Fernando Freitas em Seg Out 10 2011, 12:09

Fala galera do clube, pessoal quero que vcs me esclareçam uma duvida meu ka tecno, começou nesses dias quentes a liberar ar quente pelas saidas de ar, mesmo estando na posição azul do painel. O funcionamento do ar condicionado diminuiu por causa deste problema.
Pessoal alguém ja teve esse problema.

Marcelo Fernando Freitas
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 9
Cidade/Estado : Quilombo/SC
Motorização/Cor : 1.0 techno/preto ebony
Código de Opcionais : completo

Re: [DÚVIDA] - PQ ESTÁ SAINDO DIRETO AR QUENTE NAS SAÍDAS DE AR?

Mensagem por PacoMed em Seg Out 10 2011, 12:59

Seria mais um com problema na válvula termostática???

No meu as vezes acontece isso.... tenho que ficar mechendo nela pra voltar ao normal...
Um dia ainda me "esquento" e desativo esse trem....

PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 673
Cidade/Estado : Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais : Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.

Mensagem por Vogel Design em Seg Out 10 2011, 19:35

isso é um problema que acontece com a valvula do ar quente, é uma valvula que fica no cofre do motor que pega a agua quente do motor e passa em uma especie de radiador dentro do carro que esquenta o ar.
se esta valvula queima, o ar quente fica sempre ligado.
isso não ligação NENHUMA com valvula termostatica

esta valvula do ar quente custa de 32 a 85 reais e é super simples de se trocar são apenas 4 mangueiras que são ligadas a valvula, 2 que vem do motor e 2 que vão para dentro do carro, quem quiser ver, esta valvula fica no cofre do motor, vc vai ver 2 mangueiras relativamente finas perto das outras do sistema de arrefecimento.

estas mangueiras vão em sentido ao painel corta fogo, fica bem no meio do cofre, só olhar

Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel

Mensagem por Lasek em Seg Out 10 2011, 19:47

Essa valvula de vez em quando é bom abrir ela na parte quente do botão do painel...pra circular a agua...o cara q arruma ar condicionados disse q a gente só usa no inverno, ai fica juntando borra de ferrugem nela ai quando abri ela emperra...ou fazer sempre a limpeza do sistema, deixandoi agua com aditivo sempre bem conservados!!

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo

Mensagem por Vogel Design em Seg Out 10 2011, 19:59

não tem nada a ver com ferrugem, essa valvula queima mesmo, vou explicar o pq

esta valvula vem de um projeto europeu (onde o ar quente funciona por bastante tempo durante o ano)

e esta valvula funciona de forma peculiar. ela funciona assim:

quando o ar quente fica ligado, o motor (solenoide) que abre e fecha a valvula fica 100% sem energia, ou seja, vc deixa de mandar energia para o motor e uma mola empurra a valvula deixando a agua quente passar.

Logo quando vc não quer o ar quente ligado, este motor fica sempre com energia, empurrando a tal mola.

e é ai que da a merda, imagina um motor sendo forçado 100% do tempo, esquentando ignorantemente. ele queima.

parece babaca, mas já testei esta valvula do lado de fora e vi exatamente como ela funciona, cheguei até a quebrar uma pra ver como é por dentro, já troquei do meu carro uma vez. e agora estou com uma nova pois queimou denovo.

só que agora estou com as mangueiras interligadas e eliminei a valvula do ar quente.
por enquanto, assim que o carro for dar uma arrumadinha troco denovo

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por Lasek em Seg Out 10 2011, 22:35

então o cara me descreveu errado o funcionamento hehe!

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo

Mensagem por Vogel Design em Ter Out 11 2011, 00:41

bom, não sei como ele descreveu, mas eu estou com uma aqui e zerada e andei brincando bastante com ela heheheheh

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por PacoMed em Ter Out 11 2011, 09:08

Vogel Design escreveu:isso é um problema que acontece com a valvula do ar quente, é uma valvula que fica no cofre do motor que pega a agua quente do motor e passa em uma especie de radiador dentro do carro que esquenta o ar.
se esta valvula queima, o ar quente fica sempre ligado.
isso não ligação NENHUMA com valvula termostatica

esta valvula do ar quente custa de 32 a 85 reais e é super simples de se trocar são apenas 4 mangueiras que são ligadas a valvula, 2 que vem do motor e 2 que vão para dentro do carro, quem quiser ver, esta valvula fica no cofre do motor, vc vai ver 2 mangueiras relativamente finas perto das outras do sistema de arrefecimento.

estas mangueiras vão em sentido ao painel corta fogo, fica bem no meio do cofre, só olhar

E isso ai.. confundi os nomes.... mais e dessa bichinha ai mesmo que tava falando....
No ka da minha mae ja teve esse problema... como moramos no Tocantins (40º na sobra) meu pai desativou ela, na verdade ele ligou as mangueias que entram no "radiador do ar" com as que saem.. assim a agua quente passa direto sem circular no ar, como nao sei.. mais resumindo foi isso.

To quase fazendo isso no meu tbm... so nao fiz ainda porque guando viajo por um periodo longo gosto de deixar um pouco de ar quente no final pra tirar aquele cheiro de mofo do ar...

PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 673
Cidade/Estado : Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais : Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.

Mensagem por Marcelo Fernando Freitas em Ter Out 11 2011, 12:14

Vogel estava olhando no motor do ka e vi as duas mangueiras que vão para o painel, são de borrachas essas devem ser as mangueiras do ar quente. Esse valor de trinta e cinco reais é peça paralela ou comprada na agencia (ford).
Eu achava que aquela peça ligada ao cofre do motor onde saem as mangueiras para o sistema de ar quente era a valvula termostática tão comentada. Afinal onde fica a valvula termostática
Valeu galera pela ajuda pois estava com medo que era o problema na válvula termostática.

Marcelo Fernando Freitas
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Marcelo Fernando Freitas em Ter Out 11 2011, 12:22

Para troar essa válvula em casa o motor tem que estar frio, precisa passar cola para não vazar água.

Marcelo Fernando Freitas
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Vogel Design em Ter Out 11 2011, 19:11

então, vamos la, por partes.
heheheh e exatamente estas mangueiras mesmo, bem ali onde vai aquelas mangueiras já é a valvula do ar quente.

a valvula termostatica fica no bloco do motor, abrindo o capo, e olhando para o motor a valvula fica do lado direito, quase la em baixo.
onde tem uma peça preta plastica, onde ligam algumas mangueiras de borracha.

a valvula, bom sobre o preço, a de 35 conto e paralela mesmo.
mas a melhor que achei ta na faixa de 70 a 80 reais.

em concessionaria nunca nem fui ver, e sinceramente é burrice comprar na concessionaria, quase qualquer coisa.

la deve ser bem mais caro.
e nem precisa usar cola, só presilhas que já tem no lugar
pra trocar é bem simples, o mais chato e desmontar a parte plastica que cobre ela, do resto sussa, não tem nenhum segredo

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por limafabioh em Seg Out 17 2011, 12:02

Como aqui em Recife a possibilidade de usar ar quente é ZERO, desativei o sistema de ar quente e juntei as duas mangueiras com um tubo de alumínio e braçadeiras. E também deixo o botão do controle de temperatura no "quente" porque aí a tal solenoide fica sempre desligada e poupo a peça se algum dia quiser reativá-la.

limafabioh
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 62
Cidade/Estado : Recife/PE
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KBD9

Mensagem por cgsbauer em Sex Jan 13 2012, 00:17

Tive hj esse problema na valvula do ar quente. Foi de repente, com o ar condicionado e o carro em movimento quando do nada comecou um calor fortíssimo dentro do carro.

Fui na ford, cotei precos e li muitos relatos sobre o caso. A peça custa em torno de 180 reais (original, na ford) + mao de obra entao como moro no Rio de Janeiro, e nunca em nenhum carro precisei de ar quente optei em gastar 30 reais e desligar o sistema de ar quente.

Solucao barata e rapida. Pra quem nao mora em regioes frias creio q seja a melhor solucao, ja q ninguem garante q se comprar uma valvula nova o problema nao ira ocorrer de novo.

OBS: Ka com 3 anos e 31mil km, unico dono e sistema de arrefecimento limpo.

Abracos

cgsbauer
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 75
Cidade/Estado : Rio de janeiro/RJ
Motorização/Cor : 1.6 Flex Prata Geada
Código de Opcionais : KPH9

Mensagem por Lasek em Sex Jan 13 2012, 08:03

Aqui no sul o arzinho quente é uma maravilha no inverno hehehe...Devia ser opcional o ar quente...Tem lugares do brasil q nunca faz frio...

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Vogel Design em Ter Jan 17 2012, 14:13

mas o ar quente de certa forma é opcional, tem vários kas sem ar quente, mas se caso pedir com a/c ai o ar quente vem junto

Vogel Design
Moderador
Moderador

Mensagem por kentakk em Ter Nov 29 2016, 01:40

Vogel Design escreveu:não tem nada a ver com ferrugem, essa valvula queima mesmo, vou explicar o pq

esta valvula vem de um projeto europeu (onde o ar quente funciona por bastante tempo durante o ano)

e esta valvula funciona de forma peculiar. ela funciona assim:

quando o ar quente fica ligado, o motor (solenoide) que abre e fecha a valvula fica 100% sem energia, ou seja, vc deixa de mandar energia para o motor e uma mola empurra a valvula deixando a agua quente passar.

Logo quando vc não quer o ar quente ligado, este motor fica sempre com energia, empurrando a tal mola.

e é ai que da a *****, imagina um motor sendo forçado 100% do tempo, esquentando ignorantemente. ele queima.

parece babaca, mas já testei esta valvula do lado de fora e vi exatamente como ela funciona, cheguei até a quebrar uma pra ver como é por dentro, já troquei do meu carro uma vez. e agora estou com uma nova pois queimou denovo.

só que agora estou com as mangueiras interligadas e eliminei a valvula do ar quente.
por enquanto, assim que o carro for dar uma arrumadinha troco denovo

ola Vogel! me diz uma coisa esta valvula qdo esta fechada ela bloqueia 100% da agua para dentro do habitaculo ou passa um pouco de agua quente?

kentakk
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 19
Cidade/Estado : sao paulo
Motorização/Cor : 1.6 prata 2009
Código de Opcionais : xlt freestyle

Mensagem por Maraccini em Ter Nov 29 2016, 02:08

Nunca bloqueia a circulação da água por isso que quando se desliga é necessário interligar as mangueiras ( faz parte do sistema de arrefecimento) o que a válvula faz é desviar parte do ar ( nunca totalmente ) por isso que sempre tem um pouco de calor na saídas de ar mesmo do ventilador ( que é mais sentido no verão e em chuva) e devido a isso que pessoal costuma usar cano em forma de U e eliminar o ar quente . Espero ter ajudado . Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1306
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por kentakk em Ter Nov 29 2016, 13:23

Maraccini escreveu:Nunca bloqueia a circulação da água por isso que quando se desliga é necessário interligar as mangueiras ( faz parte do sistema de arrefecimento) o que a válvula faz é desviar parte do ar ( nunca totalmente ) por isso que sempre tem um pouco de calor na saídas de ar mesmo do ventilador ( que é mais sentido no verão e em chuva) e devido a isso que pessoal costuma usar cano em forma de U e eliminar o ar quente . Espero ter ajudado . Abraço
ola.... creio que minha pergunta nao foi bem explicita.... eu gostaria de saber se qdo a bobina esta alimentada, a agua é desviada de volta para o motor..... Mas a duvida é..... Entra algum pingo de agua dentro do carro? Isto nas condicoes de bom funcionamento da valvula..... Pois tem valvulas que nao sao estanques, ai acaba vazando um pouco de agua quente pra dentro do habitaculo.

kentakk
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 19
Cidade/Estado : sao paulo
Motorização/Cor : 1.6 prata 2009
Código de Opcionais : xlt freestyle

Mensagem por Maraccini em Ter Nov 29 2016, 18:30

Desculpe estava com tanto sono que nem eu entendi o que escrevi, vou tentar explicar a valvula parece ser de duas vias e quando fecha a circulação para o radiador da caixa quente do ar abre o retorno para o motor mas nunca veda 100 % a entrada para o radiador nem quando nova e agrava quando usada talvez por problema de vedação interna ou erro de projeto tive Ka G1 e G3 e desde zero o ar de fora ou o forçado pelo ventilador passa pelo radiador que nunca esta totalmente frio e mesmo na posição azul (frio) esquenta o ar que se não incomoda no inverno mas no verão pode subir a temperatura até 4 graus e na chuva embaçanrápido os vidros e nos G2 tb tem muito relatos disto .
Nunca vi a válvula vazar externamente nem relato mas quando há vazamento sempre vem do radiador interno da caixa quente que fica dentro do carro . Outros vazamento Talvez uma mangueira rachada ou com braçadeira frouxa .
Desculpe o post anterior . Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1306
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 00:09

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: